Brasília, DF 31 de Maio de 2011/ Edição 26 - Ano 05/ Informativo Eletrônico Quinzenal - Embrapa Informação Tecnológica


pesquisa

 

 

 


Contando Ciência
regista mais de
16 mil acessos


foto: katia marsicano

   Dezesseis mil cento e oitenta e três visitas. Esse foi o total de acessos registrados no site Contando Ciência na Web, entre os dias 01 e 30 de abril, ou seja, no mês de lançamento oficial
do novo produto de informação da Embrapa,
destinado ao público infantojuvenil.
Os dados, contabilizados pela ferramenta Google Analytics, identificaram que a procedência dos acessos, além do Brasil, incluiu 40 países, entre os quais Estados Unidos, Portugal, Canadá e Reino Unido. Desenvolvido pela Embrapa Informação Tecnológica, o site reúne conteúdos das Unidades de pesquisa especialmente adaptados para um tipo de linguagem que concilia informação e diversão.



Em tempo:
A partir de agora, os parceiros da Embrapa na comercialização de publicações vão ter a garantia de um desconto especial na modalidade consignação. É que acaba de ser autorizada pela Diretoria Executiva da Empresa a alteração do percentual de 45% para 50% na taxa atualmente praticada pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), unidade responsável pelos contratos com os consignatários internos e externos. A decisão atende ao pedido encaminhado pela Unidade, com o objetivo de ampliar a rede de colaboradores da Livraria Embrapa.
Isso significa que todos os que colaboram com a divulgação e a venda da produção editorial -, como livrarias e editoras, distribuidores e revendedores e Unidades - serão beneficiados com mais essa vantagem contratual de comércio sob consignação com a Embrapa.
A mudança, autorizada por meio de parecer da Assessoria Jurídica da Embrapa, mantém os mesmos requisitos para comercialização de publicações, permanecendo em vigência a necessidade de formalização de contratos individuais com cada empresa ou instituição interessada em vender as obras.  Para que as alterações sejam feitas, é necessária uma repactuação, via termo aditivo com cada um dos parceiros.
Atualmente, a Unidade tem contrato com 117 consignatários, dos quais 33 são Unidades da Embrapa, todos envolvidos na divulgação e venda de obras em quatro linhas editoriais: técnico-científica, transferência de tecnologia, ensino e aprendizagem e Memória Embrapa.

Serviço
Para mais informações:
vconsig@sct.embrapa.br
Fone: (61) 3448 2471
Fax: (61) 3448 2494




agenda
   


Copos plásticos:

Você está desperdiçando?


FOTO: KATIA MARSICANO

A tendência de todo mundo é usar e abusar dos copinhos plásticos... Para água ou cafezinho, o destino acaba sendo o mesmo: o lixo.
Na Embrapa Informação Tecnológica, muitos empregados e estagiários já adotaram a canequinha de louça ou copo para tomar água.
O que é depositado nos coletores de copos ganham a digna destinação de contribuir com a produção de mudas, no Clube da Semente.
São os bons exemplos que devem ser seguidos...
Mas como nem todo mundo entendeu a importância de não gastar tanto, que tal uma dica?
Copo plástico grande deve ser usado só para tomar água. Usá-los para tomar café é um desperdício ainda maior.E o estrago não se reflete só no meio ambiente: trata-se de um estrago econômico, já que copos plásticos grandes custam mais caro que os pequenos destinados ao cafezinho.

 
 
