Brasília, DF 19 de dezembo de 2011/ Edição 35 - Ano 05/ Informativo Eletrônico Quinzenal - Embrapa Informação Tecnológica


pesquisa

 

 

 

 Cevada é tema da nova Árvore do Conhecimento


A cevada, o mais antigo dos cereais domesticados atualmente em cultivo, é o tema da nova Árvore do Conhecimento que acaba de ser publicada na Agência de Informação Embrapa, com conteúdos técnico-científicos relacionados à espécie. O conteúdo reúne resultados de  de pesquisas desenvolvidos pela Embrapa e instituições parceiras, nas fases de pré-produção, produção e pós-produção, fundamentais para produtores, extensionistas, professores e estudantes da área. A espécie, atualmente, é cultivada em cerca de 55 milhões de hectares, com produção da ordem de 150 milhões de toneladas, o que corresponde a dez por cento do total de grãos produzidos mundialmente. A maior parte da produção destina-se à alimentação animal e humana, e o restante é  transformado em malte. Cerca de 95% do malta produzido é usado na indústria cervejeira. O conteúdo da Árvore do Conhecimento Cevada foi organizado pelas Unidades: Embrapa Soja, Embrapa Agropecuária Oeste, Embrapa Cerrados e Embrapa Arroz e Feijão, sob a coordenação da Embrapa Informática Agropecuária e da  Embrapa Informação Tecnológica. Ao alcance da mão, a Agência de Informação Embrapa é um sistema web que possibilita a organização, o tratamento, o armazenamento, a divulgação e o acesso à informação tecnológica  gerada  pela Embrapa e outras instituições de pesquisa. Atualmente, prevê a disponibilização de 70 árvores do conhecimento, das quais 22estão publicadas, e 16 estão em fase de auditoria, ou seja, de checagem de conteúdo e de catalogação antes da publicação.  “Hoje, contabilizamos cerca de 1 milhão e 300 mil acessos”, destaca o gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando do Amaral Pereira. Em 2009, foram registradas 587 mil 929 visitas; em 2010, 930 mil 761 e, até o dia 4 de dezembro de 2011, 1 milhão e 283 mil.



Em Tempo
 
Livraria Embrapa lança novos títulos


Irrigação e fertirrigação em fruteiras e hortaliças, Delícias com arroz e feijão e os novos títulos da Coleção ABC da Agricultura Familiar são alguns dos lançamentos da Livraria Embrapa, editados graças à parceria entre a Embrapa Informação Tecnológica e as Unidades Descentralizadas de Pesquisa. Os títulos da coleção são: Como capturar enxames em voo, Como alimentar enxames e Cupuaçu. As obras já estão disponíveis para venda, e o  preço e mais informações sobre cada uma delas  podem ser consultados na página eletrônica da Livraria Embrapa, no endereço
www.embrapa.br/liv






Férias com
mais saúde

Que tal aproveitar o período de férias para deixar o carro em casa e se dedicar a atividades mais saudáveis. Na praia, no campo ou na cidade, adotar um estilo de vida mais saudável é benéfico para você e para o meio ambiente.




