Brasília, DF 31 de Agosto de 2011/ Edição 29 - Ano 05/ Informativo Eletrônico Quinzenal - Embrapa Informação Tecnológica


pesquisa

 

 

 


Foto: Kátia Marsicano

Publicações Embrapa presentes na
Bienal  do Rio

Entre os dias 1º e 11 de setembro, os visitantes da XV Bienal do Livro do Rio de Janeiro (RJ) vão ter a oportunidade de conhecer as publicações Embrapa. Mais uma vez, centenas de obras relacionadas aos mais variados temas, além das de cunho técnico-científico, estarão à disposição do público durante o evento, considerado um dos maiores e mais representativos da área realizados no Brasil.
Estarão presentes editoras reconhecidas no cenário nacional, como a Associação Brasileira de Editores Universitários (Abeu), Câmara do Livro, e de Universidades Federais, além das internacionais, Asociación Galega de Editores, Bureau International de l’Edition Française, Câmara Argentina Del Livro, Cambridge University e Centro de Divulgação do Islam.


Em Tempo


Homenagem aos biomas

Uma representação artística em homenagem à Amazônia, ao Cerrado, ao Pantanal, à Mata Atlântica, à Caatinga e aos Pampas foi um dos presentes de aniversário da Embrapa Informação Tecnológica. O novo painel, produzido pelo professor de grafite Daibes Ottoni, substitui o anterior, pintado em 2009, durante as comemorações dos 18 anos da Unidade. O primeiro painel  simbolizava a difusão do conhecimento científico da Embrapa para a sociedade.



agenda
   

    

  Proteção animal


Foto: Giane Silva


Foi realizado nos dias 29 e 31 de agosto e 2 de setembro, o primeiro bazar do Projeto Linda. A iniciativa, desenvolvida voluntariamente por um grupo de empregadas da Embrapa, desde setembro de 2010, tem o objetivo de incentivar a adoção de felinos, além de promover tratamento e controle da população felina que vive no Parque Estação Biológica, onde se localiza a sede da Empresa. A arrecadação do bazar será totalmente destinada ao custeio das despesas com os animais. Com o apoio da direção da Embrapa, o projeto -, que teve início na Embrapa Informação Tecnológica, por meio do Comitê Local de Gestão Ambiental da Unidade - já resgatou a 16 animais, dos quais sete filhotes foram adotados e quatro estão em lar temporário. As ações podem ser acompanhadas pelo blog www.projetolinda1.blogspot.com
   






 
 
  caderno  
lado
  Foto: Kátia Marsicano


Embrapa Informação Tecnológica:
duas décadas de história para contar

barra01

    Uma história que começou com uma gráfica simples e hoje está deixando marcas pelo Brasil e pelo mundo. Assim pode ser resumida a trajetória da Embrapa Informação Tecnológica que, no dia 25 de agosto, comemorou vinte anos de trabalho em prol da democratização do acesso ao conhecimento científico e das pesquisas da Embrapa. Ao longo de uma semana, uma programação intensa de atividades foi promovida, voltada ao público interno da Empresa e principalmente para o público usuário dos produtos da Unidade, em especial os livros. Entre os dias 22 e 31 do mês, todo o estoque de publicações foi vendido com 30% de desconto.
    Para marcar a data, uma parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos resultou no lançamento de um selo especial, que será usado nos próximos  meses em documentos oficiais da Unidade. Na representação conjunta, o mapa do Brasil iluminado pelas flores do ipê amarelo, simbolizando a semeadura da informação pelo território nacional.
    Minibibliotecas
– Na solenidade de aniversário, que contou com as presenças do diretor-presidente da Embrapa, Pedro Arraes, de diretores-executivos da Empresa, do senador Rodrigo Rollemberg (PSB/DF) e de demais autoridades, também foi anunciada a ampliação do projeto Minibibliotecas, que até dezembro deste ano, vai entregar mais 251 kits de publicações multimídia a populações atendidas pelo Plano Brasil sem Miséria do Governo Federal, além de outros cem, em escolas das cinco regiões brasileiras.
    Desenvolvido desde 2003, o projeto Minibibliotecas atende comunidades rurais, cooperativas, associações de agricultores, escolas de ensino fundamental e médio, escolas agrotécnicas e escolas famílias agrícolas, bem como vitrines tecnológicas e outros projetos afins. A estimativa é de que mais de 2.390 famílias e 9.600 estudantes sejam beneficiados até o final de 2011, com os kits do projeto Rede de Minibibliotecas.
    Segundo o gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando do Amaral Pereira, se a Unidade tem o que comemorar depois de vinte anos o mérito vem do esforço dos profissionais envolvidos na superação dos mesmos desafios. “Nossa missão é trabalhar como radares que devem captar as tendências da sociedade, para que nossos produtos se adaptem à evolução do conhecimento e suas formas de disseminação”, disse.
    Para o diretor-presidente da  Embrapa, Pedro Arraes, uma das mais difíceis tarefas da Empresa – que é a organização e a disponibilização das informações – a Embrapa Informação Tecnológica tem conseguido realizar. “Esse é um gargalo antigo, que, felizmente, está sendo superado por esta Unidade”, destacou. Impressionado com o alcance do projeto Minibibliotecas, o ex-secretário para Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia, senador Rodrigo Rollemberg, afirmou que são iniciativas “singelas como essa” que revelam a eficiência das estratégias de disseminação do conhecimento quando bem realizadas. “Essa é a importância da Embrapa nos cenários nacional e internacional”, concluiu.
    Portas abertas – Para os empregados da Empresa, foi promovido o evento Portas Abertas, em que a Unidade teve a oportunidade de apresentar os estúdios de rádio e televisão, o parque gráfico, e promover palestras sobre temas relacionados à publicação de livros, a participações nos programas Dia de Campo na TV e Prosa Rural, entre outros. Estiveram presentes representantes da Unidades Descentralizadas do Distrito Federal. "Nossa intenção é mostrar as possibilidades de uso das mídias disponíveis pelos projetos da Embrapa Informação Tecnológica", explicou o gerente-geral Fernando do Amaral.

