Brasília, DF 31 de janeiro de 2012/ Edição 38 - Ano 06/ Informativo Eletrônico Quinzenal da Embrapa Informação Tecnológica |
 |
Árvore do Conhecimento Pera é divulgada
Embrapa disponibiliza sistema on-line que reúne informações sobre todo o processo produtivo do fruto. Produção atual é quase toda importada e há espaço para a produção interna crescer |
Arquivo

A Embrapa acaba de divulgar na internet a Árvore do Conhecimento Pera, página virtual que faz uma radiografia do processo de produção do fruto. O sistema, desenvolvido em parceria pela Embrapa Informação Tecnológica e a Embrapa Informática Agropecuária, permite, a qualquer pessoa conectada à internet, acessar informações sobre as técnicas e procedimentos de cultivo em um único endereço – www.embrapa.br/agencia.
O destaque do site é a árvore hiperbólica, sistema que organiza visual e hierarquicamente todo o conhecimento sobre a pera. Trata-se de uma espécie de mapa de conteúdos. Os principais assuntos ligados ao cultivo da fruta – como origem, colheita e doenças – podem ser acessados de maneira fácil, através de ligações entre os temas. O modelo faz o visitante navegar sem perder o contexto da informação.
“O diferencial da Árvore do Conhecimento está no fato de toda a informação sobre a cultura ficar concentrada em único lugar, facilitando a vida do visitante”, comenta a analista da Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS) Eliana Quincozes, membro da equipe multidisciplinar responsável pelo desenvolvimento da página virtual.
O conteúdo da Árvore do Conhecimento Pera está dividido em três grandes áreas: pré-produção, produção e pós-produção. Informações sobre, por exemplo, tipos de cultivares, plantio e a origem do fruto estão presentes.
Pera
Atualmente, quase toda a pera consumida no país é importada da Argentina, Chile e Estados Unidos. “Hoje são consumidas no Brasil cerca de 180 mil toneladas por ano, com uma produção interna de apenas 18 mil toneladas anuais da fruta”, comenta o pesquisador da Embrapa Clima Temperado José Francisco Pereira, responsável pelo abastecimento de conteúdo da Árvore do Conhecimento.
De acordo com o pesquisador, o país não produz a fruta em maior quantidade pela sua inconstância de produção. Para dar frutos, a pereira necessita de um longo período de frio intenso. O plantio é feito nos meses de junho e julho e a colheita ocorre no período de fim de fevereiro a início de março. O mercado interno é favorável, mas exige frutas de alta qualidade a preços competitivos.
Árvore
A Árvore do Conhecimento Pera foi desenvolvida por uma equipe editorial da Unidade de Clima Temperado da Embrapa. O objetivo da ferramenta, abrigada no site da Agência de Informação Embrapa, é oferecer uma informação completa e de fácil acesso a todo o público, principalmente agricultores, agroindustriais, estudantes e pesquisadores.
A Agência, espaço desenvolvido pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP) e pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF), já registrou mais de um milhão de acessos a suas páginas.
Colaboração: Bruno Zamora Teoro/SC 3005JP - Embrapa Clima Temperado |
Autores devem atualizar dados no Cadastro Geral de Publicações da Embrapa (CGPE) |
Em cumprimento à Resolução Normativa número 14, de 8 de junho de 2011, a Embrapa Informação Tecnológica começa a pagar, a partir de fevereiro de 2012, os direitos autorais referentes às obras comercializadas entre 1º/1/2011 e 31/12/2011.
Como responsável pela edição e venda de publicações da Empresa, a Unidade solicita aos autores e editores que atualizem seus dados cadastrais, como número de documento de identidade, endereço, telefones e informações bancárias, por meio do endereço eletrônico do Cadastro Geral de Publicações da Embrapa –(CGPE) (www.sct.embrapa.br/cgp).
Autores de outras instituições, que colaboraram com as publicações daquele ano, também precisam estar atentos à solicitação, fornecendo as informações o mais rápido possível.
Em 2011, não foi possível efetuar o pagamento relativo ao ano base 2010 para 1.108 autores, por falta e/ou insuficiência de dados cadastrais. Porém, eles terão uma nova oportunidade para receber os valores acumulados durante o período, além do valor apurado referente ao exercício de 2011.
Também em 2011, 472 autores não receberam comunicado sobre o valor dos direitos autorais que lhes foram pagos em virtude de falta e/ou inconsistência de seus dados cadastrais no CGPE.
O Cadastro Geral de Publicações da Embrapa (CGPE) foi implantado em 2002, a pedido do então diretor-presidente, Alberto Duque Portugal, com o objetivo de registrar as publicações impressas da Empresa. Ele constem dados dos autores e editores das obras e serve como instrumento importante para o pagamento de diretos autorais.
Esclarecimentos adicionais podem ser obtidos pelo e-mail contrato@sct.embrapa.br ou pelo telefone (61) 3448-4374. |
Em tempo: |
|
Agenda Ambiental |
Edição dezembro/2011 on-line da Revista PAB
|
Reprises DCTV – 2011 |
Plantas protegidas |
Arquivo
Já está disponível para consulta on-line a edição de Dezembro/2011 da revista Pesquisa Agropecuária Brasileira (PAB). O periódico pode ser acessado pelo endereço eletrônico www.sct.embrapa.br/pab
Informações sobre como submeter artigos para publicação e consulta a edições anteriores também estão disponíveis no site. A versão impressa, segundo o editor da revista, Emilson França de Queiroz, deverá sair da gráfica nos próximos dias.
|
Chegou ao final o calendário 2011 do Dia de Campo na TV e, enquanto a produção prepara a edição 2012, serão reprisados alguns programas.
A previsão é que no dia 9 março comecem a ser veiculados os programas inéditos, que podem ser conferidos no site do DCTV
Datas e títulos das reprises:
27 janeiro – Tecnologias para produção do café conilon
3 fevereiro – Benefícios da floresta na propriedade rural
10 fevereiro – Produção de batata-semente para agricultura familiar
17 fevereiro – Milhos especiais para artesanato
24 fevereiro – Sequenciamento genético de bovinos das raças zebuínas
2 março – Plantio direto reduz efeitos da degradação do solo |
Coloque uma cobertura de proteção em torno das suas plantas, dentro e fora de casa. Desse modo, não terá ervas daninhas, protegerá as plantas ao manter o solo fresco, diminuirá a evaporação e reduzirá a compactação do solo.
Seja criativo e use seixos, pedacinhos de casca de árvore, cascalho, cascas de amêndoas, pedaços de louça partida, relva cortada ou folhas. Mas não cubra junto do caule, para ele não apodrecer no inverno. |
Informação Tecnológica Em Pauta é um informativo quinzenal de responsabilidade da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF). Gerente-Geral: Fernando do Amaral Pereira; Gerente-Adjunta de Organização e Difusão da Informação: Rúbia Maria Pereira; Gerente-Adjunta de Projetos Editoriais: Lucilene Maria de Andrade; Gerente-Adjunta de Administração Substituta: Cristine Valério. Redação e edição: Raquel Lemos (0650/89 DRT/DF). Apoio: Alexandre Abrantes e Kelly Rodrigues. Sugestões, críticas e para cancelar recebimento dos boletins por e-mail, enviar mensagem para: katia@sct.embrapa.br ou fazer contato pelo telefone (61) 3448 4590. Com informações do Boletim Interno Semanal da Embrapa Informação Tecnológica (BIS).
|
|
|