Brasília, 04 de abril de 2014/ Edição 73, Ano 08/Informativo Quinzenal/Embrapa Informação Tecnológica

LANÇAMENTO EDITORIAL
 

Lançamento de coleção infantil mistura brincadeira e diversão na Bienal do Livro

Uma programação muito especial é o que promete a Livraria Embrapa para o público - principalmente o infantojuvenil - que visitar a segunda edição da Bienal Brasil do Livro e da Leitura, que acontecerá em Brasília-DF, entre os dias 12 e 21 de abril, na Esplanada dos Ministérios. Na tarde do domingo, dia 13, a partir das 14h, além do lançamento dos três volumes da coleção Hortaliças para crianças, com a presença da pesquisadora da Embrapa Hortaliças, Milza Moreira, autora da obra, haverá brincadeiras, distribuição de mudas, sorteio, e a apresentação de jogos inéditos do site Contando Ciência na Web (CCWEB), inspirados nas cartilhas.

Editada em parceria entre a Embrapa Informação Tecnológica e a Embrapa Hortaliças, a nova coleção destina-se não só a incentivar o consumo de alimentos mais saudáveis, como despertar nas crianças o interesse pelas hortaliças, normalmente pouco presentes no cardápio infantil. O conteúdo dos livros é rico em ilustrações, curiosidades e até receitas simples que podem ser preparadas pela própria garotada. Segundo a autora, a intenção foi dar um enfoque diferenciado e mais atraente ao assunto. "Procurei apresentar as hortaliças, sem humanizá-las, porém de uma forma direta e interessante para o público infantil, hoje cada vez mais exigente em se tratando de informação", explica. O bate-papo com a pesquisadora e toda a programação será no espaço Ponto de Encontro, localizado na área da Bienal.

foto: Katia Marsicano

Também como estratégia de divulgação do consumo de alimentos saudáveis, 24 instituições públicas de ensino do Distrito Federal receberam da Embrapa um kit com a coleção Hortaliças para crianças, para auxiliar em projetos realizados nas escolas. Outros cinco kits das cartilhas vão ser sorteados durante o lançamento do livro.

Esta é segunda participação da Livraria Embrapa na Bienal Brasil do Livro e da Leitura. Nesta edição do evento, mais de 200 títulos de publicações estarão disponíveis no estande 10 do pavilhão A. O horário de funcionamento do evento é das 10h às 22 h, no período de 12 a 21 de abril.

Serviço: Lançamento coleção Hortaliças para crianças volumes 1, 2 e 3

Dia 13 de abril, domingo, 14h, espaço Ponto de Encontro

II Bienal Brasil do Livro e da Leitura - Esplanada dos Ministérios

Brasília - DF

 

Texto: jornalista Kátia Marsicano

 

DIA DE CAMPO NA TV

Pesquisa revela quem é o público do DCTV

Foto: José Alves Tristão

 

 

Depois de 15 anos dedicados à divulgação da pesquisa científica da Embrapa, o que pensam os telespectadores de todo o Brasil que, semanalmente, acompanham o programa Dia de Campo na TV? A linguagem usada nas reportagens e entrevistas é clara e objetiva? Os temas apresentados contribuem de alguma forma para o dia a dia da sociedade?

 

 

Encontrar as respostas para essas e outras perguntas foi o objetivo da pesquisa feita pela empresa terceirizada Foco Opinião e Mercado, entre os meses de maio e novembro de 2013, em todo o Brasil. A iniciativa da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF), Unidade responsável pela produção do programa, envolveu entrevistas com 2.140 pessoas de cinco regiões do Brasil; 300 professores e 300 técnicos da extensão, na primeira fase, e mais oito rodadas de grupos focais com professores e extensionistas.

O estudo revelou que a audiência do programa atinge 3% da população brasileira que possui antena parabólica em suas residências, com maior abrangência nas regiões Norte e Sul do País, e que o nível mais expressivo de conhecimento e de avaliação do programa está entre os extensionistas. Mostrou ainda que professores dos institutos federais de educação são os que mais aplicam as tecnologias como ferramenta de apoio pedagógico.

Segundo a supervisora de Mídia Eletrônica da Embrapa Informação Tecnológica, DF, Maria Luiza Brochado, “os resultados da pesquisa foram significativos e validam o papel do Dia de Campo na TV como estratégia de comunicação e transferência de tecnologia para agricultores, extensionistas e educadores”. Entre os pontos críticos diagnosticados, estão a linguagem e o formato, além da necessidade de inovação com conteúdos diferenciados, como culinária e artesanato, de interesse do público feminino, e gravações com enfoque maior no ambiente de campo. Desde que foi criado, o DCTV já levou ao ar mais de 500 programas. “A realização da pesquisa traz novas perspectivas e estímulo à produção mais integrada entre os jornalistas da Embrapa e da extensão rural e, principalmente, mais próxima do público”, garante Maria Luiza.

