Brasília, DF 16 de maio de 2012/ Edição 44 - Ano 06/ Informativo Eletrônico Quinzenal da Embrapa Informação Tecnológica
Embrapa Informação Tecnológica contribui para Plano "Brasil sem Miséria" com disseminação de informações e capacitações em 183 municípios do Nordeste

   Incluída no acordo firmado entre a Embrapa e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a Embrapa Informação Tecnológica levará, até dezembro, conhecimentos e informações por meio de publicações, de vídeos e da capacitação de técnicos, de agentes de desenvolvimento local e de radialistas, que podem contribuir para a inclusão produtiva e tecnológica de mais de 40 mil famílias, em municípios do Semiárido Nordestino e do norte de Minas Gerais, atendidos pelo Plano “Brasil sem Miséria” do Governo Federal.
    A Unidade promoverá quatro iniciativas no âmbito do plano, sendo duas de capacitação, uma de distribuição de cem kits de Minibibliotecas – para atualizar o conhecimento tecnológico dos técnicos contratados e contribuir para melhor prestação de serviço no apoio às famílias em situação de extrema pobreza no Nordeste; e outra referente à produção de vídeos de curta duração (entre quatro e cinco minutos), que mostrem a relação entre a pesquisa agropecuária e a melhoria da alimentação e da nutrição humanas. Esses curtas serão exibidos em restaurantes populares, cozinhas comunitárias e pontos de distribuição de alimentos de todo o País.

Capacitações - Uma das capacitações terá como foco o aproveitamento do acervo das Minibibliotecas para a inclusão produtiva e o estímulo à leitura nos 14 territórios da cidadania, que envolvem 183 municípios atendidos pelo plano. Nesses municípios, as capacitações se destinam à formação de agentes de leitura e de multiplicadores – entre técnicos e agentes de desenvolvimento local, contratados pelas chamadas públicas do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) – para uso do acervo das Minibibliotecas. Com o intuito de apoiar a educação formal e não formal, as Minibibliotecas foram criadas em 2003, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e constituem kits com publicações em mídia impressa (livros e cartilhas) e eletrônica (conteúdos audiovisuais em CDs e DVDs). Aliada à capacitação, serão distribuídos cem kits para Comunidades Quilombolas em municípios da região Nordeste. “O intuito é que esses agentes, selecionados para o cargo por conhecerem bem a realidade das comunidades, sejam orientados quanto às potencialidades de uso do acervo das Minibibliotecas, servindo de multiplicadores localmente”, explica a coordenadora do projeto Selma Beltrão.
    A outra ação de capacitação vai envolver radialistas parceiros do programa semanal de rádio da Embrapa Prosa Rural, voltado para jovens de áreas rurais e produtores da agricultura familiar. O intuito é fornecer subsídios para que esses profissionais de radiodifusão possam ampliar sua atuação local como comunicadores e contribuir para divulgar tecnologias que promovam a melhoria da renda e da produção desses agricultores. Segundo Nilo Falcão, supervisor do Setor de Mídia Radiofônica, a capacitação vai demonstrar como o rádio pode ser um agente de mobilização local. “Por meio de palestras e oficinas pretendemos incentivar a atuação local desses parceiros mostrando como o Prosa Rural pode ser o ponto de partida para a discussão e, até mesmo, a proposição conjunta de soluções que envolvam a realidade daquele município”. Serão capacitados 96 radialistas a serem selecionados entre as emissoras parceiras do Prosa Rural localizadas em municípios que integram o Plano Brasil Sem Miséria no Nordeste.
   "Essas ações vão dar continuidade ao trabalho que foi desenvolvido no âmbito do Plano Brasil Sem Miséria em 2011, quando nossa Unidade entregou Minibibliotecas e editou produtos, como cartilhas, fôlderes e programas de rádio, que contemplaram as temáticas priorizadas pelo plano", explica o gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando do Amaral Pereira. A contribuição da Unidade para o plano de combate à miséria do Governo Federal foi definida no final de abril, durante reuniões entre a Diretoria-Executiva da Empresa, as Unidades da Embrapa, representantes dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Desenvolvimento Social (MDS) e outras entidades parceiras que atuam nos territórios atendidos pelo plano.

