Brasília, 04 de abril de 2014/ Edição 73, Ano 08/Informativo Quinzenal/Embrapa Informação Tecnológica |
![]() |
LANÇAMENTO EDITORIAL | ||||
Lançamento de coleção infantil mistura brincadeira e diversão na Bienal do Livro Uma programação muito especial é o que promete a Livraria Embrapa para o público - principalmente o infantojuvenil - que visitar a segunda edição da Bienal Brasil do Livro e da Leitura, que acontecerá em Brasília-DF, entre os dias 12 e 21 de abril, na Esplanada dos Ministérios. Na tarde do domingo, dia 13, a partir das 14h, além do lançamento dos três volumes da coleção Hortaliças para crianças, com a presença da pesquisadora da Embrapa Hortaliças, Milza Moreira, autora da obra, haverá brincadeiras, distribuição de mudas, sorteio, e a apresentação de jogos inéditos do site Contando Ciência na Web (CCWEB), inspirados nas cartilhas. Editada em parceria entre a Embrapa Informação Tecnológica e a Embrapa Hortaliças, a nova coleção destina-se não só a incentivar o consumo de alimentos mais saudáveis, como despertar nas crianças o interesse pelas hortaliças, normalmente pouco presentes no cardápio infantil. O conteúdo dos livros é rico em ilustrações, curiosidades e até receitas simples que podem ser preparadas pela própria garotada. Segundo a autora, a intenção foi dar um enfoque diferenciado e mais atraente ao assunto. "Procurei apresentar as hortaliças, sem humanizá-las, porém de uma forma direta e interessante para o público infantil, hoje cada vez mais exigente em se tratando de informação", explica. O bate-papo com a pesquisadora e toda a programação será no espaço Ponto de Encontro, localizado na área da Bienal.
Também como estratégia de divulgação do consumo de alimentos saudáveis, 24 instituições públicas de ensino do Distrito Federal receberam da Embrapa um kit com a coleção Hortaliças para crianças, para auxiliar em projetos realizados nas escolas. Outros cinco kits das cartilhas vão ser sorteados durante o lançamento do livro. Esta
é segunda participação da Livraria Embrapa na Bienal
Brasil do Livro e da Leitura. Nesta edição do evento,
mais de 200 títulos de publicações estarão
disponíveis no estande 10 do pavilhão A. O horário
de funcionamento do evento é das 10h às 22 h, no período
de 12 a 21 de abril. Serviço: Lançamento coleção Hortaliças para crianças volumes 1, 2 e 3 Dia 13 de abril, domingo, 14h, espaço Ponto de Encontro II Bienal Brasil do Livro e da Leitura - Esplanada dos Ministérios Brasília - DF
Texto: jornalista Kátia Marsicano
|
||||
DIA DE CAMPO NA TV | ||||
Pesquisa revela quem é
o público do DCTV
Depois de 15 anos dedicados à divulgação da pesquisa científica da Embrapa, o que pensam os telespectadores de todo o Brasil que, semanalmente, acompanham o programa Dia de Campo na TV? A linguagem usada nas reportagens e entrevistas é clara e objetiva? Os temas apresentados contribuem de alguma forma para o dia a dia da sociedade?
