Brasília, DF 18 de março de 2011/ Edição 22 - Ano 05/ Informativo Eletrônico Quinzenal - Embrapa Informação Tecnológica


pesquisa

 

 

 

Hortaliças, mosto e suco de uva são temas de novidades Embrapa


Parte da história da humanidade, associadas sempre à tradição e ao requinte, as bebidas
feitas à base de uva – vinho ou suco – requerem processos e técnicas
que garantam sabor e  qualidade. Hoje a tecnologia e a pesquisa têm também contribuído muito com a elevação dos padrões, associando o conhecimento secular à evolução científica. A publicação Metodologia para análise de mosto e suco de uva, resultado da parceria editorial entre a Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves/RS) e a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), foi organizada de modo simples e objetivo, com a preocupação de garantir os parâmetros
necessários ao enquadramento nos padrões de identidade e qualidade definidos pelo Ministério da Agricultura (Mapa).
Hortaliças - Outra novidade do período é o lançamento da 2ª edição do livro 50 Hortaliças: como comprar, conservar 50 Hortaliças: como comprar, conservar e consumir. Destinado a orientar o consumidor, trata-se de um guia  ilustrado e didático, com dicas úteis para todos os públicos, em especial donas-de-casa. As publicações estão disponíveis para a venda na Livraria Embrapa.
www.embrapa.br/liv



agenda
   

Tudo se transforma...

foto: Kátia Marsicano

Com os banners usados em eventos, foram produzidas sacolas de compras. E o que fazer com as extremidades de madeira? Jogar fora nem pensar, é claro. Com uma boa dose de criatividade, o que ia
ser descartado hoje é um dos principais veículos de comunicação interna na Embrapa Informação Tecnológica. Destinado a divulgar as ações do Comitê Local de Gestão Ambiental
e outras notícias relacionadas ao
assunto ficou conhecido como o EcoMural.   

 
 
  caderno  
lado
foto: Katia Marsicano

          Livraria Embrapa define
            calendário de participações para 2011barra01

    Oito grandes eventos já tradicionais nos calendários agropecuário e literário brasileiros estão confirmados para os próximos meses e terão a participação garantida da Livraria Embrapa, coordenada pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF).
    O primeiro deles, realizado entre os dias 14 e 18 de março, foi a 12º Expodireto Cotrijal, uma das mais importantes feiras internacionais, que só no ano passado teve mais de 168 mil visitantes, além da presença de representantes estrangeiros da China, da Polônia, da Alemanha, dos Estados Unidos, da França, de Portugal e dos vizinhos países do Mercosul. A mostra acontece no município de Não-me-Toque/RS.
    No mês que vem, no período de 12 a 16, comemorando dez anos de realização, ocorre a Tecnoshow Comigo, no município goiano de Rio Verde. Promovida pela cooperativa Comigo, a feira tem a perspectiva de receber este ano cerca de 400 expositores e mais de 65 mil visitantes, na grande área da vitrine de tecnologias para o homem do campo.
    Na programação de maio, mais três eventos – Agrishow Ribeirão Preto, em Ribeirão Preto/SP; Agrotins 2011, em Palmas/TO; e Agrobrasília, em Brasília/DF. Em junho, a Livraria Embrapa também já confirmou participação no Seminário Nordestino de Pecuária – PecNordeste, realizada pelo 15º ano em Fortaleza/CE, e em setembro, também na capital cearense, a presença será na Semana Internacional da Fruticultura, Floricultura e Agroindústria (Frutal 2011).
    No período de 1º a 11 de setembro, as publicações Embrapa estarão disponíveis para o público visitante da Bienal do Livro do Rio de Janeiro, realizada há 26 anos. Inicialmente promovida nos salões do Hotel Copacabana Palace, hoje a bienal ocupa uma área de 15 mil metros quadrados no  Riocentro e é tradicionalmente reconhecida como um dos eventos editoriais mais importantes do Brasil.
    Para cada uma das exposições das quais participa, a Livraria Embrapa seleciona mais de trezentos títulos para atender à diversidade de públicos,  incluindo os líderes do ranking de vendas, como as coleções ABC da Agricultura Familiar e 500 Perguntas 500 Respostas.
    Mas, não são apenas profissionais da extensão rural, produtores, pesquisadores e estudantes que encontram opções de leitura. Para o público infantojuvenil, dedicação especial com a distribuição gratuita das cartilhas Brinque com Ciência, produzida pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF) e Emília e a Turma do Sítio, da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás/GO).
   
