Brasília, 06 de setembro de 2013/ Edição 68 - Ano 07/Informativo Quinzenal - Embrapa Informação Tecnológica

Agência Embrapa de Informação Tecnológica

MAIS CONHECIMENTO NA WEB NAS NOVAS ÁRVORES DO CONHECIMENTO

Foto: Maria Auxiliadora Coêlho de Lima


Frango de corte e Uva de mesa são as novas árvores do conhecimento disponíveis na Agência Embrapa de Informação Tecnológica (Ageitec). A partir deste mês, os conteúdos sobre os dois temas podem ser acessados livremente pela internet, por meio do repositório técnico-científico, coordenado pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF) e pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), em parceria com as Unidades Descentralizadas de pesquisa. Em cada uma das árvores, pesquisadores, estudantes, produtores, extensionistas e demais interessados encontram detalhes sobre as três principais fases da cadeia de produção.

Na árvore do conhecimento Frango de corte, as informações são contextualizadas e consideram a atual posição de destaque do Brasil, um dos maiores produtores mundiais desse tipo de carne. Superada apenas pelos Estados Unidos e China, a produção nacional, em 2012, ultrapassou a marca de 12 milhões de toneladas. Entre os principais exportadores, o mercado brasileiro ocupa a primeira colocação no ranking internacional.

Sobre a cultura da uva de mesa, a árvore do conhecimento destina-se a oferecer conteúdos que contribuam com a crescente necessidade de especialização por parte dos produtores, principalmente em função das particularidades que esse tipo de cultivo exige. A produção da uva para o mercado de frutas frescas, por exemplo, requer a adoção de práticas culturais e manejo especial. Apesar de vários estados brasileiros concentrarem a produção desse fruto, é no Nordeste do País que a tecnologia tem favorecido o desenvolvimento de uvas finas de mesa com qualidade para atender aos diversos segmentos voltados ao mercado interno e à exportação.

Atualmente, a Agência Embrapa de Informação Tecnológica contabiliza 31 árvores do conhecimento na categoria Cultivo; 3 na categoria Criações; 11 na Temática e 2 sobre Territórios. As formas de navegação pelos conteúdos da Ageitec são hierarquizadas, com visual semelhante ao da copa de uma árvore, com seus respectivos "nós" e "subnós" que remetem a links para documentos e arquivos relacionados a cada aspecto do tema. Para acessar o conteúdo basta acessar http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/

 

Contando Ciência na Web

ALUNOS DA REDE PÚBLICA DO DF DESCOBREM COMO A CIÊNCIA AJUDA O DIA A DIA

foto: Vivian Chies

Olhinhos inquietos, mas ouvidos atentos a uma prosa com muita informação. A cena se repetiu ao longo do dia com as centenas de crianças que estiveram no III Circuito de Ciências do Núcleo Bandeirante, em Brasília/DF, realizado em 29 de agosto. A atenção era para ouvir um programa de rádio infantil com informações sobre descarte e aproveitamento de óleo de fritura, especialmente para produção de biocombustíveis – o Prosinha Rural, produzido pela Embrapa Informação Tecnológica em parceria com as Unidades de pesquisa da Embrapa.

Levantando um recipiente contendo óleo de fritura, o pesquisador da Embrapa Agroenergia (Brasília,DF), José Dilcio Rocha, pergunta: “o que a gente faz com esse óleo usado?”. “Joga na pia”, alguém provoca. A resposta das crianças é um forte “Nããããão!”. Sinal de que aprenderam bem a lição que ouviram no Prosinha Rural. Descartar óleo na pia causa entupimento nas tubulações das casas e das companhias de tratamento de água e esgoto. Além disso, pode contaminar mananciais de água, causando a morte de peixes.
O que fazer, então, com o óleo que não serve mais para cozinhar? Alguns estudantes lembraram: “A minha avó faz sabão”. Essa é uma das possibilidades de aproveitamento desse resíduo, já utilizada em Brasília pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), no Projeto Biguá. Durante o evento, no estande da Embrapa, os estudantes descobriram que há uma segunda forma de utilizar o óleo: a fabricação de biodiesel. Também no Distrito Federal, o biocombustível deve começar a ser produzido a partir dessa matéria, em breve, numa parceira entre a Caesb e a Embrapa Agroenergia, financiada pela Agência Brasileira de Inovação (Finep).

