Brasília, DF 30 de março de 2013/ Edição 61- Ano 07/
Informativo Eletrônico Quinzenal da Embrapa Informação Tecnológica

Livraria Embrapa apresenta lançamentos editoriais na Tecnoshow Comigo

Foto: Selma Beltrão

Mais de 120 títulos de publicações digitais (e-books) e impressas editadas e coeditadas pela Embrapa serão apresentadas de 8 a 12 de abril, em Rio Verde (GO), pela Livraria Embrapa durante a 12ª Tecnoshow Comigo, considerada a grande feira de tecnologia rural do Centro-Oeste. Dentre essas publicações, estão os últimos lançamentos editoriais da Embrapa para as áreas de agricultura, pecuária, meio ambiente, agroindústria, biotecnologia e tecnologia de alimentos.

A Livraria Embrapa participa pelo quarto ano consecutivo da Tecnoshow Comigo, com estande no espaço da Casa Embrapa. Este ano, o público estimado em 80 mil visitantes poderá conhecer livros como os sete volumes da série Educação Ambiental para o desenvolvimento sustentável, O uso da manipueira na agricultura ecológica, Sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta, bem como as publicações digitais, editadas em formato e-Pub pela Embrapa, tais como: Estoques de Carbono e emissões de gases de efeito estufa na agropecuária brasileira e Melhoramento genético da alfafa. Todas as publicações estarão em promoção com 30% de desconto.

Mais de 2 mil seguidores no Facebook

Criada em 2012 para ampliar a divulgação de lançamentos editorais e o acesso de produtores, estudantes, pesquisadores e outros interessados nas publicações da Embrapa, a Fanpage da Livraria Embrapa (www.facebook.com/livrariaembrapa) alcançou, em março, a marca de dois mil seguidores, além de contar com uma média semanal de 39.604 posts.

Para Fernando do Amaral Pereira, gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, editora das publicações Embrapa, esse resultado é positivo, porque “além de incrementar a presença da Embrapa nas mídias sociais, permite compartilhar ideias e informações sobre os conteúdos apresentados nas publicações com um público bastante diverso”.

Além de resenhas sobre as publicações lançadas pela Embrapa, a Fanpage também oferece aos usuários vídeos com detalhes sobre os livros, cartilhas e revistas, os quais são produzidos para o “Minuto de Livro”, quadro semanal do programa televisivo da Embrapa Dia de Campo na TV, e links de outros sites da Embrapa com informações pertinentes à temática das publicações.


Comitê ambiental da Unidade promove campanha
de reaproveitamento do óleo de cozinha


Empregados participam da campanha de coleta para reutilização do óleo de fritura

Foto: Patrícia Ferreira

“Água e óleo não se misturam”. Esse é foi o mote da campanha iniciada pelo Comitê Local de Gestão Ambiental (CLGA) da Embrapa Informação Tecnológica em parceria com a Embrapa Agroenergia, e demais Unidades da Embrapa em funcionamento no Parque Estação Biológica, por ocasião da semana comemorativa ao Dia Mundial da Água (22 de março), e que teve como objetivo estimular os empregados e colaboradores a adotarem o reaproveitamento do óleo de cozinha usado. Por intermédio da coleta do produto, entregue para a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), o óleo será reutilizado na produção de sabão e de fontes alternativas de energia, como o biodiesel.

A campanha é de grande relevância ambiental, porque a maior parte do óleo vegetal é despejada em ralos, o que compromete as tubulações residenciais e das redes de tratamento de esgoto, além de seguir diretamente para os rios e lagoas, aumentando significativamente a poluição e a degradação ambiental. Essa prática acarreta prejuízos à população, e também às concessionárias de saneamento e aos governos.

Para a presidente do CLGA da Unidade, a pesquisadora Wyviane Vidal, o lançamento da campanha por ocasião das comemorações do Dia Mundial da Água foi uma oportunidade de divulgar o projeto Biofrito, desenvolvido pela Embrapa Agroenergia (Brasília, DF) em parceria com a Caesb, e cuja premissa é eliminar parte do resíduo que vai para a rede de esgotos, proporcionando benefícios para o sistema de tratamento de águas da capital federal, “ao mesmo tempo em que convidamos os empregados a contribuir com esse processo e ainda evitar a contaminação de um recurso natural tão importante para a humanidade como a água”, reforça Wyviane.

Atividades - Durante a semana comemorativa, coletores de óleo, com 60 litros cada, foram instalados na empresa, com a finalidade de o óleo coletado ser doado como matéria-prima para grupos de artesãs que o transformam em sabão, bem como para os trabalhos do Biofrito.


Além da coleta de óleo de cozinha usado, que se estende até o dia 28 de março, empregados e visitantes da Embrapa têm também a oportunidade, entre os dias 19 e 22 de março, de conhecer ilustrações (fotografias e desenhos) e poemas sobre a temática, publicados em obras recentes das linhas editorias da Embrapa.

 

 


Foto: Patrícia Ferreira

Em tempo

Publicações da Embrapa sobre cultivo da cebola e da acerola ganham nova edição

       

A Embrapa lançou, respectivamente, a 2ª edição revista e ampliada da coleção Plantar Cebola, e a 3ª edição da Plantar A cultura da acerola. Essas publicações, em formato de bolso, contêm ilustrações e informações escritas em linguagem simples e didática que apoiam os produtores, técnicos e estudantes sobre aspectos de manejo, clima, mercado, armazenamento e beneficiamento da cultura da cebola e da acerola.

