Brasília, 23 de maio de 2013/ Edição 63 - Ano 07/Informativo Quinzenal - Embrapa Informação Tecnológica

MINIBIBLIOTECAS >> Quando a informação faz a diferença

Jovem agricultor do interior da Bahia conta como o acervo das Minibibliotecas tem ajudado estudantes a valorizar a vida no campo

Diante de autoridades, Ubiratan defende a agricultura com tecnologia (foto: Isabela Lyrio)

O entusiasmo é evidente na voz. A cada palavra do jovem Ubiratan dos Santos, durante a rápida conversa ao telefone, entre uma aula e outra, não há como negar que se trata de alguém que acredita no futuro. Filho de agricultores da Zona da Mata, na Bahia, ele conta como descobriu que a tecnologia e o conhecimento podem transformar a vida árdua do campo em uma atividade mais produtiva e prazerosa. “A informação da Embrapa foi fundamental”, afirma.

Desde agosto do ano passado, Ubiratan e os alunos da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves, a 300 quilômetros de Salvador, têm à disposição um kit do projeto Minibibliotecas, que, segundo ele, é a principal fonte de consulta para os estudantes da escola. “Nosso material estava defasado, mas agora temos onde encontrar orientação”, diz. “Era o que a gente precisava para desenvolver nossos projetos de cultivo”.

Durante as comemorações de 40 anos da Embrapa, em abril, Ubiratan esteve em Brasília e, diante de autoridades do Governo Federal, fez o mesmo relato em defesa da “agricultura como o melhor negócio, desde que com tecnologia”. Para ele, as Minibibliotecas são mais do que livros, CDs e DVDs. “São a perspectiva de que é possível fazer melhor”, completa. Agora, diz o jovem, até a família - há gerações envolvida com o trabalho na roça - está mudando de ideia.

Estudantes da Casa Familiar usam acervo para desenvolver projetos de cultivo (foto: Alessandra Vale)

 

Aumento de produtividade - O diretor da Casa Familiar Rural, Quionei Araújo, também confirma a experiência. “As publicações são usadas nos módulos em sala de aula, no campo e nas propriedades, durante o desenvolvimento dos projetos educativos dos alunos”, explica. A parceria entre a instituição e a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade mais próxima da escola, começou em 2002, e, desde então, Quionei destaca que são evidentes os ganhos em produtividade, por hectare, nas áreas de cultivo de mandioca e, mais recentemente, de banana e abacaxi.

"O material das Minibibliotecas também é muito útil no projeto PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável)", ressalta o diretor. Desenvolvido pela Fundação Banco do Brasil (FBB), a iniciativa começou na sede da Casa Familiar e já está sendo levada para as propriedades dos jovens, com o apoio dos conteúdos informativos da Embrapa.

Nova doação - No dia 14 de maio, mais um kit Minibibliotecas foi entregue. Dessa vez, a beneficiada foi a Escola Municipal Professora Margarida Gastal, de Capão do Leão, RS, que recebeu o acervo por indicação da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS). Os estudantes que, a partir de agora, vão entender como a ciência pode ajudar no dia a dia do campo, comemoraram a doação.

O projeto Minibibliotecas é resultado do trabalho desenvolvido pela Embrapa Informação Tecnológica, em parceria com as Unidades Descentralizadas e com o apoio do Governo Federal, e tem o objetivo de facilitar o acesso à informação às comunidades de agricultores familiares. Atualmente, são mais de 3.500 kits espalhados pelo Brasil, em escolas públicas de ensino regular e técnico, além de instituições de Moçambique, no continente africano. Em 2012, foram entregues mais 629 kits nas cinco regiões brasileiras.


CONTANDO CIÊNCIA NA WEB >> Desafio à criatividade

 

Embrapa promove concurso para premiar melhores projetos de ciência desenvolvidos por escolas de todo o Brasil

divulgação

A sorte está lançada. O site Contando Ciência na Web (CCWeb) acaba de divulgar mais uma ação educativa para crianças de instituições de ensino fundamental de todas as regiões brasileiras. Resultado da parceria com o projeto Embrapa & Escola, a iniciativa faz parte das comemorações de aniversário de 40 anos da Embrapa e de dois anos do site, e tem o objetivo de premiar os cinco melhores projetos de ciência desenvolvidos conjuntamente entre professores e alunos. A expectativa é de que mais de 200 escolas participem do concurso. A premiação será em abrill de 2014, durante o evento Ciência para a Vida, em Brasília. Além da viagem à capital, as escolas vencedoras (uma por região) receberão um kit do projeto Minibiliotecas, além de 100 mochilas ecológicas e agendas.

De acordo com a coordenadora do site CCWeb, Maria Regina Fiuza, a ação educativa vai envolver as 46 Unidades de Pesquisa da Embrapa, responsáveis por indicar cinco escolas de ensino fundamental (6 a 14 anos) e cinco professores (um de cada escola). “Eles participarão de palestras sobre uma tecnologia desenvolvida na Unidade, e a partir daí vão escolher um tema para o projeto de ciência”, explica. Saúde, ciência, nutrição, esporte e tecnologias sustentáveis são os temas a partir dos quais devem ser realizados os projetos.