Com as equipes da Embrapa Agroenergia e da Embrapa Informação Tecnológica, os estudantes também conheceram várias sementes produtoras de óleos que podem ser empregadas na produção de biodiesel: algodão, babaçu, dendê, girassol, macaúba, mamona e soja. As crianças receberam informações sobre o que faz uma empresa de pesquisa como a Embrapa e, ao final de cada "aula",
ganharam um kit com duas publicações infantis da Embrapa.

Linguagem para a galera - O Prosinha Rural faz parte do conteúdo do site Contando Ciência na Web da Embrapa, onde os principais temas da pesquisa da Empresa são apresentados em linguagem simples e lúdica, especialmente para estudantes do ensino fundamental e médio. Por meio de situações do dia a dia, reproduzindo bate-papos informais na família, na escola ou entre amigos, os assuntos relacionados ao trabalho desenvolvido nas Unidades de pesquisa da Embrapa são abordados de um jeito descontraído, porém não menos educativo. Os programas, assim como todos os outros conteúdos do site, que incluem audiolivros, jogos e bloguinho, podem ser acessados pelo endereço www.embrapa.br/contandociencia.

(Redação - Vivian Chies – jornalista profissional – MTb 42643/SP / Embrapa Agroenergia – Brasília – DF)

Expointer 2013

PROSA RURAL UNE A VOZ DA PESQUISA E DA EXTENSÃO PARA O HOMEM DO CAMPO

foto: Paulo Lanzetta

A comunicação direta com o produtor rural, levando informação em tempo real. Essa foi a proposta da equipe do programa de rádio Prosa Rural, durante os dias 24 de agosto e 1º de setembro, período em que foi realizado um dos eventos agropecuários mais importantes do Brasil, a Expointer 2013, realizada em Esteio/RS.

Em parceria com a Emater estadual, esta foi a primeira vez que a programação do Prosa Rural - produzida e veiculada pela Embrapa Informação Tecnológica para mais de mil emissoras de rádio brasileiras - esteve entre os destaques da Embrapa no evento.

Segundo o diretor de Transferência de Tecnologia da Empresa, Waldyr Stumpf, a experiência foi muito oportuna. "A Embrapa, além de mostrar à sociedade o trabalho que vem desenvolvendo, está contribuindo com o evento que reúne em, um único momento e lugar, a diversidade das tecnologias e as inúmeras instituições que trabalham juntas pelo homem do campo”.

Na opinião de um dos idealizadores do Prosa Rural, Fernando do Amaral Pereira, atual chefe do Departamento de Transferência de Tecnologia da Embrapa, a importância do rádio é inegável como instrumento de difusão do conhecimento gerado pela pesquisa. "E nesse caso, a parceria entre os dois programas de rádio (Embrapa e Emater/RS) representa a conjugação de esforços em benefício do produtor rural, por meio desse veiculo, um grande instrumento de apoio para seus negócios, tanto voltado para à informação técnica como para a de mercado", destacou.

Além do Prosa Rural e das tecnologias apresentadas pelas demais Unidades de pesquisa, também esteve presente na Expointer 2013 a Livraria Embrapa, que levou mais de 150 títulos sobre os mais diversos temas, vendidos a preços especiais, com 30% de desconto. Entre os quais, os relacionados às atividades desenvolvidas na região, como o cultivo da maçã, da pera, do arroz, do trigo e da soja.