Originária das regiões que compreendem o Afeganistão, o Irã e parte da Rússia, a cebola é uma cultura de grande importância sob o ponto de vista de volume de consumo e de valor econômico. No Brasil, a cebola é cultivada, principalmente, por pequenos produtores nas regiões Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), Sudeste (São Paulo e Minas Gerais), Nordeste (Bahia e Pernambuco) e no Centro-Oeste (Goiás).

A 2ª edição da coleção Plantar Cebola oferece aos leitores conteúdos atualizados sobre a produção e o mercado da cebola, bem como sobre os processos de cura, beneficiamento, classificação e embalagem, esta última parte com ênfase para as principais especificações que deve conter. A publicação aborda ainda os aspectos básicos relacionados à época de plantio, cultivares mais indicadas, sistemas de irrigação, principais pragas e doenças da cultura, bem como a sua forma de manejo, de colheita e pós-colheita.

Plantar A cultura da acerola - O alto teor de vitamina C da acerola foi a razão para impulsionar, no Brasil, seu cultivo comercial a partir dos anos de 1940. A acerola ou cereja-das-antilhas, como é também conhecida, vem se desenvolvendo principalmente na região do trópico-árido do Nordeste, graças às condições de solo e clima, sobretudo com fins de exportação de produtos naturais.

Visando contribuir para a melhoria da produção da cultura no País, maior produtor, consumidor e exportador mundial de acerola, a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF) lançou a 3ª edição da coleção Plantar A cultura da acerola, contendo descrição botânica e variedades da cultura, aspectos relacionados a podas e raleio, consorciação, controle de pragas e doenças, e coeficientes de produção e de rentabilidade da exploração comercial.

Coleção Plantar- A Embrapa edita a coleção Plantar desde a década de 1990, disponibilizando para os produtores e demais interessados 50 títulos na Livraria Embrapa, todos em formato de bolso, com ilustrações e com temas de cultivos para as cinco regiões do Brasil.

Serviço
Coleção Plantar Cebola - 2ª edição e Plantar A cultura da acerola – 3ª edição – podem ser adquiridas pelo site da Livraria Embrapa no endereço www.embrapa.br/liv, respectivamente, ao preço de R$ 5,00 e R$ 8,00. A Livraria Embrapa atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (61) 3448 4236 e pelo endereço eletrônico sct.vendas@embrapa.br

 
AGENDA AMBIENTAL

Dia Mundial da Água (22 de março) dicas simples para reduzir o consumo doméstico de água

22 de março é o Dia Mundial de Água. A estimativa das Nações Unidas é que, até 2015, pelo menos 11% da população mundial, o equivalente a 783 milhões de pessoas, continuarão carentes de água potável. De acordo com os dados, 1,1 bilhão de pessoas continuam sem redes de esgoto, e cerca de quatro mil crianças morrem diariamente por doenças diarreicas associadas à falta de qualidade da água.

Diante disso, é mais do que fundamental reduzir o consumo de água. A ideia não é deixar de usar a água, mas sim ter consciência de que é importante poupá-la. Para tanto, é preciso adotar soluções para um consumo consciente. Seguem aqui algumas dicas simples para aumentar o consumo consciente da água em casa.

No banheiro
•Passe menos tempo no banho – Cinco minutos é o tempo indicado para um banho completo e sustentável. Um banho de ducha de 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 243 litros de água. Fechando o registro enquanto nos ensaboamos e reduzindo o tempo para 5 minutos, dá para reduzir o consumo de água total para 45 litros.

•Economize quando escovar os dentes – Feche a torneira enquanto escova os dentes. Se enxaguar a boca com um copo d’água, conseguirá economizar mais de 11,5 litros de água (casa) e 79 litros (apartamento);

Na cozinha

•Feche a torneira para lavar a louça – Quando estiver lavando a louça, abra a torneira apenas na hora de molhar e de enxaguar. Lavar a louça com a torneira meio aberta durante 15 minutos representa um consumo de 100 litros de água;

•Na higienização de frutas e legumes – Para higienizar frutas e legumes utilize cloro ou água sanitária, de uso geral (uma colher para um litro de água, por 15 minutos). Depois coloque duas colheres de sopa de vinagre em um litro de água e deixe por mais dez minutos.

Na lavanderia

•Use a roupa mais de uma vez antes de lavar – Algumas roupas como casacos e calças jeans, podem ser utilizadas mais de uma vez antes de irem para a máquina de lavar. Ao fazer isto, você poupa água, energia, produtos de limpeza e, claro, dinheiro;

No jardim

•Regue suas plantas com moderação – Se está ameaçando chover, não faz sentido molhar as plantas. Use a água da chuva. Caso seja necessário regar, prefira fazer isso à noite ou no início da manhã: nas horas mais frias, as plantas usam menos água para sobreviver.

•Deixe a grama crescer – A grama alta retém mais umidade. Por isso, durante o verão, deixe o gramado crescer pelo menos quatro centímetros. Esta providência evitará a aparição de trechos ressecados e diminuirá a necessidade de regar, economizando água.

Fonte: com informações da EcoD

EXPEDIENTE:Informação Tecnológica Em Pauta é um informativo quinzenal de responsabilidade da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF). Gerente-Geral: Fernando do Amaral Pereira; Gerente-Adjunta de Organização e Difusão da Informação: Rúbia Maria Pereira; Gerente-Adjunta de Projetos Editoriais: Lucilene Maria de Andrade; Gerente-Adjunta de Administração: Marlene de Souza Costa de França. Redação e edição: Selma Beltrão (JP 2490/DF). Revisão: Ana Paula Leitão. Apoio: Ilton Barbosa. Sugestões, críticas e para cancelar recebimento dos boletins por e-mail, enviar mensagem para: selma.beltrao@embrapa.br ou fazer contato pelo telefone (61) 3448 2493/2437.