Brasília, 23 de abril de 2014/ Edição 74, Ano 8/Informativo Quinzenal/Embrapa Informação Tecnológica

EDIÇÃO ESPECIAL - EMBRAPA 41 ANOS

Embrapa apresenta novo portal à sociedade brasileira

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que comemora 41 anos neste mês de abril, oferece de presente para a sociedade brasileira um novo site, completamente moderno, atualizado e interativo. A apresentação oficial está confirmada para acontecer na solenidade que será realizada na sede da Empresa em Brasília, dia 24 de abril.

Além de notícias disponíveis em português e em inglês, o portal integrará os conteúdos da Empresa em uma única plataforma (plataforma Liferay), o que facilitará as buscas por meio de um sistema de filtragem, permitindo encontrar os conteúdos de forma mais específica, trabalhando as informações com a base de dados corporativos. Outra inovação são os espaços desenvolvidos para temas e públicos determinados, como pesquisadores e comunidade científica, produtores e extensionistas, além do público infantojuvenil.

Com 47 Unidades da Embrapa pelo Brasil, cada uma é responsável por disponibilizar, em seu próprio site, conteúdos com base na sua linha de atuação. A partir do novo portal todas as páginas de Unidades estarão, de forma padronizada, disponíveis em um só endereço, facilitando significativamente os mecanismos de busca para os usuários. Nesse contexto, as informações do novo Portal seguem os quatro principais pilares de trabalho da Embrapa - Produtos e Serviços; Projetos; Publicações e Negócios e Parcerias.

Pensando no público externo, o Portal disponibilizará espaços dedicados a cada tipo de público, tais como a comunidade científica, o produtor rural, o técnico de extensão rural – Ater – e a criança. Em cada um desses espaços será possível encontrar conteúdos específicos como áudios do programa radiofônico Prosa Rural, vídeos com reportagens do programa televisivo Dia de Campo na TV, alguns, inclusive, com linguagem em inglês, artigos científicos, informações sobre o projeto Minibibliotecas, o site Contando Ciência na Web, publicações sobre agroecologia e outros produtos destinados a cada público.

Fruto de aproximadamente dois anos e meio de trabalho, o novo Portal é resultado de ações conjuntas entre a Embrapa Informação Tecnológica, a Embrapa Informática Agropécuária e a Secretaria de Comunicação. (colaboração Daniely Lima)

 

PREMIAÇÃO AÇÃO EDUCATIVA

MELHORES PROJETOS DA AÇÃO EDUCATIVA CCWEB E EMBRAPA & ESCOLA
SÃO PREMIADOS EM BRASÍLIA

Foto: Ana Elisa Sidrim/Embrapa Agroindústria Tropical

Estudantes, professores e representantes das Unidade Descentralizadas, responsáveis pelos melhores projetos da Ação Educativa 2013-2014, serão premiados em um momento especial das comemorações de aniversário da Embrapa, nesta quinta-feira, 24 de abril. A iniciativa mobilizou 19 instituições de ensino e 2 mil estudantes de todas as regiões brasileiras, que, durante quase um ano, se envolveram na elaboração de programas que conciliassem pesquisa à realidade local e com benefícios comunitários. A cerimônia que vai premiar os sete projetos, um dos quais menção honrosa, será, às 10h30, no Pavilhão Ciência para a Vida, na sede da Embrapa, em Brasília, DF.

Resultado da parceria entre os projetos Contando Ciência na Web, coordenado pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF), e Embrapa & Escola, coordenado pela Secretaria de Comunicação (Secom), a estratégia inédita teve como objetivo estimular o desenvolvimento de projetos relacionados a tecnologias da Empresa, em escolas localizadas em todas as regiões do País. Serão premiados os seguintes projetos:


- Região Nordeste: Projeto Elaboração de hortas e pomares frutíferos - Escola Municipal Aldenor Pereira dos Santos, desenvolvido com o apoio da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza, CE)

- Região Norte: Projeto Cultivo e utilização da banana na Escola São Camilo - Escola Estadual de Ensino Fundamental São Camilo, desenvolvido com o apoio da Embrapa Acre (Rio Branco, AC).

- Região Sudeste: Projeto Uso de plantas medicinais para prevenção e combate às diversas doenças - Escola Municipal Oscarlina Pires Turato, desenvolvido em parceria com a Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP).

- Região Sul: Projeto Diminuição e reaproveitamento de resíduos e agricultura caseira - Escola Pinheiros, desenvolvido com o apoio da Embrapa Soja (Londrina, PR).

