Brasília, DF 29 de fevereiro de 2012/ Edição 40 - Ano 06/ Informativo Eletrônico Quinzenal da Embrapa Informação Tecnológica
Portal Embrapa começa a ser reformulado

Foto: Kátia Marsicano

   Interatividade, navegabilidade e acessibilidade: esses são alguns dos termos mais comuns quando o tema é organização de informações em um portal. Gestores de conteúdo se preocupam com a melhor forma de facilitar a vida do usuário que, na maioria das vezes, tem pouco tempo e quer praticidade no acesso a conteúdos.
   Com o objetivo de adequar o Portal Embrapa a essas características, foi realizada durante o mês de fevereiro uma série de dinâmicas baseadas na metodologia CardSorting, destinada a avaliar sua arquitetura de informações na internet.
   Liderado pela analista Karla Corvino, da Embrapa Informação Tecnológica, o projeto “Fortalecimento da representação da Embrapa na WEB” conta com a parceria da Secretaria de Comunicação e do Departamento de Tecnologia da Informação da Embrapa, e com o apoio da empresa SEA Tecnologia, contratada para desenvolver a proposta.
   Participaram das dinâmicas convidados da Empresa -, entre os quais coordenadores, supervisores e chefe de Unidades Centrais e Descentralizadas -, e de segmentos externos representativos, considerando-se o perfil de público usuário dos conteúdos científicos, como extensionistas da Cooperativa Agrícola de Planaltina, localizada no Núcleo Rural Taquara, DF. “Foi fundamental a aplicação da dinâmica, porque ela ajuda a mapear as expectativas das pessoas que buscam o Portal Embrapa”, explica Karla Corvino, ressaltando que a partir dos resultados será possível rever a organização das informações disponíveis atualmente.

Bioma Caatinga é tema de nova Árvore do Conhecimento

Foto: Kátia Marsicano

   A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançou, neste mês, a mais nova Árvore do Conhecimento (AC) da Agência de Informação Embrapa. A árvore temática trata de um bioma genuinamente brasileiro: a Caatinga.
   Esse bioma, caracterizado pela biodiversidade adaptada às altas temperaturas e à falta de água, fica localizado na região Nordeste, e ocupa uma área de mais de 800 mil km². O nome “Caatinga” é de origem tupi-guarani e significa “mata branca”, lembrando o aspecto da vegetação na estação seca, quando as folhas caem e ficam apenas os troncos brancos e brilhosos das árvores e arbustos.
   A Árvore do Conhecimento Bioma Caatinga reúne informações sobre as principais características de solo, clima, flora, fauna, recursos hídricos, manejo e uso sustentável deste ecossistema, que ocupa 11% do território brasileiro e 70% da região Nordeste do País.
   Para uma das editoras, a pesquisadora Lúcia Helena Piedade Kiill, da Embrapa Semiárido (Petrolina-PE), a árvore vem atender a várias demandas já percebidas pela Empresa, reunindo, em um só lugar, desde as informações mais básicas sobre o bioma Caatinga – que vão servir principalmente aos estudantes – até as mais detalhadas – que podem ser utilizadas por um público especializado, como técnicos e produtores.
   Esta é a sexta Árvore do Conhecimento temática disponibilizada na Agência de Informação Embrapa: um sistema Web que agencia informações validadas pela pesquisa agropecuária; editadas em variados suportes multimídia, tais como vídeos, áudios de programas de rádio e publicações impressas em PDF; e com referências que podem ser consultadas na íntegra pelo usuário.

Agência de Informação Embrapa
   Implantada em 2005, a Agência de Informação Embrapa (AIE) é resultado de parceria entre a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF) e a Embrapa Informática Agropecuária (Campinas-SP), e, para a disponibilização dos conteúdos técnico-científicos, conta com a participação das demais Unidades de pesquisa da Embrapa e de instituições parceiras.
   Atualmente, a AIE oferece aos usuários 25 Árvores do Conhecimento sobre as etapas das cadeias produtivas de produtos, de criações e sobre temas diversos, que podem ser acessadas em hipertexto ou por navegação em árvore hiperbólica, onde as informações disponíveis nos nós e subnós são apresentadas de forma hierarquizada.
   Outras 14 Árvores do Conhecimento estão em edição pelas Unidades da Embrapa, o que ampliará o acesso livre à informação técnico-científica para produtores, acadêmicos, extensionistas e outros agentes das cadeias produtivas.

Serviço:
Árvore do Conhecimento Bioma Caatinga (www.embrapa.br/agencia)
Unidades responsáveis: Embrapa Semiárido, Embrapa Informação Tecnológica, Embrapa Informática Agropecuária

