Brasília, DF 15 de janeiro de 2013/ Edição 58 - Ano 07/ Informativo Eletrônico Quinzenal da Embrapa Informação Tecnológica

Vídeos da Embrapa recebem mais de um milhão de acessos

Criada em novembro de 2008 para ampliar o acesso aos vídeos produzidos pela Embrapa, a Videoteca Embrapa (www.embrapa.br/videoteca) encerrou o ano de 2012 com mais de um milhão de acessos, por meio do Canal Youtube.

“Toda semana um novo vídeo é postado, a partir da produção do programa Dia de Campo na TV (DCTV), com destaque para a reportagem principal, que sempre aborda uma tecnologia gerada pela Embrapa ou por parceiros”, explica Maria Luiza Brochado, supervisora de Mídia Eletrônica da Embrapa Informação Tecnológica.

Atualmente, a Videoteca Embrapa disponibiliza 393 títulos de vídeos do programa DCTV, com temas sobre agricultura, pecuária, meio ambiente, agroindústria, segurança alimentar, recursos genéticos, entre outros, alguns deles dublados em espanhol.

O Canal da Videoteca no Youtube conta também com 1.500 internautas inscritos, aos quais permite, semanalmente, o acesso aos novos conteúdos, bem como postagens de vídeos sobre temas relacionados. O uso dessa rede social tem permitido, à Embrapa, divulgar melhor suas tecnologias, tirar dúvidas e receber críticas e sugestões, a exemplo do comentário feito pelo internauta, De Mendes, “este canal da Embrapa é um grande serviço prestado aos produtores rurais e ao Brasil, parabéns pela iniciativa”.

15 anos de DCTV

Neste ano o programa Dia de Campo na TV comemora 15 anos. E desde sua criação pela Embrapa, em 1998, vem cumprindo um importante papel ao veicular resultados de pesquisas para um público diverso, que inclui produtores, extensionistas, estudantes e donas de casa, por meio de reportagens e entrevistas apresentadas em linguagem acessível e mostrando a tecnologia em forma de passo a passo. O programa, produzido pela Embrapa Informação Tecnológica em parceria com todas as Unidades da Empresa e com as Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Oepas), é veiculado no Brasil pela TV NBr, pelo Canal Rural e por mais sete emissoras regionais, além de em portais como o Agromix e o Canal Internacional. Na América do Sul, é veiculado na Argentina, pelo programa Semanagro; e na Venezuela, pela Telesur.

Solos tropicais e tecnologia de alimentos são os novos temas da Agência de Informação Embrapa


Ilustração: Marcos de Oliveira Moulin

A Agência de Informação Embrapa, coordenada pela Embrapa Informação Tecnológica em parceria com a Embrapa Informática Agropecuária, acaba de lançar duas novas Árvores do Conhecimento, a AC Solos Tropicais e a AC Tecnologia de Alimentos, para ofertar a produtores, técnicos, estudantes e demais interessados, informações e conhecimentos gerados pela pesquisa agropecuária sobre esses temas.

A AC Solos Tropicais oferece informações sobre a diversidade de solos identificados no nosso país, conceituados no Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS). Os solos tropicais são muito heterogêneos, em decorrência das condições ambientais das quais se originam (clima, relevo, material de origem e cobertura vegetal), apresentando características típicas, e a sua preservação, como a de outros recursos naturais, é vital para garantir inúmeros bens e serviços ambientais à humanidade.

Com a criação dessa árvore do conhecimento, os interessados poderão conhecer melhor, por meio do estudo do solo, porque um solo difere do outro na cor, na espessura, na textura, na sua composição química, nas propriedades físico-hídricas e na sua capacidade de fornecer nutrientes às plantas, o que lhes confere as condições de potenciais e limitações muito variáveis para uso e manejo agropecuário e florestal.

Outra importante contribuição da AC Solos Tropicais é apresentar o uso do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS), um sistema multicategórico, descendente e de abrangência nacional, aberto a atualizações e inserções e hierarquizado em seis diferentes níveis categóricos inseridos na Chave do Sistema Brasileiro de Classificação dos Solos.


Mais conhecimentos na web para preservar alimentos


A AC Tecnologia de Alimentos oferece informações sobre tecnologia de alimentos, abrangendo aspectos ambientais, máquinas e equipamentos, processos, qualidade, segurança e socioeconomia, além do acesso a recursos de informação na íntegra.

