Brasília, DF 31 de agosto de 2012/ Edição 50 - Ano 06/ Informativo Eletrônico Quinzenal da Embrapa Informação Tecnológica | ||||
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Videoteca Embrapa perto de atingir um milhão de acessos |
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São 386 vídeos com reportagens especiais exibidas cerca de 800 mil vezes por internautas, estudantes, pesquisadores e profissionais de diversos segmentos um saldo que se altera diariamente, a cada atualização e novo acesso do conteúdo disponível na Videoteca Embrapa. Criada há 3 anos, funciona como um grande repositório, ou seja, um arquivo de vídeos, até o momento praticamente composto pelas reportagens do programa Dia de Campo na TV, produzido pela Embrapa Informação Tecnológica e um dos principais canais de divulgação dos resultados da pesquisa científica desenvolvida pela Empresa em todo o Brasil. Levantamento realizado até o mês de julho de 2012 mostra que entre as preferências dos usuários três reportagens se destacaram como as mais acessadas. Compostagem: manejo e utilização na agricultura orgânica (com 27.652 acessos), da Embrapa Agrobiologia; Hortas comunitárias urbanas (24.463), da Embrapa Hortaliças, e Capim elefante: nova fonte alternativa de energia (24.712), da Embrapa Agrobiologia. Cada reportagem tem cerca de 5 minutos de duração e oferece, de forma didática, orientação sobre o tema, para que produtores e extensionistas possam adotar a mesma técnica no dia a dia do campo. Além destas, também estão disponíveis para consulta reportagens sobre temas como uso da agricultura de precisão, produção de mudas, integração lavoura-pecuária-floresta, produção de sementes orgânicas, briquetes, biofertilizantes, hortaliças tradicionais, variedades de feijão e fim da picada de borrachudos. “As pessoas têm a opção de localizar o tema que procuram, adicionar a uma lista de favoritos e ainda compartilhar via redes sociais”, explica a supervisora do Setor de Mídia Eletrônica, Maria Luiza Brochado. A Videoteca Embrapa está hospedada no Youtube, um dos principais portais de vídeo da internet, por onde podem ser feitas as buscas pelos conteúdos. “Outra possibilidade interessante é a interatividade com o usuário”, diz ela, lembrando que muitas pessoas deixam registrados comentários e opiniões relacionadas aos vídeos. Mais de mil endereços eletrônicos já foram cadastrados para receber mensagens relacionadas às atualizações da ferramenta, realizada após a veiculação do programa Dia de Campo na TV.
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Duas novas Árvores do Conhecimento foram lançadas em agosto pela Agência de Informação Embrapa: AC Cenoura e AC Coco |
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A Agência de Informação Embrapa (AIE), projeto de publicação de conteúdos online sobre produtos e temas do negócio agrícola mantido pela Embrapa Informação Tecnológica e a Embrapa Informática Agropecuária, lançou, no mês de agosto, dois novos conteúdos: as Árvores do Conhecimento (AC) Coco e Cenoura. Foto: Carlos Solano A cenoura é um vegetal que possui enorme importância econômica e social. Estima-se que sejam cultivados anualmente cerca de 25 mil hectares da cultura com produção em torno de 1 milhão de toneladas. Mas a situação nem sempre foi essa. Na AC Cenoura (Pré-produção / Socioeconomia), os internautas encontram informações sobre a mudança no mercado de consumo desse vegetal em virtudo dos avanços da pesquisa, resultantes, principalmente, de um programa de melhoramento desenvolvido, desde 1976, pela Embrapa Hortaliças (Gama, DF) em parceria com a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP). Em 1981, o programa lançou a cultivar Brasília, desenvolvida para plantio no verão. Antes do seu lançamento, o Brasil possuía apenas cultivares de cenoura de inverno. As sementes desses materiais eram principalmente importadas do Japão, Estados Unidos e Europa. Esse fato tornava o País altamente dependente de importação de sementes de cenoura para o plantio. A adoção da cultivar Brasília associada a outras novas tecnologias de produção, tais como plantios com máquinas de precisão, novas formas de manejo, novas técnicas de irrigação, etc., ajudou a elevar a rentabilidade da cultura em proporções significativas, pelo expressivo aumento de produtividade e redução do custo de produção. Além desse histórico sobre o desenvolvimento da cultura no Brasil, o conteúdo