Brasília, 08 de novembro de 2013/ Edição 69 - Ano 07/Informativo Quinzenal - Embrapa Informação Tecnológica


SEMIÁRIDO SHOW

EMBRAPA ENTREGA MINIBIBLIOTECAS A PREFEITOS DE PERNAMBUCO NO SEMIÁRIDO SHOW

Foto: Embrapa Semiárido

As prefeituras de Custódia, Machados, São José do Egito, São Joaquim do Monte, São Vicente Ferrer e Vicência receberam da Embrapa 60 kits de Minibibliotecas destinadas a escolas públicas de ensino fundamental dos seis municípios pernambucanos. Durante a cerimônia de abertura do Semiárido Show, dia 29 de outubro, a Embrapa entregou aos seis prefeitos a placa “Município parceiro das Minibibliotecas”, com a participação da representante do Gabinete do Senador Humberto Costa, Silvana Pereira.

Os kits foram adquiridos com recursos de emenda parlamentar apresentada pelo senador Humberto Costa (PT/PE). Com isso, Pernambuco passa a contar com 104 municípios parceiros do Projeto Minibibliotecas, ação coordenada pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), em parceria com as unidades de pesquisa da Empresa, e com apoio do Governo Federal.

Durante a cerimônia de entrega, o prefeito João Tenório Júnior, de São Joaquim do Monte, representando os prefeitos do estado, destacou a importância do acervo para suas comunidades. “Além de estimular a leitura de pais e alunos, as publicações da Embrapa vão contribuir para a melhoria da produção agrícola na região”.

O diretor-executivo de Transferência de Tecnologia, Waldyr Stumpf Júnior, que fez a abertura do evento ressaltou a importância de projetos s como as Minibibliotecas e o programa de rádio Prosa Rural como ferramentas de apoio à Transferência de Tecnologia da Embrapa. As escolas contempladas estão localizadas em áreas rurais.

Além do diretor-executivo de Transferência de Tecnologia, a gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Selma Beltrão, o chefe do Departamento de Transferência de Tecnologia (DTT), Fernando do Amaral Pereira, e os chefes gerais das Unidades da Embrapa Semiárido (PE), Cocais (MA), Agroindústria Tropical (CE) e da Assessoria Parlamentar (ASP) também participaram do evento.

Projeto Minibibliotecas - Atualmente, mais de 4.000 kits de Minibibliotecas, contendo 120 títulos de publicações impressas, CDs e DVDs estão disponíveis em instituições de ensino e nos escritório de assistência técnica e extensão rural de todas as regiões do Brasil. O Projeto, que começou em 2003, já começa a ultrapassar as fronteiras do País e chegou a Moçambique, no continente africano. A crescente importância das Minibibliotecas levou o Projeto a fazer parte das estratégias de ação do Plano Brasil Sem Miséria, do Governo Federal, em 14 Territórios da Cidadania do Nordeste do País e norte de Minas Gerais, onde a Embrapa tem atuação.

Texto: Maria Clara Guaraldo (MTb 5027 – MG) e Kátia Marsicano (MTb 3546 – DF)

Revista PAB

Nos 40 anos da Embrapa, revista PAB publica número inédito sobre aquacultura

Foto: Embrapa Pesca e Aquicultura

Pesquisa, desenvolvimento e inovação em aquacultura é o título do número temático que acaba de ser lançado pela Revista Pesquisa Agropecuária Brasileira (PAB), uma das mais tradicionais publicações científicas nacionais, editada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa. Com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento do setor e, consequentemente, ampliar o potencial produtivo em benefício da população, com geração de renda e segurança alimentar, a publicação é um marco inédito para a comunidade técnico-científica da área.

Nela estão publicados 57 trabalhos, dos quais 41 são artigos completos e 16 notas científicas, originários de 55 instituições públicas e privadas de pesquisa, ensino e tecnologia. A maior parte dos textos aborda aspectos da nutrição, como índices de desempenho zootécnico, digestibilidade, metabolismo nutricional e relação entre nutrição e sanidade, além de manejo produtivo, aspectos parasitológicos e condições de higidez do pescado, entre outros temas.