EM TEMPO

EMBRAPA ASSUME REPRESENTAÇÃOO REGIONAL DA ABEU

 

Pela primeira vez, a Embrapa Informação Tecnológica faz parte da composição da Diretoria Nacional da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), para o biênio 2013-2015, como representante da Diretoria Regional Centro-Oeste, ao lado de dez editoras universitárias. O novo presidente da instituição é o professor João Carlos Canossa P. Mendes, representante da Editora da FioCruz. A posse da gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Selma Beltrão, como diretora regional, ocorreu na solenidade de posse da nova diretoria da Abeu, dia 30 de setembro, no Rio de Janeiro, durante a 16º Bienal Internacional do Livro, realizada no Rio Centro.

 

 

 

CAJU, MAÇÃ E IRRIGAÇÃO SÃO TEMAS DE NOVAS PUBLICAÇÕES EMBRAPA

Três novas obras com a marca Embrapa já estão disponíveis para pesquisadores, estudantes, extensionistas e produtores rurais. Agronegócio do Caju: práticas e inovações, editada pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), em parceria com a Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE), é uma obra inédita no mercado editorial mundial sobre o assunto. O livro reúne informações atualizadas sobre o segmento produtivo da fruta, da produção à oferta de produtos ao consumidor. O objetivo da obra é contribuir para o desenvolvimento competitivo e sustentável do setor, ampliando a geração de divisas de exportação e incentivando o interesse do mercado interno pela castanha, pelo pedúnculo e seus derivados e para a geração de emprego e renda.

A outra publicação que acaba de ser lançada é parte de uma das coleções de maior sucesso da Embrapa, a 500 Perguntas 500 Respostas Maçã. Presença garantida no mercado praticamente durante o ano inteiro, a fruta não só traz benefícios à saúde, cientificamente comprovados, como também se popularizou pelas diversas possibilidades de uso no contexto da fruticultura nacional. Questões sobre o assunto são apresentadas de forma objetiva em formato de perguntas e respostas, que facilitam a compreensão e contribuem com a solução rápida às principais dúvidas do dia a dia do produtor. A coordenação do conteúdo técnico é da Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves/RS).

A publicação Princípios agronômicos da irrigação - editada em parceria com a Embrapa Meio-Norte (Teresina/PI) - é uma publicação que oferece um importante referencial teórico sobre o manejo racional da água e do solo, dois recursos fundamentais à atividade agropecuária e que requerem técnica e cuidado. O livro aborda as formas de monitoramento do teor de água no solo, os indicadores vegetais para monitoramento das condições hídricas de plantas e técnicas de determinação, coeficiente de cultura, além, é claro, de orientar sobre como, quando e quanto irrigar.

Mais informações sobre as publicações podem ser obtidas no site da Livraria Embrapa, pelo endereço www.embrapa.br/liv.

AGENDA AMBIENTAL
 

Você conhece o site Ideias na Mesa? Então está na hora de conhecer essa iniciativa do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição da Universidade de Brasília (OPSAN/UnB) que resolveu lançar uma rede virtual, com o objetivo de compartilhar boas práticas alimentícias e dados sobre educação alimentar. A iniciativa é uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e tem caráter colaborativo, ou seja, qualquer pessoa pode participar, divulgando experiências relacionadas à alimentação adequada e saudável.

Para participar, é fácil. Basta acessar a rede e se cadastrar. O endereço também é uma excelente fonte de informações para quem está preocupado com a saúde, com o meio ambiente e com a qualidade de vida. Veja aqui


Informação Tecnológica Em Pauta é um informativo quinzenal de responsabilidade da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF). Gerente-Geral interina: Selma Beltrão; Gerente-Adjunta de Organização e Difusão da Informação: Rúbia Maria Pereira; Gerente-Adjunta  de Projetos Editoriais: Lucilene Maria de Andrade; Gerente-Adjunta de Administração: Marlene França. Redação e edição: Kátia Marsicano (3645 MTb/DF). Revisão: Ana Paula Leitão. Estagiária: Patrícia Sousa. Apoio técnico: José Ilton Soares Barbosa e Alexandre Abrantes. Sugestões, críticas e para cancelar recebimento dos boletins por e-mail, enviar mensagem para: katia.marsicano@embrapa.br ou fazer contato pelo telefone (61) 3448 4590.