EDIÇÃO ESPECIAL DE ANIVERSÁRIO DA EMBRAPA
Brasília, DF 27 de abril de 2012/ Edição 43 - Ano 06/ Informativo Eletrônico Quinzenal da Embrapa Informação Tecnológica
Embrapa Informação Tecnológica nas comemorações do 39º aniversário da Embrapa

   Com uma série de ações incluídas na programação festiva, a Embrapa Informação Tecnológica participou, na última semana, das comemorações pelo 39º aniversário da Embrapa. Foram lançados os 13 primeiros títulos da Embrapa em formato de livro digital e, também, 10 títulos impressos, além de 2 novas Árvores do Conhecimento (AC) na Agência de Informação Embrapa. Houve, ainda, a inauguração das novas instalações da Biblioteca Edmundo da Fontoura Gastal, situada no edifício sede da Empresa e coordenada pela Embrapa Informação Tecnológica.
    Confira abaixo detalhes sobre os destaques da Unidade na programação do aniversário da Embrapa:

   Embrapa Informação Tecnológica lança primeiras publicações em formato e-book

   Acompanhando as tendências do mercado editorial, a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF) acaba de lançar as primeiras publicações em formato digital com o selo Embrapa: 13 títulos técnico-científicos em formato de livro digital foram lançados no dia 24 de abril, durante as comemorações de 39 anos da Empresa. Os e-books (listados abaixo) já podem ser adquiridos no site da Livraria Saraiva (seção Livros Digitais, Categoria Nacional - Agropecuária).

    E-books lançados pela Embrapa Informação Tecnológica:

Foto: Francisco das C. Martins

Agroecologia: princípios e técnicas para uma agricultura orgânica sustentável (Embrapa Agrobiologia)
Biotecnologia aplicada à agricultura: textos de apoio e protocolos experimentais (Embrapa Agrobiologia)
Árvores de São Mateus do Sul e região (Embrapa Clima Temperado) Genética da soja: caracteres qualitativos e diversidade genética (Embrapa Clima Temperado)
Origem e evolução de plantas cultivadas – português (Embrapa Clima Temperado)
Atlas climático da região Sul (Embrapa Clima Temperado) Contaminações microbianas na cultura de células, tecidos e órgãos de plantas (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia)
Cultivo in vitro de plantas (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia)
Doenças parasitárias de caprinos e ovinos: epidemiologia e controle (Embrapa Caprinos e Ovinos)
Ecofisiologia das culturas de algodão, amendoim, gergelim, mamona, pinhão-manso e sisal (Embrapa Algodão)
Glossário de fitopatologia (Embrapa Amazônia Ocidental);
Irrigação por aspersão em hortaliças – 2ª edição (Embrapa Hortaliças)
Novos ângulos da história da agricultura no Brasil (Embrapa)


“Além de acompanhar uma nova tendência do mercado editorial, a inserção da Embrapa no mercado de livros digitais atende ao objetivo da Empresa de facilitar, cada vez mais, o acesso às informações técnico-científicas que são fruto das pesquisas que desenvolve”, afirma o gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando do Amaral Pereira. A intenção da medida é ampliar o acesso às publicações produzidas pelos centros de pesquisa. “Mas, não é só isso. Temos uma demanda a atender formada por um novo público interessado ou familiarizado com a tecnologia destinada à leitura digital”, disse ele. “Daí a importância do investimento”.
O valor de comercialização dos e-books Embrapa, não deve ultrapassar a 30% do preço de capa de sua versão impressa. Sendo assim, os primeiros livros digitais custam entre R$ 4,00 e R$ 30,00.

Plantio direto e manejo florestal são os temas das duas novas Árvores do Conhecimento

