Brasília, 21 de agosto de 2013/ Edição 67 - Ano 07/Informativo Quinzenal - Embrapa Informação Tecnológica
LIVRARIA EMBRAPA E PROSA RURAL PARTICIPAM DA EXPOINTER 2013

Lançamentos e muitas novidades editoriais é o que a Livraria Embrapa vai apresentar ao público visitante da Expointer 2013, considerada a maior feira agropecuária da América Latina e uma das mais importantes do mundo. Mais de 150 títulos estarão à disposição, todos vendidos a preços especiais, com 30% de desconto. Entre eles, os relacionados às atividades desenvolvidas na região, como o cultivo da maçã, da pera, do arroz, do trigo e da soja. O programa de rádio da Embrapa – Prosa Rural – também estará presente na feira, divulgando tecnologias da Empresa e de suas instituições parceiras, além de realizar entrevistas ao vivo com pesquisadores e técnicos.

A Expointer, evento que ocorre no período de 24 de agosto a 1º de setembro deste ano, é realizada anualmente no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, no Rio Grande do Sul.

Na oportunidade, a Embrapa lançará o novo título da coleção 500 Perguntas 500 Respostas Maçã, editado pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF) em parceria editorial com a Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS). Também estará à venda a segunda edição do título Arroz, parte da mesma coleção, uma das mais consultadas por agricultores familiares, pesquisadores, estudantes, extensionistas e pelo público interessado em obter informações objetivas e fáceis em uma única publicação.

O livro 500 Perguntas 500 Respostas Maçã reúne questões relacionadas à produção da espécie no Brasil, além de dados sobre clima, solo, propagação, implantação de pomares, nutrição e adubação, cultivares e melhoramento genético, irrigação, fertirrigação, manejo de pragas e doenças, colheita e armazenamento da fruta. A publicação é resultado do trabalho de pesquisadores da Embrapa e de instituições parceiras, como a Universidade do Estado de Santa Catarina, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), do Rio Grande do Sul.

Também poderão ser adquiridas as publicações Uva de Mesa – Fitossanidade, da coleção Frutas do Brasil, e Cultivo da videira Niágara no Brasil, uma das melhores alternativas em relação às cultivares finas, para a produção de uvas em regiões tropicais, por ser menos suscetível a doenças fúngicas e ter baixo custo de produção.

Sucesso de público – Tradicionalmente, a Expointer atrai milhares de pessoas ligadas ao setor agropecuário, interessadas nas novidades tecnológicas e no que há de mais moderno em matéria de máquinas e implementos, comércio, agricultura familiar, artesanato e criação de animais.

Na edição deste ano, são esperados, além de produtores, representantes dos governos de todas as esferas, sindicatos, empresas, bancos, artistas, pesquisadores, criadores e veículos de imprensa. A programação inclui palestras, concursos, seminários e a Feira de Agricultura Familiar, com culinária gaúcha, além das mostras de cavalos da raça crioula, no evento denominado Freio de Ouro.

Serviço:
A Livraria Embrapa pode ser visitada na Casa da Embrapa, instalada no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, RS. O horário de visitação é das 8h às 20h30. Para mais detalhes sobre as publicações, visite o site www.embrapa.br/liv.

As transmissões do programa de rádio Prosa Rural serão realizadas no estúdio de gravação montado em parceria com a Emater/RS, durante toda a programação da feira. Para conhecer o programa acesse www.embrapa.br/prosarural.

Contando Ciência na Web >>> Escolas do DF são convidadas a participar de ação educativa

Foto: Claudio Melo/Cenargen

Os professores da rede pública do Distrito Federal, que integram a Diretoria Regional de Ensino do Núcleo Bandeirante, tiveram a oportunidade de conhecer uma das principais fontes de informação científica desenvolvida pela Embrapa para o público infantojuvenil . O site Contando Ciência na Web (CCWeb) foi apresentado oficialmente, no dia 15 de agosto, à equipe de docentes de 50 escolas públicas, durante o III Fórum de vivências pedagógicas.

Na ocasião, a coordenadora do CCWeb, Maria Regina Fiuza, e a supervisora de Organização da Informação da Embrapa Informação Tecnológica, Maria Clara Guaraldo, convidaram os professores a aderir à Ação Educativa que a Embrapa já está realizando com as escolas públicas e privadas de todo o Brasil, por meio de suas Unidades Descentralizadas. "Esse encontro foi de grande importância, porque representa o primeiro passo para as parcerias no DF. O Núcleo Bandeirante é o projeto-piloto para as próximas iniciativas que, certamente, ainda estão por vir", comenta Regina.

Cada escola que aceitar o convite receberá 50 exemplares da publicação Desafios com Ciência e 50 exemplares da cartilha Brinque com Ciência II – Biomas Brasileiros. Durante a reunião que a coordenação do CCWeb realizou com a representante da Diretoria Regional de Ensino do Núcleo Bandeirante, em julho, o Governo do Distrito Federal manifestou o interesse em utilizar o bloguinho do CCWeb nas atividades dos alunos, nos laboratórios de informática das escolas.