- Região Centro-Oeste: Projeto Boas práticas agropecuárias - Escola Municipal Orlandina Oliveira Lima, elaborado em parceria com a Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS); e Projeto Cultivo de cogumelo pela técnica JunCao - Centro Integrado de Ensino Fundamental Polivalente, desenvolvido com o apoio da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF).

Menção honrosa: Projeto Horta como recurso didático e interdisciplinar na Escola Municipal Tengatuí - Escola Municipal Indígena Tengatuí Marangatu, desenvolvido em parceria com a Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS)

O vídeo institucional, produzido a partir de fotos e imagens feitas pelas equipes em cada escola, monstrando o envolvimento da comunidade escolar, será apresentado na área de exposição do evento, no mesmo local dos painéis com as fotografias dos trabalhos das instituições responsáveis pelos melhores trabalhos. A produção do vídeo é do editor e jornalista Elias Rodrigues, roteiro da jornalista Kátia Marsicano e narração do jornalista Jorge Macau, da Embrapa Informação Tecnológica.

 
 

NOVO SITE DO 500 PERGUNTAS 500 RESPOSTAS GANHA PERFIL INTERATIVO COM O USUÁRIO

Foto: Daniely Lima

A partir de agora, técnicos da extensão rural, escolas, produtores, estudantes e demais segmentos da sociedade terão mais um produto de informação desenvolvido pela Embrapa Informação Tecnológica. Trata-se do novo site da Coleção 500 Perguntas 500 Respostas, destinado a oferecer aos usuários acesso aos mesmos conteúdos já editados em versão impressa e disponíveis via on-line, em arquivo pdf, da coleção; agora também em formato e-PUB.

Com a conversão da coleção para o formato digital, foi acrescentado o link “Mais alguma pergunta?”, uma funcionalidade que permitirá ao leitor enviar outro questionamento, caso não tenha encontrado a pergunta/resposta editada na obra ou que ainda tenha dúvidas. Essas perguntas/respostas ficarão arquivadas em um banco de dados e serão aproveitadas para próximas edições da publicação.

O site foi desenvolvido com leiaute adaptado aos diversos formatos de telas desde smartphones, tablets a monitores de microcomputadores.
“Vamos contar com a colaboração dos Serviços de Atendimento ao Cidadão (SACs) das Unidades responsáveis pelos títulos da coleção, que a partir de agora terão a função de testar as funcionalidades e sugerir ajustes – tudo isso para que o usuário tenha acesso à informação de qualidade, com rapidez, facilidade e interatividade”, explica a gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Selma Beltrão.

A partir do lançamento oficial do novo site, no dia 24 de abril, técnicos da extensão rural, escolas, produtores, estudantes e demais segmentos da sociedade terão à disposição todas as informações reunidas nos 27 títulos da Coleção 500 Perguntas 500 Respostas, incluídos os mais recentes, impressos em 2013.

Como começou – A Coleção 500 Perguntas 500 Respostas, que conta hoje, em sua versão impressa, com 34 títulos diferentes (incluindo as diversas edições de um mesmo título), foi concebida a partir de uma série de questionamentos encaminhados à Embrapa durante feiras agropecuárias, seminários, dias de campo e palestras, assim como a partir de demandas enviadas pelo público aos SACs das Unidades. É considerada uma das mais importantes produções editoriais da Embrapa Informação Tecnológica, realizada em parceria com as demais Unidades de pesquisa da Empresa.

Serviço: site 500P 500R acesse aqui

___________________________________________________________________________________________

VERSÃO MAIS MODERNA E CONTEÚDOS ATUALIZADOS SÃO OFERECIDOS PELO SITE
SISTEMAS DE PRODUÇÃO EMBRAPA

Um dos líderes no ranking de acessos da Embrapa e um dos preferidos de extensionistas, produtores rurais, professores, estudantes e interessados em informações sobre as cadeias produtivas da agricultura brasileira, o site Sistemas de Produção Embrapa (SPE) acaba de ganhar uma nova versão. Testado pelas Unidades Descentralizadas, responsáveis pelos conteúdos técnicos, o site já está liberado para o público. A Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF) e a Embrapa Informática Agropecuária (Campinas-SP) são as coordenadoras do projeto, desenvolvido na plataforma de gestão de conteúdos Liferay.

A nova ferramenta tem o objetivo de facilitar e agilizar o trabalho das Unidades editoras dos conteúdos bem como a comunicação com os usuários. Esta é a primeira vez que o site, criado em 2002, passa por um processo de modernização tão complexo.