Os trabalhos publicados no número temático - a maior parte de autoria de profissionais da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática - têm como objeto de estudo 29 espécies diferentes e três combinações de peixes híbridos de interesse para a aquicultura (18 espécies de peixes de água doce e quatro marinhas, representativas de diferentes regiões geográficas, que têm potencial e muitos desafios a enfrentar no setor.

Para realizar o projeto do número temático, a Revista PAB contou com o apoio do Ministério da Pesca e Aquicultura, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq), e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (Capes). "A publicação deste número temático alinha-se com políticas públicas e programa de grande porte da Embrapa para a área de aquacultura", destaca o editor-chefe da Revista PAB, Emilson França de Queiroz.

Prioridade científica - Atenta à pauta nacional, a Embrapa criou em agosto de 2009 a Embrapa Pesca e Aquicultura, em Palmas,TO, com o objetivo de coordenar a pesquisa na instituição e atuar como centro de referência na geração de tecnologias para o setor. Mas até a criação do centro, a Embrapa já desenvolvia pesquisas na área, entre elas o projeto Brases Tecnológicas para o Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura no Brasil - Aquabrasil, iniciado em 2008, e do qual participaram 16 unidades de pesquisa da Embrapa, 26 universidades e instituições científícias, oito empresas privadas, três estaduais e dezenas de colaboradores. (www.embrapa.br/pab)

 

GENUINAMENTE BRASILEIRA

 

"E ao tornar da travessia o viajante, pasmo, não vê mais o deserto. Sobre o solo, que as amarilis atapetam, ressurge triunfalmente a flora tropical. É uma mutação de apoteose" (Euclides da Cunha, em Os Sertões)

Uma publicação que mistura o conhecimento científico e a delicadeza das imagens de um dos biomas mais bonitos e exclusivamente brasileiro, apesar de ainda pouco reconhecido, acaba de ser lançada em parceria entre a Embrapa Semiárido (Petrolina/PE) e Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF). Plantas ornamentais da Caatinga, de autoria dos pesquisadores Lúcia Helena Kiill, Daniel Terao e Ivan André Alvarez, reúne, em fotos e informações, cerca de 100 espécies, entre árvores, arbustos, lianas, herbáceas, cactos e bromélias, numa abordagem que destaca seus variados usos em jardinagem, paisagismo, como plantas de vaso, arte floral e outros. A obra pode ser encontrada na Livraria Embrapa www.embrapa.br/liv

EM TEMPO

PROSA RURAL SOBRE HELICOVERPA ARMIGERA VAI AO AR EM NOVEMBRO

 

Em prol do esforço concentrado da Embrapa para controlar a Helicoverpa armigera, a Embrapa Informação Tecnológica produziu, em parceria com a Embrapa Cerrados, Embrapa Milho e Sorgo e Embrapa Soja, um programa especial, para o Prosa Rural de novembro, sobre essa praga, responsável por sérios prejuízos nas últimas safras brasileiras, de diversas culturas. O programa radiofônico semanal Prosa Rural, que emprestou da revista XXI – Ciência para a Vida o título Helicoverpa armigera – o desafio de controlar uma praga, vai ao ar em todas as regiões do País, por meio de 1.300 rádios parceiras, ao longo da primeira semana de novembro.

“Em apoio à ação emergencial e integrada de transferência de tecnologia da Embrapa, substituímos quatro programas de nossa grade de novembro, para difundir para os agricultores de todas as regiões do País conhecimentos sobre as medidas de controle da Helicoverpa armigera, gerados pelos centros de pesquisa da Empresa”, explica a gerente-geral interina da Embrapa Informação Tecnológica, Selma Beltrão.

Agressiva e com alto poder de destruição, a lagarta da mariposa Helicoverpa armigera é considerada uma praga polífaga, ou seja, uma praga que se alimenta de várias culturas. Essa característica, acrescida do fato de até bem pouco tempo não existir no Brasil, dificulta o seu controle.