Investimentos - O estúdio de vídeo da Embrapa Informação Tecnológica, onde é produzido o DCTV, foi construído em 1997, com a transferência da Unidade para sua sede própria. A montagem exigiu investimento em equipamentos, cenários e suportes para gravação, edição, transmissão, copiagem de fitas e arquivamento. Recentemente, para acompanhar o desenvolvimento tecnológico, a Unidade adquiriu novos equipamentos para as ilhas de edição, câmeras e acessórios de gravação externa. Em dois anos foram investidos cerca de R$ 900 mil. Além disso, o setor acaba de receber duas câmeras de estúdio da Grass Valley, que irão substituir as antigas Betacam, em uso desde os primeiros programas. Outro importante investimento que a Unidade fez e que beneficia diretamente a mídia eletrônica foi o sistema de gerenciamento de conteúdos digitais - Media Portal, um software que veio para otimizar o fluxo de trabalho do setor, permitindo acesso rápido às informações e às imagens do acervo digital.

Texto: jornalistas Maria Luiza Brochado e Kátia Marsicano)

 EVENTO
Divulgação

 

Livraria Embrapa participa de evento agropecuário em Goiás


Com 155 títulos de publicações, a Livraria selecionou seis temas considerados prioritários pelo setor agropecuário

De 7 a 11 de abril, a Livraria da Embrapa estará presente na 13° edição da Feira Tecnoshow Comigo, em Rio Verde (GO), levando publicações que buscam atender a demanda do setor agropecuário em seis importantes áreas: Ameaças Fitossanitárias; Segurança Biológica; Integração Lavoura-Pecuária-Floresta; Agricultura Familiar; Nutrição Animal; e medidas para melhor convivência com a seca.

A participação da Livraria na feira tecnológica, junto com as demais Unidades Descentralizadas da Embrapa, já é tradicional, porém, nesta edição, que está sendo coordenada pela Secretaria de Comunicação (Secom) e o Departamento de Transferência de Tecnologia (DTT), a Livraria levará para a exposição cerca de 155 títulos, priorizando, além dos grandes temas, os lançamentos mais recentes, como a coleção Hortaliças para crianças – volumes 1, 2 e 3; Princípios agronômicos da irrigação; Construção de ideótipos de gramíneas; e O agronegócio do Amendoim no Brasil..

Este ano, a Embrapa vai apresentar ao público da feira o espaço Acesso ao Conhecimento, local específico destinado à Livraria Embrapa e aos Sistemas de Acesso Aberto , dentre eles, o Serviço de Informação Tecnológica em Agricultura (Infoteca-e); o Acesso Livre à Informação Científica da Embrapa (Alice) e o Sistema Aberto e Integrado de Informação em Agricultura (Sabiia). Nessa área, o público poderá conhecer e adquirir as publicações da Empresa, bem como navegar nos sistemas técnico-científicos que fornecem, gratuitamente, informações geradas pela pesquisa da Embrapa.

Em 2013, a Tecnoshow Comigo contou com a participação de 82 mil pessoas e comercializou R$ 900 milhões. Este ano, a programação conta com exposição de máquinas e equipamentos, espécies animais, comercialização de produtos, e palestras técnicas e econômicas. O público-alvo é composto por trabalhadores do campo; pequenos, médios e grandes produtores rurais.

Texto: jornalista Clara Guaraldo (MTb 5027 /MG). Colaboração: Daniely Lima


Informação Tecnológica Em Pauta é um informativo quinzenal de responsabilidade da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF). Gerente-Geral interina: Selma Beltrão; Gerente-Adjunta de Organização e Difusão da Informação: Rúbia Maria Pereira; Gerente-Adjunta  de Projetos Editoriais: Lucilene Maria de Andrade; Gerente-Adjunta de Administração: Marlene França. Redação e edição: Kátia Marsicano (3645 MTb/DF). Estagiária: Daniely Lima. Apoio técnico: José Ilton Soares Barbosa e Alexandre Abrantes. Sugestões, críticas e para cancelar recebimento dos boletins por e-mail, enviar mensagem para: katia.marsicano@embrapa.br ou fazer contato pelo telefone (61) 3448 4590.