Visitantes da Agrishow 2012 conhecem fontes de informação tecnológica disponíveis pela Embrapa

Foto: Selma Beltrão

   Estudantes, professores e produtores do Estado de São Paulo, do sul de Minas Gerais e do exterior conheceram, nos cinco dias da “19ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação – Agrishow 2012”, de Ribeirão Preto (SP), as principais fontes de informações tecnológicas geradas pela pesquisa agropecuária.
   Programas de rádio e de TV, acervo de publicações (Minibibliotecas) para ações com jovens rurais e agricultores familiares, palestras e demonstrações sobre como pesquisar nas fontes de informações tecnológicas da Embrapa disponíveis na Web, tais como Infoteca-e, Agência de Informação Embrapa e Sistemas de Produção Online, bem como os últimos lançamentos de publicações técnico-científicas editadas pela Empresa e comercializadas pela Livraria Embrapa, foram apresentados na maior feira de tecnologia agrícola da América Latina.
    Vídeos com reportagens do programa televisivo Dia de Campo na TV (DCTV), produzido semanalmente pela Embrapa, foram exibidos diariamente nas salas de cinema instaladas na Estação de Treinamento do evento, com temas sobre produção de grãos, de leite, de hortaliças, de fruteiras, criação de bovinos, de suínos e aves, bem como sobre outros assuntos de interesse dos agricultores da região Sudeste do País.
    O programa semanal de rádio da Embrapa Prosa Rural fez seis apresentações ao vivo, entre os dias 1º e 3 de maio, com temas sobre TAG Ativo de rastreabilidade bovino, em parceria com a Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP); Como lidar com o efeito estufa na produção de hortaliças, em parceria com a Embrapa Hortaliças (Gama, DF); e Coletor solar: tecnologia para tratamento do solo, em parceria com a Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), quando foram entrevistados pesquisadores e técnicos da Empresa sobre esses temas, bem como a respeito de outras tecnologias lançadas pela Embrapa na edição 2012 da Agrishow.

