Brasília, DF 30 de novembro de 2011/ Edição 34 - Ano 05/ Informativo Eletrônico Quinzenal - Embrapa Informação Tecnológica


pesquisa

 

 

 

 
Portal e intranet Embrapa vão
 ganhar cara nova

Mais acessíveis e mais práticos. É como vão ficar o novo portal e a nova intranet da Embrapa. Para isso, a Embrapa Informação Tecnológica acaba de formalizar um contrato com a empresa Interage, de Goiânia (GO), responsável pelo projeto de comunicação digital e de arquitetura de conteúdo. A proposta é fazer com que as informações estejam mais organizadas  e os usuários possam navegar com mais facilidade.
A empresa -, contratada via processo de licitação/pregão, e selecionada por sua capacidade técnica -, terá um prazo de 12 meses para desenvolver o novo projeto.


Ampliação das Minibibliotecas

Foto: Kátia Marsicano
 

Mais 20 Minibibliotecas serão entregues em escolas estaduais no Piauí, como resultado da emenda parlamentar aprovada pelo deputado Nazareno Fonteles (PT-PI) em favor da Embrapa Hortaliças e da Embrapa
Meio-Norte.
O objetivo da emenda é promover a melhoria da qualidade alimentar e nutricional dos estudantes, e o acervo será usado também em apoio ao projeto de Hortas Escolares.Desde que foi iniciado, o projeto Minibibliotecas já distribuiu cerca de 2500 kits de publicações Embrapa.


Em Tempo

Foto: Kátia Marsicano


Uma comitiva de 22 estrangeiros da Bolívia, da Colômbia, de Cabo Verde, de Guiné-Bissau, de Moçambique, de São Tomé e Príncipe e do Timor Leste, esteve no dia 18 de novembro na Embrapa Informação Tecnológica, com o objetivo de conhecer os projetos da Unidade. Na visita, os estrangeiros conheceram o parque gráfico, os estúdios de rádio e televisão e a Livraria Embrapa.
O grupo era formado pelos participantes do I Curso Internacional em Produção, Pós-colheita e Processamento Industrial do Caju, ministrado na Embrapa Capacitação e Estudos Estratégicos.



Você conhece a
Regra dos 3R??


Não? Então, vamos lá:
Reduzir - consumo
Reutilizar - objetos
Reciclar - materiais

Pense nisso todos os dias. Nós é que devemos
agradecer à natureza...




 
Foto: Herivelto Batista






Ações de inclusão digital da Embrapa são apresentadas no
Ministério das Comunicações






barra01

    Com o objetivo de construir uma política nacional destinada a nortear as ações de inclusão digital promovidas e apoiadas pelo Governo Federal, o Ministério das Comunicações realizou, no dia 17 de novembro, um encontro com a participação de mais de vinte instituições que promovem iniciativas de inclusão digital. O encontro, coordenado pela secretária de Inclusão Digital, Lygia Pupatto (foto), teve a presença do gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando do Amaral Pereira, e da analista Cláudia Mattos, do Setor de Organização da Informação da Unidade.
    A Embrapa e seus conteúdos foram destacados pela secretária, por estarem relacionados ao esforço de combate à miséria, por meio da inclusão digital no campo. “As ações de divulgação da informação que desenvolvemos estão alinhadas às estratégias governamentais e nesse contexto sabemos da importância da Embrapa, principalmente nas regiões rurais onde o acesso é limitado não só pela distância mas pela ausência de recursos”, disse Fernando do Amaral.
    No debate, foi definida a criação de um fórum de discussão sobre o tema, que deverá ser subdividido em subgrupos temáticos. Cada subgrupo vai ficar responsável por um assunto, tal como infraestrutura, formação, inclusão de jovens e inclusão da zona rural.
    A secretária Lygia Pupatto afirmou que o primeiro passo a ser dado para fortalecer o debate, antes de definir diretrizes para a política de inclusão digital, é levantar dados concretos sobre os investimentos e os resultados já obtidos pelas ações e pediu que as informações sejam apresentadas até a 10ª edição da Oficina para Inclusão Digital, que ocorrerá de 5 a 7 de dezembro, na cidade de Vitória (ES).
    Representando a Embrapa, participam da oficina a pedagoga Marluce Freire e o analista Massayuki  Okawachi, responsáveis por coordenar a capacitação a ser ministrada para monitores de telecentros, no uso dos conteúdos da Embrapa em sítios e portais (Alice, Sabiia, Infoteca-e, Agência de Informação Embrapa, Sistemas de Produção on-line, Portal, Prosa Rural, Dia de Campo na TV e site Contando Ciência na Web). (Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério das Comunicações)