   Intensificar esforços para a mitigação dos riscos ambientais, e reduzir as emissões de gases de efeito estufa – principalmente o gás carbônico (CO2) -, bem como do uso de combustíveis fósseis, são alguns dos objetivos da Embrapa em sintonia com a agenda mundial para o desenvolvimento sustentável a ser debatida na Rio +20. Nessa perspectiva, a Embrapa lançou, em seu 39º aniversário, duas novas Árvores do Conhecimento (AC) temáticas na Agência de Informação Embrapa: a AC Sistema Plantio Direto e a AC Manejo Florestal.
   A nova Árvore do Conhecimento Manejo Florestal, resultado da parceria entre a Embrapa Acre (AC), a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF) e a Embrapa Informática Agropecuária (Campinas-SP), oferece informações validadas da pesquisa agropecuária desenvolvida pela Embrapa e parceiros sobre manejo florestal empresarial, manejo florestal comunitário, e manejo florestal não madeireiro.    Para um dos autores da AC Manejo Florestal, o pesquisador da Embrapa Acre (AC), Luís Cláudio de Oliveira, a publicação da árvore é uma oportunidade de divulgação dos modelos de manejo florestal para um público amplo e em ambiente Web. “Normalmente, as florestas são reconhecidas pelo seu papel ambiental e social. A Árvore do Conhecimento do Manejo Florestal é uma forma de destacar o valor econômico da floresta e como a pesquisa científica tem contribuído para o uso sustentável deste recurso natural e abundante no país”, afirma.
    Já a Árvore do Conhecimento Sistema Plantio Direto, publicada em parceria entre a Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados-MS), a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF) e a Embrapa Informática Agropecuária (Campinas-SP), oferece aos usuários – produtores, extensionistas, técnicos, agentes de pesquisa, estudantes e outros interessados nas atividades agropecuárias –, informações sobre técnicas de exploração conservacionista para seu empreendimento rural.
    De acordo com o editor técnico da AC, Luís Carlos Hernani, as principais vantagens do plantio direto são o aumento da estabilidade econômica do empreendimento rural, com a melhoria da fertilidade do solo, o uso mais adequado de insumos, a redução do custo de manutenção de maquinas e a proteção contra erosão e perda de água. O pesquisador destaca também que a AC Sistema Plantio Direto contribuirá para ampliar a disseminação de informações na web sobre essas práticas, estimulando, assim, a sua utilização no campo.

Biblioteca Edmundo Fontoura Gastal inaugura novas instalações

Foto: Patrícia Ferreira

   Um total de 47.938 publicações impressas e digitais, entre livros e documentos sobre os mais diversos domínios do conhecimento. Uma videoteca que soma 1.838 mídias entre CDs e DVDs, uma seção de obras antigas, com edições raras e especiais e outra com 558 títulos de periódicos da área de especialização da Biblioteca. Todo esse acervo, pertencente à Biblioteca Edmundo Fontoura Gastal, (a biblioteca da Sede da Embrapa, em Brasília-DF) está novamente disponível, tanto para os empregados da Empresa quanto para o público externo, agora em uma área modernizada que soma 801 m2.
   Além de atender aos empregados da Embrapa Sede e das demais Unidades da Empresa situadas no Distrito Federal, a Biblioteca Edmundo Fontoura Gastal está aberta ao público em geral, oferecendo diversos serviços. “Recebemos aproximadamente 1.780 usuários externos por mês. E o perfil desse público é bem diversificado, incluindo de estudantes de nível médio a pesquisadores internacionais”, informa a supervisora da biblioteca, Rosângela Galon. Esse público tem acesso às seções disponibilizadas para qualquer usuário. São elas a área de convivência, que dispõe de terminais de consulta, e a área de estudos, com salas de estudo em grupo, cabines de estudo individual e mesas de leitura”.
    Publicações nas áreas de ciências agrárias, sociologia rural, administração, economia, estatística, comunicação, informática e ciência da informação compõem o acervo especializado da Biblioteca Sede, que também conta com obras de literatura. Este acervo está organizado em sete coleções: acervo geral (livros, folhetos, teses, dissertações e monografias); coleção de referência (dicionários, enciclopédias e outros); periódicos; multimeios (vídeos, CDs, DVDs e outras mídias); memória técnica da Sede e coleção Eliseu Alves; memória técnica das Unidades Descentralizadas e obras raras.
    Para garantir a preservação e a segurança da informação institucional, nem a coleção de Memória Técnica da Sede, das Unidades, nem a de obras raras são emprestadas. O usuário interessado pode consultar esta parte do acervo no local, quando então será acompanhado por um empregado da biblioteca.
   “A reforma desse importante espaço de partilha de saber, aberto não só aos empregados da Embrapa, mas também a toda a comunidade do Distrito Federal, era um desejo antigo que concretizamos hoje com muita satisfação”, destacou o gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando do Amaral Pereira, em sua fala na solenidade de inauguração das novas instalações da biblioteca.

O homenageado
Edmundo Fontoura Gastal, que dá nome à biblioteca, participou da comissão que propôs a criação da Embrapa e tornou-se integrante da primeira Diretoria Executiva da Empresa, no período de 1973 a 1979. Todo seu acervo de livros e documentos foi doado, por sua família, à Embrapa, após sua morte, em 1990, ano em que a biblioteca adotou seu nome como forma de homenageá-lo. Na solenidade de reinauguração da biblioteca, foi representado, in memoria, por seu filho, Marcelo Leite Gastal, também pesquisador da Embrapa.


Infra-estrutura e serviços disponíveis para o público

Consulta ao acervo
Atendimento ao usuário
Pesquisa bibliográfica
Consulta em bases de dados nacionais e internacionais
Orientação à pesquisa
Comutação bibliográfica
Terminais de consulta à internet
Rede wireless
Biblioteca eletrônica
Treinamentos
Acesso ao portal de Periódicos da Capes
Acesso e orientação para consultas ao Alice (Repositório de Acesso Livre à Informação Científica da Embrapa), à Infoteca-e (serviço Informação Tecnológica em Agricultura) e ao Sabiia (Sistema Aberto e Integrado de Informação em Agricultura)

O público interno (empregados da Embrapa) tem acesso também ao serviço de alerta eletrônico (que requer inscrição via site da biblioteca) e ao empréstimo de obras do acervo.