da AC Cenoura, produzido pela Embrapa Hortaliças em parceria com a Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), também traz várias informações sobre clima, solo, sementes e insumos, tratos culturais, irrigação, colheita e pós-colheita, processamento e consumo, entre outros. Fotos: Fernando Cintra , 2007 e Wilosn Aragão, 2007 Ilustração : Raquel Fernandes de A O conteúdo da AC Coco foi produzido pela Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) e pela Embrapa Agroindústria de Alimentos (Fortaleza, CE). Embora não seja originário do Brasil, o coqueiro tornou-se uma espécie vegetal de grande importância no País ao se adaptar muito bem às regiões litorâneas, marcadas por um ecossistema frágil. A temperatura, luminosidade e umidade relativa do ar dessas áreas são condições nas quais poucas culturas são capazes de sobreviver, mas são favoráveis ao desenvolvimento do coqueiro. No Brasil, estima-se que mais de 220 mil produtores sejam beneficiados por essa cultura, que ocupa aproximadamente 280 mil hectares, dos quais 80% estão localizados predominantemente em área de baixada litorânea e tabuleiros costeiros na faixa litorânea do Nordeste. Ao tratar da etapa de pré-produção, a AC Coco apresenta as características da espécie e dados sobre recursos genéticos e melhoramento. Em Produção os internautas encontram tudo sobre o manejo da cultura como adubação, irrigação, doenças e pragas, produção de sementes e mudas, além de custo e rentabilidade da cultura. Em Pós-produção estão informações sobre os coprodutos do coco, incluindo alternativas para o aproveitamento ambientalmente correto dos resíduos da cultura (casca, cachos e folhas).
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Em tempo | ||||
Acesso Aberto da Embrapa |
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Após 14 meses no ar, os serviços de acesso aberto aos conteúdos técnicos e científicos da Embrapa, Informação Tecnológica em Agricultura (Infoteca-e ) e Acesso Livre à Informação Científica da Embrapa (Alice), contabilizaram, juntos, mais de 1 bilhão de downloads. Acesso aberto é a livre disponibilização, na internet, de informações de caráter científico e, no caso da Embrapa, também de caráter técnico. As plataformas de acesso aberto permitem a qualquer pessoa pesquisar, consultar, fazer downloads, imprimir, copiar e distribuir, desde que sem fins lucrativos, textos integrais de artigos e outras fontes de informação científica. No Alice, os internautas encontram a produção científica dos pesquisadores da Embrapa, tendo acesso ao conteúdo integral de teses e dissertações, artigos, capítulos de livros e notas técnicas. Os conteúdos de caráter técnico editados na própria Embrapa em formato de cartilhas, livros para transferência de tecnologia e programas de rádio e de televisão são encontrados no Infoteca-e. As estatísticas de acesso aos dois sites foram consolidadas pela Embrapa Informática Agropecuária, parceira da Embrapa Informação Tecnológica na manutenção dos serviços Alice e Infoteca-e. Além do total de downloads, a consolidação apresenta, ainda, outros números, como o número total de arquivos baixados e os tipos de publicação mais demandados pelos internautas. Confira abaixo os principais dados referentes a cada um dos serviços segundo os dados contabilizados de junho de 2011 a agosto de 2012:
Os conteúdos mais baixados no Infoteca-e são títulos das coleções Criar, Plantar e ABC da Agricultura Familiar, todas editadas pela Embrapa Informação Tecnológica.
Os arquivos mais baixados são das coleções de artigos publicados em anais de congressos e em periódicos indexados. |
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AGENDA AMBIENTAL | ||||
Na terceira publicação da série que aborda os conceitos por trás dos 6 Erres da Sustentabilidade (Repensar, Repor, Reparar, Reutilizar, Reduzir, e Reciclar), o tema é Reparar. Reparar – esse erre traduz a preocupação com a restauração de peças quebradas de um produto. Reparar é uma excelente alternativa que contribui para a preservação do planeta. Eletrodomésticos que quebram, por exemplo, podem ser consertados, pois existem peças de reposição no mercado, não sendo necessário comprar um aparelho novo. (Fonte: O pensamento do ciclo de vida: uma história de descobertas. Ibict, 2012, com ilustrações do Maurício de Sousa, e com apoio de outras instituições entre as quais a Embrapa)
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