Brasília, DF 31 de outubro de 2011/ Edição 33 - Ano 05/ Informativo Eletrônico Quinzenal - Embrapa Informação Tecnológica


pesquisa

 

 

 

Divulgação


Publicação da Embrapa aborda experiências com agricultores rurais 


Inovações em desenvolvimento territorial é o título do livro que a Embrapa Informação Tecnológica e a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia lançaram no dia 26 de outubro, em Brasília/DF. A obra retrata experiências realizadas com agricultores familiares em várias regiões brasileiras, a partir de sete projetos desenvolvidos desde de 2003. Dividida em quatro partes, a publicação enfoca os aspectos conceituais, os princípios participativos e inclusivos das ações e consolida as primeiras ações registradas pelos Núcleos Piloto de Informação e Gestão para a Agricultura Familiar (NAFs) dos territórios do Sisal (BA), da Grande Dourados (MS), do Nordeste Paraense (PA) e da Mata Sul (PE), a partir do programa Agrofuturo, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), além de outras iniciativas da Embrapa com enfoque territorial, desenvolvidas concomitantemente aos núcleos, como a da Região Serrana Fluminense (RJ), a do projeto Ver-o-Peixe do Nordeste Paraense (PA), e a do Alto Sertão do Piauí e de Pernambuco.
 


Ecofisiologia do sisal
e oleaginosas

Considerada uma das áreas mais importantes do conhecimento, no que diz respeito a estudos agronômicos, a Ecofisiologia contribui muito também para a pesquisa relacionada à Biologia e à Ecologia, voltada à compreensão de processos evolutivos e de organização de ecossistemas. Trata-se de uma ciência que envolve informações sobre vários aspectos do ambiente, como clima, características geofísicas e geoquímicas e aspectos da organização da planta.
Na publicação Ecofisiologia das culturas de algodão, amendoim, gergelim, mamona, pinhão-manso e sisal, estão reunidos resultados de pesquisas desenvolvidas pela Embrapa Algodão (Campina Grande, PB), assim como avanços conseguidos na compreensão de mecanismos em resposta a estresses ambientais.
São sete capítulos dedicados aos aspectos gerais da ecofisiologia vegetal e a cada uma das culturas, incluídas análises relacionadas ao balanço de carbono, que é a fotossíntese versus a respiração.
 



Separando pilhas



Desde 2009, a Embrapa Informação Tecnológica tem um sistema especial de recolhimento de pilhas e baterias. Trata-se de latinhas chamadas Papa-pilhas, onde os empregados podem depositar esse tipo de material.
A iniciativa foi do Comitê Local de Gestão Ambiental, durante a campanha de sensibilização sobre a importância da coleta seletiva e a destinação correta de resíduos, especialmente os tóxicos, como são as pilhas e baterias.
Periodicamente, representantes do Comitê recolhem o material e levam para o ponto de coleta, localizado na entrada do edifício-sede da Embrapa.




  Foto: Giane Silva










Comunicadores do Prosa Rural participam de encontro com Juan Bordenave




barra01

    Um encontro instigante para fazer pensar e tirar o sono de quem lida com a rotina e com os desafios da comunicação no dia a dia. Esse foi um dos resultados de quase duas horas de reflexão conduzidas, dia 26 de outubro, por uma das mais importantes personalidades da área, o paraguaio Juan Enrique Diaz Bordenave, autor, entre outros, do livro de cabeceira de estudantes e profissionais comunicadores, intitulado O que é comunicação, da série Primeiros Passos.
    Especialista em comunicação do Instituto Interamericano de Ciências Agrícolas (IICA), aos 85 anos, e com a clareza que requer o vanguardismo das idéias relacionadas a um mundo que não pára de se transformar, Bordenave foi o convidado especial do terceiro dia do “Encontro dos Comunicadores do Prosa Rural” − promovido pela Embrapa Informação Tecnológica, em Brasília/DF. Entre os temas da pauta, a comunicação para a mudança social, os novos significados do desenvolvimento, a construção da democracia participativa. “O comunicador é um apoio, e não a palavra final; é o componente educativo que deve estar voltado ao protagonista, que é o agricultor”.
        Para contextualizar o processo evolutivo da comunicação, o especialista voltou aos tempos da informação agrícola, quando o conceito de desenvolvimento se baseava na concepção econômica, e a transferência de tecnologia era imposta, na maioria das vezes, pela Europa e pelos Estados Unidos aos países do Terceiro Mundo. “No Brasil, essa progressão passou pelas etapas difusionista (vertical), colaboracionista (dos pacotes tecnológicos para o agricultor) e participativa (mais complexa, integrada e democrática)”, explicou, referindo-se à necessidade de reconhecer o valor e a importância do agricultor como “pesquisador”, alguém que também detém conhecimento.
    Formado em Agronomia pela Escola Nacional de Agricultura, na Argentina, mestre em Jornalismo Agrícola pela Universidade de Wisconsin (EUA), e doutor em Comunicação pela Universidade de Michigan, Bordenave falou sobre a regionalização da comunicação que considere todas as possibilidades de diversidade. “Os comunicadores também devem assumir a sua função de facilitadores, devem fortalecer o agricultor na sua busca por assistência, ajudando-lhes a se preparar para reivindicar”, disse. Frisou, ainda, a importância da participação coletiva na construção de uma nova sociedade e de um novo mundo, por meio da superação dos desafios e do desenvolvimento pleno das pessoas. Com a Embrapa, a ligação de Juan Diaz Bordenave é antiga. Ele foi o idealizador do primeiro logotipo da Empresa, à época da sua criação, em 1972.