 
Foto: Selma Beltrão






Comunicação da Embrapa inova em Moçambique






barra01

        A parceria entre a Embrapa e o Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM) contribuiu para a aprovação, neste mês de dezembro, de um Plano Estratégico de Comunicação para o Instituto que, em breve, terá definida a sua primeira política de comunicação. O plano foi elaborado e aprovado pelos diretores do IIAM e pelos coordenadores dos seus quatro Centros Zonais, e contou com a participação dos profissionais das áreas de comunicação, de transferência de tecnologia e de investigação do Instituto.
    A necessidade de avançar nas estratégias de comunicação com os públicos de interesse do IIAM, em especial com os pequenos produtores, tem promovido ações, no âmbito da parceria, para que, a partir de 2012, o Instituto tenha um programa de rádio próprio e extensivo a todas as regiões daquele País, além de uma produção editorial e gráfica sistematizada, tudo com o apoio de técnicos da Embrapa, e no âmbito do projeto Plataforma de Inovação Tecnológica para o Desenvolvimento de Moçambique.
    A primeira parte do componente de fortalecimento da informação e comunicação no IIAM, prevista no projeto Plataforma, busca organizar o processo de comunicação com um plano ousado de metas, e, a segunda, atuar no fortalecimento das tecnologias de informação e de comunicação. O projeto Plataforma é parte do Programa Embrapa-Moçambique conduzido pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da Embrapa, em conjunto com a Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores. Além do Brasil, apóia a iniciativa o governo dos Estados Unidos, por meio da Agência Americana de Desenvolvimento (USAID).
    O jornalista e pesquisador da Embrapa Clima Temperado (Pelotas-RS), Antonio Heberlê (foto), realizou a primeira etapa da consultoria para a elaboração do Plano de Comunicação do IIAM em agosto deste ano, e retornou a Moçambique para a validação do documento. Para o diretor de Documentação, Comunicação e Transferência de Tecnologia do Instituto, Feliciano Mazuze, o resultado do trabalho foi muito positivo. "A partir de agora vamos trabalhar para colocar em prática as ações e internalizar o plano na sede e em todos os Centros Zonais", disse ele.
    A jornalista da Embrapa Informação Tecnológica, Selma Beltrão, participou da missão à África, em dezembro, com o objetivo de acelerar o andamento da proposta para as áreas radiofônica e gráfica. “Nosso trabalho foi debater com os técnicos do IIAM o formato mais adequado para o programa de rádio que, a partir de 2012, o instituto vai produzir e veicular nas rádios comunitárias e livres, bem como o perfil dos profissionais que estarão envolvidos nesse programa e na produção editorial”, destacou a jornalista.
    Necessidade de informação - A opção estratégica pelo uso do rádio para o fortalecimento da comunicação entre a pesquisa e os produtores com ações objetivas já havia sido diagnosticada em 2009, por outra comunicadora da Embrapa, a jornalista Deva Rodrigues, que percorreu Moçambique por quatro meses no intuito de fazer o diagnóstico e elaborar o componente comunicação do projeto. Na época, ela observou as carências de informações tecnológicas, ao mesmo tempo em que viu, nas rádios comunitárias, uma grande oportunidade de interação bem como da necessidade de viabilizar a comunicação do IIAM como área estratégica.
    Quanto à Política de Comunicação que se desenha para o IIAM, o objetivo é inovar, incentivando o protagonismo e respeitando a cultura local, a fim de que o Instituto se torne referência em desenvolvimento e intercâmbio tecnológico, e, assim, colabore objetivamente para o desenvolvimento do País.
   Para complementar e reforçar as avaliações realizadas em Moçambique, uma pesquisa de clima organizacional, já realizada, e outra de imagem, prevista para 2012 – as duas coordenadas pela consultoria –, estão ajudando na definição das ações a serem desenvolvidas no âmbito do IIAM. A análise dos fluxos da comunicação no Instituto permitiu que se identificassem dez modalidades de atuação, as quais envolvem duas dimensões: a comunicação organizacional (administrativa, institucional, interna, social e política), e a comunicação para o desenvolvimento (prospectiva, científica, promocional, mercadológica e para o intercâmbio).
    Em julho e novembro de 2012 novas missões devem acelerar esse processo de integração e troca de conhecimentos entre técnicos brasileiros e moçambicanos. “Penso que estamos fazendo a nossa parte nesta região sensível do planeta, e com alegria vejo que os resultados são animadores”, disse o coordenador do Programa Embrapa-Moçambique, pesquisador José Luiz Bellini Leite.
(Texto:Selma Beltrão
JP 2490/DF -  Embrapa Informação Tecnológica)       
                     
                                                                                      






Conteúdos de informação são apresentados em oficina
de inclusão digital



             
    barra02

           
   Entre os dias 5 e 7 de dezembro, representantes da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF) participaram da “10ª edição da Oficina para Inclusão Digital”, na cidade de Vitória (ES), destinada à construção de uma política nacional voltada a ações de inclusão digital. Acompanhados pelo gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando do Amaral Pereira, a pedagoga Marluce Freire e o analista Massayuki  Okawachi coordenaram, no dia 5, uma oficina de capacitação de monitores de telecentros nacionais, no uso de produtos digitais da Embrapa coordenados pela Unidade, tais como: Portal Embrapa, Agência de Informação Embrapa, Sistemas de Produção Online, Site Contando Ciência na Web, páginas de disponibilização de programas radiofônicos e televisivos da Empresa (Prosa Rural e Dia de Campo na TV), Infoteca-e, Alice e Sabiia.
    Realizado no Centro de Convenções da capital capixaba, o evento reuniu mais de 1,5 mil pessoas de todo o Brasil, durante os três dias de programação, promovida pelo Ministério das Comunicações em parceria com o governo do Estado e a Prefeitura de Vitória. A participação da Embrapa na oportunidade já havia sido reconhecida pela secretária de Inclusão Digital, Lygia Pupatto, no encontro dia 17 de novembro, em Brasília, como de muita importância, principalmente por seu trabalho estar diretamente relacionado ao esforço de combate à miséria, por meio da inclusão digital no campo.
    Da oficina coordenada pela equipe da Embrapa participaram cerca de trinta pessoas, entre as quais professores de escolas do campo e de escolas família agrícola (EFAs) de comunidades quilombolas, extensionistas, arte-educadores e agricultores. “Tivemos a oportunidade de conversar com professores de uma escola da cidade de Conselheiro Lafaiete (MG), que já tinham trabalhado com os conteúdos do site Contando Ciência na Web, com as crianças na sala de aula”, contou Marluce.
    Além dos produtos, e embora não seja especificamente um produto digital, e sim um kit de publicações Embrapa que contém, em seu acervo, também exemplares de DVDs e de CDs com gravação de programas do Prosa Rural e do Dia de Campo na TV, o projeto Minibibliotecas foi citado e debatido durante o encontro, por ser reconhecidamente importante como fonte de informação em escolas rurais de todo o Brasil.