Em 2013, os 135 títulos dos Sistemas de Produção Embrapa, divididos em 65 temas até então disponibilizados, obtiveram um total de 4.340.413 visitas e de 9.242.167 páginas acessadas, onde informações sobre as cadeias produtivas estão disponíveis em formato de hipertexto, com gráficos, tabelas e fotos referentes a cada cultivo, com enfoque regional e microrregional.

A partir de agora, novas funcionalidades estarão disponíveis também para editores e autores de conteúdos, que já tiveram a oportunidade de acompanhar as novas orientações por meio de videoaulas e textos educativos sobre o sistema. É possível assistir as videoaulas on-line ou fazer download e salvar no computador para consulta sempre que for necessário.

A todos os responsáveis pelos conteúdos nas Unidades Desncetralizadas foi fornecida uma senha para inserção de informações. Dezesseis sistemas de produção já foram atualizados e migrados para o novo site. Do total de 135 Sistemas de Produção, mais de 100 títulos são anteriores a 2010 e, por isso, terão novas edições.

 

ANIVERSÁRIO DO PROGRAMA DE RÁDIO PROSA RURAL

Foto: Katia Marsicano
Contagem regressiva para as comemorações de 10 anos de veiculação do programa Prosa Rural. Um evento especial está sendo preparado para acontecer na Embrapa, em Brasília. O encontro está programado para o dia 29 de abril, das 12h30 às 13h30 no hall da Sede da Empresa. No local, será montado um minipalco, com tela para projeção de um vídeo institucional e banner sobre a abrangência do programa em todo o território nacional.

Para animar, apresentação de moda de viola, com cavaquinho e percussão, e sorteio de três kits do Prosa Rural, contendo uma bolsa, uma camiseta, uma caneta ecológica e um minirrádio, além de distribuição dos refis do risque-rabisque do programa para 2014.

O início - O programa Prosa Rural começou a ser produzido em 2003, quando a Embrapa buscou o rádio para divulgar tecnologias e informações de interesse para o dia a dia das famílias rurais do Semiárido nordestino, como uma das ações do programa Fome Zero, do Governo Federal. Em 2004, foi ao ar, inicialmente, por meio da veiculação em cerca de 50 emissoras. A coordenação do Prosa Rural é da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF), em parceria com as Unidades Descentralizadas e as Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Oepas). Ao final de 2004, 423 emissoras já estavam transmitindo o Prosa Rural para toda a região.

Em 2005, chegou à região Norte e ao Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. O Norte ganhou uma programação própria, com temas adequados à realidade da região, com conteúdos produzidos por seis centros de pesquisa da Embrapa. No ano seguinte, novas rádios estavam sintonizadas na rede – as do Centro-Oeste brasileiro. Em 2007, chegou a vez dos ouvintes de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo conhecerem o Prosa Rural, e, em 2008, a programação começou a ser veiculada no Sul. Atualmente, mais de 1.300 emissoras brasileiras são parceiras da iniciativa.

 

NOVIDADES EDITORIAIS
Foto: Daniely Lima

Cinco novas publicações com a marca Embrapa vão ser apresentadas ao público, durante as comemorações de aniversário da Empresa. O tema ambiental é o foco dos lançamentos e coincide com a pauta das pesquisas desenvolvidas nas Unidades Descentralizadas localizadas nas regiões brasileiras. Em Direito Ambiental - Princípios gerais do Direito Ambiental, volume 1, especialistas de renome nacional e internacional contribuem com reflexões aprofundadas sobre um dos maiores desafios da ciência, que é a necessidade de abertura de novas frentes de pesquisa diante da realidade. A obra destina-se não apenas a juristas que atuam nas esferas públicas, particulares e educacionais, como também ao profissional da área técnica ambiental e de outras áreas do saber.

A coleção Direito Ambiental é resultado da parceria editorial da Embrapa Instrumentação e da Embrapa Meio Ambiente com a Embrapa Informação Tecnológica, e tem como editores o pesquisador Sílvio Crestana, ex-diretor-presidente da Embrapa, e os professores Alexandre Rossi, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), de Araraquara (SP); e Elisabete Gabriela Castellano, do Centro Universitário Central Paulista (Unicep), de São Carlos (SP).

Adubação verde - A conscientização crescente de que é necessário aliar produtividade agrícola com qualidade permanente dos solos levou o homem a resgatar uma tecnologia histórica de utilização dos adubos verdes, plantas que, se incorporadas aos diferentes sistemas de produção, podem trazer benefícios extraordinários aos agroecossistemas, com inegáveis contribuições para a sustentabilidade da produção.

