|
 |
|
|
|
Revista PAB
recebe artigos
para edição temática
Conceitos e resultados técnico-científicos sobre integração lavoura-pecuária-floresta serão tema do número especial da Revista Pesquisa Agropecuária Brasileira (PAB), editada pela Embrapa Informação Tecnológica.
Pesquisadores que tenham artigos desta área, inéditos e originais para publicação, terão prazo entre 1º de maio e 30 de junho próximos, para submetê-los ao periódico.
Os trabalhos recebidos pela Comissão Editorial da Revista PAB selecionados e o resultado da análise divulgado trinta dias depois do encerramento do prazo para submissão dos artigos.
As instruções e diretrizes aos autores, bem como a chamada, já estão disponíveis no endereço eletrônico do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER).
Tradição – Editada mensalmente, a revista PAB destina-se à divulgação de trabalhos há mais de quarenta anos e é indexada pelo Web of Science e Current Contents: Agriculture, Biology & Environmental Science, CAB Abstracts e AGRIS.
Em 2009, registrou cerca de 2 milhões e 100 mil acessos por meio de sua página PAB Online e do Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e de janeiro a março de 2010, já foram registrados 467 mil e 299 acessos.
Informações sobre submissão de artigos:
www.sct.embrapa.br/pab
|
|
|
 |
|
|
I Mostra
Fotográfica "Águas"
Os empregados da
Embrapa Informação
Tecnológica
Cristiane Solano, Jorge Luiz Macau e Elias Rodrigues foram os
vencedores da I Mostra Fotográfica Águas, realizada entre
os dias 22 e 31 de
março, na Unidade. A
premiação dos trabalhos,
escolhidos por
meio de votação,
pelos colegas, ocorreu no dia 1º de abril, na
Livraria Embrapa, em Brasília. Promovida pelo Comitê Local
de Gestão Ambiental,
com o apoio da Gerência Geral, a exposição fez
parte das comemorações do Dia
Mundial da Água, 22 de março.
|
|
|
|
 |
|
|
 |
Foto:Katia Marsicano
Novo equipamento gráfico da
Embrapa Informação Tecnológica
começa a funcionar, com garantia de rapidez e eficiência
Presidente da Empresa e o jornalista Galeno Amorim visitam a Unidade e conhecem as vantagens do sistema mais moderno e sustentável

A partir de agora, a produção editorial da Embrapa Informação Tecnológica vai
ser muito mais rápida, eficiente e ambientalmente sustentável. É que no dia 7 de abril
entrou em operação oficialmente a mais nova aquisição da Unidade, que passa a adotar o processo Computer-to-Plate (CtP), sem o uso dos tradicionais fotolitos. O sistema converte a informação digital, ou seja, arquivo de textos, fotos e ilustrações, com o uso de tecnologia a laser para gravação das chapas de impressão.
Para a conhecer a novidade e marcar a implantação do CtP, o diretor-presidente da Embrapa, Pedro Arraes, esteve na Unidade, acompanhado por assessores, e pôde obter informações sobre as vantagens que o equipamento vai trazer para o aumento da produtividade na gráfica. Também estiveram presentes à visita o diretor-geral do Observatório do Livro e da Leitura e da agência de notícias Brasil que Lê, o jornalista e escritor Galeno Amorim, o gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando do Amaral Pereira, a gerente de Administração, Marlene França, e de Produção, Mayara Carneiro.
“Mais importante do que o novo equipamento, sem dúvida, é perceber a satisfação da equipe que trabalha no setor”, comentou o presidente, durante encontro com os empregados da Unidade. “As pessoas estão motivadas pela melhoria das condições de trabalho e isso representa a agenda positiva da Empresa”. A máquina, que custou R$ 823 mil, foi adquirida com recursos do Programa de Crescimento e Fortalecimento da Embrapa (PAC Embrapa).
Produção alta - Para o jornalista Galeno Amorim, convidado para ministrar palestra sobre a importância do livro e da leitura, a produção editorial da Embrapa impressiona. “Poucas editoras produzem assim - aliás, a produtividade daqui é maior do que 95% das editoras brasileiras”, destacou. “Além disso, é uma produção diferenciada, que contribui com o desenvolvimento de segmentos sociais”.
O exemplo mais significativo citado por ele para comprovar a credibilidade das publicações com a marca Embrapa foi o de um agricultor assentado do Estado de São Paulo. “Ele me procurou dias antes da Bienal do Livro do Rio de Janeiro e pediu que conseguisse material técnico e tinha que ser da Embrapa”, contou. “Nada para mim foi mais representativo e espontâneo do que aquilo que ouvi”.
Responsável pela pesquisa Retratos da Leitura no Brasil e ex-coordenador do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), do Ministério da Cultura, o jornalista recebeu de presente uma amostra de alguns dos principais títulos editados pela Embrapa e um kit completo do projeto Minibibliotecas, para que seja doado a uma instituição de ensino à sua escolha. Atualmente, mais de 1.500 escolas brasileiras são atendidas pelo projeto, que tem como objetivo levar conhecimento científico, de maneira simples e didática, para crianças e jovens filhos de agricultores.
|
|
Ampliação das Minibibliotecas na África
Escolas Famílias Rurais de Moçambique
buscam novas parcerias com a Embrapa