Site infantojuvenil Contanto Ciência na Web comemora 1º aniversário

Foto: Divulgação

   Uma aula de ciência sobre clonagem e animais em extinção, ministrada por pesquisadores, para crianças de 6 a 14 anos, todas elas filhas de empregados das Unidades da Embrapa no Distrito Federal. É assim que o site infantojuvenil Contando Ciência na Web (CCWeb) vai comemorar seu primeiro aniversário, ocorrido no último mês de abril. A atividade acontece em Brasília (DF), no dia 25 de maio (sexta-feira), das 8h às 12h na Fazenda Sucupira (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia), no Riacho Fundo, a 35 km do Plano Piloto.
   Além da aula, crianças e jovens vão assistir a demonstrações no campo experimental da Empresa, onde podem ser encontrados animais domésticos ameaçados de extinção (bovinos, suínos, ovinos, equinos, caprinos e asininos), o Banco Brasileiro de Germoplasma Animal e alguns bancos de espécies florestais nativas e exóticas. Logo em seguida, as crianças serão convidadas a participar de um concurso de desenho. Para encerrar, será servido um lanche.
    Não há dúvidas de que a internet é o meio mais indicado para divulgar informações para o público infantojuvenil. “Como as novas gerações já nascem conectadas, para que a divulgação científica as alcance é preciso não só falar a mesma linguagem que elas mas, também, lançar mão dos meios tecnológicos que as atraem” afirma o gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando do Amaral Pereira. “Os números de acesso que o site vem recebendo, assim como os comentários postados no bloguinho, mostram que ciência, é sim, um assunto interessante para crianças e adolescentes”, acredita a coordenadora do site, Maria Regina Fiúza.
    Jogos educativos, versões on-line de livros infantojuvenis, programa de rádio, blog com espaço aberto para comentários e dúvidas. Tudo isso e muito mais a garotada que vive ligada na internet, e que também se interessa pelo mundo da ciência, encontra no Contando Ciência na Web.
    Coordenado pela Embrapa Informação Tecnológica, e com conteúdos produzidos pelas Unidades de pesquisa da Empresa, o site alia comunicação e educação num trabalho lúdico e pedagógico de divulgação científica. O objetivo é incentivar o interesse pela ciência em crianças e adolescentes com idade entre 6 e 14 anos.
    Outras Unidades da Embrapa também estão promovendo ações voltadas para alunos de escolas públicas e filhos de empregados da Empresa, desde o mês de abril, para comemorar o aniversário do CCWeb. Uma delas foi promovida em Concórdia, SC, onde a Embrapa Suínos e Aves incluiu a apresentação dos conteúdos do site, relativos ao tema “Importância da preservação da água”, entre as atividades do programa Embrapa & Escola desenvolvidas pela Unidade. Destinada a 40 alunos do terceiro ano do ensino fundamental da Escola Básica Municipal Eugênio Pozzo, a ação aconteceu no dia 23 de abril.
    Já em Sobral, CE, no dia 27 de abril, a Embrapa Caprinos e Ovinos promoveu uma programação especial para estudantes na faixa etária entre 9 e 13 anos: um grupo de educadores da Brinquedoteca Municipal esteve na Unidade para uma oficina de contação de histórias, cantigas populares e brincadeiras de roda, tudo regado a muita pipoca, cachorro quente e sorvete de leite de cabra.
    Na Embrapa Informática Agropecuária, em Campinas, SP, no último dia 9 de maio, filhos de empregados passaram por um momento de descontração: conheceram e navegaram pelo site Contanto Ciência na Web e participaram de brincadeira com desenhos sobre o tema "Água para poder plantar". Ao final do dia, as crianças ganharam um kit infantojuvenil com publicações da Embrapa e da Unidade, além de algumas guloseimas, como balas e chocolates. A atividade foi desenvolvida no mesmo dia da campanha de vacinação contra a gripe.

Morango é a nova árvore do conhecimento da Agência Embrapa de Informação

Foto: Ana Luiza B. Viegas

   Praticada por pequenos produtores rurais, principalmente nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo, a cultura do morango atraiu maior interesse dos agricultores na última década. Uma explicação para essa atração talvez seja a rentabilidade da cultura, que pode chegar a 224 %, bem maior do que a de outros cultivos agrícolas – a do milho, por exemplo, gira em torno de 72 %. Essas e outras informações estão disponíveis na Árvore do Conhecimento Morango, que acaba de ser lançada pela Agência Embrapa de Informação (AEI), coordenada pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF) em parceria com a Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP). O conteúdo sobre todas as etapas de produção da cultura é de responsabilidade da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS).
    Segundo Luiz Eduardo Corrêa Antunes, um dos autores do conteúdo da AC Morango, o cultivo do morangueiro é uma das atividades de maior importância socioeconômica em vários municípios brasileiros, especialmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. “Além de gerador de emprego e renda, o morango possui propriedades nutricionais e nutracêuticas (alimentos com propriedades medicinais) que enriquecem a dieta do consumidor”, afirma. “Produzir com responsabilidade e seguindo preceitos técnicos garantem ao produtor de morango a sustentabilidade de sua atividade e garantia de aquisição pelo consumidor. Pensando nisso, a Árvore do Conhecimento Morango traz contribuições técnicas para qualificar esse sistema de produção", completa.
    A maior parte da produção de morango no Brasil é destinada ao mercado in natura. A produtividade média por estado, em toneladas por hectare, é de 32,7, no Rio Grande do Sul; 21,3, no Paraná; 25,2, em Minas Gerais; 34, no Espírito Santo; e 34, em São Paulo. Apesar desses números, o Brasil ainda importa morangos, sobretudo da Argentina, do Chile e do Uruguai, o que indica a potencialidade do mercado para a produção de morango.

