Brasília, DF 30 de Junho de 2011/ Edição 27 - Ano 05/ Informativo Eletrônico Quinzenal - Embrapa Informação Tecnológica |
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foto: Eliana Cezar
![]() Presidente
da Embrapa entrega
Minibibliotecas em Campo Grande ![]() O
diretor-presidente da Embrapa, Pedro Antonio Arraes Pereira, chegou a
Campo Grande (MS) no dia 7 de junho, para palestrar no Congresso
Internacional da Carne, fazer a entrega de uma Minibiblioteca da
Embrapa ao prefeito da cidade, Nelson Trad Filho, e assinar contratos
de cooperação técnica com líderes do setor
agropecuário. A solenidade de entrega da Minibiblioteca ocorreu
no gabinete da prefeitura, na presença da secretária e
Educação, Maria Cecília Motta, do
chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Cleber Soares, e do chefe
de Transferência, José Anibal Comastre Filho da Pantanal,
além de outras autoridades. |
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![]() Conteúdos
Embrapa são
citados como referência por instituição estrangeira ![]() O site da Online Computer Library Center (OCLC) publicou no início deste mês uma matéria especial sobre a importância da produção e da divulgação dos conteúdos de pesquisa da Embrapa para a comunidade científica do mundo. A organização, dedicada a facilitar o acesso à informação para mais de 72 mil bibliotecas em 170 países do mundo, destacou a iniciativa da empresa brasileira de acrescentar mais de 470 mil registros bibliográficos ao banco de dados WorldCat, considerada uma das maiores fontes on-line para encontrar dados em bibliotecas. O texto cita o presidente da Embrapa, Pedro Arraes, que chamou a atenção para a área de concentração das pesquisas brasileiras. “Desenvolvemos pesquisa em agricultura tropical e é fundamental compartilhar essa informação com outros países”, disse. De acordo com o presidente da OCLC, Jay Jordan, “a missão da Embrapa ao partilhar o conhecimento está estreitamente alinhado com a missão da instituição. "Importantes coleções da Embrapa em informação agrícola e ciência vão ser partilhadas a nível global." Para o diretor-executivo da OCLC Canadá, América Latina e Caribe, Daniel Boivin, é uma honra ter registros da Embrapa adicionados ao WorldCat."Estudiosos e pesquisadores de todo o mundo terão maior acesso a esses conteúdos." Antes de iniciar a parceria com a Embrapa, em 2007, a OCLC havia incluído 34 mil registros ao WorldCat da Biblioteca Digital do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) de Teses e Dissertações (BDTD) da Base de Metadados. O texto original da matéria pode ser acessado em http://www.oclc.org/us Liderança no Portal Capes - Levantamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) confirma a Embrapa entre as instituições de pesquisa que mais utilizaram os conteúdos disponíveis no Portal de Periódicos Capes em 2010. Atualmente, a Empresa é a oitava colocada entre as líderes, estando à frente da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Ainda de acordo com a estatística, no ano passado, os pesquisadores da Embrapa foram os responsáveis por mais de 1.600.000 acessos às bases de texto completo e de referência, como CAB Abstracts (770.867 acessos), Science Direct (206.396), Biological (98.237), FSTA- Food Science and Technology Abstracts (79.206) e Inspec - Institution of Electrical Engineers (58.060). As primeiras colocadas no levantamento da Capes são as universidades de São Paulo (USP), Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Estadual de Campinas (Unicamp), Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Federal de Minas Gerais (UFMG) e Federal de Santa Catarina (UFSC). Segundo a coordenadora do Sistema Embrapa de Bibliotecas (SEB), Rosângela Galon, o Termo de Cooperação entre a Embrapa e a Capes para 2011 acaba de ser mais uma vez renovado. “Este é um investimento feito pela Empresa desde 2004, que garante acesso a um dos mais importantes instrumentos de informação científica disponível na internet”, comenta. O SEB é coordenado pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF). |
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foto:
Kátia Marsicano
![]() Prosa
Rural tem 4,5% de
audiência no Nordeste do País ![]() No ar desde 2004, o Prosa Rural tem 4,5% de audiência no Nordeste do Brasil, região onde teve início a sua veiculação. O dado foi apontado por pesquisa de audiência que aplicou 2 mil questionários em potenciais ouvintes de 48 municípios nordestinos onde há rádios parceiras veiculando o programa de rádio da Embrapa. O levantamento indica que 1% dessa audiência é fiel: são pessoas que afirmam saber o dia e o horário de veiculação do programa e ligam o rádio especialmente para acompanhá-lo. Segundo João Mattos, coordenador da pesquisa junto à Exatta – Empresa de Pesquisas Técnicas, de Recife (PE), responsável pelo levantamento, a audiência do rádio é multifacetada e fragmentada. “O índice de 4,5% nos surpreendeu positivamente. Para rádio, é um índice muito bom, principalmente quando se considera que não há qualquer campanha publicitária para a divulgação do Prosa Rural”, afirma Mattos. De acordo com a pesquisa, 15% das pessoas que declaram ouvir o Prosa Rural estão envolvidas com algum tipo de atividade rural, integrando, portanto, o público-alvo prioritário do programa. São ouvintes que se identificaram como “produtor rural”, “lavrador”, “pescador”, “agricultor”, ou então afirmaram exercer alguma atividade relacionada à agropecuária, ainda que não seja como profissão. Os dados coletados permitem traçar um perfil do ouvinte médio do Prosa Rural na região Nordeste do País: homem, com idade superior a 45 anos, com, no máximo, o 2º grau completo, com faixa salarial de, no máximo, três salários mínimos. Situando-se na classe econômica C, esse ouvinte médio tem o hábito de ouvir rádio diariamente por mais de uma hora, entre 5h e 10h; não tem telefone fixo ou computador em casa, não acessa a internet; e tem celular pré-pago. Entre os entrevistados que afirmaram ser ouvintes do Prosa Rural, 7,7% disseram já ter resolvido algum problema usando a solução indicada pelo programa. O levantamento indicou também que 100% dos ouvintes consultados acreditam que o programa ajuda as pessoas que trabalham no campo. “O Prosa Rural foi criado com o intuito de levar o conhecimento gerado pela Embrapa a uma parcela do público que dificilmente tem acesso à informação científica e tecnológica. Escolhemos o rádio por acreditar que seria o veículo mais acessível para jovens e agricultores familiares, nosso público-alvo”, explica o gerente-geral da Unidade coordenadora do Prosa Rural, a Embrapa Informação Tecnológica, Fernando do Amaral Pereira. “O resultado da pesquisa mostra que nossa decisão foi acertada”, completa. (Redação: Juliana Escobar - MTb 06199-MG) |
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