MDA defende integração de comunicadores do Prosa Rural com extensionistas

    Pesquisa e extensão precisam pensar em conjunto a comunicação mais estrategicamente. Esse foi o chamamento feito por Hur Ben Correia, assessor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (Dater/SAF/MDA), no encerramento do 6º Encontro de Comunicadores do Prosa Rural. O representante do MDA destacou a importância do rádio para os mais de três milhões de agricultores familiares ainda não atendidos pelas políticas públicas, e propôs a integração entre a rede de comunicadores do Prosa Rural com a de comunicadores da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), formada por representantes das Emateres, para que os conteúdos produzidos por ambas cheguem de forma harmonizada e dialógica ao campo.
    Para o diretor-executivo de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Waldyr Stumpf Junior, é preciso reforçar nossa comunicação com a sociedade, especialmente com os agricultores, “que são muito sábios e, por isso, a comunicação para a transferência de tecnologia é importante. E o rádio, apesar de toda a tecnologia de informação disponível no mundo globalizado, continua sendo uma mídia instantânea, que chega a todos os cantos", destacou o diretor.
    Motivação, criatividade e desejo de fazer um bom trabalho, esses são os ingredientes necessários para fazer rádio, lembrou no encerramento do evento Fernando Amaral, gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF), Unidade coordenadora do programa radiofônico semanal Prosa Rural. Ele reforçou a necessidade de o programa ser um instrumento para a melhoria da qualidade de vida no campo e, por isso, espera que o Prosa se torne também um instrumento da extensão rural no País. (Redação Selma Beltrão)
.
   



Foto: Giane Silva


Comissão estrangeira visita a
Embrapa Informação Tecnologica












                
    barra02     
       Representantes de trinta países da Ásia, da África, do Caribe e da Oceania tiveram a oportunidade de conhecer os principais projetos desenvolvidos pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF). A gráfica, os estúdios de rádio do Prosa Rural e de televisão do programa Dia de Campo na TV e a Livraria Embrapa foram os locais que mais chamaram a atenção do grupo de trinta profissionais de órgãos governamentais, institutos de pesquisa e universidades estrangeiras, na tarde do dia 24 de outubro), quando, acompanhados por empregados de cada setor, percorreram as instalações, fotografando e tirando dúvidas sobre o trabalho de comunicação voltado à transferência de tecnologia.
    A visita ocorreu após a palestra  sobre a atuação da Unidade proferida pela gerente-adjunta de Organização e Difusão da Informação, Rúbia Pereira. A programação fez parte do curso “Agricultura como motor do desenvolvimento econômico e social”, promovido pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) − vinculada ao Ministério das Relações Exteriores − e realizado na Embrapa Estudos e Capacitação (Cecat), entre os dias 17 e 28 de outubro.
    Para o agrônomo Lourenço Fernandes, do Ministério do Desenvolvimento Rural de Cabo Verde, estar em uma gráfica pela primeira vez foi “emocionante”. “Aqui a gente percebe como o trabalho deve estar afinado para que o resultado seja bom”, disse ele, manifestando interesse em vários títulos de publicações recém-impressas, em especial em livros sobre produção de fruteiras e de hortaliças. Ele falou sobre as semelhanças entre as realidades agrícolas do Brasil e de Cabo Verde, principalmente no que diz respeito ao clima que favorece o cultivo de espécies similares.
   Na opinião do representante da República da Zâmbia, Laston Milambo, a importância da divulgação da ciência desenvolvida na Embrapa é inegável. “A Embrapa tem uma pesquisa forte e a informação dessa tecnologia, para a sociedade e para os segmentos que mais precisam dela, é fundamental”, comentou.
   Internacionalização – Para a Embrapa Informação Tecnológica, levar os conteúdos de sua pesquisa para outros países tem sido uma das principais metas. “Estamos voltados para essa necessidade que, sem dúvida, é cada vez maior e tem sido reforçada constantemente pela Diretoria Executiva da Empresa”, garante Fernando do Amaral Pereira, gerente-geral da Unidade, que é a responsável pela produção dos programas de rádio e tevê, pela organização de conteúdos na web – inclusive para o público infantojuvenil –, e pela edição de publicações impressas, entre outros produtos de informação.
    “Receber visitantes estrangeiros é uma oportunidade para aproximar pessoas, trocar experiências, aprimorar perspectivas e reforçar os conhecimentos”, concluiu. Das estratégias efetivadas pela Embrapa Informação Tecnológica, voltadas à integração das comunidades internacionais, as mais recentes foram a viabilização de comercialização com cartão de crédito internacional e a tradução de conteúdos do site da Livraria Embrapa para os idiomas inglês, francês e espanhol, e objetivaram facilitar, para o usuário estrangeiro, a escolha das publicações e as encomendas de compra.