   
   
Site da Embrapa contribui com ações de educação ambiental em Mato Grosso
             
    barra02



   O município de Ribeirãozinho (MT) ganhou uma subestação de energia elétrica (500 kV) ligada a uma linha de transmissão que parte de Cuiabá, atravessa o Estado do Mato Grosso e chega até Rio Verde, em Goiás. Com a instalação da linha de transmissão da linha Catxerê Transmissora de Energia, para reforçar o sistema de energia nacional, chegaram também em Ribeirãozinho muitas novidades para a população local, entre elas a internet e um programa de educação ambiental para professores e alunos de escolas da região.
    “O programa de educação ambiental funciona como parte das medidas mitigadoras dos impactos potenciais da implantação da linha de transmissão, e atende também ao planejamento ambiental previsto no processo de licenciamento”, explica a bióloga e educadora ambiental Clarice Lino, da Consultoria Dossel Ambiental, responsável pelo programa. O programa capacitou, até o momento, 260 educadores ambientais de escolas rurais de 15 municípios
(11 deles do Estado de Mato Grosso e 4 de Goiás), e tem fornecido conteúdos teóricos e instrumentos práticos para promover o desenvolvimento da educação ambiental no universo escolar de forma inter e transdisciplinar. Um dos instrumentos para essa prática de educação ambiental é o site infantojuvenil da Embrapa Contando Ciência na WEB, utilizado nos eventos com infraestrutura e suporte para computadores e internet.
     “Quando conhecemos o site da Embrapa verificamos que era uma excelente ferramenta para trabalhar as questões ambientais e outras relacionadas à agricultura com alunos e professores das escolas rurais que já possuem computador e internet, pois além de introduzir a tecnologia no espaço escolar, contribui para ampliar os conhecimentos e apoiar as aulas”, destaca Clarice Lino.
   
Outro material da Embrapa utilizado pelo programa de educação ambiental em Mato Grosso e em Goiás é a cartilha Brinque com ciência, que contém recursos lúdicos e pedagógicos com estímulo à preservação do meio ambiente. Os jogos disponíveis na cartilha também foram selecionados, neste ano, para compor uma apostila de Biologia para alunos do 6º ano do ensino fundamental do Colégio Etapa, de São Paulo, a partir do acesso ao site Contando Ciência na WEB.
    Contando Ciência sobre meio ambiente - O site Contanto Ciência
na WEB foi lançado em abril deste ano, e é resultado de projeto do macroprograma 4, aprovado em 2007, com o objetivo de popularizar a ciência, estimular a vocação de novos cientistas e apoiar ações não formais de ensino de ciências em escolas e movimentos sociais. De forma lúdica e didática, o site oferece, para crianças e jovens dos 6 aos 14 anos, um blog para estimular a interatividade e a aproximação desse público com os pesquisadores da Embrapa, vários jogos e uma biblioteca, com informações sobre meio ambiente, que vão desde as características de cada um dos biomas brasileiros às principais consequências das mudanças climáticas globais para a agricultura, a pecuária e a alimentação humana e animal.
    O Contando Ciência
na WEB tem a participação das Unidades de Pesquisa da Embrapa, as quais são responsáveis pelos conteúdos disponibilizados no site, assim como por promoverem ações junto às secretarias municipais de Educação e às escolas públicas e privadas, com o objetivo de estimular o seu uso como recurso para aulas de ciências e atividades extraclasse. Para Fernando do Amaral Pereira, gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Unidade coordenadora do Contando Ciência na WEB: “A utilização do site também pela iniciativa privada – em uma ação a tão ampla de educação ambiental, que envolve dezenas de municípios em dois grandes Estados brasileiros –, é uma demonstração de que o Contando Ciência na WEB está no caminho certo, que é o de promover a aproximação entre ciência e sociedade, criando, assim, um espaço de interação saudável e educativo”, destaca. (Texto:Selma Beltrão - JP 2490/DF -  Embrapa Informação Tecnológica) 
Serviço: Site Contando Ciência na WEB (www.embrapa.br/contandociencia)




Informação Tecnológica Em Pauta é um informativo quinzenal de responsabilidade da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF). Gerente-Geral: Fernando do Amaral Pereira; Gerente-Adjunta de Organização e Difusão da Informação: Rúbia Maria Pereira; Gerente-Adjunta  de Projetos Editoriais: Lucilene Maria de Andrade; Gerente-Adjunta de Administração: Marlene França. Redação e edição: Kátia Marsicano (3645 MTb/DF). Estagiária: Giane Silva. Apoio: Alexandre Abrantes. Sugestões, críticas e para cancelar recebimento dos boletins por e-mail, enviar mensagem para: katia@sct.embrapa.br ou fazer contato pelo telefone (61) 3448 4590.
Colaborou nesta edição a jornalista Selma Beltrão (Embrapa Informação Tecnológica)