Para a Embrapa Informação Tecnológica, que completou 21 anos em agosto, 2012 foi um ano de grandes avanços na gestão e na difusão da informação, bem como para o fortalecimento das parcerias. Avanços que resultaram no lançamento dos primeiros livros digitais, em formato e-Pub, acompanhando a nova tendência do mercado editorial mundial e de olho em um público ávido por informações técnico-científicas e cada vez mais acostumado ao universo digital.
Um ano de reformas nos estúdios de gravação dos programas semanais do Dia de Campo na TV (DCTV) e Prosa Rural, que deram ao DCTV um cenário mais moderno, com novos móveis e nova iluminação, e, ao estúdio de rádio, um novo revestimento para o tratamento acústico. Também a Biblioteca Edmundo Fontoura Gastal, situada no edifício Sede da Empresa, foi reformada e reinaugurada em abril, com espaço de 801 m², salas de leitura e de reunião para melhor atender ao público.
Modernização foi a palavra de ordem para o Portal Embrapa, a principal porta de acesso digital da sociedade às informações técnico-científicas da Empresa. A nova versão desse website está sendo desenvolvida com uso de ferramenta em Liferay, e vai oferecer aos usuários, a partir de abril de 2013, novas funcionalidades e nova arquitetura de informação, além de mais conteúdos em inglês e espanhol. Os Sistemas de Produção Embrapa, um dos repositórios mais acessados no Portal, também passam por um processo de evolução, com o desenvolvimento de novo site, novo leiaute e de um gestor de conteúdos.
Recordes de acessos − os serviços de acesso aberto a conteúdos técnicos e científicos da Embrapa, o Informação Tecnológica em Agricultura (Infoteca-e ) e o Acesso Livre à Informação Científica da Embrapa (Alice) contabilizaram, juntos, mais de 1 milhão de downloads neste ano, além de, em pouco mais de um ano de existência, o Alice ter alcançado o ranking dos cinco primeiros repositórios mais acessados em todo o Brasil, o 16º na América Latina, o 18º entre os países integrantes do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o 96º no ranking da América e o 353º no ranking mundial.
A Agência de Informação Embrapa também evoluiu e publicou 16 novas Árvores do Conhecimento (ACs). Com isso, ampliou o acesso de produtores, técnicos e estudantes a informações sobre as fases de pré-produção, produção e pós-produção de cultivos, criações e temas como manejo florestal, agroenergia, plantio direto e bioma Caatinga; passando assim a ter uma média de 4 mil acessos diários e 100 mil mensais.
Lançamentos editoriais − Na área de produção impressa, a Unidade investiu em novos equipamentos gráficos – como, por exemplo, uma alceadeira –, que ajudaram a imprimir mais de 40 novos títulos em 2012, como a Série Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, lançada, inclusive, em grandes eventos nacionais como a “Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável – Rio+20”, e na “22ª Bienal do Livro de São Paulo”, que contaram com a participação da Livraria Embrapa.

Avanços na Comunicação Científica − A revista Pesquisa Agropecuária Brasileira (PAB), editada desde 1966, atingiu, em junho deste ano, um novo status, conforme publicado pelo Journal Citation Reports (JCR): um mecanismo que avalia e compara publicações técnico-científicas de 60 países. De acordo com o JCR, o fator de impacto atribuído à PAB passou de 0,686 para 0,756, o que a coloca em 25º lugar no ranking dos 93 periódicos científicos brasileiros indexados pelo mecanismo, e em segundo lugar entre os periódicos brasileiros sobre agricultura no ranking de publicações científicas internacionais.
Para melhor enfrentar os desafios do periodismo científico brasileiro nos cenários nacional e internacional, a Embrapa Informação Tecnológica promoveu, em fevereiro, a unificação da coordenação administrativa e operacional das revistas Pesquisa Agropecuária Brasileira (PAB), Cadernos de Ciência & Tecnologia (CC&T) e Revista de Política Agrícola (RPA), que têm, respectivamente, periodicidades mensal, quadrimestral e trimestral.
Desafios em ciência para crianças e jovens – Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada em outubro em todo o Brasil, bem como na Conferência Rio +20, 700 crianças de do ensino fundamental foram desafiadas a conhecer e estudar sobre transgênicos, clonagem animal e identificação de diferentes tipos de solo, por meio de aulas de ciências, jogos e debate online no site Contando Ciência na Web, que, completou um ano de atividade em abril.

Capacitações fortalecem parcerias – Radialistas, extensionistas, educadores, bibliotecários, empregados atuantes em gestão arquivística e comunicadores participaram, neste ano, de ações de capacitação coordenadas pela Unidade para a melhoria da atuação desses profissionais na produção de programas radiofônicos e televisivos do Prosa Rural e do Dia de Campo na TV; na organização e na difusão da informação técnico-científica e documental; bem como no uso do acervo das Minibibliotecas. Além disso, a Unidade promoveu capacitações em fluxo editorial e design gráfico para técnicos do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM). O conjunto de dessas atividades tiveram como principal propósito fortalecer as parcerias internas e externas constituídas em torno das ações coordenadas pela Embrapa Informação Tecnológica.