Foto: Giane Silva 






Contando Ciência na Web é
apresentada na Amazontech e
na Semana Nacional de C&T

barra02

    Cerca de 500 alunos de instituições públicas e particulares de ensino de Palmas (TO), entre elas as escolas estaduais Novo Horizonte, Vale do Sol, Dom Alano, Liberdade e Maria dos Reis, além dos grupos de jovens integrantes do projeto Forças no Esporte (parceria entre os Ministérios da Defesa e do Esporte) estiveram no estande da Embrapa Pesca e Aquicultura, durante o Amazontech, entre os dias 19 e 22 de outubro. Considerado o principal evento de tecnologia e inovação da região Norte do País, o Amazontech é uma promoção do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no Estado do Tocantins.
    O momento também foi uma oportunidade para que professores e educadores do Tocantins e de outros estados da região Amazônica conhecessem o site Contando Ciência na Web, uma iniciativa coordenada pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), em conjunto com as demais Unidades da Embrapa. O site foi apresentado ao lado de tecnologias da pesquisa, o que acabou resultando em agendamentos de encontros nas escolas com coordenadores pedagógicos e professores, com o objetivo de firmar parcerias, conforme previsto no Projeto Embrapa & Escola.
   Semana Nacional de C&T - Durante o mesmo período, o site foi apresentado também em Brasília, no estande de tecnologias da Embrapa, durante a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Estudantes de várias cidades do Distrito Federal, como Ailton Gonçalves de Freitas (foto), 11 anos, do Centro de Ensino Fundamental 4 de Santa Maria, não resistiram à curiosidade de navegar nas demais páginas do site. "O mais complicado foi o Rumo à assembleia dos bichos", comentou, referindo-se ao ludo online. "Mas vou continuar tentando", garantiu.
   Cenas semelhantes se repetiram em Teresina (PI), no mesmo período, onde a Embrapa Meio-Norte organizou uma palestra com o pesquisador Alexandre Kemenes sobre mudanças climáticas, em uma ação conjunta do Programa Embrapa Escola e do Projeto Contando Ciência na Web.
    Kemenes apresentou de forma lúdica, por meio de ilustrações adequadas à faixa etária dos estudantes, as principais causas do aquecimento global, as consequências do aquecimento para a vida no planeta. “O uso dos recursos naturais de forma abusiva tem causado uma grande mácula na natureza”, ressaltou. Após a palestra, foram distribuídos kits do programa Embrapa e Escola, um jogo da memória e  folders sobre o site Contando Ciência na Web e sobre as transformações proporcionadas pela pesquisa agropecuária. (Colaboraram Milena Santos e Eugênia Ribeiro)




Informação Tecnológica Em Pauta é um informativo quinzenal de responsabilidade da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF). Gerente-Geral: Fernando do Amaral Pereira; Gerente-Adjunta de Organização e Difusão da Informação: Rúbia Maria Pereira; Gerente-Adjunta  de Projetos Editoriais: Lucilene Maria de Andrade; Gerente-Adjunta de Administração: Marlene França. Redação e edição: Kátia Marsicano (3645 MTb/DF). Estagiária: Giane Silva. Apoio: Alexandre Abrantes. Sugestões, críticas e para cancelar recebimento dos boletins por e-mail, enviar mensagem para: katia@sct.embrapa.br ou fazer contato pelo telefone
(61) 3448 4590. Colaboraram nesta edição: Selma Beltrão (Embrapa Informação Tecnológica), Fabio Reynol e Milena Santos (Embrapa Pesca e Aquicultura) e Eugênia Ribeiro (Embrapa Meio-Norte)