Brasília, DF 15 de Agosto de 2011/ Edição 28 - Ano 05/ Informativo Eletrônico Quinzenal - Embrapa Informação Tecnológica


pesquisa

 

 

 


Fruticultura irrigada é tema de nova publicação Embrapa

Acaba de ser lançado mais um título de uma das produções editoriais da Embrapa mais consultadas pelo público, a coleção 500 Perguntas 500 Respostas.
Fruticultura irrigada é o tema da nova edição, destinada a tirar dúvidas e oferecer informações sobre as tecnologias da Embrapa que podem ser adotadas na exploração agrícola das principais espécies frutíferas cultivadas na região do Submédio do Vale do São Francisco.

O conteúdo da obra é resultado da parceria entre a Embrapa Semiárido (Petrolina/PE), responsável pelo conteúdo técnico-científico, e a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), coordenadora da edição.

A coleção 500 Perguntas 500 Respostas tem 25 títulos, que resumem
questionamentos enviados para o
Serviço de
Atendimento ao Cliente (SAC) das Unidades Descentralizadas
por meio de cartas e mensagens eletrônicas, ou ainda recolhidas durante eventos organizados por elas.
As publicações estão disponíveis para venda na página da Livraria Embrapa
www.embrapa.br/liv, e podem ser consultadas eletronicamente no endereço www.embrapa.br/500p500r





agenda
   


     Quando Brasília
se
veste de amarelo



Foto: Francisco Martins


A seca está na capital. O verde perde o viço e o fogo ameaça enegrecer as paisagens do cerrado. Labaredas vermelhas de tons alaranjados surgem do inesperado e com facilidade perdem o controle mesmo sob a delicada brisa da tarde. Tragédias previsíveis que só se transformam em consolo, diante do generoso espetáculo da florescência dos ipês amarelos. Brasília os recebe como uma bênção da terra que salpica de luz a cidade inteira. Perto de cada morador, não importa de onde seja, pelo menos um se mostra ao longo dos caminhos urbanos. Muitos outros certamente estavam aqui, mas poucos resistiram a Brasília.Os que ficaram são os responsáveis por nos lembrar que a natureza é mais digna que o desenvolvimento.

 
 
  caderno  
lado
  foto: Kátia Marsicano

  




Dia de Campo na TV é tema de programa de entrevistas sobre a
mídia na vida rural 


barra01

   
        Os meios de comunicação não substituem a presença dos extensionistas, mas a mídia pode, sim, contribuir neste processo de popularização da ciência. O conhecimento não pode ficar trancado nas instituições. A opinião é do gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando do Amaral Pereira, convidado do programa Ver TV, veiculado dia 10 de agosto, na TV Câmara. Com o tema Vida Rural na TV, a edição teve o objetivo de analisar o espaço televisivo no mundo rural e a importância da programação para os grandes e para os pequenos produtores. Também participaram do debate a coordenadora nacional da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), Elisângela Araújo, e da jornalista e apresentadora do programa Estúdio Rural do Canal Rural, Daniela Castro, sob o comando do jornalista Lalo Leal.
“Hoje, o programa Dia de Campo na TV, produzido pela Embrapa, tem repercutido muito bem e nos surpreendido pelo interesse que tem despertado em outras emissoras”, disse ele, lembrando que a programação da Empresa, além de ser acompanhada em canais nacionais, como Canal Rural e NBR, já está sendo veiculada em países do Cone Sul e futuramente também em países da África, onde já estão sendo negociados os temas de interesse para as populações daquele continente. Para a representante da Fetraf, o programa da Embrapa é “fantástico”, porque oferece ao produtor a oportunidade de “ver” as tecnologias. “Para o segmento rural isso é muito importante, uma vez que 70% do que chega à mesa do brasileiro é resultado do trabalho da agricultura familiar”, destacou.
      Mudanças climáticas - A preocupação da ciência em se manter atualizada e atender às demandas da sociedade também foi reforçada por Fernando Amaral. “Temos estudos que mostram que as características de alguns produtos começam a se modificar em função das mudanças climáticas, como café e cana de açúcar”, disse. “Nosso objetivo é orientar o produtor sobre o tipo de planta mais adequado para cultivo, em função das incontestáveis variações do clima”. O gerente da Unidade chamou a atenção ainda sobre o papel da mídia ao orientar o agricultor sobre as formas de acessar as políticas públicas destinadas ao incentivo agrícola, como as linhas de crédito para viabilizar a produção.
O Ver TV também dedicou espaço especial para Dia de Campo na TV, com entrevista da supervisora do programa, Maria Luiza Brochado, que explicou como são escolhidos os temas que vão ser apresentados ao longo do ano – todos realizados em parceria com as Unidades de pesquisa localizadas nas diversas regiões brasileiras. Realizado desde 1998, o DCTV tem um arquivo de mais de 400 edições disponíveis na página da Embrapa e no youtube, que podem ser acessados livremente. O programa Ver TV sobre Vida Rural na TV pode ser assistido no endereço eletrônico www.camara.gov.br.



