Brasília, DF 19 de dezembo de 2011/ Edição 35 - Ano 05/ Informativo Eletrônico Quinzenal - Embrapa Informação Tecnológica |
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Foto: Selma Beltrão ![]() Comunicação da Embrapa inova em Moçambique ![]() A parceria entre a
Embrapa e o Instituto de
Investigação Agrária de Moçambique (IIAM)
contribuiu para a aprovação, neste mês de dezembro,
de um Plano Estratégico de Comunicação para o
Instituto que, em breve, terá definida a sua primeira
política de comunicação. O plano foi elaborado e
aprovado pelos diretores do IIAM e pelos coordenadores dos seus quatro
Centros Zonais, e contou com a participação dos
profissionais das áreas de comunicação, de
transferência de tecnologia e de investigação do
Instituto. |
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Conteúdos de informação são apresentados em oficina de inclusão digital ![]() Entre os dias 5 e 7 de dezembro, representantes da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF) participaram da “10ª edição da Oficina para Inclusão Digital”, na cidade de Vitória (ES), destinada à construção de uma política nacional voltada a ações de inclusão digital. Acompanhados pelo gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando do Amaral Pereira, a pedagoga Marluce Freire e o analista Massayuki Okawachi coordenaram, no dia 5, uma oficina de capacitação de monitores de telecentros nacionais, no uso de produtos digitais da Embrapa coordenados pela Unidade, tais como: Portal Embrapa, Agência de Informação Embrapa, Sistemas de Produção Online, Site Contando Ciência na Web, páginas de disponibilização de programas radiofônicos e televisivos da Empresa (Prosa Rural e Dia de Campo na TV), Infoteca-e, Alice e Sabiia. Realizado no Centro de Convenções da capital capixaba, o evento reuniu mais de 1,5 mil pessoas de todo o Brasil, durante os três dias de programação, promovida pelo Ministério das Comunicações em parceria com o governo do Estado e a Prefeitura de Vitória. A participação da Embrapa na oportunidade já havia sido reconhecida pela secretária de Inclusão Digital, Lygia Pupatto, no encontro dia 17 de novembro, em Brasília, como de muita importância, principalmente por seu trabalho estar diretamente relacionado ao esforço de combate à miséria, por meio da inclusão digital no campo. Da oficina coordenada pela equipe da Embrapa participaram cerca de trinta pessoas, entre as quais professores de escolas do campo e de escolas família agrícola (EFAs) de comunidades quilombolas, extensionistas, arte-educadores e agricultores. “Tivemos a oportunidade de conversar com professores de uma escola da cidade de Conselheiro Lafaiete (MG), que já tinham trabalhado com os conteúdos do site Contando Ciência na Web, com as crianças na sala de aula”, contou Marluce. Além dos produtos, e embora não seja especificamente um produto digital, e sim um kit de publicações Embrapa que contém, em seu acervo, também exemplares de DVDs e de CDs com gravação de programas do Prosa Rural e do Dia de Campo na TV, o projeto Minibibliotecas foi citado e debatido durante o encontro, por ser reconhecidamente importante como fonte de informação em escolas rurais de todo o Brasil. |
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![]() Site
da Embrapa contribui com ações de educação
ambiental em Mato Grosso
![]() O município de Ribeirãozinho (MT) ganhou uma subestação de energia elétrica (500 kV) ligada a uma linha de transmissão que parte de Cuiabá, atravessa o Estado do Mato Grosso e chega até Rio Verde, em Goiás. Com a instalação da linha de transmissão da linha Catxerê Transmissora de Energia, para reforçar o sistema de energia nacional, chegaram também em Ribeirãozinho muitas novidades para a população local, entre elas a internet e um programa de educação ambiental para professores e alunos de escolas da região. “O programa de educação ambiental funciona como parte das medidas mitigadoras dos impactos potenciais da implantação da linha de transmissão, e atende também ao planejamento ambiental previsto no processo de licenciamento”, explica a bióloga e educadora ambiental Clarice Lino, da Consultoria Dossel Ambiental, responsável pelo programa. O programa capacitou, até o momento, 260 educadores ambientais de escolas rurais de 15 municípios (11 deles do Estado de Mato Grosso e 4 de Goiás), e tem fornecido conteúdos teóricos e instrumentos práticos para promover o desenvolvimento da educação ambiental no universo escolar de forma inter e transdisciplinar. Um dos instrumentos para essa prática de educação ambiental é o site infantojuvenil da Embrapa Contando Ciência na WEB, utilizado nos eventos com infraestrutura e suporte para computadores e internet. “Quando conhecemos o site da Embrapa verificamos que era uma excelente ferramenta para trabalhar as questões ambientais e outras relacionadas à agricultura com alunos e professores das escolas rurais que já possuem computador e internet, pois além de introduzir a tecnologia no espaço escolar, contribui para ampliar os conhecimentos e apoiar as aulas”, destaca Clarice Lino. Outro material da Embrapa utilizado pelo programa de educação ambiental em Mato Grosso e em Goiás é a cartilha Brinque com ciência, que contém recursos lúdicos e pedagógicos com estímulo à preservação do meio ambiente. Os jogos disponíveis na cartilha também foram selecionados, neste ano, para compor uma apostila de Biologia para alunos do 6º ano do ensino fundamental do Colégio Etapa, de São Paulo, a partir do acesso ao site Contando Ciência na WEB. Contando Ciência sobre meio ambiente - O site Contanto Ciência na WEB foi lançado em abril deste ano, e é resultado de projeto do macroprograma 4, aprovado em 2007, com o objetivo de popularizar a ciência, estimular a vocação de novos cientistas e apoiar ações não formais de ensino de ciências em escolas e movimentos sociais. De forma lúdica e didática, o site oferece, para crianças e jovens dos 6 aos 14 anos, um blog para estimular a interatividade e a aproximação desse público com os pesquisadores da Embrapa, vários jogos e uma biblioteca, com informações sobre meio ambiente, que vão desde as características de cada um dos biomas brasileiros às principais consequências das mudanças climáticas globais para a agricultura, a pecuária e a alimentação humana e animal. O Contando Ciência na WEB tem a participação das Unidades de Pesquisa da Embrapa, as quais são responsáveis pelos conteúdos disponibilizados no site, assim como por promoverem ações junto às secretarias municipais de Educação e às escolas públicas e privadas, com o objetivo de estimular o seu uso como recurso para aulas de ciências e atividades extraclasse. Para Fernando do Amaral Pereira, gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Unidade coordenadora do Contando Ciência na WEB: “A utilização do site também pela iniciativa privada – em uma ação a tão ampla de educação ambiental, que envolve dezenas de municípios em dois grandes Estados brasileiros –, é uma demonstração de que o Contando Ciência na WEB está no caminho certo, que é o de promover a aproximação entre ciência e sociedade, criando, assim, um espaço de interação saudável e educativo”, destaca. (Texto:Selma Beltrão - JP 2490/DF - Embrapa Informação Tecnológica) Serviço: Site Contando Ciência na WEB (www.embrapa.br/contandociencia) |
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Informação
Tecnológica Em Pauta é um
informativo quinzenal de responsabilidade da Embrapa
Informação Tecnológica
(Brasília/DF). Gerente-Geral: Fernando do Amaral Pereira;
Gerente-Adjunta de
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