A Biblioteca Edmundo da Fontoura Gastal funciona, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no 1º andar do edifício Sede da Embrapa (Brasília – DF), com acesso também pela Embrapa Estudos e Capacitação. O e-mail da biblioteca é biblioteca@sede.embrapa.br e o telefone de contato é (61) 3448-4169 / 4189.
Conheça também o site da Biblioteca Edmundo da Fontoura Gastal

Em tempo:

Lançadas mais duas novas publicações

   Atlas Climático da Região Sul do Brasil e Economia do meio ambiente e serviços ambientais são as mais recentes publicações Embrapa. Lançados no mês de abril, os dois livros já estão disponíveis para aquisição online no site da Livraria Embrapa.

Foto: Divulgação

   Na publicação Economia do meio ambiente e serviços ambientais, lançada em uma parceria editorial da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF) com a Embrapa Cerrados (Planaltina-DF), sete especialistas, reconhecidamente experientes no tema, reúnem informações sobre micro e macroeconomia e economia do meio ambiente, além de aspectos associados às políticas públicas e ao capital social. A obra é desenvolvida a partir do contexto da atualidade e, por isso, foi buscar em relatos de experiências nacionais e internacionais, com foco na América Latina, exemplos de como é possível os serviços ambientais trazerem benefícios à sociedade.

Foto: Divulgação

   Resultado de um esforço coletivo, o outro lançamento (Atlas climático da região Sul do Brasil) reúne dados coletados em 125 estações meteorológicas, e em mais de 500 estações pluviométricas, que resultaram em cerca de duzentos mapas que vão ajudar a caracterizar climaticamente a região, onde a agricultura tem forte expressão econômica e social. A publicação é destinada a um público variado, mas também possui características de livro didático, podendo ser consultada por estudantes e professores da área de Ciências da Terra. Contém mais de duas centenas de ilustrações, tabelas e textos que mostram, com detalhes, a variação mensal e sazonal dos parâmetros climáticos ao longo do ano.
   As publicações estão disponíveis para venda no site da Livraria Embrapa, no endereço www.embrapa.br/liv. Economia do meio ambiente e serviços ambientais: estudo aplicado à agricultura familiar, às populações tradicionais e aos povos indígenas pode ser adquirido por R$ 18,00, e o Atlas climático da região Sul, por R$ 80,00.
   O atendimento da Livraria Embrapa é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no seguinte endereço: Embrapa Informação Tecnológica – Parque Estação Biológica – Av. W3 Norte (final) – Caixa Postal 040315 – Brasília/DF – CEP 70 770-901. As novidades editoriais também podem ser acompanhadas pelo perfil da Livraria Embrapa no Twitter: www.twitter.com/livrariaembrapa
O telefone da livraria é (61) 3448-4236 e o e-mail para atendimento ao público é vendas@sct.embrapa.br

Atendimento ao Cidadão : Agenda Ambiental

A Embrapa lançou, com o apoio da Embrapa Informação Tecnológica, o site "Acesso à Informação", que foi publicado no dia 25 de abril em conformidade com a Lei de Acesso à Informação que entra em vigência no dia 16 de maio. Entre outros temas, o site oferece informações sobre ações e programas da Empresa, auditorias, convênios, despesas, licitações e contratos.

   A formação do Comitê Local de Gestão Ambiental da Embrapa Informação Tecnológica foi alterada com a definição de seus novos integrantes oficializada no último mês de abril. Para retomar as ações no âmbito da Unidade, o Comitê volta a se reunir no mês de maio para planejar ações relacionadas às comemorações da Semana do Meio Ambiente, em junho.

Informação Tecnológica Em Pauta é um informativo quinzenal de responsabilidade da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF). Gerente-Geral: Fernando do Amaral Pereira; Gerente-Adjunta de Organização e Difusão da Informação: Rúbia Maria Pereira; Gerente-Adjunta de Projetos Editoriais: Lucilene Maria de Andrade; Gerente-Adjunta de Administração: Marlene de Souza Costa de França. Redação e edição: Juliana Escobar (MTb 06199/MG). Colaboraram nesta edição: Selma Beltrão (JP 2490/DF), Kátia Marsicano (03645 JPDF) e Priscila Viudes (Mtb 030/MS). Apoio: Kelly Rodrigues. Sugestões, críticas e para cancelar recebimento dos boletins por e-mail, enviar mensagem para: katia@sct.embrapa.br ou fazer contato pelo telefone (61) 3448 4590. Com informações do Boletim Interno Semanal da Embrapa Informação Tecnológica (BIS).