Mais de 100 rádios parceiras e comunicadores da Embrapa discutiram, nos dois encontros do “Prosa em Sintonia” (Recife e Salvador), propostas para inovações no formato do programa semanal de rádio e o estreitamento de sua a parceria com a Embrapa, via a constituição de uma rede. A iniciativa teve o apoio dos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Desenvolvimento Agrário (MDA), no âmbito do Plano Brasil sem Miséria.

Com o uso de dinâmicas que promovem a integração e a reflexão dos participantes sobre seu papel de leitor, as Minibibliotecas capacitaram, neste ano, 90 mediadores, entre técnicos da extensão rural, educadores de escolas rurais e profissionais de transferência de tecnologia da Embrapa, para melhor utilizar o seu acervo em projetos e práticas de trabalho com agricultores e jovens, e, assim, contribuir para a melhoria da qualidade de vida tanto da comunidade escolar da comunidade local atendidas com os kits. Em 2012, as Minibibliotecas também se ampliaram para atender demandas de informação dos territórios da cidadania do Semiárido brasileiro contemplados pelo Plano Brasil sem Miséria, além de terem promovido a abertura de um edital para incentivar instituições públicas e privadas a apresentarem projetos com foco no uso de seu acervo.
Planejamento estratégico – Grandes esforços também foram envidados no processo de melhoria da governança administrativa e do planejamento da Unidade, que discutiu intensamente o Plano de Ações Gerenciais Estratégicas 2012-2014, e tem trabalhado na atualização do seu Plano Diretor (PDU 2012-2015).
Para 2013, as expectativas são de avançar ainda mais na inovação e na criatividade, “sempre conscientes de que a nosso desafio é buscar soluções e parcerias para, cada vez mais, tornar as informações geradas pela pesquisa acessíveis para toda a sociedade”, enfatiza o gerente-geral da Unidade, Fernando do Amaral Pereira.
|
Trinta e sete títulos de publicações digitais (e-books) foram lançados pela Embrapa Informação Tecnológica em 2012. A iniciativa marcou as comemorações do 39º aniversário da Empresa, em abril, com o anúncio das primeiras treze edições técnico-científicas convertidas no formato e-pub, internacionalmente reconhecido, aberto e recomendado para esse tipo de edição. O objetivo inicial foi testar o mercado e avaliar o interesse do público, além de ampliar o acesso às publicações e atender a uma demanda formada por leitores interessados ou familiarizados com a tecnologia destinada à leitura digital.
As primeiras publicações foram Agroecologia: princípios e técnicas para uma agricultura orgânica sustentável e Biotecnologia aplicada à agricultura: textos de apoio e protocolos experimentais (ambos da Embrapa Agrobiologia, RJ); Árvores de São Mateus do Sul e região, Genética da Soja: caracteres qualitativos e diversidade genética, Origem e evolução de plantas cultivadas – português Novos ângulos da história da agricultura no Brasil (Embrapa), entre outros.
Toda a série Educação Ambiental para o desenvolvimento sustentável, composta por sete volumes, de autoria da pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), Valéria Hammes, também pode ser acessada. A publicação apresenta a metodologia baseada no princípio “ver-julgar-agir” aplicado à formação de sociedades mais sustentáveis. O lançamento ocorreu durante a “Conferência das Nações Unidade sobre o Desenvolvimento Sustentável – Rio +20”, realizada no Rio de Janeiro, em julho deste ano.
Outras publicações lançadas foram o livro Estoques de carbono e emissões de gases de efeito estufa na agropecuária brasileira, que apresenta a contribuição da pesquisa para o avanço do conhecimento sobre emissões de gases de efeito estufa (GEEs) no setor agrícola nacional; e o Atlas Climático da região Sul, que contém mais de duas centenas de ilustrações, tabelas e textos que mostram com detalhes a variação mensal e sazonal dos parâmetros climáticos ao longo do ano na região.
“A facilidade que os e-books oferecem é grande, porque, além da economia com papel e impressão gráfica, representam redução de gastos de venda para o consumidor e ainda fazem a diferença em um momento em que o futuro cobra práticas cada vez mais sustentáveis em todos os processos”, comenta o gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando do Amaral Pereira. A Unidade, localizada em Brasília, é a coordenadora do projeto, em parceria com as demais unidades de pesquisa, responsáveis pelos conteúdos originalmente impressos. Para o próximo ano, novos títulos estão sendo preparados, com a mesma diversidade de temas, diretamente relacionados ao foco das pesquisas desenvolvidas pela Embrapa.
Para adquirir as publicações em formato digital, basta acessar o link localizado na página da Livraria Embrapa: www.embrapa.br/liv. As vendas estão sendo feitas por meio da Livraria Saraiva. |