|
 |
|
|
|
Agenda da
Livraria Embrapa
Durante o mês de junho, a Livraria Embrapa vai estar presente em eventos importantes em diversas regiões. Entre os dias 7 e 10, participação confirmada no IV Congresso Brasileiro de Mamona, em João Pessoa (PB); de 8 a 11, Congresso Internacional de Recursos Genéticos (Salvador/BA); de 10 a 20, Feira do Livro de Ribeirão Preto (SP); e de 20 a 24, fechando a programação, a Livraria estará no Salão do Livro das Escolas Estaduais do Rio de Janeiro/RJ. Cerca de trezentos títulos estarão disponíveis para o público, incluindo a linha técnico-científica, transferência de tecnologia e infantojuvenil.
|
|
|
 |
|
|
O Dia Nacional do Café, dia 24 de maio, foi comemorado duplamente na Embrapa Informação Tecnológica. Integrantes do Comitê Local de Gestão Ambiental festejaram com os empregados o sabor que faz parte da preferência nacional e aproveitaram para orientar sobre o aproveitamento da borra e do filtro de papel e a importância do descarte consciente dos copinhos de plástico, nos coletores seletivos da Unidade. Graças à parceria com a ONG Clube da Semente, eles são usados na produção de mudas de espécies nativas do Cerrado. Quarenta xícaras de café foram sorteadas entre os empregados.
|
|
|
|
 |
|
|
|
 |
Foto:Katia Marsicano
Minibibliotecas e portfólios
são entregues em 27 estados brasileiros

A partir desta semana, começam a chegar aos escritórios da extensão rural de todo o Brasil os primeiros 627 kits de Minibibliotecas e 6.048 portfólios temáticos, desenvolvidos pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF) e selecionados pela Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília/DF) para informação e disseminação de conhecimento para extensionistas que atualm junto a agricultores familiares nos municípios. A iniciativa é resultado do Programa mais Alimentos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) que, em parceria com a Embrapa, apoia a distribuição de conteúdos tecnológicos para atender à demanda de comunidades agrícolas, por meio da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer). Para garantir a entrega e os prazos, um grande mutirão foi realizado na Unidade, para organização do material comporto por 110 mil publicações das Minibibliotecas e 96.768 CDs e DVDs dos programas de rádio Prosa Rural e Dia de Campo na TV, respectivamente. Com a parceria, a estimativa é de que mais de 2,5 milhões de agricultores assistidos pelas instituições de assistência técnica e extensão rural sejam beneficiados.
O gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando do Amaral Pereira, participou do lançamento do portfólio temático de apoio aos serviços de assistência técnica e extensão rural, dia 20 de maio, na Embrapa Meio-Norte (Teresina/PI). O evento, que coincidiu com a primeira reunião do Comitê Assessor Externo (CAE), contou com a presença do presidente do comitê, José Geraldo Eugênio de França, do diretor de Operações da Convap, Luiz Fernando Melo, e do chefe-geral da Unidade, Hoston Tomás. Na oportunidade, Amaral falou sobre a importância da parceria da Embrapa com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que resultou na produção de mais de seis mil portfólios para técnicos da extensão rural de todo o Brasil.
|
|
|
Minibiblioteca é selecionada
para compor curso de formação
de técnicos em biblioteconomia

|
Foto: Duana Rani  |
Preparar técnicos em biblioteconomia para atuar nas bibliotecas públicas dos mais de cinco mil municípios brasileiros, a serem instaladas com incentivos da Política Nacional do Livro e Leitura (PNLL). Essa é a proposta do projeto de Formação e Qualificação de Responsáveis por Bibliotecas Públicas, que selecionou as Minibibliotecas da Embrapa para compor os vídeos que farão parte da capacitação desses profissionais.
De acordo com a coordenadora do projeto, professora Walda de Andrade Antunes, a proposta é formar agentes que possam organizar e dinamizar as ações das bibliotecas públicas, “atuando como mediadores de leitura, estimulando a utilização do acervo e motivando a comunidade a desenvolver o hábito de ler”. O projeto Minibibliotecas foi selecionado como uma boa prática de disseminação da informação para compor os vídeos - que serão usados no processo de capacitação dos técnicos em biblioteconomia.
Para mostrar os recursos de informação disponibilizados pelas Minibibliotecas e o processo de produção de seu acervo, a equipe do projeto entrevistou o gerente-geral, Fernando Amaral, e a gerente de produção, Mayara Carneiro, além de empregados da gráfica e do setor de editoração da Embrapa Informação Tecnológica, unidade da Embrapa responsável pela coordenação das Minibibliotecas.
Com o objetivo de apresentar no vídeo como o acervo das Minibibliotecas é utilizado por alunos e professores nas escolas das áreas rurais, a equipe do projeto visitou, no dia 27 de maio, a Escola Família Agrícola de Orizona (Efaori), do município de Orizona (GO). Durante a visita foram entrevistados professores e alunos da escolao, que recebeu uma Minibiblioteca em 2007, graças à parceria entre a Embrapa Informação Tecnológica, a Embrapa Arroz e Feijão e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária do Estado de Goiás (Incra/GO). (Redação: Selma Lúcia Lira Beltrão – Jornalista Profissional, MSc.( 2490 DF)
|
|
 |
Foto:Katia Marsicano
Castanha-do-brasil é tema
da nova Árvore do Conhecimento