Embrapa fecha convênio
com a Contag

    A Embrapa e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) assinaram no dia 24 de novembro Acordo Geral de Cooperação Técnica que pretende garantir um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar.
  As prioridades serão a pesquisa e desenvolvimento agropecuário, acesso à inovação e transferência de tecnologia e processos práticos da experimentação e validação de tecnologias que combine produção, agregação de valor e acesso a mercados com garantia de renda.
    Entre as autoridades, estiveram presentes o diretor-presidente da Embrapa, Pedro Arraes, o presidente da Contag, Alberto Broch, o gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando do  Amaral Pereira, e representantes dos ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário. De acordo com o presidente da Contag, Alberto Broch, o convênio tem uma importância muito grande. “Precisamos muito mais da Embrapa do que o agronegócio, que já se beneficiou bastante ao longo dos anos”, disse.
    Para o diretor-presidente da Embrapa, em torno da assinatura do acordo, existe a possibilidade de  um trabalho que será exemplo para todo o Brasil. “Aqui está o nosso compromisso de criar um plano de ação, pequeno no começo, mas vamos levantar tijolo por tijolo”, garante.
    Uma das formas de participação da Embrapa no contexto da agricultura familiar, que poderão ser usados em capacitações de técnicos e lideranças sindicais, são os conteúdos de projetos já desenvolvidos pela Embrapa Informação Tecnológica, em parceria com as Unidades Descentralizadas, como as Minibibliotecas, o programa de rádio Prosa Rural, entre outros.
    “Esse acordo vai reforçar a contribuição com o segmento da agricultura familiar, uma das  prioridades no processo de transferência de tecnologia”, concluiu Amaral.Um dos objetivos do acordo é o desenvolvimento conjunto de projetos de pesquisa e de desenvolvimento, assim como de ações de formação e de capacitação de técnicos e das lideranças sindicais do meio rural, em processos de transferência de tecnologia.(com Assessoria de Imprensa da Contag)

Foto: Kátia Marsicano






Estudantes discutem rumos da educação não formal no
Fórum Ciência e Sociedade



             
    barra02


   
        Estudantes do ensino médio de escolas públicas de Petrolina (PE), de Urutaí (GO), do Rio de Janeiro (RJ) e do Distrito Federal participaram entre os dias 16 e 18 de novembro, na sede da Embrapa, em Brasília, da oitava edição do Fórum Ciência e Sociedade, promovido pela Fiocruz (Brasília), pela Embrapa e pelo Ministério da Cultura (Minc). Tendo como principal tema da pauta de debates deste ano a reflexão sobre contribuições da educação não formal, especialistas multidisciplinares e educadores puderam avaliar os rumos e os desafios da formação integral.
        No segundo dia de evento, esteve presente como palestrante a gerente-adjunta de Organização e Difusão da Informação da Embrapa Informação Tecnológica, Rúbia Maria Pereira. Ela apresentou os produtos de divulgação tecno-científica coordenados pela Unidade, a partir do resultado das pesquisas da Embrapa, como o projeto Minibibliotecas, o site Contando Ciência na Web, os programas televisivo Dia de Campo na TV e de rádio Prosa Rural, além dos conteúdos do sistema de acesso aberto e publicações de várias linhas editoriais, destinadas aos diversos públicos.
        “Essa é uma das contribuições da Embrapa Informação Tecnológica, das Unidades e das instituições parceiras para o processo educativo não formal e a divulgação do conhecimento”, comentou, lembrando as metas de internacionalização dos conteúdos da Embrapa, que já começam a chegar aos países do Cone Sul e da África. Rúbia Pereira destacou ainda o reconhecimento que tem sido dado às publicações do kit Minibibliotecas, que motivaram até a criação da disciplina Convivência com o Semiárido, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Ananete Cavalcante Gomes, de Mata Grande, Alagoas.
   
