Brasília, DF 28 de fevereiro de 2013/ Edição 60- Ano 07/
Informativo Eletrônico Quinzenal da Embrapa Informação Tecnológica

Dia de Campo na TV estreia programação 2013


Foto: Kátia Marsicano

Novos temas e muito mais informação sobre os recentes resultados da pesquisa desenvolvida pela Embrapa. A partir do dia 8 de março (sexta-feira), o programa Dia de Campo na TV estreia a grade de programação de 2013, ano em que também comemora 15 anos no ar. Na primeira edição, a ser veiculada no Canal Rural (Sky/Net), às 9h, uma entrevista especial com os pesquisadores Rafael Vivian e Maciliano Gaspre, da Embrapa Produtos e Mercado, que vão falar sobre o mercado para sementes de soja convencional, e ainda o making off do programa, mostrando a equipe e o trabalho nos bastidores do Dia de Campo na TV, desde a preparação das reportagens até a gravação no estúdio, na Embrapa Informação Tecnológica, em Brasília, DF.

Ao longo de 2013, outras 43 reportagens e entrevistas já estão sendo preparadas em parceria com as Unidades de pesquisa localizadas em Bento Gonçalves/RS (Embrapa Uva e Vinho), Campo Grande/MS (Embrapa Gado de Corte), Palmas/TO (Embrapa Pesca e Aquicultura) e Bagé/RS (Embrapa Pecuária Sul) e muitas outras , além da Pesagro-RJ. Quem entrevista os convidados no estúdio a partir de agora é a jornalista Eliana Wirtmann, que substitui Vladimir Spinoza, âncora do Dia de Campo na TV nos últimos cinco anos.
Entre as novidades que o programa reserva para este ano, está a primeira pesquisa de recepção do Dia de Campo na TV, destinada a identificar o perfil do telespectador nas diferentes mídias onde a programação é veiculada (tevê, internet) e o uso dos conteúdos em ações pedagógicas e de transferência de tecnologia, com professores e extensionistas.

Para a supervisora de Mídia Eletrônica, Maria Luiza Brochado, o Dia de Campo na TV está em plena renovação. “Nosso objetivo é sempre facilitar o acesso à tecnologia, de forma agradável, criativa e, claro, eficiente no que diz respeito à qualidade do nosso produto que é a informação.” Entre as próximas metas, já está confirmado o lançamento do novo site do Dia de Campo na TV, com mais recursos de interatividade.

Atualmente, 398 reportagens podem ser acessadas pela Videoteca Embrapa (www.youtube.com/videoteca). A história e mais informações sobre o programa estão disponíveis na página www.embrapa.br/diacampo. Na página do programa, também é possível conhecer todos os parceiros da Embrapa na produção do Dia de Campo na TV, assim como as emissoras que transmitem a programação, além do Canal Rural e da NBr, do Governo Federal.

(Redação: Kátia Marsicano – 03645 MTb/DF) .

Sisal e Mata Sul-Pernambucana são as novas árvores do conhecimento na Ageitec


Foto: Antiga Usina Serro Azul, Palmares-PE, Maviael Fonseca, 2010.

Resultado da parceria entre governo federal e mais de 40 instituições públicas e privadas e de um trabalho complexo, que envolveu o esforço de centenas de profissionais e representantes comunitários, acabam de ser lançadas pela Agência Embrapa de Informação Tecnológica (Ageitec) as Árvores do Conhecimento dos Territórios.

Sisal e Mata Sul-Pernambucana são as duas primeiras da série de quatro a serem produzidas, como parte do programa de Inovação Tecnológica e Novas Formas de Gestão da Pesquisa Agropecuária (Agrofuturo), do governo brasileiro, com a participação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A AC Sisal reúne informações gerais sobre a região que abrange 20 municípios do Semiárido baiano, onde vivem mais de 550 mil habitantes. O conteúdo da árvore foi organizado, sob a coordenação da Embrapa Semiárido (Petrolina/PE), com a colaboração da Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (Apaeb), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/BA) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), entre outras instituições envolvidas no Núcleo Piloto de Informação e Gestão Tecnológica para a Agricultura Familiar.

