Brasília, DF 15 de setembro de 2011/ Edição 30 - Ano 05/ Informativo Eletrônico Quinzenal - Embrapa Informação Tecnológica


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Foto: Giane Silva


Contando Ciência na Web é tema de reportagem em revista especializada


O site Contando Ciência na Web, desenvolvido pela Embrapa Informação Tecnológica para o público infantojuvenil, foi tema de uma das principais reportagens sobre conteúdos educacionais oferecidos por portais relacionados ao ensino da ciência, publicada na edição de agosto de 2011, da revista Profissão Mestre, da Humana Editorial. A matéria da jornalista Roberta Braga, intitulada Ciências a um clique, mostra como entidades e empresas têm se preocupado em oferecer conteúdos qualificados na internet, com recursos pedagógicos.
    Além do site da Embrapa, a reportagem aborda o repositório do Banco Internacional de Objetos Educacionais (Bioe), do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia e Universidade de Brasília, destinado a atender o Portal do Professor. Entrevistada pela revista, a líder do projeto Maria Regina Fiúza Teixeira, da Embrapa Informação Tecnológica, lembra que só no primeiro mês após o lançamento, em abril de 2011, mais de 16 mil acessos foram registrados originários de todas as regiões brasileiras e de outros sete países. O site foi testado pela professora de Ciências, Marise Moreira Carvalho, do Educandário Monteiro Lobato, do Rio de Janeiro. “A página demonstra a preocupação da empresa com a educação ambiental. Sabemos que o planeta Terra precisa dessa interação: indústrias, sociedade e escola para criarmos hábitos que irão beneficiar o planeta e seus habitantes”, disse ela à reportagem. Dos conteúdos que mais gostou, ela recomenda a seção Você sabia? Para alunos do ensino fundamental I e II até o 7º ano e a seção Brinque com Ciência, para alunos do ensino fundamental até o 6º ano. “A ‘Você sabia?’ desperta no aluno a curiosidade, porque o leva a se aprofundar no tema abordado”, comenta a professora.


Ser feliz

Levante-se de bom humor, seja positivo, esperançoso, generoso com as pessoas. Tenha certeza de que esse dia não vai ser um dia comum. Tudo o que você faz, pensa e sente precisa ser sincero para que se reflita no espelho da sua vida.





 Foto: Kátia Marsicano



Pensando Paulo Freire:
especialista incentiva
reflexão em encontro com profissionais da Embrapa

 

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    Educação com respeito ao outro, com união de saberes, com diálogo de conhecimento, com troca de experiências. Sem opressão. A filosofia de um dos maiores educadores brasileiros, o pernambucano Paulo Freire, foi o tema do encontro promovido durante a manhã do dia 14 de setembro, entre empregados da Embrapa Informação Tecnológica e convidados de outras Unidades e o assessor da Secretaria Geral da Presidência da República, o psicólogo e especialista em educação Pedro de Carvalho Pontual, parceiro de Paulo Freire, na jornada pela inovação dos processos educacionais no Brasil.
    “Que esse nosso diálogo possa iluminar ainda mais o trabalho desenvolvido por vocês aqui na Embrapa”, disse ele, lembrando a obra Extensão ou Comunicação, escrito em 1968 durante o período de exílio de Paulo Freire, em Santiago do Chile. “É um livro ainda muito atual porque discute o papel do agrônomo e faz uma crítica forte à ideia do educador como técnico extensionista que não reconhecia nos camponeses nenhum saber”, comentou. “Essa era a chamada educação bancária, que partia do pressuposto de que o outro era um simples depósito do conhecimento alheio”.
    Segundo Pontual, Paulo Freire ficou conhecido por ter criado um método de alfabetização, mas seu trabalho foi muito mais além. “Ele era um filósofo que defendia a educação libertadora, que emancipasse e desse autonomia aos cidadãos”. Sobre o projeto Minibibliotecas, desenvolvido pela Embrapa Informação Tecnológica e que hoje está presente em mais de 2.500 instituições de ensino do Brasil e da África, considerou ser estratégico como instrumento de apoio pedagógico. “Os processos de transformação de estrutura no campo exigem processos de transformação cultural, acima de tudo”, completou, destacando a necessidade do reconhecimento das concepções que o trabalhador do campo construiu ao longo da vida inteira e que atravessou gerações."
    "O trabalho de transferência de tecnologia deve partir do que é o saber da comunidade e adotar a prática não extensionista, mas a de comunicação, que possibilita o processo de evolução e que faz com que as tecnologias sejam apreendidas”. Durante o evento, foi exibido o vídeo Educação, da coleção Paulo Freire, dirigido por Regis Horta e Paulo Aspis, em que especialistas como o professor Alípio Casali (PUC/SP), o ex-deputado constituinte Plínio de Arruda Sampaio e a educadora Vera Barreto falaram sobre a vida e a obra do filósofo da educação, autor do livro A Pedagogia do Oprimido.
    Para a ex-assessora da diretoria executiva da Embrapa, Minelvina Freitas, ainda há uma dificuldade de compreensão sobre a importância do trabalho de transferência de tecnologia nos processos educacionais. “Inclusive por parte dos profissionais”, disse. O supervisor de Mídia Radiofônica, da Embrapa Informação Tecnológica, Nilo Falcão, falou sobre os métodos usados pelos profissionais de extensão. “Era um método opressor, que desconstruía a realidade do campo e impunha conhecimentos novos, de um jeito arrogante e que criava dependência, mas hoje a Embrapa voltou a considerar o conhecimento que trouxe do agricultor”, lembrou.
    Ao final do encontro, o gerente-geral da Unidade, Fernando do Amaral Pereira, responsável pela iniciativa, presenteou o visitante com a publicação Flores Tropicais, uma das mais belas já produzidas pela Embrapa, e um kit sobre os principais projetos desenvolvidos pela Embrapa Informação Tecnológica, voltados à divulgação científica.
    Reflexão - Fernando do Amaral destacou ainda que “é um prazer promover esse encontro, porque representa uma reflexão sobre o trabalho de integração de nossas ações de difusão científica e de democratização da ciência nas políticas de transferência de tecnologia na Embrapa, especialmente neste momento de discussão da política e que se insere também em uma homenagem ao grande educador Paulo Freire que, no dia 19 de setembro, completaria 90 anos”, comentou. “Nada mais apropriado para homenagear um escritor do que reler sua obra”.
    Serviço - Para relembrar o educador, a Câmara Legislativa do Distrito Federal promove dia 19 de setembro, às 19h, sessão solene dedicada a Paulo Freire, patrono da educação no DF com o lançamento do livro Comunicação e Cultura: idéias de Paulo Freire, de autoria do professor aposentado de Ciência Política e Comunicação da Universidade de Brasília, Venício Lima.     