Em tempo:

Manejo de sementes é tema de nova publicação Embrapa

Foto: Divulgação

   Mais um título da já conhecida coleção ABC da Agricultura Familiar acaba de ser lançado pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF) em parceria com a Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus, AM). Coleta e manejo de sementes florestais da Amazônia reúne, de forma sintética, os principais procedimentos para os processos de seleção das matrizes florestais, das quais podem ser obtidas sementes de qualidade e em quantidade suficiente para a produção de mudas de espécies madeireiras.
   A época mais adequada para a realização da coleta das sementes, e os equipamentos e mão-de-obra necessários para executar as atividades são exemplos de informações que os produtores encontram na publicação. Organizado como um manual, o livro traz ilustrações com exemplos de sementes de dispersão aérea (pelo vento), dispersão pela água, por animais, pela gravidade e pela abertura natural do fruto.
   A publicação aborda ainda as formas de manejo das sementes nativas – na fase posterior da coleta dos frutos/sementes –, fundamentais à preservação das qualidades físicas e fisiológicas do material. Secagem, beneficiamento e armazenamento fazem parte desta importante fase que antecede à seguinte, que é a quebra de dormência, antes da semeadura para a produção das mudas.
   ABC da Agricultura Familiar Coleta e manejo de sementes florestais da Amazônia está disponível para venda na Livraria Embrapa, e pode ser adquirido por R$ 4,00, bastando, para isso, que o interessado acesse diretamente a página eletrônica, ligue para +55 (61) 3448-4236, ou contate o serviço de atendimento on-line por e-mail. As novidades editoriais também podem ser acompanhadas pelo perfil da Livraria Embrapa no Twitter
   Na página eletrônica da Livraria Embrapa também é possível conferir os demais títulos da coleção ABC da Agricultura Familiar, atualmente com mais de 30 assuntos disponíveis, entre eles criação de animais, técnicas de plantio, práticas de controle de pragas e doenças, adubação alternativa e fabricação de frutas.

Livraria Embrapa na Agrobrasília Agenda Ambiental

Foto: Kátia Marsicano

   A Livraria Embrapa participa, até o dia 19 de maio, da grande feira do Cerrado brasileiro, a Agrobrasília 2012, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, instalado no Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF), em Brasília. Mais de 140 títulos de publicações sobre solos, agricultura, pecuária, Cerrados e meio ambiente estão à venda para o público que, este ano, está estimado em 70 mil visitantes. No evento as publicações estarão sendo comercializadas com desconto de 30%.

Um dia para lembrar

   Em sintonia com a agenda nacional e internacional de sustentabilidade, o programa semanal de rádio da Embrapa Prosa Rural vai veicular, durante o mês de junho, período de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio + 20, entrevistas especiais sobre os temas biodiversidade, manejo florestal, efeito estufa e tratamento de resíduos animais. Coordenado pela Embrapa Informação Tecnológica, o programa é veiculado por mais de 1.100 rádios em todo o Brasil.
    As ações da Unidade alinham-se à campanha coordenada pela Secretaria de Comunicação da Embrapa, focada em agropecuária e sustentabilidade, que teve início em abril com o lançamento do site Agricultura Sustentável e de dois perfis corporativos em mídias sociais, um no Facebook e outro no Youtube.

Informação Tecnológica Em Pauta é um informativo quinzenal de responsabilidade da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF). Gerente-Geral: Fernando do Amaral Pereira; Gerente-Adjunta Substituta de Organização e Difusão da Informação: Selma Beltrão; Gerente-Adjunta de Projetos Editoriais: Lucilene Maria de Andrade; Gerente-Adjunta de Administração: Marlene de Souza Costa de França. Redação e edição: Juliana Escobar (MTb 06199/MG). Colaboraram nesta edição: Selma Beltrão (JP 2490/DF) e Kátia Marsicano (03645 JPDF). Apoio: Kelly Rodrigues. Sugestões, críticas e para cancelar recebimento dos boletins por e-mail, enviar mensagem para: juliana@sct.embrapa.br ou fazer contato pelo telefone (61) 3448 2454/2493. Com informações do Boletim Interno Semanal da Embrapa Informação Tecnológica (BIS).