Periódicos Embrapa unificam coordenação técnica

Foto: Kátia Marsicano

   A partir do dia 28 de fevereiro, as revistas Pesquisa Agropecuária Brasileira (PAB), Cadernos de Ciência & Tecnologia (CC&T) e Revista de Política Agrícola (RPA) terão uma única coordenação administrativa e operacional, continuando a cargo de cada editor as diretrizes editoriais de cada uma das revistas. A iniciativa foi anunciada pelo gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando do Amaral Pereira, e tem como objetivo acelerar a modernização e a melhoria dos três periódicos.
    De acordo com Amaral, a decisão vai aumentar a eficiência da utilização dos recursos disponíveis, em especial os recursos humanos envolvidos na produção do periodismo científico na Unidade, e, consequentemente, da Embrapa. “Com isso, nos fortalecemos para enfrentar os desafios do periodismo científico brasileiro, nos cenários nacional e internacional”, diz ele. “O atual panorama é marcado pela crescente presença de publicações oriundas da pesquisa brasileira no exterior. Neste contexto a Embrapa tem sido, cada vez mais, cobrada como agente promotor das bases técnico-científicas da evolução da produção agropecuária, de alimentos e de energia renovável”, completa.
    Entre as principais vantagens operacionais da unificação estão, por exemplo, a digitalização centralizada do acervo publicado; a transferência de experiências relacionadas ao Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER); a metodologia e os procedimentos de seleção, análise e fluxo de manuscritos; o desempenho bibliométrico e o reforço das ações de marketing, inclusive da Revista de Política Agrícola, recém-transferida para a Embrapa Informação Tecnológica, até então responsável apenas pela PAB e pela CC&T.

Sobre as revistas – A revista PAB é editada mensalmente pela Embrapa e destina-se à divulgação de trabalhos técnico-científicos originais, inéditos, resultantes de pesquisas ligadas à agropecuária, tais como Fisiologia Vegetal, Fitossanidade, Fitotecnia, Genética, Solos, Tecnologia de Alimentos e Zootecnia. É indexada pelo ISI (Web of Science e Current Contents: Agriculture, Biology & Environmental Science), CAB Abstracts e AGRIS.
    Os CC&T são quadrimestrais e com enfoque voltado a questões conceituais, metodológicas e substantivas da ciência e tecnologia e do desenvolvimento rural, com o objetivo de estimular o debate e a reflexão crítica sobre essas questões, com ênfase nos aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais. O periódico é multidisciplinar, sua classificação pelo Qualis é B3, e ele é indexado nas seguintes bases de dados: Agris (FAO), Agricola (USA/National Agriculture Library), Agrobase (BR/Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Base de Dados da Pesquisa Agropecuária Brasileira (BR/Embrapa).
    E a RPA é uma publicação trimestral da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, agora editada pelo SCT, com a colaboração técnica da Conab e da Secretaria de Gestão Estratégica da Embrapa – que agora passa a ser exclusivamente da Embrapa Informação Tecnológica, até então Unidade que se restringia a imprimir e a distribuir a revista –, e dirigida a técnicos, a empresários, a pesquisadores que trabalham com o complexo agroindustrial, assim como a quem busca informações sobre política agrícola.

Em tempo: Agenda Ambiental

Publicação sobre cigarrinhas reúne informações para produtores e especialistas

Catálogo de Publicações Online

“Feito por mim”

   Já está disponível para venda, na Livraria Embrapa, mais uma publicação impressa com a marca Embrapa. Trata-se do livro Manual de identificação de cigarrinhas em videira, editado pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF) em parceria com a Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS) e a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA). Com a participação de pesquisadores das Universidades de Caxias do Sul e do Paraná, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Universidade de São Paulo), a obra destina-se a especialistas, estudantes, agentes de assistência técnica e agricultores que precisam ter à mão, de forma simplificada e resumida, informações que contribuam para o conhecimento relacionado à produção de alimentos.

   Já está disponível para consulta online o novo Catálogo de publicações da Livraria Embrapa. A iniciativa vai facilitar o acesso e a consulta a todo o acervo pelo público, que terá sempre à mão informações atualizadas relacionadas a lançamentos e reimpressões de títulos. O acesso pode ser feito via página eletrônica da livraria e em CD-Rom, que substitui a versão impressa do Guia da Terra, editado anualmente. Entre as vantagens do conteúdo, está a possibilidade de download em qualquer computador. Ainda por meio da página do Catálogo de Publicações da Livraria Embrapa, o usuário tem a opção de compartilhar conteúdos com as redes sociais (Twitter e Facebook), acessar os endereços eletrônicos dos programas Dia de Campo na TV e Prosa Rural, o acervo da Coleção 500 Perguntas 500 Respostas, a revista Pesquisa Agropecuária Brasileira (PAB), e conhecer mais o trabalho da Embrapa Informação Tecnológica, Unidade coordenadora de produtos de divulgação da pesquisa da Embrapa.

   Em vez de usar um bloco novo em folha para anotar recados, mantenha ao lado do telefone ou em cima da sua mesa de trabalho uma pilha de papel reaproveitado, cortado quadrados pequenos. Se preferir, grampeie. Além de dar o exemplo de consciência ambiental, agindo assim você ainda colabora com a preservação do seu orçamento.

Informação Tecnológica Em Pauta é um informativo quinzenal de responsabilidade da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF). Gerente-Geral: Fernando do Amaral Pereira; Gerente-Adjunta de Administração: Marlene de Souza França; Gerente-Adjunta de Organização e Difusão da Informação: Rúbia Maria Pereira; Gerente-Adjunta de Projetos Editoriais: Lucilene Maria de Andrade. Redação e edição: Kátia Marsicano (3645 MTb/DF). Colaboraram nesta edição: Selma Beltrão (JP 2490/DF) – Embrapa Informação Tecnológica e Fernanda Birolo (81 AC ) – Embrapa Semiárido. Apoio: Alexandre Abrantes e Kelly Rodrigues. Sugestões, críticas e para cancelar recebimento dos boletins por e-mail, enviar mensagem para: katia@sct.embrapa.br ou fazer contato pelo telefone (61) 3448 4590.