Tecnologia de alimentos é, por definição, o conjunto de conhecimentos e conceitos baseados em princípios científicos que se aplicam à preservação dos alimentos, e tem como principal objetivo estender o tempo de vida útil dos alimentos, preservando ao máximo a sua qualidade, por meio da inibição dos possíveis processos deteriorativos, e proporcionando a segurança adequada ao consumo.

De acordo com a editora técnica da AC Tecnologia de Alimentos e pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos, Renata Torrezan, o objetivo deste arranjo de informações, na forma de uma árvore hiperbólica sobre tecnologia de alimentos, é facilitar o acesso dos usuários a processos, produtos e outros assuntos relacionados à tecnologia de alimentos.

Em tempo

Livro apresenta fundamentos da estabilidade de alimentos para garantir mais tempo de vida e estocagem


A degradação dos alimentos caracteriza-se por diversos tipos de alterações de ordem química, física ou microbiológica, que resultam na perda progressiva dos níveis de qualidade do produto. E todos os alimentos sofrem graus variados de deterioração durante sua estocagem, que podem comprometer a segurança alimentar do consumidor.

Daí a importância de se entender os mecanismos envolvidos na estabilidade dos alimentos. Para tratar desse tema e disponibilizar, para os profissionais dos diversos setores da indústria de alimentos e de bebidas, informações sobre métodos de conservação e seleção do sistema de embalagens, a Embrapa lançou a segunda edição revista e atualizada do livro Fundamentos de estabilidade de alimentos. A obra é resultado da parceria editorial entre a Embrapa Agroindústria de Alimentos (Fortaleza, CE) e a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF), e conta com a participação de pesquisadores e professores de sete instituições de pesquisa e ensino, além de duas Unidades da Embrapa.

As principais alterações químicas, microbiológicas e físicas responsáveis pela qualidade dos alimentos durante sua estocagem, os fundamentos dos métodos convencionais e não convencionais de conservação, as interações embalagem e alimentos e as aplicações da nanotecnologia em embalagens com a finalidade de preservar ao máximo as propriedades originais dos alimentos são os temas abordados nos nove capítulos do livro.

Nessa segunda edição, Fundamentos de estabilidade de alimentos oferece ao leitor dois novos capítulos que tratam do uso das embalagens ativas, uma tendência da engenharia de alimentos, e outro sobre as diversas aplicações da nanotecnologia nas embalagens de alimentos, as quais podem oferecer maior estabilidade aos alimentos acondicionados, e maior grau de proteção ao sistema de embalagem.


Fundamentos de estabilidade de alimentos pode ser adquirido por R$ 30,00 na página eletrônica da Livraria Embrapa (www.embrapa.br/liv), ou via ligação para +55 (61) 3448-4236, ou via contato pelo e-mail (sct.vendas@sct.embrapa.br).

AGENDA AMBIENTAL

2013 é o Ano Internacional para a Cooperação pela Água

Criado por uma resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), o Ano Internacional para a Cooperação pela Água tem como objetivo aumentar a conscientização sobre os desafios do manejo da água e promover uma maior interação de nações.
Segundo a ONU-Água, existe um aumento da demanda pelo acesso, pela alocação e pelos serviços relacionados a esse bem natural. O ano vai destacar iniciativas de sucesso sobre cooperação pela água. (Fonte: www.onu.org.br)

EXPEDIENTE:Informação Tecnológica Em Pauta é um informativo quinzenal de responsabilidade da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF). Gerente-Geral: Fernando do Amaral Pereira; Gerente-Adjunta de Organização e Difusão da Informação: Rúbia Maria Pereira; Gerente-Adjunta de Projetos Editoriais: Lucilene Maria de Andrade; Gerente-Adjunta de Administração: Marlene de Souza Costa de França. Redação e edição: Selma Beltrão (JP 2490/DF). Revisão: Raquel Lemos (Mtb 2241/DF). Apoio: Julio Lino. Sugestões, críticas e para cancelar recebimento dos boletins por e-mail, enviar mensagem para: selma.beltrao@embrapa.br ou fazer contato pelo telefone (61) 3448 2493/2437.