|
 |
|
|
|
Embrapa doa publicações
para pescadores
A partir de agora, 526 pescadores recém-alfabetizados nos municípios catarinenses de Laguna, Imaruí e Imbituba vão poder exercitar a mais nova habilidade, além da sabedoria que desenvolveram para lidar com os mistérios das águas: a leitura. O grupo, que faz parte do programa Pescando Letras, organizado pela Coordenação de Pesca Artesanal, do Ministério da Pesca e Aqüicultura (MPA), foi diplomado no dia 23 de abril e recebeu de presente um kit com três publicações doadas pela Embrapa Informação Tecnológica: o gibi Emília e a turma do Sítio Arroz e Feijão e as cartilhas Aproveite bem a água da chuva na criação de suínos e aves e Influenza – A gripe no meio rural. A doação foi de 650 unidades de cada título.
|
|
|
 |
Foto:Katia Marsicano
Prosa Rural estreia ao vivo no Ciência para a Vida
Na abertura da programação, entrevista com
o presidente da Empresa e homenagem ao som do aboio

O presente da pesquisa na Embrapa e as estratégias para enfrentar os desafios do futuro deram o tom da entrevista do diretor-presidente da Empresa, Pedro Arraes, na tarde do dia 24 de abril, durante a estreia do programa de rádio Prosa Rural ao vivo, na VII Exposição de Tecnologia Agropecuária – Ciência para a Vida, em Brasília. A busca por conciliar agricultura e sustentabilidade e a meta de “dar um banho de tecnologia” em cerca de 900 mil produtores rurais brasileiros que precisam de informação e conhecimento para se desenvolver foram os dois principais pontos citados por ele como ações prioritárias da Embrapa para os próximos anos.
“São produtores que contribuem com a renda bruta nacional”, justificou ele, lembrando que por isso mesmo precisam ter muito mais facilidade de acesso à tecnologia. Sobre as ações para 2010, Ano Internacional da Biodiversidade, Arraes lembrou ser esse outro aspecto estratégico dentro da Empresa, que também declarou o mesmo ano como o dos Recursos Genéticos Vegetais, com reforço na área de pesquisa, com mais investimentos e com a valorização de trabalhos já realizados e em desenvolvimento.
Para o presidente da Embrapa, a Empresa em seus 37 anos de existência tem contribuído com a redução no preço dos alimentos, tornando-os mais acessíveis, ao mesmo tempo em que se dedicou à tropicalização da inovação tecnológica, segundo ele, fundamental no panorama agropecuário brasileiro.
Referindo-se à sétima edição da Exposição Ciência para a Vida, destacou o foco na interatividade como apoio à concepção do projeto deste ano, voltado principalmente à população urbana, que hoje representa cerca de 80% da população brasileira. “Procuramos mostrar para esse público que a pesquisa também está perto dele e a ciência interfere diretamente no seu dia a dia”, explicou, lembrando ainda as crianças também tiveram prioridade na elaboração de todos os espaços da mostra. “Esperamos receber cerca de 25 mil estudantes até o final do evento”. Aboio para celebrar – Ao final da primeira apresentação do Prosa Rural ao vivo, um momento especial, marcado pela participação do radialista José Roque, da Embrapa Tabuleiros Costeiros (SE), que entoou uma das mais tradicionais manifestações da cultura brasileira: o aboio. O tema escolhido foi a celebração da vida: uma dedicada aos 37 anos de existência da Embrapa e a outra em comemoração ao cinquentenário de Brasília, no último dia 21 de abril.
Para os próximos dias de Ciência para a Vida, mais apresentações entrevistas e apresenções do Prosa Rural, além de flashes de informação a cada hora.
|
|
Coletânea de receitas
culinárias é distribuída para o público
Publicação reúne sabores regionais
e a criatividade de ouvintes do Prosa Rural

|
Foto: Katia Marsicano  |
Foi lançada no domingo, dia 25 de abril, no Ciência para a Vida, a publicação Sabores do Prosa Rural, que reúne dez receitas culinárias enviadas por ouvintes do programa, para o concurso Cozinhe com a Embrapa, promovido no ano passado. Editada pela Embrapa Informação Tecnológica, a coletânea, organizada em forma de fichário, destacou-se entre as atrações da programação, que incluiu ainda um momento de degustação do brioche de batata baroa, também distribuído gratuitamente para o público. A receita, elaborada pela dona de casa Maria Joana Dias Cardoso, de Mutum (MG), fazem parte da série que tem ainda inovações, como bolo de aipim cremoso, bolo de batata doce e bolo de beterraba. Além do lançamento da publicação, um bate papo especial com a pesquisadora Miriam Eiras (Embrapa Café), sobre os mitos e verdades sobre o consumo de café, e um show embalado pelo ritmo contagiante da zabumba do grupo Os Cassianos do Forró, de Planaltina/DF.
Até o próximo dia 2, quando termina o Ciência para a Vida, o Prosa Rural vai manter apresentações ao vivo no local e ainda poderá ser ouvido, em edições gravadas, no estante do programa, localizado no EspaçoCom.Ciência, ao lado da Livraria Embrapa e do estando do Dia de Campo na TV.
|