               





Sistemas de acesso aberto da Embrapa estão entre
os mais acessados em diretório internacional




 
barra02      Divulgação   

    Três meses depois do lançamento, os dois mais novos sistemas de acesso aberto da Embrapa já estão entre os líderes no ranking de um dos mais importantes diretórios internacionais, o Registry of Open Acess Repositories (ROAR), da Universidade de Southampton, na Inglaterra. Segundo levantamento realizado pelo próprio diretório, até o dia 19 de julho, o Infoteca-e era o quarto repositório brasileiro mais acessado e o Alice ocupava a oitava colocação entre os 110 com cadastro no ROAR. Do total de 2.374 repositórios registrados por diferentes países do mundo, os dois conteúdos da Empresa estão na 112º e 231º posições respectivamente.
Concebidos, desenvolvidos e mantidos pelo projeto Acesso Aberto, de Gestão da Informação Técnico-Científica da Embrapa (Ainfo), e da Comissão Permanente do Ainfo (CP-Ainfo), do Sistema Embrapa de Bibliotecas (SEB), as duas ferramentas foram organizadas e publicadas pelos profissionais da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF) e da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas/SP). O lançamento oficial ocorreu no último dia 26 de abril, durante a programação comemorativa do 38º aniversário da Embrapa.
De acordo com levantamento disponível nos endereços eletrônicos dos dois sistemas, o total de registros de consultas aos conteúdos supera o de downloads – no caso do Infoteca-e. No repositório Alice, o interesse dos usuários é por downloads de arquivos, principalmente por causa da facilidade de consulta e da organização de documentos frequentemente utilizados por pesquisadores, estudantes, produtores e demais públicos interessados nos resultados da pesquisa agropecuária.
           Sobre as ferramentas - O repositório Acesso Livre à Informação Científica da Embrapa (Alice) reúne, organiza, armazena, preserva e dissemina informações científicas produzidas por pesquisadores da Empresa e editadas em capítulos de livros, artigos em periódicos indexados, artigos, teses e dissertações, etc. Por usar tecnologias padronizadas, o repositório se comunica com outros sistemas semelhantes, ou seja, é interoperável. (www.embrapa.br/alice)
Já o Infoteca-e (Serviço Informação Tecnológica em Agricultura) reúne e permite o acesso a informações sobre tecnologias produzidas pelos centros de pesquisa da Embrapa e por instituições parceiras. No endereço www.embrapa.br/infoteca, o usuário encontra coleções com conteúdos editados em forma de cartilhas, de livros, de programas de rádio (Prosa Rural) e de TV (Dia de Campo na TV), com linguagem adaptada a diversos públicos. A Infoteca-e oferece também a lista completa de Unidades da Embrapa, a quantidade de documentos disponíveis em coleções de cada uma delas, com as respectivas autorias, datas de envio e arquivos para download.

   
       





Minibibliotecas e Prosa Rural apoiam ações do programa Brasil sem Miséria, do Governo Federal

barra02 

   
    Mais famílias de produtores rurais brasileiros serão beneficiadas com os conteúdos oferecidos pelo projeto Minibibliotecas da Embrapa. A nova ação faz parte do programa Brasil sem Miséria, do Governo Federal, que prevê, entre as principais estratégias, a montagem de 251 kits de impressos, CDs e DVDs, além da produção de material de apoio à capacitação de técnicos, como circulares técnicas e fôlderes.
      Apoiada com recurso financeiro do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), no valor de R$ 467.326,00, a iniciativa também inclui a produção de 96 edições do programa de rádio Prosa Rural, a princípio destinadas à região Nordeste, com a possibilidade de ampliação para as demais regiões. A expectativa é de que 1.270 emissoras de rádio, entre comunitárias ou não, transmitam o programa, que tem o objetivo de levar ao homem do campo tecnologias de baixo custo, alimentação saudável, meio ambiente, com valorização do universo regional.
      Segundo o gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, unidade coordenadora do projeto Minibibliotecas e do Prosa Rural, Fernando do Amaral Pereira, a objetividade dos conteúdos e a seleção dos temas abordados são totalmente adequadas às metas do programa do governo. “O desenvolvimento da pesquisa, com a garantia de que vai chegar aos diversos segmentos, é sempre uma das prioridades da Empresa, em função das demandas sociais”, comenta. “O papel dos pequenos produtores no cenário nacional requer que sejam oferecidos a eles cada vez mais instrumentos de informação, traduzidos para uma linguagem simples e objetiva, como são as Minibibliotecas e o Prosa, concebidos com essa proposta”.
      A localização dos 251 kits vai ser definida pelo MDS, mas atualmente o material já pode ser encontrado em comunidades quilombolas, telecentros de pesca e escolas públicas da zona rural.






 

Informação Tecnológica Em Pauta é um informativo quinzenal de responsabilidade da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF). Gerente-Geral: Fernando do Amaral Pereira; Gerente-Adjunta de Organização e Difusão da Informação: Rúbia Maria Pereira; Gerente-Adjunta de Projetos Editoriais: Lucilene Maria de Andrade; Gerente-Adjunta de Administração: Marlene França. Redação e edição: Kátia Marsicano (3645 MTb/DF). Revisão: Raquel Lemos. Estagiária: Giane Silva. Apoio: Alexandre Abrantes. Sugestões, críticas e para cancelar recebimento dos boletins por e-mail, enviar mensagem para: katia@sct.embrapa.br ou fazer contato pelo telefone (61) 3448 4590.