Além de atacar a soja e o algodão, a Helicoverpa armigera ataca o milho, o feijão comum, o feijão-caupi, o milheto, o sorgo, o tomate, o pimentão e o café entre outras plantas. Nem ervas daninhas, como a buva, escapam dela.

Programa especial - “Diante da emergência, o potencial de alcance do rádio, como veículo de comunicação, fez que o Prosa Rural fosse integrado à força-tarefa da Empresa”, situa Selma, “pois no afã de controlar a praga, muitos produtores acabam cometendo equívocos, que só fazem agravar o problema.” Por isso, o programa foi produzido no sentido de dar ao produtor condições de compreender, por exemplo, que o manejo inadequado, com uso abusivo de agrotóxicos, foi um dos fatores que contribuíram para a crescente incidência da Helicoverpa armigera. Com os esclarecimentos prestados pelo programa e as alternativas de controle difundidas, os ouvintes terão condições de saber, também, que o Manejo Integrado de Pragas, conhecido como MIP, é a tática mais eficiente para controlar a Helicoverpa armigera.

Além da veiculação pelas rádios parceiras, o programa especial sobre a Helicoverpa armigera está disponível para audição no portal da Embrapa (www.embrapa.br/alerta-helicoverpa), no site do Prosa Rural (www.embrapa.br/prosarural) e, em breve, também no sistema Infoteca-e (www.embrapa.br/infoteca).

O CD com o programa ainda vai compor o kit a ser utilizado pelas Caravanas Embrapa de Alerta para Ameaças Fitossanitárias, que serão realizadas de dezembro de 2013 a março de 2014, em todas as regiões do Brasil.

Texto: Mônica Silveira (682/05/34/DRT-DF)

PRÊMIO EMBRAPA DE REPORTAGEM - Jornalistas que tiveram suas reportagens sobre pesquisa agropecuária veiculadas nos últimos 40 anos podem concorrer à edição especial do Prêmio Embrapa de Reportagem. As inscrições já estão abertas e se estendem até 31 de janeiro de 2014. A edição é comemorativa aos 40 anos da Embrapa, completados em abril. Serão aceitas reportagens que atendem ao regulamento (veja aqui) e que foram ou serão veiculadas no período de 26 de abril de 1973 até 31 de dezembro de 2013, por veículos de comunicação sediados tanto no Brasil quanto no exterior, desde que em língua portuguesa.

O valor da premiação totaliza R$ 60.000,00, divididos entre os vencedores de cada uma das quatro categorias – Impresso, Vídeo, Rádio e Internet. Assim, o primeiro colocado de cada categoria receberá o valor bruto de R$ 15.000,00, sobre o qual será descontada a parcela referente ao Imposto de Renda. De acordo com o regulamento, os trabalhos poderão ter um ou mais autores, mas a premiação será única em cada categoria.

Os resultados do trabalho do júri serão divulgados até 31 de março de 2014. A entrega do prêmio deverá ocorrer em abril.

Fonte: Secom/Embrapa

AGENDA AMBIENTAL
 

Doce ou azeda?

Uma matéria muito interessante sobre a máquina desenvolvida na Embrapa Instrumentação, que acaba com as dúvidas na hora de comprar frutas. A reportagem foi produzida para o programa Hoje em Dia, da TV Record, e foi ao ar no último dia 4 de setembro. Confira aqui

 


Informação Tecnológica Em Pauta é um informativo quinzenal de responsabilidade da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF). Gerente-Geral interina: Selma Beltrão; Gerente-Adjunta de Organização e Difusão da Informação: Rúbia Maria Pereira; Gerente-Adjunta  de Projetos Editoriais: Lucilene Maria de Andrade; Gerente-Adjunta de Administração: Marlene França. Redação e edição: Kátia Marsicano (3645 MTb/DF). Estagiária: Patrícia Sousa. Apoio técnico: José Ilton Soares Barbosa e Alexandre Abrantes. Sugestões, críticas e para cancelar recebimento dos boletins por e-mail, enviar mensagem para: katia.marsicano@embrapa.br ou fazer contato pelo telefone (61) 3448 4590.