CÂMARA LEGISLATIVA DO DF HOMENAGEIA EMBRAPA
EM SESSÃO SOLENE

Foto: Silvio Abdon/CLDF

As quatro décadas dedicadas à pesquisa e ao desenvolvimento agropecuário brasileiro pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) foram lembradas, em sessão solene realizada na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), na manhã do dia 19 de agosto. Para homenagear a Empresa, estiveram presentes os deputados distritais Wasny de Roure (PT), presidente da Casa; Joe Valle (PSB), ex-diretor da Emater-DF e ex-secretário de Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia; o secretário de Administração do GDF, Wilmar Lacerda (servidor da Embrapa e ex-presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário), além de outros parlamentares. Representaram a Embrapa o presidente da instituição, Maurício Lopes, e dezenas de empregados da Sede e das Unidades Descentralizadas do DF.

Em seu discurso, Wasny de Roure destacou o papel da Empresa, fundamental para ajudar a superar os desafios de expansão da produção de alimentos no Brasil, segundo o deputado. "A Embrapa certamente conseguirá, no futuro, conquistar avanços na inclusão dos pequenos produtores para o aumento da produtividade no campo", enfatizou. Para o deputado Joe Valle, quem conhece a realidade do dia a dia no campo sabe o que significa o trabalho desenvolvido pelos pesquisadores, lembrando que, se atualmente o Brasil produz 180 milhões de toneladas de grãos em sua safra anual, isso só foi possível graças à pesquisa. "O Brasil precisa da Embrapa", afirmou.

Dom Bosco e a história da Embrapa - Numa reflexão sobre a trajetória da Empresa ao longo dos anos, o presidente da instituição, Maurício Lopes, falou sobre o feito da ciência no desenvolvimento do Cerrado, citando as palavras do padroeiro da capital Federal, Dom Bosco, que teria dito em sua profecia: "...quando vierem escavar as minas ocultas, no meio destas montanhas, surgirá aqui a terra prometida, vertendo leite e mel. Será uma riqueza inconcebível...".

No plenário, Lopes chamou a atenção sobre a importância do Distrito Federal, onde estão localizadas, além da Sede, nove Unidades de pesquisa e de serviços (Embrapa Cerrados, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Embrapa Hortaliças, Embrapa Agroenergia, Embrapa Café, Embrapa Informação Tecnológica, Embrapa Produtos e Mercados, Embrapa Quarentena Vegetal e Embrapa Estudos Estratégicos e Capacitação), que reúnem mais de dois mil profissionais do total de nove mil e oitocentos lotados em todo o País, sem contar estagiários e bolsistas. Referindo-se ao desenvolvimento da Empresa, o presidente destacou ainda o valor das parcerias estratégicas que esta mantém com empresas públicas e privadas, e instituições de ensino e pesquisa, não só no DF como em todo o Brasil.

Em comemoração ao evento, também foi organizada no hall da Câmara Legislativa uma exposição especial com amostras das principais tecnologias das Unidades da Embrapa no Distrito Federal.

(Fonte: Secom e CLDF)

EM TEMPO
 
NOVIDADE EDITORIAL >>> Educação no campo

Acaba de ser lançado o segundo livro da coleção Agir e Pensar das Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) do Brasil, intitulado Pedagogia da Alternância e Sustentabilidade. O conteúdo é uma coletânea de artigos sobre os resultados de pesquisas relacionadas às práticas dos Centros Familiares de Formação por Alternância (CEFFAs) de todo o Brasil. Na obra podem ser encontrados, ainda, conceitos sobre os princípios da Pedagogia da Alternância e as suas relações com a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável, um dos pilares-fim dos CEFFAs.

A publicação, editada pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF), foi produzida a partir do 111º Seminário Internacional sobre Pedagogia da Alternância, realizado no curso de especialização em Pedagogia da Alternância e Educação do Campo, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, em parceria com os CEFFAs e o apoio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI-MEC). Mais informações na Livraria Embrapa, pelo endereço www.embrapa.br/liv.

AGENDA AMBIENTAL


Dando continuidade à série de dicas ambientais que o Em Pauta reúne ao longo deste ano, em que o Dia Mundial do Meio Ambiente chama a atenção para a importância do aproveitamento e a redução do desperdício de alimentos, encontramos um vídeo, produzido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), que pode ser interessante para quem quer ajudar e não sabe como. Veja

Informação Tecnológica Em Pauta é um informativo quinzenal de responsabilidade da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF). Gerente-Geral interina: Selma Beltrão; Gerente-Adjunta de Organização e Difusão da Informação: Rúbia Maria Pereira; Gerente-Adjunta  de Projetos Editoriais: Lucilene Maria de Andrade; Gerente-Adjunta de Administração: Marlene França. Redação e edição: Kátia Marsicano (3645 MTb/DF). Revisão: Ana Paula Leitão. Estagiária: Patrícia Sousa. Apoio técnico: José Ilton Soares Barbosa e Alexandre Abrantes. Sugestões, críticas e para cancelar recebimento dos boletins por e-mail, enviar mensagem para: katia.marsicano@embrapa.br ou fazer contato pelo telefone (61) 3448 4590.