    Para fazer pensar - Outra palestra que inspirou os trabalhos do VIII Fórum Ciência e Sociedade foi a do doutor em Filosofia e História da Educação da Universidade de Campinas (Unicamp), César Nunes, que, por meio de frases e citações de Raul Seixas e Paulo Freire, passando pela tragédia grega Édipo Rei e Getúlio Vargas, acabou aplaudido de pé pelos jovens. “Que o conhecimento da ciência os torne sábios, porque vocês detêm a potencialidade emancipatória que incomoda e que deve motivar a marcha pela nova ética social no Brasil”, disse ele.
         Para o estudante José Wilky, 18 anos, que deixou Petrolina (PE) para participar do encontro em Brasília, oportunidades como essa são sempre importantes para estimular a reflexão. “É aqui que, apesar de lidarmos com as diferenças de identidade,  percebemos os objetivos comuns, mesmo vindo de regiões tão distintas do Brasil”. É a terceira vez que o jovem aluno do Instituto Federal do Sertão Pernambucano vem à capital participar do fórum. Além dos estudantes e educadores brasileiros, o evento contou com a presença de representantes da França, país de origem da proposta do encontro, posteriormente trazido para o Brasil. A coordenação do evento na Embrapa, o VIII Fórum Ciência e Sociedade foi da pedagoga Marluce Freire, da Embrapa Informação Tecnológica.



   
   
Educação no Campo é tema
    do novo número da
    Revista Formação por Alternância
             
    barra02



    Já está disponível para o público a nova edição da Revista da Formação por Alternância, uma parceria entre a Embrapa Informação Tecnológica e a União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil (Unefab). A iniciativa é resultado do convênio firmado em 2009 entre as duas instituições, com o objetivo de reforçar os instrumentos de veiculação de conhecimento aos segmentos ligados à agricultura familiar.
    Editada semestralmente, a publicação reúne artigos de especialistas, entre os quais representantes da Embrapa, e relatos de experiências relacionadas ao Movimento dos Centros de Formação por Alternância, como garantia de espaço para reflexão e análise. As edições são temáticas e a atual refere-se à Educação no Campo, um dos aspectos considerados decisivos no contexto do desenvolvimento rural.
    Além dos assuntos abordados em suas seções, na publicação podem ser encontrados artigos como os do professor Antonio Munarim (Universidade Federal de Santa Catarina), e da integrante do Coletivo Nacional do  Setor de Educação do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra), Rosana Cebalho.
    A Revista da Formação por Alternância é impressa pela Embrapa Informação Tecnológica, em Brasília (DF) e distribuída a mais de duzentos Centros Familiares de Formação por Alternância (Ceffas).Para adquirir um exemplar da revista, que custa R$ 11,00, inclusive edições anteriores, basta acessar a página eletrônica da Livraria Embrapa. O endereço é www.embrapa.br/liv.





Informação Tecnológica Em Pauta é um informativo quinzenal de responsabilidade da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF). Gerente-Geral: Fernando do Amaral Pereira; Gerente-Adjunta de Organização e Difusão da Informação: Rúbia Maria Pereira; Gerente-Adjunta  de Projetos Editoriais: Lucilene Maria de Andrade; Gerente-Adjunta de Administração: Marlene França. Redação e edição: Kátia Marsicano (3645 MTb/DF). Estagiária: Giane Silva. Apoio: Alexandre Abrantes. Sugestões, críticas e para cancelar recebimento dos boletins por e-mail, enviar mensagem para: katia@sct.embrapa.br ou fazer contato pelo telefone
(61) 3448 4590. Colaborou nesta edição jornalista Selma Beltrão (Embrapa Informação Tecnológica)