Brasília, DF 17 de agosto de 2012/ Edição 49 - Ano 06/ Informativo Eletrônico Quinzenal da Embrapa Informação Tecnológica

Embrapa Informação Tecnológica: 21 anos de inovação na gestão e na difusão da informação técnico-científica

Foto: Francisco Martins

Em agosto de 1991, pouco mais de 50 empregados de alguns setores que funcionavam no edifício Sede da Embrapa foram convidados a integrar uma nova Unidade da Empresa, o Serviço de Produção de Informação. Parte deles trabalhava na gráfica e outra parte integrava o Departamento de Informação e Documentação, responsável por algumas das primeiras iniciativas da Empresa na área editorial. O objetivo da nova Unidade de Serviços era coordenar a criação e distribuição de diversos produtos de informação científica e tecnológica a fim de divulgar os resultados da pesquisa gerada pela Empresa.

Nascia, naquele momento, a Embrapa Informação Tecnológica, que adotou essa denominação dez anos depois, em 2001. Desde o começo, a Unidade, situada em Brasília (DF) atua em parceria com os demais centros de pesquisa da Embrapa, responsáveis pela proposição e produção inicial dos conteúdos a serem divulgados.

Foto: Feliciano Alves de Araújo

Tudo começou com impressores e editores técnicos responsáveis pela produção gráfica de livros e da própria revista Pesquisa Agropecuária Brasileira (PAB). Afinal, há duas décadas ainda não havia internet e o suporte principal para a divulgação científica e tecnológica era a mídia impressa. Mas, para fazer com que os resultados da pesquisa agropecuária chegassem a públicos diversos com diferentes níveis de letramento, como pequenos produtores, extensionistas e trabalhadores da cadeia produtiva agropecuária em geral, era preciso mais.

Produção multimídia para o alcance de públicos diversos

Foto: Selma Beltrão
   

Acompanhando o avanço tecnológico e as demandas da sociedade, novos projetos foram sendo criados pela Embrapa Informação Tecnológica ao longo dos anos. Para ampliar a distribuição dos livros e demais produtos impressos na gráfica, em 1993 foi criado o primeiro catálogo de publicações, e a Unidade começou a participar de feiras e eventos para comercializá-las, ação que deu origem à Livraria Embrapa, a qual, hoje, faz uso do e-commerce e das redes sociais para apresentar e vender os produtos de informação Embrapa.

O caminho escolhido para popularizar o acesso à informação foi a adoção de suportes audiovisuais, com a criação, em 1998, do programa televisivo Dia de Campo na TV e do programa de rádio Prosa Rural, em 2003. Nesse mesmo ano também surgiu o projeto Minibibliotecas, destinado a servir de apoio paradidático a comunidades escolares, sobretudo de áreas rurais.

Sempre atenta ao surgimento e à expansão da internet e de olho nas últimas tendências do mercado editorial, no início deste ano a Unidade começou a editar e-books, livros em formato digital próprios para leitura em suportes móveis como tablets e smartphones.

Internet é um território há muito tempo conquistado pela Unidade, que começou a gerenciar informações na rede ainda em 2002, com os Serviços de Produção Online, uma versão para a web de uma série de publicações impressas já bastante conhecida.

No mesmo ano surgiu a Agência de Informação Embrapa, plataforma onde a informação pode ser acessada por navegação em árvore hiperbólica (forma gráfica de disposição do conteúdo, denominada Árvore do Conhecimento) ou por navegação em hipertexto.

Entre as ações mais recentes na web estão o lançamento, em 2010, do site infantojuvenil, Contando Ciência na Web e dos Sistemas de Acesso Aberto da Embrapa, composto por três serviços online gratuitos: o Infoteca-e, o Alice e o Sabiia, que disponibilizam para download informações de caráter técnico-científico, seguindo uma tendência mundial em prol da democratização do conhecimento e em sintonia com os esforços pela popularização da ciência.

Os projetos de Acesso Aberto são de responsabilidade do Sistema Embrapa de Bibliotecas, coordenado pela Embrapa Informação Tecnológica e que reúne 43 bibliotecas por todo o País, situadas nas Unidades, onde prestam atendimento interno e externo com empréstimos, permutas e outros serviços.

