Brasília, DF 25 de Fevereiro de 2010/ Edição 03 - Ano 04/ Informativo Eletrônico Quinzenal
painel
lado    
pesquisa

 

 

 


Dia de Campo na TV começa programação 2010

A partir do dia 12 de março, os telespectadores do programa Dia de Campo na TV devem ficar atentos. É que nesta data terá início a programação 2010, que promete trazer muita novidade tecnológica para o público.

O primeiro tema é Produção Integrada de Trigo, editado em parceria entre Embrapa Trigo (Passo Fundo/RS) e a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), produtora do programa.

Ao longo do ano, serão exibidos 43 temas, selecionados entre as 118 propostas enviadas pelas Unidades Descentralizadas da Empresa.

Para saber mais sobre a programação e como assistir às reportagens, basta acessar o endereço eletrônico www.embrapa.br/diacampo.



 
agenda
   

Minhocário

Uma boa alternativa para solucionar a polêmica destinação dos resíduos orgânicos, normalmente misturado a materiais recicláveis, é a adoção de um minhocário.

Além de reduzir o descarte de restos de alimentos, ele tem vantagem de produzir húmus que pode ser usado em jardins e plantas.

Na Embrapa Informação Tecnológica, a iniciativa acaba de ser adotada. Representantes do Comitê de Gestão Ambiental e da equipe de apoio da unidade participaram de palestra com um permacultor e agora os demais empregados serão orientados sobre como colaborar com o projeto. Trata-se de mais uma etapa da implantação da coleta seletiva no ambiente de trabalho.

 
 
  caderno  
lado

Foto: Embrapa Arroz e Feijão
foto

 

Árvore do Conhecimento reúne novidades da pesquisa com arroz

Iniciativa é resultado de parceria entre o Programa Mais Alimentos, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, e a Embrapa

barra01
Já está no ar a mais nova Árvore do Conhecimento da Agência de Informação Embrapa, exclusivamente destinada à cadeia produtiva do arroz. O conteúdo, organizado por cerca de sessenta pesquisadores da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás/GO) e da Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS), faz parte da estratégia de ação resultante da parceria entre a Embrapa e o Programa Mais Alimentos, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). As consultas podem ser feitas desde o dia 12 de fevereiro de 2010, pelo endereço www.embrapa.br/agencia.

A proposta é intensificar o acesso de informações científicas, principalmente para extensionistas, responsáveis por facilitar o desenvolvimento das atividades agrícolas e orientar o homem do campo sobre as práticas mais adequadas de cultivo. O arroz é um dos temas considerados prioritários pelo programa do Governo Federal, definido em função das metas de ampliação da segurança alimentar e nutricional da população, aliadas à inclusão econômica e social.

A Árvore do Conhecimento do Arroz é a primeira da série de doze novas árvores que as unidades de pesquisa, em conjunto com a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF) e a Embrapa Informática Agropecuária (Campinas/SP), vão disponibilizar na web, por meio do endereço eletrônico. Os temas selecionados são: milho, caprinos de leite, ovinos de corte, uva, mamão, tomate, mandioca, café, suínos, frango de corte, feijão caupi e caju.

Segundo o editor técnico da nova árvore, Alberto Baeta dos Santos, da Embrapa Arroz e Feijão, a preocupação da equipe foi reunir informações validadas sobre todas as etapas da cadeia produtiva do arroz. "É possível encontrar o detalhamento das fases de pré-produção, produção e pós-produção, incluindo aspectos socioeconômicos", explica. "O enfoque valorizou sistemas de plantio direto, adubação, aplicação de herbicidas, publicações - tudo organizado de maneira clara e prática, para que não haja dificuldade de adoção no campo".

Baeta lembra que, a partir do conteúdo publicado, também será possível ao produtor adequar as práticas de cultivo, orientadas às características e necessidades, com base na manutenção da produtividade, e ainda se atualizar em temas como redução do uso de agrotóxicos e segurança do trabalhador.

Navegação fácil - “A Árvore do Conhecimento do Arroz pode ser consultada de maneira muito simples. A navegação é feita por meio de uma estrutura ramificada em forma de Árvore hiperbólica (forma gráfica), por hipertexto (que permite a exibição do conteúdo do "nó" ou "subnó") ou ainda pelo serviço de busca usado em ferramentas de consulta.