    





Livraria Embrapa inova para atender à
comunidade internacional
 





barra02      Foto: Kátia Marsicano   

    Aproximar cada vez mais e ultrapassar fronteiras entre países por meio da difusão do conhecimento tem sido uma das estratégias da Embrapa no processo de internacionalização da informação resultante das pesquisas desenvolvidas em mais de três décadas. E em função disso, a partir de agora, a página da Livraria Embrapa passa a oferecer funcionalidades eletrônicas para usuários de língua inglesa e espanhola, que terão muito mais facilidade em consultar o acervo disponível.
    Com a novidade, lançada oficialmente durante a semana de aniversário da Embrapa Informação Tecnológica, os usuários poderão se cadastrar e calcular automaticamente o valor de postagem nacional e internacional, nos países atendidos pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Pela nova versão da plataforma, também vai ser possível fazer pagamentos eletronicamente, com cartão de crédito Visa, por meio do sistema E-Commerce.
    São cerca de 2.600 títulos catalogados, que podem ser adquiridos – além de pela internet – pelo telefone ou diretamente no endereço físico da Livraria Embrapa (veja Serviço). Segundo o gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Unidade responsável pelo serviço, Fernando do Amaral Pereira, o objetivo da iniciativa é ampliar o alcance da ciência, contribuindo para que esteja mais acessível à sociedade. “Sem contar o fato de que estimula e facilita o intercâmbio entre o Brasil e outros países, não só no segmento científico, mas no setor produtivo agropecuário, estudantil, incluindo o cidadão comum que também tem se revelado parte de uma clientela bastante interessada na pesquisa, por perceber o quanto ela é importante e está presente no seu dia a dia”, explica.
   As publicações Embrapa são editadas em parceria com as Unidades Descentralizadas em todo o Brasil e instituições de pesquisa, que têm estudos agropecuários desenvolvidos conjuntamente. Catalogados em onze temas diferentes relacionados a assuntos da pauta científica atual -, entre os quais biotecnologia e nanotecnologia, geoprocessamento e sensoriamento remoto, meio ambiente, recursos genéticos e naturais, transferência de tecnologia e desenvolvimento social -, os livros têm seus prefácios e apresentações disponíveis em documento pdf, que podem ser acessados na página de cada obra.
Serviço: Livraria Embrapa - www.embrapa.br/liv - vendas@sct.embrapa.br  
    
    





Feijão-caupi é tema da nova Árvore do Conhecimento da Agência de Informação
Embrapa





Foto: Francisco Rodrigues Freire Filho
barra02 
   Em cada região brasileira, ele é conhecido por um nome diferente: feijão-macássar ou macassa, feijão-de-corda (na região Nordeste), feijão-da-colônia, feijão-da-praia ou feijão-de-estrada (região Norte), feijão-miúdo na região Sul; feijão-catador e feijão-gurutuba em algumas regiões da Bahia e norte de Minas Gerais, e feijão-fradinho nos estados da Bahia e do Rio de Janeiro.
    Mas a espécie é a mesma Vigna unguiculata (L.) Walp, ou simplesmente feijão-caupi, o grãozinho originário da África e produzido no País desde o século XVI, e que hoje vem conquistando uma importância econômica significativa tanto para pequenos como por  médios e grandes produtores.
    Desde o final de agosto, essas e muitas outras informações científicas sobre ele podem ser encontradas na página eletrônica da Agência de Informação Embrapa, na mais nova árvore do conhecimento, desenvolvida sob a coordenação técnica de pesquisadores da Embrapa Meio Norte (Teresina/PI).
    Esta é a vigésima-primeira árvore publicada pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF) e pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas/SP), Unidades coordenadoras do projeto, desenvolvido com o objetivo de facilitar o trabalho de extensionistas, produtores e técnicos, que podem encontrar facilmente informações confiáveis sobre cultivos, criações, agricultura e meio ambiente, bioma  Cerrado, espécies arbóreas da Amazônia, entre outros.
Serviço: Agência de Informação Embrapa: www.embrapa.br/agencia.


 

Informação Tecnológica Em Pauta é um informativo quinzenal de responsabilidade da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF). Gerente-Geral: Fernando do Amaral Pereira; Gerente-Adjunta de Organização e Difusão da Informação Substituta: Selma Beltrão; Gerente-Adjunta de Projetos Editoriais: Lucilene Maria de Andrade; Gerente-Adjunta de Administração: Marlene França. Redação e edição: Kátia Marsicano (3645 MTb/DF). Estagiária: Giane Silva. Apoio: Alexandre Abrantes. Sugestões, críticas e para cancelar recebimento dos boletins por e-mail, enviar mensagem para: katia@sct.embrapa.br ou fazer contato pelo telefone
(61) 3448 4590.