    Serviço:

    Livraria Embrapa - www.embrapa.br/liv
    Twitter - www.twiter.com/livrariaembrapa



Árvore do conhecimento reúne
principais resultados da pesquisa
sobre o milho
                                                                                                     Ilustração: Arnaldo Pontes
Fotos: Clenio Araújo/Guilherme Viana
barra02 
      
  Posição de destaque entre as atividades agropecuárias brasileiras mais importantes, o milho está presente em todo o Brasil, na maioria das propriedades rurais. Atualmente, é a segunda maior cultura anual (depois da soja), importante fonte de renda de agricultores, e fundamental insumo de criadores de animais como matéria-prima de rações.     Pela diversidade de usos e, principalmente, pelo valor socioeconômico que representa, o cereal é o tema da mais nova árvore do conhecimento publicada na Agência de Informação Embrapa, sistema desenvolvido com o objetivo de reunir e oferecer, de maneira mais simples e, ao mesmo tempo, completa,   informações sobre diversos sistemas de produção.
   Segundo o editor-técnico do conteúdo da Árvore do Conhecimento Milho,  pesquisador José Carlos Cruz, da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas/MG),  trata-se do resultado de cerca de dois anos de trabalho, do qual participaram mais de cinquenta pesquisadores da Unidade e da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro/RJ). “Sem dúvida, o milho é uma cultura muito abrangente e por isso procuramos oferecer informações diversificadas sobre ela”, explica.
     Irrigação, colheita, tratos culturais, pragas e doenças, manejo de solo, insumos e equipamentos, custos e rentabilidade são alguns dos aspectos abordados e facilmente encontrados nas formas de navegação hiperbólica da árvore (com visualização de conteúdos organizados em hierarquia, ou nós; em hipertexto, ou em serviço de busca).
        Assim como as árvores do conhecimento Caju, Ovinos de Corte e Mangaba, a do Milho também vai atender – além das demandas da pesquisa – objetivos do Programa Mais Alimentos, do qual a Embrapa participa como parceira do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em apoio à agricultura familiar e à assistência técnica e extensão rural. Os temas desse programa estão relacionados às atividades agropecuárias da pequena produção e são importantes por contribuírem para o aumento da produtividade no campo.
       Desde o início de 2011, esta é a sexta árvore do conhecimento publicada na Agência de Informação Embrapa, um produto de informação desenvolvido há dez anos pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas/SP) e a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), em conjunto com os demais Centros de Pesquisa da Embrapa. Segundo pesquisa realizada pela Embrapa Informática Agropecuária, cerca de um milhão de visitas foram registradas no site em 2010, o que corresponde a mais de nove milhões de páginas acessadas durante o período. Para o gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando do Amaral Pereira,  a repercussão da Agência de Informação reforça o cumprimento de uma das metas da Unidade. “Trabalhamos em uma busca constante para levar conhecimento à sociedade por meio de variadas formas de fonte de informação”, afirma.   
    Hoje são ao todo vinte árvores de cultivos (Açaí, Arroz, Banana, Caju, Cana-de-Açúcar, Castanha-do-Brasil, Centeio, Feijão, Manga, Mangaba, Milho e Trigo); de criações (Agronegócio do Leite, Ovinos de Corte e Suínos); e temáticas (Agricultura e Meio Ambiente, Bioma Cerrado, Espécies Arbóreas da Amazônia, Espécies Arbóreas Brasileiras e Reprodução animal) publicadas pela Empresa  na Agência de Informação Embrapa, disponível em www.embrapa.br/agencia.

       






   

Informação Tecnológica Em Pauta é um informativo quinzenal de responsabilidade da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF). Gerente-Geral: Fernando do Amaral Pereira; Gerente-Adjunta de Organização e Difusão da Informação: Rúbia Maria Pereira; Gerente-Adjunta de Projetos Editoriais: Lucilene Maria de Andrade; Gerente-Adjunto Substituto de Administração: Osmar Rodrigues de Faria. Redação e edição: Kátia Marsicano (3645 MTb/DF). Estagiária: Giane Silva. Apoio: Alexandre Abrantes. Sugestões, críticas e para cancelar recebimento dos boletins por e-mail, enviar mensagem para: katia@sct.embrapa.br ou fazer contato pelo telefone (61) 3448 4590.