Brasília, DF 30 de outubro de 2012/ Edição 54 - Ano 06/ Informativo Eletrônico Quinzenal da Embrapa Informação Tecnológica

É tempo de apresentar propostas para a programação 2013 do Prosa Rural e do Dia de Campo na TV

Parceiros externos e Unidades da Embrapa podem apresentar, respectivamente, até o dia 11 e 19 de novembro, propostas de temas para as grades de programação dos programas semanais radiofônico Prosa Rural e televiso Dia de Campo na TV (DCTV).
As propostas devem ser submetidas conforme orientações dos editais publicados nos sites dos respectivos programas, e na homepage da Embrapa Informação Tecnológica, pelo endereço www.sct.embrapa.br.

Para compor a grade de 2013 o DCTV, que tem estréia prevista para o dia 8 de março, serão selecionados temas para a veiculação de cerca de 45 programas, com as seguintes linhas temáticas: Agricultura; Agroenergia;Agroindústria e tecnologia de alimentos; Pesca e aquicultura; Ecologia e agroecologia; Pecuária; Meio ambiente; Recursos genéticos e biotecnologia; Segurança alimentar; Floresta e silvicultura; Geoprocessamento e sensoriamento remoto; e Desenvolvimento social.

Quanto ao Prosa Rural, as propostas devem ser submetidas com temas que atendam às especificidades regionais do programa, que possui quatro grades semanais (Norte, Nordeste/Vale do Jequitinhonha, Sul e Centro-Oeste/Sudeste). Para o próximo ano, as linhas temáticas previstas no edital do programa de rádio, cujos públicos-alvos são o pequeno agricultor e a juventude rural, são: Agricultura familiar; Segurança alimentar; Meio ambiente; Agroindústria; Aquicultura; e Pecuária.

Neste ano, há um diferencial no edital do Prosa Rural, que, para ampliar a participação das Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Oepas), bem como das Unidades da Embrapa, as quais atuam em rede e são parceiras do programa desde a sua criação, incluiu a possibilidade de apresentação programas temáticos, que tratem não especificamente de resultados de uma pesquisa, mas de um tema mais amplo, a ser desenvolvido de forma isolada ou em parceria com outras Unidades e instituições, desde que sejam aplicadas a todas as regiões do País.

Para conhecer o edital do Dia de Campo na TV 2013 acesse:
http://hotsites.sct.embrapa.br/diacampo/envio-de-propostas/Edital_DCTV_2013.pdf/view

Para conhecer o edital do Prosa Rural 2013 acesse:

http://hotsites.sct.embrapa.br/prosarural/envio-de-propostas/Edital_Prosa_Rural_2013.pdf.

Fruticultura em Ambiente Protegido e Pequenas Frutas são temas das novas publicações da Embrapa

Mirtilo, amoras-pretas e framboesa são pequenas frutas com alto teor antioxidante e comumente associadas com a promoção da longevidade. Além dos benefícios para a saúde humana, essas pequenas frutas, associadas ao cultivo do morango, representam para os produtores uma importante oportunidade de negócios no mercado externo, sobretudo, nos períodos de contra-estação na América do Norte.

Os produtores e consumidores dessas pequenas frutas ganharam um importante aliado para esclarecer dúvidas e tornar essa atividade agrícola mais rentável e sustentável, o livro 500 Perguntas 500 Respostas – Pequenas frutas: o produtor pergunta, a Embrapa responde. A publicação foi produzida em parceria técnica das Unidades da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) e Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS), e em parceria editorial com a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF), a publicação está disponível na Livraria Embrapa ao custo de R$ 14,00.

Interessados em informações técnicas sobre o uso da plasticultura em fruticultura já têm à disposição o livro Fruticultura em ambiente protegido lançado durante o " XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura", que aconteceu no período de 22 e 26 de outubro, em Bento Gonçalves (RS).

Utilizada primeiramente na produção de hortaliças e flores, a técnica da cobertura plástica, com o desenvolvimento de novos materiais, tem ampliado na última década o seu uso em fruticultura pelas possibilidades de manipulações microclimáticas. Ela permite, por exemplo, ampliar o período de produção ao longo do ano, produzir em novas regiões, reduzir ou eliminar o uso de agroquímicos, bem como a obtenção de um fruto com maior qualidade.

“Não existia nenhum livro no Brasil apresentando informações técnicas sobre a fruticultura em ambiente protegido no Brasil”, declarou o editor Geraldo Chavarria, da Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS), durante o seu lançamento. A expectativa é que com a disponibilização da obra haja a ampliação no uso da cobertura plástica como uma alternativa viável e sustentável, principalmente, para o cultivo de espécies frutíferas que apresentam produtos com alto valor agregado e enfrentam restrições ambientais de cultivo.

Segundo Henrique Pessoa dos Santos, da Embrapa Uva e Vinho, o cultivo protegido pode ser uma alternativa para os produtores interessados em sistemas de produção que proporcionem frutos de qualidade com menor risco ao consumidor, como a agricultura orgânica. “Ao usar o plástico, o produtor irá se deparar com um novo sistema de produção. Serão necessários adequações nos manejos fitotécnico e fitossanitário da planta”, alerta.

O livro está disponível na Livraria Embrapa, ao preço de R$ 20,00, e apresenta resultados recentes de pesquisas com cultivo protegido de sete espécies frutíferas: bananeira, figueira, macieira, mamoeiro, morangueiro, pessegueiro e videira. Contou com a colaboração de 19 pesquisadores de 11 instituições do Brasil e do exterior.

Em tempo

Abertas as inscrições para o seminário e o lançamento da PAB temática sobre P&D&I geoespaciais para agricultura

De 21 a 23 de novembro acontecem em Campinas (SP) seminário e lançamento da edição temática da revista Pesquisa Agropecuária Brasileira (PAB), com mesas redondas que debaterão temas como Sensoriamento remoto, Agricultura de precisão, Sistemas de informação geográfica e Base de dados geoespaciais.

Os interessados podem fazer as inscrições pelo site:
www.cnpm.embrapa.br/geopab.html


AGENDA AMBIENTAL

Qual a diferença entre querer e precisar? Por que é importante, desde cedo, as crianças compreenderem  que o consumo abusivo ou desnecessário pode prejudicar sua família e seu planeta? Consciente de que crianças influenciam fortemente o consumo dos pais e muitas vezes levam a família a se endividar para adquirir brinquedos e eletrônicos, o governo federal, por intermédio do Ministério do Meio Ambiente, lançou este mês a cartilha Consumismo infantil: na Contramão da Sustentabilidade.

A cartilha faz parte da campanha de conscientização da população sobre a importância do tema prevista para 2013 e está disponível no portal do ministério, no endereço: www.gov.br 

.

Informação Tecnológica Em Pauta é um informativo quinzenal de responsabilidade da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF). Gerente-Geral: Fernando do Amaral Pereira; Gerente-Adjunta de Organização e Difusão da Informação: Rúbia Maria Pereira; Gerente-Adjunta de Projetos Editoriais: Lucilene Maria de Andrade; Gerente-Adjunta de Administração: Marlene de Souza Costa de França. Redação e edição: Selma Beltrão (JP 2490/DF). Revisão: Raquel Lemos (Mtb 2241/DF). Colaboraram nesta edição: Katia Marsicano (MT 03645 DF) e Viviane Zanella. Apoio: Guilherme Pitrez e Julio Lino. Sugestões, críticas e para cancelar recebimento dos boletins por e-mail, enviar mensagem para: selma.beltrao@embrapa.br ou fazer contato pelo telefone (61) 3448 2493/4590.