  caderno  
 
  foto: Kátia Marsicano
  




Brasil-Moçambique:
ponte em direção ao  conhecimento e à 
difusão da ciência


barra01

   Entre os dois países, mais de oito mil quilômetros de mar que acabam de ser ultrapassados em uma rica oportunidade para a troca de experiências entre nações ao mesmo tempo distantes e muito próximas. Em comum, a determinação de contribuir com a disseminação do conhecimento científico, a vontade e o compromisso de apoiar e  desenvolver comunidades agrícolas, agentes fundamentais na garantia da segurança alimentar, da preservação ambiental e do progresso econômico nacionais.
    No período de 23 de maio a 3 de junho, em Brasília/DF, Brasil e Moçambique estiveram juntos durante o encontro promovido pela Secretaria de Comunicação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Secretaria de Relações Internacionais (SRI) e Embrapa Informação Tecnológica -, o primeiro de uma série de ações planejadas como parte do projeto "Suporte técnico à plataforma de inovação agropecuária de Moçambique", desenvolvido com recursos da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE) e da Agência Americana de Cooperação (Usaid).
  Profissionais de comunicação e da área editorial se reuniram com dez representantes estrangeiros do Instituto de Investigação de Moçambique (IIAM), com o objetivo de encontrar os melhores caminhos para facilitar as suas ações, de acordo com as características e necessidades locais, inclusive sob o ponto de vista étnico-linguístico (o país tem 19 línguas nacionais).
    Romper a exclusão - Na Embrapa Informação Tecnológica, na abertura do encontro ocorrido entre 30 de maio e 3 de junho, o gerente-geral da Unidade, Fernando do Amaral Pereira, falou sobre o papel da comunicação como ferramenta de transmissão de conhecimento. “Nossa função é romper a exclusão tecnológica e a exclusão social e o desafio é buscar o caminho da universalização para que a informação chegue aos diferentes públicos”, comentou.
   Segundo o chefe do Departamento de Documentação, Informação e Comunicação do IIAM, o agrônomo Américo Humulane, algumas dificuldades estruturais da instituição precisam ser superadas, como a ausência de uma política de comunicação específica, a descentralização e a deficiência de articulação entre os centros zonais de investigação e a falta de recursos humanos e materiais. “Temos algumas semelhanças com a Embrapa e a experiência daqui vai nos ajudar”, comentou.
    Para a chefe do Departamento de Transferência de Tecnologia do instituto, Anabela Manhiça, a adequação da linguagem para os diferentes públicos é um outro ponto de interesse no trabalho desenvolvido pela Embrapa. “Atingir o nível de simplicidade suficiente para que a informação científica seja compreendida é muito importante”, destacou, referindo-se também à forma como a empresa brasileira promove a integração de comunicadores e profissionais ligados à transferência de tecnologia e pesquisadores.
    Ao longo da semana, os visitantes acompanharam palestras com as equipes do programa de rádio Prosa Rural, do Dia de Campo na TV, da mídia impressa e dos  conteúdos de acesso aberto, como  Sistemas de Produção, Agência de Informação Embrapa, Contando Ciência na Web, Infoteca-e, Alice e Sabiia, além do Portal Embrapa. Ao final, será formulado um relatório preliminar com a situação atual do IIAM e suas necessidades, para que sejam definidas as melhores estratégias de compartilhamento de experiências.
    Estudantes do Texas - Também com o objetivo de conhecer as ações de comunicação e de divulgação científica coordenadas pela Embrapa Informação Tecnológica, 7 estudantes e 4 professores do curso de bacharelado em Educação Agrícola, Comunicação e Liderança da Universidade do Texas (EUA), estiveram na Unidade. O encontro ocorreu no dia 17 de maio.  



               





Comunidades de reserva extrativista do Pará são beneficiadas pelo
projeto Minibibliotecas

barra02     
Foto: Ana Laura Lima   
      
 
  
 Conhecimento sem fronteiras. Mais seis kits do projeto Minibibliotecas acabam de ser entregues e a partir de agora vão beneficiar famílias dos municípios de Cuieiras, Arimum, Carmelino e Itapéua - comunidades-pólo do Projeto Alternativas Sustentáveis para Geração de Renda nas Comunidades Extrativistas da Reserva Verde para Sempre, em Porto de Moz, no Pará. Também foram beneficiadas pela iniciativa, desenvolvida pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF) a Biblioteca pública do município e o Programa Saberes da Terra, da Secretaria de Educação local.
    A entrega foi feita pelo gerente-geral da Unidade, Fernando do Amaral Pereira, no dia 27 de maio, durante encontro coordenado pelo pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental (Belém/PA), Alexandre Rossetto, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Comitê de Desenvolvimento Sustentável de Porto de Moz (CDS). O objetivo do evento, realizado na Casa de Cultura do município, foi apresentar oficialmente às comunidades os resultados dos quatro anos de atuação na região do Xingu.

    "Essa é a função do projeto Minibibliotecas: ajudar a construir e consolidar a ponte entre a pesquisa desenvolvida nas Unidades da Embrapa e a sociedade", disse Amaral. Cada kit Minibiblioteca é composto por 120 títulos de publicações impressas, 40 títulos de programas de rádio Prosa Rural e 37 títulos de vídeos do programa Dia de Campo na TV e da Videoteca Rural, editados pela Embrapa Informação Tecnológica.
    Emoção e reconhecimento
- "A Embrapa despertou na gente o que já sabíamos sobre a nossa comunidade e a nossa natureza e isso é que foi o melhor: as coisas não vieram de cima pra baixo, elas foram buscar o que estava enterrado". Com essas palavras, D. Luíza Ribeiro, moradora da Reserva Extrativista (Resex) Verde Para Sempre, em Porto de Moz (PA), definiu a atuação do projeto, que teve a participação ativa das comunidades. Na Resex, o projeto identificou os processos mais adequados para a melhoria da produção local em harmonia com o meio ambiente, estimulando novas opções de trabalho e renda para as comunidades.
    A publicação Resex Verde Para Sempre: uma garantia de direitos, de autoria do pesquisador Alexandre Rossetto, foi apresentada no evento e entregue às representações de 26 associações comunitárias locais. A obra contém informações sobre acesso às políticas sociais de educação, saúde, previdência e assistência social, além de alternativas de implementação e adequação dessas políticas à realidade local. (Reportagem: Ana Laura Lima/Embrapa Amazônia Oriental)
.