Essa história começou apenas com uma gráfica, a edição da revista PAB e com pouco mais de 50 empregados. Hoje, 21 anos depois, a equipe é quase três vezes maior (135 empregados) e comporta uma diversa gama de especializações: designs gráficos, diagramadores, revisores, tradutores, bibliotecários, jornalistas, pesquisadores, cinegrafistas, locutores, editores de áudio e vídeo, editores técnicos, além de técnicos da área de informática, como programadores e analistas de sistemas. Profissionais comprometidos a divulgar, para toda a sociedade, os melhores frutos da pesquisa agropecuária desenvolvida pela Embrapa.

Em tempo

Publicações da Embrapa concorrem ao Prêmio Jabuti 2012

Nove publicações editadas pela Embrapa concorrem este ano ao 54º Prêmio Jabuti, promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), a premiação mais importante do mercado editorial no Brasil.

As obras concorrem em três categorias e a escolha dos vencedores será feita por um júri formado por profissionais renomados do mercado editorial. A apuração da primeira fase do prêmio ocorre dia 20 de setembro, e o resultado será divulgado em novembro.

Conheça as publicações inscritas e suas respectivas categorias:

Categoria

Publicação

Categoria Ciências humanas


- Inovações em desenvolvimento territorial: novos desafios para Embrapa - Embrapa (Departamento de Transferência de Tecnologia)

Categoria Economia, administração e negócio

- Competitividade do agronegócio do leite brasileiro - Embrapa Gado de Leite

Categoria Ciências naturais

- Economia do meio ambiente e serviços ambientais: Estudo aplicado à agricultura familiar, às populações tradicionais e aos povos indígenas - Embrapa Cerrados

- Ecofisiologia das culturas de algodão, amendoim, gergelim, mamona, pinhão manso e sisal - Embrapa Algodão

- Irrigação e fertirrigação em fruteiras tropicais e hortaliças - Embrapa Cocais/ Embrapa Hortaliças / Embrapa Mandioca e Fruticultura / Embrapa Semiárido

- Manual de identificação de cigarrinhas em videira - Embrapa Uva e Vinho / Embrapa Mandioca e Fruticultura

- Manual Prático: Metodologias de diagnóstico da resistência e de detecção de substâncias ativas em parasitas de ruminantes - Embrapa Pecuária Sudeste

- Pré-melhoramento de plantas – Estado da arte e experiências de sucesso - Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia / Embrapa Cerrados

- Atlas Climático da Região Sul do Brasil - Embrapa Clima Temperado / Embrapa Florestas



Prosa Rural veicula ações emergenciais do governo para o NE


Para levar aos agricultores da região Nordeste informações sobre como enfrentar os efeitos da maior estiagem dos últimos 40 anos, o programa radiofônico semanal Prosa Rural veiculará, no mês de setembro, informações acerca das ações emergenciais do governo federal para os agricultores do Semiárido que perderam parte de sua lavoura por causa da seca.

O quadro de serviços do programa, intitulado “Ao pé do ouvido”, divulgará ações como “garantia safra” e “bolsa estiagem”, e como os agricultores poderão ter acesso a esses benefícios.

A campanha será veiculada nas mais de 500 rádios parceiras dos municípios nordestinos e do norte de Minas Gerais (Vale do Jequitinhonha), e foi produzida sob a orientação da Secretaria de Comunicação da Presidência da República.

AGENDA AMBIENTAL

O Em Pauta dá continuidade à apresentação dos 6 Erres da Sustentabilidade: Repensar, Repor, Reparar, Reutilizar, Reduzir, e Reciclar.

E nessa edição aborda como trabalhar o conceito do Repor.

Repor – o Erre do Repor diz que as indústrias devem substituir, na fabricação dos produtos, as substâncias tóxicas prejudiciais à saúde humana, dos animais, das plantas e do meio ambiente por substâncias mais seguras.

(Fonte: O pensamento do ciclo de vida: uma história de descobertas. Ibict, 2012, com ilustrações do Maurício de Sousa)

 

Informação Tecnológica Em Pauta é um informativo quinzenal de responsabilidade da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF). Gerente-Geral Substituta: Marlene de Souza Costa de França; Gerente-Adjunta de Organização e Difusão da Informação: Rúbia Maria Pereira ; Gerente-Adjunta de Projetos Editoriais: Lucilene Maria de Andrade; Gerente-Adjunta de Administração: Marlene de Souza Costa de França. Redação e edição: Juliana Escobar (MTb 06199/MG) e Selma Beltrão (JP 2490/DF). Apoio: Guilherme Pitrez. Sugestões, críticas e para cancelar recebimento dos boletins por e-mail, enviar mensagem para: juliana@sct.embrapa.br ou fazer contato pelo telefone (61) 3448 2454/2493.