Brasília, DF 28 de Fevereiro de 2011/ Edição 21 - Ano 05/ Informativo Eletrônico Quinzenal - Embrapa Informação Tecnológica


pesquisa

 

 

 

Novidades editoriais
Embrapa



Em parceria com a Embrapa Florestas (Colombo-PR), a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF) acaba de lançar o volume 4 da Coleção Espécies Arbóreas Brasileiras, com 60 espécies de importância econômica, silvicultural, botânica e ecológica, como o jacarandá, a maçaranduba e a quaresmeira.
Ilustrado com fotos e mapas, o livro de autoria do
pesquisador Paulo Ernani, tem 644 páginas e faz parte
da coleção criada
em 2003, reconhecida como referência para instituições e programas de conservação e recuperação de áreas degradadas.
Opções - As publicações Recuperação de áreas mineradas (2ª edição revista) e Acacia mangium - Características e seu cultivo em Roraima também estão entre as novidades editoriais Embrapa deste mês, já disponíveis para o público que acompanha os lançamentos.As edições resultam da parceria entre a Embrapa Informação Tecnológica, a Embrapa Clima Temperado e a Embrapa Roraima, respectivamente.Para saber mais, basta consultar a página da Livraria Embrapa (www.embrapa.br/liv)

 

agenda
   

Espantando formigas


Em algumas épocas do ano, as formigas parecem se multiplicar muito mais e inevitavelmente entram nas salas, sobem nas mesas de trabalho e deixam muita gente irritada. A dica, então, é: descubra por onde elas entram, feche o buraco ou pingue suco de limão no local. Elas vão achar muito desagradável e vão se convencer de que é melhor ir para outro lugar.

 
 
  caderno  
lado
Foto: Embrapa Florestas

  Dia de Campo na TV estreia
  programação 2011 com
  novidades tecnológicas
barra01


    Confirmado para o dia 18 de março o início da série de reportagens 2011 do programa Dia de Campo na TV, produzido semanalmente pela Embrapa Informação Tecnológica, em Brasília/DF. Serão ao todo 44 temas apresentados até o dia 13 de janeiro de 2012.
    O primeiro, desenvolvido em parceria com a Embrapa Florestas (Colombo/PR), vai abordar os benefícios da floresta em propriedades rurais. Além da reportagem e da entrevista, serão apresentados os quadros Terra Saudável, sobre produção de aipim orgânico, e Minuto do Livro, com as novidades editoriais da Embrapa.
    Para as próximas semanas, estão confirmadas reportagens e entrevistas com pesquisadores da Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora/MG) e da Embrapa Hortaliças (Gama/DF), com enfoque nas novas tecnologias de compostagem de carcaça de bovinos e hortaliças tradicionais, respectivamente. A programação completa pode ser acompanhada na página do programa www.embrapa.br/diacampo.
    Há treze anos no ar, o Dia de Campo na TV é um dos veículos de comunicação tecnológica da Embrapa, destinado a facilitar a vida do produtor, contribuindo com o acesso ao conhecimento e à informação científica que vão tornar as atividades agropecuárias mais sustentáveis ambiental, social e economicamente.
    Desde agosto do ano passado, as reportagens do programa também estão sendo veiculadas pelo programa argentino Semanagro, dubladas e legendadas em espanhol, graças à parceria com a Embrapa (www.sembrando.com.ar). Os temas são previamente selecionados pela equipe estrangeira, de acordo com o perfil regional agrícola. No Brasil, o Dia de Campo na TV é transmitido pelo Canal Rural,  às sextas-feiras (a partir das 9h30 e com reprise às 15h30 – hora de Brasília),  pela NET, Sky e parabólica na freqüência Transponder 12Á2 polarização horizontal freqüência 4171 MHz.


Ministra grava mensagem do
Dia da Mulher
nos estúdios da
Embrapa Informação Tecnológica
barra02  foto: Katia Marsicano
      
        A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, esteve na  Embrapa Informação Tecnológica, dia 17 de fevereiro, para gravar nos estúdios dos programas de rádio Prosa Rural e Dia de Campo na TV, uma mensagem especial para o Dia Internacional da Mulher, comemorado na próxima semana, 8 de março, a ser veiculada em rádios comunitárias e TVs de todo o País.
   Recebida pelo gerente-geral da Unidade, Fernando do Amaral Pereira e pela diretora-executiva da Embrapa, Tatiana Deane de Abreu Sá, Iriny Lopes também concedeu entrevista à jornalista Juliana Escobar, do Prosa Rural, sobre questões relacionadas à violência contra a mulher, em especial no campo, e as estratégias que o Governo Federal vai adotar para reduzir o problema.
    "Já estamos definindo estratégias junto ao Poder Judiciário, para garantir em todo o Brasil, o cumprimento da Lei Maria da Penha, de proteção à mulher", disse ela, destacando a importância da agilidade na punição aos agressores. Na sua opinião, também é fundamental criar oportunidades para que as mulheres conquistem sua autonomia econômica na família. "Assim elas terão condições de ter mais liberdade e estarem menos sujeitas à violência doméstica", completou.
       Entre as campanhas que a Secretaria de Políticas para as Mulheres, o incentivo à denúncia é uma das principais. Na entrevista e no pronunciamento que fez para o Dia da Mulher, a ministra reforçou a necessidade de as pessoas - e não apenas a vítima da violência - procurarem órgãos de defesa à mulher ou telefonarem para o número 180. "A fonte é preservada, não há riscos para quem denuncia e a ligação é gratuita, podendo ser feito de qualquer aparelho telefônico público, celular, etc". A entrevista com a Iriny Lopes será veiculado nas próximas edições do programa Prosa Rural. (Redação: Kátia Marsicano).





   

Informação Tecnológica Em Pauta é um informativo quinzenal de responsabilidade da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF). Gerente-Geral: Fernando do Amaral Pereira; Gerente-Adjunta de Organização e Difusão da Informação: Rúbia Maria Pereira; Gerente-Adjunta de Projetos Editoriais: Lucilene Maria de Andrade; Gerente-Adjunto Substituto de Administração: Osmar Rodrigues de Faria. Redação e edição: Kátia Marsicano (3645 MTb/DF). Estagiária: Giane Silva. Colaborou nesta edição: Selma Beltrão ( jornalista profissiional - 2490/13/11 DF/Embrapa Informação Tecnológica. Apoio: Alexandre Abrantes. Sugestões, críticas e para cancelar recebimento dos boletins por e-mail, enviar mensagem para: katia@sct.embrapa.br ou fazer contato pelo telefone (61) 3448 4590.