       





Embrapa participa da seleção
ao Prêmio Jabuti 2011


barra02 

  
Nove publicações Embrapa estão inscritas, neste ano, a mais tradicional e conceituada premiação editorial e literária do Brasil, promovida pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). Trata-se do Prêmio Jabuti, realizado há 53 anos, como reconhecimento à qualidade das obras e dos escritores nacionais em 29 categorias diferentes. As obras concorrentes que representam a Empresa foram produzidas por Unidades Descentralizadas de pesquisa em parceria com a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), unidade responsável pelas edições. Os temas abordados são cultivo de espécies, biotecnologia, planejamento ambiental, entre outros (veja abaixo a lista das obras inscritas). A cerimônia de entrega do Prêmio Jabuti 2011 será em São Paulo, no dia 30 de novembro.
Segundo o gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando do Amaral Pereira, ao concorrer com as melhores produções editoriais do País a Embrapa reforça a preocupação que sempre teve em contribuir para a difusão do conhecimento. “E ao premiá-las, o Jabuti valida a qualidade das obras como uma garantia à sociedade de que os trabalhos têm qualidade”, comenta. “Para a Embrapa é uma satisfação já ter recebido esse reconhecimento, entre tantas obras que também já concorreram”. De acordo com a organização do Prêmio Jabuti, a expectativa para este ano é de que mais de três mil obras se inscrevam. Em 2010, mais de 2.860 publicações participaram do concurso, número recorde comparado ao dos anos de 2008 e 2009, quando o total superou em 20% a quantidade de inscrições, atingindo a marca de 2.574 livros.
História de reconhecimento − Ao longo dos anos, a Embrapa deixou registros da importância do trabalho editorial que desenvolve voltado à divulgação da pesquisa agropecuária no Brasil. A primeira premiação foi em 1998, com a obra Fruteiras da Amazônia, vencedora na categoria Ciências Naturais e Medicina. De autoria de pesquisadores da Embrapa Amazônia Ocidental, a obra foi considerada referência sobre a flora brasileira e a valorização de espécies nativas regionais. Em 204 páginas, o livro reúne informações sobre a origem, a distribuição, produção e os principais usos de 53 espécies amazônicas, ilustradas com aquarelas produzidas pelo artista Álvaro Nunes, reconhecido como Melhor Selo Múltiplo do Mundo, na Conferência Governamental de Impressores de Selos Postais, em 2002, em Seul, Coréia; e cinco vezes agraciado com o Troféu Olho de Boi, da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).
Também editadas pela Embrapa Informação Tecnológica, em 2008 três publicações da Empresa foram finalistas ao Prêmio Jabuti: Recursos genéticos vegetais (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia) e Gestão ambiental na agropecuária (Embrapa Suínos e Aves e Embrapa Uva e Vinho) concorreram entre as dez obras finalistas, na categoria Ciências Naturais e Ciências da Saúde, e Geomática: modelos e aplicações ambientais (Embrapa Solos e Universidade do Estado do Rio de Janeiro) foi finalista na categoria Ciências Exatas, Tecnologia e Informática.
Em 2007, o livro Espécies arbóreas brasileiras (Embrapa Florestas), de Paulo Ernani Ramalho Carvalho, foi indicado na categoria Ciências Naturais e Ciências da Saúde, e em 2001, a obra Capsicum – pimentas e pimentões do Brasil (Embrapa Hortaliças) ficou na terceira posição na categoria Ciências Naturais e Medicina. Dois anos antes, em 1999, o segundo lugar na categoria Ciências Naturais e Medicina foi dedicado à obra Amazônia: meio ambiente e desenvolvimento agrícola (Embrapa Amazônia Oriental). Confira as publicações Embrapa inscritas no Prêmio Jabuti 2011:Categoria Ciências Naturais:
A cultura da bananeira na Região Norte do Brasil - Embrapa Amazônia Ocidental
Acacia Mangium: características e seu cultivo em Roraima - Embrapa Roraima
Frutas Nativas: da Região Centro-Oeste do Brasil - Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
Cultivo in vitro de plantas - Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
Contaminações microbianas na cultura de células, tecidos e órgãos de plantas - Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
Biotecnologia aplicada à agricultura: textos de apoio e protocolos experimentais - Embrapa Agrobiologia / IPA
Planejamento ambiental do espaço rural com ênfase para microbacias hidrográficas - Embrapa Meio Ambiente
Dos raios x à bomba atômica (1895-1945): os 50 anos que mudaram o mundo - Embrapa (texto de apresentação da Embrapa Instrumentação Agropecuária)Categoria Didático e Paradidático:
Novos ângulos da história da agricultura no Brasil - Embrapa Informação Tecnológica
.  



   

Informação Tecnológica Em Pauta é um informativo quinzenal de responsabilidade da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF). Gerente-Geral: Fernando do Amaral Pereira; Gerente-Adjunta de Organização e Difusão da Informação: Rúbia Maria Pereira; Gerente-Adjunta de Projetos Editoriais: Lucilene Maria de Andrade; Gerente-Adjunto Substituto de Administração: Osmar Rodrigues de Faria. Redação e edição: Kátia Marsicano (3645 MTb/DF). Estagiária: Giane Silva. Apoio: Alexandre Abrantes. Sugestões, críticas e para cancelar recebimento dos boletins por e-mail, enviar mensagem para: katia@sct.embrapa.br ou fazer contato pelo telefone
(61) 3448 4590.