O objetivo do núcleo, além de buscar o desenvolvimento e a implementação de tecnologias sustentáveis para este segmento, é tornar disponíveis e de fácil acesso as informações atualizadas acerca da agricultura familiar no território, por meio da web, utilizando o método de consulta por navegação gráfica. As próximas Árvores do Conhecimento Territórios a serem lançadas são Grande Dourados (MS) e Nordeste Paraense (PA).

A AC Mata Sul-Pernambucana, coordenada pela equipe da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju/PE), também oferece dados não só sobre as características regionais, como as atividades econômicas desenvolvidas, organização social, etc. Pelo histórico de exploração econômica, desde a primeira metade do século 16 a Zona da Mata reflete as raízes culturais ligadas à agroindústria canavieira. Em ambas as árvores, o usuário tem a opção de navegar por meio de uma estrutura ramificada em forma de árvore hiperbólica, por hipertexto ou pelo serviço de busca. O endereço é www.embrapa.br/agencia.

(Redação: Kátia Marsicano – 03645 MTb/DF).

Parceria Prosa Rural e Serviço Florestal Brasileiro completa cinco anos


O programa de rádio Prosa Rural e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), do Ministério do Meio Ambiente, completam em 2013 cinco anos de parceria pelas ondas do rádio. Desde 2008, as ações e os serviços realizados pelo SFB na Amazônia são divulgados nos programas produzidos pelo Prosa Rural para a região Norte do Brasil.

“Este é um exemplo de como podemos juntar forças e criar sinergias entre diversas ações de governo para potenciá-las nas comunidades”, destaca Fernando do Amaral Pereira, gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Unidade da Embrapa responsável pela produção do Prosa Rural e também pela formalização das parcerias que envolvem o programa. Ele destaca que, além do SFB, o Prosa Rural conta ainda com importantes parceiros como os ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Desenvolvimento Agrário (MDA), e a Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço).

O SFB tem como missão conciliar o uso e a conservação das florestas em benefício das comunidades. Importantes informações sobre o manejo florestal, concessão florestal, combate à grilagem, dentre outros, são exemplos de temas divulgados no programa de rádio da Embrapa. O quadro, que tem duração de aproximadamente um minuto em cada programa do Prosa Rural produzido para a região Norte (Minuto do Serviço Florestal Brasileiro), conta com importantes participações de técnicos do órgão e
extrativistas da Região Amazônica.

Serviço: Prosa Rural – www.embrapa.br/prosarural e SFB - www.florestal.gov.br. (Redação: Maria Clara Guaraldo – MTB 5027/MG)

Em tempo

Já está disponível a publicação Sistemas agroflorestais para a agricultura familiar da Amazônia. Em formato de livro de bolso, apresenta os principais tipos de sistemas agroflorestais, suas características, orientações e o passo a passo para a implantação de um sistema agroflorestal. A obra, que custa R$ 4,00, é resultado da parceria entre a Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus, AM) e a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF). Informações: Livraria Embrapa - www.embrapa.br/liv.

.

 
AGENDA AMBIENTAL

A Lei de Crimes Ambientais é um dos mais importantes instrumentos de exercício da cidadania e é importante que todos os brasileiros, de todas as idades, conheçam o seu conteúdo, principalmente para entender o quanto cada um de nós pode fazer em defesa dos seres e do ambiente em que vivemos. Afinal, fazemos parte de tudo isso também.
No site do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), está disponível uma versão da lei especialmente para crianças. Ler junto com a família e discutir o que ela significa faz parte da nossa parcela de responsabilidade por um mundo melhor.

Vale conferir.
http://www.ibama.gov.br/documentos/cartilha-leis-de-crimes-ambientais.

EXPEDIENTE:Informação Tecnológica Em Pauta é um informativo quinzenal de responsabilidade da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF). Gerente-Geral: Fernando do Amaral Pereira; Gerente-Adjunta de Organização e Difusão da Informação: Rúbia Maria Pereira; Gerente-Adjunta de Projetos Editoriais: Lucilene Maria de Andrade; Gerente-Adjunta de Administração: Marlene de Souza Costa de França. Redação e edição: Kátia Marsicano - substituta (JP 03546/DF). Revisão: Raquel Lemos. Apoio: Ilton Barbosa. Sugestões, críticas e para cancelar recebimento dos boletins por e-mail, enviar mensagem para: selma.beltrao@embrapa.br ou fazer contato pelo telefone (61) 3448 2493/2437.