Encontrar as respostas para essas e outras perguntas foi o objetivo da pesquisa feita pela empresa terceirizada Foco Opinião e Mercado, entre os meses de maio e novembro de 2013, em todo o Brasil. A iniciativa da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF), Unidade responsável pela produção do programa, envolveu entrevistas com 2.140 pessoas de cinco regiões do Brasil; 300 professores e 300 técnicos da extensão, na primeira fase, e mais oito rodadas de grupos focais com professores e extensionistas. O estudo revelou que a audiência do programa atinge 3% da população brasileira que possui antena parabólica em suas residências, com maior abrangência nas regiões Norte e Sul do País, e que o nível mais expressivo de conhecimento e de avaliação do programa está entre os extensionistas. Mostrou ainda que professores dos institutos federais de educação são os que mais aplicam as tecnologias como ferramenta de apoio pedagógico. Segundo a supervisora de Mídia Eletrônica da Embrapa Informação Tecnológica, DF, Maria Luiza Brochado, “os resultados da pesquisa foram significativos e validam o papel do Dia de Campo na TV como estratégia de comunicação e transferência de tecnologia para agricultores, extensionistas e educadores”. Entre os pontos críticos diagnosticados, estão a linguagem e o formato, além da necessidade de inovação com conteúdos diferenciados, como culinária e artesanato, de interesse do público feminino, e gravações com enfoque maior no ambiente de campo. Desde que foi criado, o DCTV já levou ao ar mais de 500 programas. “A realização da pesquisa traz novas perspectivas e estímulo à produção mais integrada entre os jornalistas da Embrapa e da extensão rural e, principalmente, mais próxima do público”, garante Maria Luiza. Investimentos - O estúdio de vídeo da Embrapa Informação Tecnológica, onde é produzido o DCTV, foi construído em 1997, com a transferência da Unidade para sua sede própria. A montagem exigiu investimento em equipamentos, cenários e suportes para gravação, edição, transmissão, copiagem de fitas e arquivamento. Recentemente, para acompanhar o desenvolvimento tecnológico, a Unidade adquiriu novos equipamentos para as ilhas de edição, câmeras e acessórios de gravação externa. Em dois anos foram investidos cerca de R$ 900 mil. Além disso, o setor acaba de receber duas câmeras de estúdio da Grass Valley, que irão substituir as antigas Betacam, em uso desde os primeiros programas. Outro importante investimento que a Unidade fez e que beneficia diretamente a mídia eletrônica foi o sistema de gerenciamento de conteúdos digitais - Media Portal, um software que veio para otimizar o fluxo de trabalho do setor, permitindo acesso rápido às informações e às imagens do acervo digital. Texto: jornalistas Maria Luiza Brochado e Kátia Marsicano) |
||||
EVENTO | ||||
Livraria Embrapa participa de evento agropecuário em Goiás
De 7 a 11 de abril, a Livraria da Embrapa estará presente na 13° edição da Feira Tecnoshow Comigo, em Rio Verde (GO), levando publicações que buscam atender a demanda do setor agropecuário em seis importantes áreas: Ameaças Fitossanitárias; Segurança Biológica; Integração Lavoura-Pecuária-Floresta; Agricultura Familiar; Nutrição Animal; e medidas para melhor convivência com a seca. A participação da Livraria na feira tecnológica, junto com as demais Unidades Descentralizadas da Embrapa, já é tradicional, porém, nesta edição, que está sendo coordenada pela Secretaria de Comunicação (Secom) e o Departamento de Transferência de Tecnologia (DTT), a Livraria levará para a exposição cerca de 155 títulos, priorizando, além dos grandes temas, os lançamentos mais recentes, como a coleção Hortaliças para crianças – volumes 1, 2 e 3; Princípios agronômicos da irrigação; Construção de ideótipos de gramíneas; e O agronegócio do Amendoim no Brasil.. Este ano, a Embrapa vai apresentar ao público da feira o espaço Acesso ao Conhecimento, local específico destinado à Livraria Embrapa e aos Sistemas de Acesso Aberto , dentre eles, o Serviço de Informação Tecnológica em Agricultura (Infoteca-e); o Acesso Livre à Informação Científica da Embrapa (Alice) e o Sistema Aberto e Integrado de Informação em Agricultura (Sabiia). Nessa área, o público poderá conhecer e adquirir as publicações da Empresa, bem como navegar nos sistemas técnico-científicos que fornecem, gratuitamente, informações geradas pela pesquisa da Embrapa. Em 2013, a Tecnoshow Comigo contou com a participação de 82 mil pessoas e comercializou R$ 900 milhões. Este ano, a programação conta com exposição de máquinas e equipamentos, espécies animais, comercialização de produtos, e palestras técnicas e econômicas. O público-alvo é composto por trabalhadores do campo; pequenos, médios e grandes produtores rurais. Texto: jornalista Clara Guaraldo (MTb 5027 /MG). Colaboração: Daniely Lima |
|
|
Informação Tecnológica Em Pauta é um informativo
quinzenal de responsabilidade da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF).
Gerente-Geral interina: Selma Beltrão; Gerente-Adjunta de Organização
e Difusão da Informação: Rúbia Maria Pereira; Gerente-Adjunta
de Projetos Editoriais: Lucilene Maria de Andrade; Gerente-Adjunta de
Administração: Marlene França. Redação e edição: Kátia Marsicano (3645
MTb/DF). Estagiária: Daniely Lima. Apoio técnico: José
Ilton Soares Barbosa e Alexandre Abrantes. Sugestões, críticas e para
cancelar recebimento dos boletins por e-mail, enviar mensagem para:
katia.marsicano@embrapa.br ou fazer contato pelo telefone (61) 3448
4590. |
![]() |