Brasília, DF 18 de Fevereiro de 2011/ Edição 20 - Ano 05/ Informativo Eletrônico Quinzenal - Embrapa Informação Tecnológica


pesquisa

 

 

 

Livraria  Embrapa
comemora recorde
na Coopavel e
fecha 2010 com balanço positivo de
vendas em eventos


Foto: Emerson Alves

Mais de duas mil e quinhentas publicações da Embrapa nas mãos de produtores rurais da região sul do Brasil e do Paraguai. Esse foi o resultado das vendas da Livraria Embrapa, durante o Show Rural Coopavel, nos dias 7 a 11 de fevereiro em Cascavel/PR.
Os títulos sobre soja, milho e trigo foram os mais procurados pelos visitantes da Casa Embrapa, local de exposições reservado à Empresa. 
Considerados uma das mais importantes formas de divulgação das publicações impressas da Embrapa, os eventos em 2010 renderam um saldo de vendas de 12.770 exemplares de livros. Foram ao todo 14 participações em mostras, exposições, bienais e congressos promovidos em várias regiões do Brasil. Em relação ao ano anterior, o total de vendas cresceu 11,64%, de acordo com a supervisão de vendas da Embrapa Informação Tecnológica.

Em tempo:

Seguindo os
lançamentos



Continua crescendo
a comunidade de seguidores da Livraria Embrapa na rede social Twitter. O total, que a cada
dia registra novos adeptos, ultrapassa seiscentos usuários interessados em acompanhar as novidades editoriais
e participações em eventos em todas as regiões brasileiras.

 

agenda
   

Presente da
natureza


foto: kátia marsicano

Dia 8 de fevereiro, os empregados da Embrapa Informação Tecnológica pararam para acompanhar a colheita da primeira (e única) melancia que nasceu espontaneamente no jardim da Unidade.
O fenômeno surpreendeu a todos que estavam acostumados a ver apenas plantas ornamentais na entrada do prédio.
O momento, esperado com expectativa  durante meses, foi compartilhado por todos, afinal o melhor da festa ficou no final: repartir e saborear a melancia.
Foi o primeiro presente de Ano Novo dado aos empregados pela natureza.

 
 
  caderno  
 


Embrapa é destaque no
ranking internacional de
instituições de pesquisa

barra01

    Mais uma vez, a Embrapa é destaque entre os líderes do ranking internacional de instituições de pesquisa. A confirmação saiu no mês de janeiro e acaba de ser divulgada pelo Cybermetrics Lab, o maior organismo público de investigação da Espanha, pertencente ao Conselho Superior de Investigações Criminais (CSIC).
    A  Empresa passou da 88ª para a 50ª colocação no Ranking Web of World Research Centers ou Ranking Web de Centros de Investigación del Mundo, que  apresenta a classificação das quatro mil instituições de pesquisa com maior visibilidade na Web. A mudança representa uma evolução de 38 posições, mantendo a Embrapa como a segunda colocada entre os sites científicos do Brasil, atrás apenas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
    O levantamento do Cybertmetrics - atualizado duas vezes ao ano, nos meses de janeiro e julho – considerou o domínio “embrapa.br”, que engloba não só o Portal - que é desenvolvido pela Embrapa Informação Tecnológica -, mas os demais sites de unidades e de produtos/projetos disponíveis no mesmo domínio, como a Agência de Informação, o Catálogo de Produtos e Serviços, a Infoteca-e, os  Sistemas de Produção Online, entre outros.
    Para fazer a classificação, o instituto de pesquisa considera como principais indicadores informações relacionadas ao número de páginas do domínio Embrapa, o número de arquivos disponibilizados e as referências acadêmicas, além da visibilidade, ou seja, o número de links externos que “apontam” para o domínio da Empresa. (Redação: Kátia Marsicano).