Uma das espécies amazônicas mais representativas da riqueza da biodiversidade da região, tradicionalmente comercializada no mercado internacional, a castanha-do-Brasil acaba de ser transformada na nova Árvore do Conhecimento (AC) da Agência de Informação Embrapa, um sistema web destinado à organização, armazenamento, divulgação e acesso à informação tecnológica gerada nas unidades de pesquisa da Empresa. Cultivo, características e relações com o ambiente, qualidade e produção de alimentos, usos, colheita e pós-colheita são aspectos que o usuário vai encontrar nas páginas eletrônicas desenvolvidas sobre o assunto.
Segundo a editora-técnica da Árvore do Conhecimento da castanha-do-brasil, pesquisadora Joana Maria Leite de Souza, da Embrapa Acre (Rio Branco/AC), o conteúdo será útil para vários segmentos de público. “Reunimos muita informação que vai contribuir com o fortalecimento da pesquisa e o desenvolvimento da cadeia produtiva da espécie no Brasil, na Bolívia e Peru, países também produtores. Participaram da organização do conteúdo pesquisadores da Embrapa Amazônia Oriental (Belém/PA), da Embrapa Roraima (Boa Vista/RR) e de universidades. Para acessar o conteúdo desta e das demais árvores do conhecimento, o endereço eletrônico da Agência de Informação Embrapa é www.embrapa.br/agencia. O sistema usa tecnologia desenvolvida pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas/SP), em parceria com a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF). |
|
Foto:Katia Marsicano
Pesquisadores de OEPAS
acessam e-books via Sistema Embrapa de Bibliotecas

UA partir de agora, além dos pesquisadores da Embrapa, especialistas de dezessete organizações estaduais de pesquisa (Oepas) de todo o Brasil vão ter acesso livre ao conteúdo do acervo de e-books adquirido pela Embrapa Informação Tecnológica, por meio do Sistema Embrapa de Bibliotecas (SEB). As publicações virtuais fazem parte da coleção de obras da Editora CABI, que graças a pedido encaminhado pela Embrapa, autorizou a consulta a outros especialistas. São ao todo 240 títulos dos anos de 2000 a 2004. O acesso será permitido mediante a liberação de senhas especiais. Entre os títulos da coleção CABI e-books, destacam-se temas relacionados a mudanças climáticas, biotecnologia, ecoturismo, técnicas reprodutivas, agricultura, saúde humana, alimentação e nutrição.Além da aquisição da Editora CABI, foram adquiridos 275 títulos de acesso perpétuo de 2007, 2008, 2009, nas áreas de agricultura e ciências biológicas, bioquímica, genética e biologia molecular, energia, imunologia e microbiologia, ciência ambiental e ciência da computação. O recurso para que os novos acervos estejam disponíveis é proveniente do Programa de Inovação Tecnológica e Novas Formas de Gestão na Pesquisa Agropecuária (Agrofuturo), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), cuja executora é a Embrapa. Com a novidade, serão beneficiadas Oepas das regiões Norte e Centro-Oeste, cinco da região Nordeste, quatro da Sudeste e três da região Sul. Informações: biblioteca@sede.embrapa.br |
|
 |
Foto:Katia Marsicano
Dia de Campo na TV e Coleção Plantar são adotados
como material de referência em curso para extensão rural

Quarenta agentes de assistência técnica e extensão rural da região Norte vão ter, a partir de agora um importante instrumento de consulta sobre o cultivo do dendê. Foram adotados como material de apoio didático a publicação da Coleção Plantar – A Cultura do dendê (1ª edição) e o DVD do programa Dia de Campo na TV, sobre alternativas de agronegócio sustentável na Amazônia, no Programa de Qualificação promovido pela Embrapa Amazônia Oriental (Belém/PA). Durante a etapa do curso que começa no dia 7 de junho (Módulo III) as edições – 160 ao todo, doadas pela Embrapa Informação Tecnológica -, serão entregues aos alunos. Segundo a agrônoma Mazillene Silva, responsável pela coordenação do curso, a linguagem foi considerada muito boa. “Há muitas ilustrações e a abordagem é didática, indicada também para consultas posteriores”, diz ela. A qualificação é composta por cinco módulos, com início em maio e término em julho próximo. |
|