Brasília, DF 30 de novembro de 2011/ Edição 34 - Ano 05/ Informativo Eletrônico Quinzenal - Embrapa Informação Tecnológica |
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Foto: Herivelto Batista Com o objetivo de construir uma política
nacional destinada a nortear as ações de inclusão
digital promovidas e apoiadas pelo Governo Federal, o Ministério
das Comunicações realizou, no dia 17 de novembro, um
encontro com a participação de mais de vinte instituições
que promovem iniciativas de inclusão digital. O encontro, coordenado
pela secretária de Inclusão Digital, Lygia Pupatto (foto),
teve a presença do gerente-geral da Embrapa Informação
Tecnológica, Fernando do Amaral Pereira, e da analista Cláudia
Mattos, do Setor de Organização da Informação
da Unidade. Embrapa
fecha convênio A Embrapa e a Confederação
Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) assinaram no dia
24 de novembro Acordo Geral de Cooperação Técnica
que pretende garantir um conjunto de ações voltadas
ao fortalecimento da agricultura familiar. |
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Foto: Kátia
Marsicano
![]() Estudantes discutem rumos da educação não formal no Fórum Ciência e Sociedade ![]() Estudantes do ensino médio de escolas públicas de Petrolina (PE), de Urutaí (GO), do Rio de Janeiro (RJ) e do Distrito Federal participaram entre os dias 16 e 18 de novembro, na sede da Embrapa, em Brasília, da oitava edição do Fórum Ciência e Sociedade, promovido pela Fiocruz (Brasília), pela Embrapa e pelo Ministério da Cultura (Minc). Tendo como principal tema da pauta de debates deste ano a reflexão sobre contribuições da educação não formal, especialistas multidisciplinares e educadores puderam avaliar os rumos e os desafios da formação integral. No segundo dia de evento, esteve presente como palestrante a gerente-adjunta de Organização e Difusão da Informação da Embrapa Informação Tecnológica, Rúbia Maria Pereira. Ela apresentou os produtos de divulgação tecno-científica coordenados pela Unidade, a partir do resultado das pesquisas da Embrapa, como o projeto Minibibliotecas, o site Contando Ciência na Web, os programas televisivo Dia de Campo na TV e de rádio Prosa Rural, além dos conteúdos do sistema de acesso aberto e publicações de várias linhas editoriais, destinadas aos diversos públicos. “Essa é uma das contribuições da Embrapa Informação Tecnológica, das Unidades e das instituições parceiras para o processo educativo não formal e a divulgação do conhecimento”, comentou, lembrando as metas de internacionalização dos conteúdos da Embrapa, que já começam a chegar aos países do Cone Sul e da África. Rúbia Pereira destacou ainda o reconhecimento que tem sido dado às publicações do kit Minibibliotecas, que motivaram até a criação da disciplina Convivência com o Semiárido, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Ananete Cavalcante Gomes, de Mata Grande, Alagoas. Para fazer pensar - Outra palestra que inspirou os trabalhos do VIII Fórum Ciência e Sociedade foi a do doutor em Filosofia e História da Educação da Universidade de Campinas (Unicamp), César Nunes, que, por meio de frases e citações de Raul Seixas e Paulo Freire, passando pela tragédia grega Édipo Rei e Getúlio Vargas, acabou aplaudido de pé pelos jovens. “Que o conhecimento da ciência os torne sábios, porque vocês detêm a potencialidade emancipatória que incomoda e que deve motivar a marcha pela nova ética social no Brasil”, disse ele. Para o estudante José Wilky, 18 anos, que deixou Petrolina (PE) para participar do encontro em Brasília, oportunidades como essa são sempre importantes para estimular a reflexão. “É aqui que, apesar de lidarmos com as diferenças de identidade, percebemos os objetivos comuns, mesmo vindo de regiões tão distintas do Brasil”. É a terceira vez que o jovem aluno do Instituto Federal do Sertão Pernambucano vem à capital participar do fórum. Além dos estudantes e educadores brasileiros, o evento contou com a presença de representantes da França, país de origem da proposta do encontro, posteriormente trazido para o Brasil. A coordenação do evento na Embrapa, o VIII Fórum Ciência e Sociedade foi da pedagoga Marluce Freire, da Embrapa Informação Tecnológica. |
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![]() Educação
no Campo é tema
Revista
Formação por Alternânciado novo número da ![]() Já está disponível para o público a nova edição da Revista da Formação por Alternância, uma parceria entre a Embrapa Informação Tecnológica e a União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil (Unefab). A iniciativa é resultado do convênio firmado em 2009 entre as duas instituições, com o objetivo de reforçar os instrumentos de veiculação de conhecimento aos segmentos ligados à agricultura familiar. Editada semestralmente, a publicação reúne artigos de especialistas, entre os quais representantes da Embrapa, e relatos de experiências relacionadas ao Movimento dos Centros de Formação por Alternância, como garantia de espaço para reflexão e análise. As edições são temáticas e a atual refere-se à Educação no Campo, um dos aspectos considerados decisivos no contexto do desenvolvimento rural. Além dos assuntos abordados em suas seções, na publicação podem ser encontrados artigos como os do professor Antonio Munarim (Universidade Federal de Santa Catarina), e da integrante do Coletivo Nacional do Setor de Educação do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra), Rosana Cebalho. A Revista da Formação por Alternância é impressa pela Embrapa Informação Tecnológica, em Brasília (DF) e distribuída a mais de duzentos Centros Familiares de Formação por Alternância (Ceffas).Para adquirir um exemplar da revista, que custa R$ 11,00, inclusive edições anteriores, basta acessar a página eletrônica da Livraria Embrapa. O endereço é www.embrapa.br/liv. |
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Informação
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da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF).
Gerente-Geral: Fernando do Amaral Pereira; Gerente-Adjunta de Organização
e Difusão da Informação: Rúbia Maria Pereira;
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Redação e edição: Kátia Marsicano
(3645 MTb/DF). Estagiária: Giane Silva. Apoio: Alexandre Abrantes.
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