“O conteúdo abordado pela Unidade será incluído na seção Bloguinho do site CCWeb, e os assuntos serão trabalhados em sala de aula”, continua Regina, lembrando que as crianças terão ainda à disposição as publicações infantojuvenis Desafio com Ciência e Brinque com Ciência, distribuídas pelas Unidades.

Para escolher os melhores trabalhos, serão considerados os critérios de inovação, criatividade, sustentabilidade, impacto na comunidade e benefício gerado pela tecnologia para o aprendizado do aluno. A coordenação do concurso é da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF) e da Secretaria de Comunicação (Secom), da Embrapa, com o apoio das Unidades de Pesquisa. O site – Contando Ciência na Web - destina-se ao público infantojuvenil, com o objetivo de oferecer conteúdo técnico-científico em linguagem adaptada às faixas etárias do ensino fundamental e médio, e com recursos interativos e de acessibilidade para portadores de necessidades especiais. www.embrapa.br/contandociencia

Em tempo
  • Lançamento - Caracterização da pecuária familiar no município de Bagé, RS, é o novo título do acervo editorial da Embrapa Informação Tecnológica (Brasilia, DF), editado em parceria com a Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS). Resultado das experiências com a cadeia produtiva da pecuária familiar, o livro analisa os diversos fatores que envolvem a atividade, entre eles mão de obra utilizada, estrutura fundiária das unidades de produção, inserção e articulação em relação ao mercado, acesso a políticas públicas e perfil sociodemográfico do pecuarista familiar. A publicação pode ser encontrada no site da Livraria, e já está disponível para venda por R$ 25,00. Para acompanhar os próximos lançamentos e promoções, basta acessar as redes sociais Facebook e Twitter.
  • Referenciamento eletrônico - A revista PAB trouxe uma novidade, na edição de janeiro (v. 48, n. 1). Ao seguir a tendência mundial de referenciamento cruzado eletrônico, passou a publicar a sigla DOI, seguida de um número, no rodapé de cada página e no final de cada uma das referências citadas nos artigos. O DOI (Digital Object Identifier) nada mais é do que um registro individual. É como se fosse o “CPF” de cada artigo. No caso da PAB, a publicação do DOI vai permitir à associação cooperativa independente CrossRef – fundada e dirigida por editores científicos – que o criou e opera, fazer o cruzamento das referências. A inclusão do DOI em ambas as versões – impressa e online – permite que o leitor seja levado diretamente ao artigo citado, ainda que publicado por outro editor. Na versão online, basta clicar no DOI de uma referência citada para que o conteúdo se abra. Já na versão impressa, é só fazer a busca no Google pelo número do DOI. (Colaborou Mônica Silveira)
  • Olimpíada Agropecuária - A partir deste ano, a Embrapa é parceira na realização de uma das maiores competições científicas nacionais, destinadas a estudantes de cursos técnicos em agropecuária e do eixo tecnológico recursos naturais. Trata-se da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap), promovida anualmente pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSuldeMinas), com o objetivo de despertar o interesse dos jovens pelas carreiras técnico-científicas por meio da pesquisa e da inovação. A participação da Empresa foi definida por meio de convênio assinado no dia 23 de maio, entre a diretora-executiva de Administração e Finanças, Vânia Castiglioni, e o reitor da IFSULDEMINAS, Sérgio Pedini. A Obap também tem o apoio do Ministério da Educação, CNPq, Fapemig, Sebrae/MG e Governo Federal. Com o acordo, foram definidas, entre as colaborações da Embrapa, a indicação de títulos da coleção 500 Perguntas 500 Respostas, como conteúdo técnico-científico, disponíveis no repositório Infoteca-e, e a doação de cinco kits do projeto Minibibliotecas para as escolas que classificarem mais equipes na fase final da competição. As inscrições para a Obap - cujo tema central deste ano é Fruticultura e Sustentabilidade - podem ser feitas até o dia 30 de junho. Para mais informações sobre a Obap, clique aqui.
AGENDA AMBIENTAL
 

Você sabia que 1,3 bilhão de toneladas de comida são jogadas fora todo ano, no mundo? Os dados preocupantes são da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). No Brasil, esse número chega a 26,3 milhões de toneladas perdidas, segundo o Instituto Akatu. Para chamar a atenção de cada cidadão, o Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano tem como foco o desperdício de alimentos. A partir desta edição do Em Pauta, vamos trazer para você algumas dicas que vão ajudar a mudar essa realidade. Para começar, confira o vídeo sobre desperdício, produzido pelo Instituto Akatu.


Informação Tecnológica Em Pauta é um informativo quinzenal de responsabilidade da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF). Gerente-Geral interina: Selma Beltrão; Gerente-Adjunta de Organização e Difusão da Informação: Rúbia Maria Pereira; Gerente-Adjunta  de Projetos Editoriais: Lucilene Maria de Andrade; Gerente-Adjunta de Administração: Marlene França. Redação e edição: Kátia Marsicano (3645 MTb/DF). Estagiária: Patrícia Sousa. Apoio técnico: José Ilton Soares Barbosa e Alexandre Abrantes. Sugestões, críticas e para cancelar recebimento dos boletins por e-mail, enviar mensagem para: katia.marsicano@embrapa.br ou fazer contato pelo telefone (61) 3448 4590.