Sistemas de Produção Online
registram 10 milhões
de acessos em 2010


barra02

    foto: Giane Silva
      
   Clarislene Moura é dona da Fazenda Santa Cruz, que fica no município de Votuporanga, interior de São Paulo. Lá, ela cria bovinos e eqüinos e, segundo conta, nem sempre é fácil encontrar orientação técnica que ajude a resolver os problemas e tirar as dúvidas que tem sobre a atividade na região. “Por isso, achei uma maravilha o conteúdo das publicações eletrônicas de acesso livre da Embrapa”, comenta. “Em particular, a publicação Sistemas de Produção, por causa da quantidade de informações”, completa, chamando a atenção para o fato de os temas serem resultado do trabalho desenvolvido em vários centros de pesquisa.
    A criadora conheceu o conteúdo, por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), mas, assim como ela milhares de outros usuários também já adotaram como referência o mesmo endereço. E é essa procura que tem se refletido no aumento expressivo do total de acessos à página. Só para se ter uma ideia, em 2010, foram dez milhões de páginas acessadas e nos últimos três anos, a marca representa mais de 20 milhões de acessos. “Entre 2009 e 2010, as estatísticas dobraram”, comenta a editora dos Sistemas de Produção, Cláudia Mattos (foto), da Embrapa Informação Tecnológica. “Isso comprova a confiabilidade que o conteúdo inspira na sociedade brasileira”, diz ela, ao lembrar que os Sistemas de Produção eram produzidos inicialmente em mídia impressa. “A versão online possibilitou muito mais rapidez nas atualizações, que são feitas constantemente”, garante. Os dados são resultado de levantamento realizado por meio da ferramenta Webalizer versão 2.23, pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas/SP). Atualmente, existem disponíveis para consulta 130 sistemas de produção publicados na Internet, distribuídos em 63 temas.





Agência de Informação Embrapa
oferece novos conteúdos nas
Árvores do Conhecimento


barra02

    Desde o início do mês de fevereiro, cinco novas Árvores do Conhecimento foram publicadas pela Embrapa. Os conteúdos, relativos aos cultivos de açaí, caju, mangaba e centeio e à criação de ovinos de corte, já podem ser consultados na página da  Agência de Informação Embrapa (www.embrapa.br/agencia). As árvores foram desenvolvidas pela Embrapa Amazônia Oriental (Belém/PA), Embrapa  Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE), Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju/SE), Embrapa Trigo (Passo Fundo/RS) e Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral/CE), com a colaboração de outras unidades da Empresa e instituições parceiras de pesquisa.
    No ano em que comemora dez anos, o projeto –  desenvolvido em parceria técnica pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF) e Embrapa Informática Agropecuária (Campinas/SP) - contabiliza 19 árvores sobre produtos e temas do negócio agrícola e meio ambiente. A Agência de Informação Embrapa é um sistema web destinado a facilitar a organização, o tratamento, o armazenamento, a divulgação e o acesso à informação tecnológica, por meio das árvores (navegação hiperbólica), hipertexto ou serviço de busca. Sucesso na divulgação científica.
    Pesquisa realizada em 2010 pela Embrapa Informática Agropecuária revelou que a Agência de Informação Embrapa já pode ser considerada um dos destaques como fonte de consulta de informação científica. Durante o ano, cerca de um milhão de visitas foram registradas no site, correspondendo a mais de nove milhões de páginas acessadas.(Redação: Kátia Marsicano)


 
   

Informação Tecnológica Em Pauta é um informativo quinzenal de responsabilidade da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF).Gerente-Geral: Fernando do Amaral Pereira; Gerente-Adjunta de Organização e Difusão da Informação: Rúbia Maria Pereira; Gerente-Adjunta de Projetos Editoriais: Lucilene Maria de Andrade; Gerente-Adjunto Substituto de Administração: Osmar Rodrigues de Faria. Redação e edição: Kátia Marsicano (3645 MTb/DF). Estagiária: Giane Silva. Colaborou nesta edição: Cirlene Elias - 7144 MTb/DF - Embrapa Informação Tecnológica Apoio: Alexandre Abrantes e José Ilton Soares Barbosa. Sugestões e críticas enviar para: katia@sct.embrapa.br ou pelo telefone (61) 3448 4590.