 





Curso sobre obras raras é promovido pela primeira vez
na Embrapa





barra02      Foto: Kátia Marsicano 

    Entre os dias 12 e 16 de setembro, bibliotecários da Embrapa e profissionais de organização da informação de diversas instituições do Distrito Federal participaram de um curso especial sobre obras raras. Promovido pela primeira vez, a iniciativa é resultado da parceria entre o Sistema Embrapa de Bibliotecas (SEB), coordenado pela Embrapa Informação Tecnológica, e a Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal (ABDF), com o  objetivo de incentivar a atitude responsável de curadores e pesquisadores de coleções bibliográficas, em favor da história do livro e das bibliotecas e da memória e da difusão do conhecimento. As palestras foram proferidas pela bibliotecária da Fundação Biblioteca Nacional, Ana Virgínia Pinheiro.
    Segundo a especialista, a importância do livro, mesmo diante de uma constante evolução e diversidade de mídias eletrônicas, é inegável. “A tecnologia ainda não encontrou uma forma de preservação dos acervos digitais que tem uma vida útil definida, ao contrário de um livro impresso”, comenta, lembrando a necessidade da existência de registros além dos suportes de sistemas de informática. “Foi graças aos registros dos livros que hoje é possível ler uma obra de Homero ou de Shakespeare, por exemplo”.
    Para os empregados da Embrapa, a experiência de participar de um curso tão específico sobre obras raras também é marcante. A bibliotecária Maria de Fátima da Cunha, da Biblioteca da Sede, apóia a iniciativa, principalmente para quem lida com a informação relacionada à pesquisa da Empresa. “Os profissionais precisam estar bem informados para que a memória da Embrapa seja preservada. Muitas obras editadas, no futuro, serão raras também”, conclui. De acordo com a bibliotecária da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Shirley Soares Araújo, o preparo e a capacitação nesse aspecto são imprescindíveis. “É importante que o acervo da Embrapa esteja catalogado e os bibliotecários tenham conhecimento”, disse.
    Acervo precioso
– Várias obras raras fazem parte do acervo das bibliotecas da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e da Embrapa Cerrados, como um fac-símile da obra Voyage aux regions equinoriales du nouveau continent (1805), a obra De Historia Stirpium Commentarii Insignes. Adiectis Earundem Vivis Plusquam Quingentis Imaginibus, Nunquam Antea Ad Naturae Imitationem Artificiosius Effectis & Expressis (1542), as raríssimas Hiléia Amazônica (de Gastão Cruls, 1944), Supplément à l'Ouvrage intitulé les Papillons Exotiques des...L'Asie, l'Afrique et l'Amerique. (Pieter Cramer, 1791) e Entomologie ou Histoire naturelle des insectes.













 

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