É justamente para fazer um resgate histórico do uso da adubação verde no Brasil que a Embrapa e suas instituições parceiras estão lançando a obra intitulada Adubação verde e plantas de cobertura no Brasil – fundamentos e práticas. São 26 capítulos, divididos em dois volumes. O primeiro será apresentado ao público no dia 24 de abril, durante as comemorações do aniversário de 41 anos da Embrapa, em Brasília, DF.

A publicação Adubação verde e plantas de cobertura no Brasil é resultado da parceria editorial da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS) com a Embrapa Informação Tecnológica e reúne um conjunto de autores com formação em engenharia agronômica, das mais variadas e conceituadas instituições do Brasil, como universidades, institutos agronômicos e agências tecnológicas.

Reflexão sobre gestão ambiental - Como fazer para que a gestão no meio rural seja sinônimo de produção de alimentos, inserção social e geração de renda e, ao mesmo tempo, de preservação e conservação ambiental? Como lidar com os impactos ambientais causados pela atividade agropecuária tão intensa? Essas e outras questões estão postas no segundo volume da publicação Gestão Ambiental na Agropecuária, um convite ao leitor a refletir sobre o universo rural e seus múltiplos atores, com seus valores, interesses e prioridades, e sua relação com o meio ambiente.

Mais do que uma simples reflexão, neste livro, pesquisadores e técnicos com várias formações e visões, engajados com questões ambientais associadas a atividades agropecuárias, foram instados a escrever sobre gestão ambiental com um olhar amplo, ou seja, entendendo que a gestão se faz por pessoas, seus valores, interesses e história, e que o conhecimento, a tecnologia, os aspectos legais e econômicos são instrumentos a serem usados pelos atores sociais, principalmente os diretamente relacionados às atividades agropecuárias.

A publicação Gestão Ambiental na Agropecuária, volume 2, é resultado da parceria da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP) e a Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS) com a Embrapa Informação Tecnológica, e será apresentada ao público, em primeira mão, no aniversário de 41 anos da Embrapa, no dia 24 de abril de 2014. (redação: Maria Clara Guaraldo - MTb 5027/MG)

Hortaliças para crianças - Qual foi a mãe que, um dia, não precisou se desdobrar para convencer o filho a comer pelo menos um pouquinho de salada na hora do almoço? Um pedacinho de tomate que fosse... Pensando em mudar essa realidade e provar que nem tudo está perdido, a pesquisadora Milza Moreira Lana, da Embrapa Hortaliças (Gama, DF), apostou no desafio de conquistar a atenção da garotada, e lançou a coleção Hortaliças para crianças. São três volumes ilustrados, com linguagem simples e direta, como um diálogo entre amigos – tudo para desmitificar a imagem, a princípio pouco atraente, das hortaliças e transformá-las em algo que, além de alimentar, pode até divertir. A coleção Hortaliças para crianças é resultado da parceria editorial entre a Embrapa Hortaliças e a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF)

Uma das espécies de maior consumo culinário, em especial como óleo de cozinha, a soja está entre os principais ingredientes indicados pelos seus benefícios à saúde humana.

Receitas com soja para uma vida mais saudável – esta publicação é resultado da parceria técnica e editorial entre a Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS), a Embrapa Soja (Londrina, PR) e a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF) – e reúne, de uma maneira didática e prática, uma coletânea de sugestões culinárias à base do produto. São, ao todo, 219 receitas, das mais simples e básicas a outras sofisticadas e elaboradas, como pratos quentes de texturas e sabores diversos, sem contar bebidas, antepastos, molhos e as tradicionais saladas, todas resultados de pesquisa da Embrapa.

 

Informação Tecnológica Em Pauta é um informativo quinzenal de responsabilidade da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF). Gerente-Geral interina: Selma Beltrão; Gerente-Adjunta de Organização e Difusão da Informação: Rúbia Maria Pereira; Gerente-Adjunta  de Projetos Editoriais: Lucilene Maria de Andrade; Gerente-Adjunta de Administração: Marlene França. Redação e edição: Kátia Marsicano (3645 MTb/DF). Estagiária: Daniely Lima. Apoio técnico: José Ilton Soares Barbosa e Alexandre Abrantes. Sugestões, críticas e para cancelar recebimento dos boletins por e-mail, enviar mensagem para: katia.marsicano@embrapa.br ou fazer contato pelo telefone (61) 3448 4590.