|
 |
Faz um ano que as primeiras Minibibliotecas chegaram às Escolas Famílias Rurais (EFRs) de Moçambique e, desde então, têm sido adotadas sistematicamente nas salas de aula por seus formadores, “constituindo-se como única fonte de informações técnico-científicas e de material didático para esses profissionais”, como ressaltou o representante do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), Francisco da Cruz Fernandes, em reunião realizada no dia 14 de abril com o gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF), Fernando do Amaral Pereira, e o secretário executivo da União Nacional de Escolas Família Agrícolas do Brasil (UNEFAB), Luiz Peixoto.
A proposta do IPAD é ampliar a parceria e levar Minibibliotecas para os cursos de nível médio e para as novas EFRs que serão instaladas ainda este ano nas províncias de Nampula, Sofala e Manica, situadas respectivamente nas regiões norte e no centro do país e que têm como filosofia levar os alunos a pôr em prática nas suas comunidades os ensinamentos aprendidos na escola.
O acervo multimídia encaminhado pela Embrapa para seis Escolas Famílias Rurais do país tem forte impacto positivo para os formadores, as crianças e os jovens rurais locais, porque “representa a grande novidade na produção técnica em Moçambique”, explica Francisco.Na reunião, a UNEFAB também elogiou a Embrapa pela parceria formalizada desde 2008, que editar a revista Formação por Alternância. A próxima edição da revista, cuja temática é Meio Ambiente e Agroecologia, será lançada no próximo dia 12 de maio em Brasília.
|
|

Embrapa lança 39 publicações
em um único dia, durante o Ciência para a Vida
Novidades editoriais reúne variedade de temas e principais
resultados das pesquisas desenvolvidas nas Unidades
em todo o País
Trinta e nove novidades editoriais vão ser lançadas durante a sétima edição da Exposição de Tecnologia Agropecuária – Ciência para a Vida, que a Embrapa promove este ano, entre os dias 24 de abril e dois de maio. Na noite do dia 27, pesquisadores de várias unidades descentralizadas de pesquisa de todo o Brasil estarão presentes para divulgar as obras e conversar com o público, sobre temas como mudanças climáticas e desertificação no semiárido brasileiro, biocontrole de doenças de plantas, biodiversidade e flora do Cerrado, entre outros.Especialmente para produtores familiares e pessoas interessadas em começar um pequeno agronegócio, também serão lançados novos títulos da Coleção Agroindústria Familiar, desenvolvidas em forma de cartilhas e manuais ilustrados para melhor orientar o leitor. Castanha do Brasil despeliculada e salgada, palmito pupunha in natura e em conserva, algodão em pluma e produção de vinho branco são os assuntos das publicações editadas pela Embrapa Informação Tecnológica em parceria com as unidades de pesquisa. Além desta coleção, também haverá o lançamento de publicações da coleção ABC da Agricultura Familiar, entre as quais uma sobre barraginhas, criação de abelhas e minhocultura. A série foi idealizada com o objetivo de facilitar o entendimento por parte do agricultor, daí o formato de bolso, linguagem acessível e muitas ilustrações.Todos os lançamentos estarão disponíveis para a venda na Livraria Embrapa, assim como outras centenas de opções editadas pela Empresa, com preços promocionais com 30% de desconto. Vale a pena conferir também a linha infantojuvenil, receitas, manuais e cartilhas.
O local da solenidade do dia 27 de abril é o EspaçoCom.Ciência, onde está localizada a Livraria Embrapa. Presença confirmada do presidente da Empresa, Pedro Arraes. O encontro começa às 19h30, com acesso livre aos visitantes da mostra.
|