A Agência de Informação Embrapa, onde estão localizadas as Árvores do Conhecimento, é um sistema web que ajuda a organizar, tratar, armazenar e divulgar a informação tecnológica e o conhecimento gerados pelas unidades de pesquisa e instituições parceiras. Atualmente, estão disponíveis dez Árvores diferentes, divididas em Cultivos (banana, feijão, cana-de-açúcar, manga e trigo), Criações (agronegócio do leite) e Temáticas (agricultura e meio ambiente, bioma Cerrado, espécies arbóreas da Amazônia e reprodução animal).

 

 
Cresce número de acessos ao Portal Embrapa

barra02
Foto: Kátia Marsicanofoto

Cerca de 191 mil internautas visitaram o portal Embrapa, entre os dias 1º e 31 de janeiro de 2010. Foram mais de 251 mil 600 visitas, originárias de 145 países/territórios diferentes. Onze mil e 400 títulos da página registraram 729 mil 289 vezes visualizações, principalmente os relacionados à Empresa e aos temas concursos, agricultura e produção animal. O levantamento, realizado pela Google Analytics, comprova que entre os meses de dezembro de 2009 e janeiro deste ano, o crescimento no total de acessos atingiu o percentual de 42%.

Mais de 70% das visitas usaram mecanismos de pesquisa web, o que corresponde a 177 mil 319 acessos, seguido do tráfego direto (16,28%) e de links de outros sites (13,25%). Entre os países que mais originaram visitas ao portal, depois do Brasil, estão Portugal, Estados Unidos, França, Japão, Paraguai, Argentina, Alemanha e Espanha, sendo que, em comparação ao último mês de 2009, os franceses foram os responsáveis pela elevação no número de acessos, que aumentaram 72,4%, passando de 279 em dezembro para 481 em janeiro. Alemanha e Espanha registraram crescimento de 63,54% e 64,61% respectivamente.

O portal Embrapa, desenvolvido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), em parceria com a Assessoria de Comunicação Social e o Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), no final do ano passado, foi apontado pelo Cybermetrics Lab, maior organismo público de investigação da Espanha, pertencente ao Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), como um dos mais acessados do mundo, entre as instituições de pesquisa. O levantamento revelou que das duas mil que compõem o ranking, 49 são brasileiras e a Embrapa aparece como a segunda colocada nacionalmente e a 88ª no ranking internacional.


 

Foto: Francisco Martins
foto

Talento culinário de ouvintes do Prosa Rural é reconhecido em impresso especial, a ser lançado no Ciência para a Vida

barra02 Marta Morais dos Santos, 43 anos, vive da terra. Em uma pequena propriedade de 20 alqueires na zona rural de Altamira (PA), cultiva cacau com o marido e o filho. Conhece bem a arte da agricultura, aprendida no dia a dia. O que ela não sabia é que, além da experiência na roça, tem também talento na cozinha, a ponto de conquistar paladares de uma gente que mora bem longe dela, em Brasília.

Autora da receita do bolo de cupuaçu com calda de abacaxi, Marta concorreu à promoção Cozinhe com a Embrapa promovida pelo programa de rádio Prosa Rural e agora está entre as dez receitas selecionadas para compor a publicação culinária que será lançada pela Embrapa Informação Tecnológica na próxima edição do evento Ciência para a Vida, entre os dias 24 de abril e dois de maio. "Foi meu filho quem ouviu no rádio o concurso do Prosa Rural e me animou", conta ela. "Mas, confesso que mandei a receita por mandar. Não esperava que o resultado fosse tão bom".

Além da receita de Marta, outras nove farão parte do impresso que vai revelar a diversidade e a criatividade de ouvintes do programa, que aceitaram colocar a mão na massa (literalmente) e enviaram receitas culinárias criadas por eles a partir da mistura dos mais variados sabores regionais.

O impresso, em forma de folder ilustrado e com informações detalhadas sobre ingredientes e preparo dos dez bolos e doces, tem um significado especial. “É o nosso reconhecimento e valorização do talento das donas-de-casa brasileiras que participaram da Promoção Cozinhe com a Embrapa”, explica o supervisor de Mídia Radiofônica, Nilo Falcão. A receitas selecionadas e que farão parte da publicação tiveram o aval dos empregados da Embrapa Informação Tecnológica, presentes à tarde de degustação, realizada no dia 18 de fevereiro no restaurante Q’Delícia, na sede da Embrapa, na capital.

expediente    
   

Infotec é um informativo quinzenal de responsabilidade da Embrapa Informação Tecnológica.
Gerente-Geral: Fernando do Amaral Pereira; Gerente-Adjunta de Organização e Difusão da Informação: Rúbia Maria Pereira; Gerente-Adjunta de Produção: Mayara Rosa Carneiro; Gerente-Adjunta Administrativa: Marlene de Souza C. de França.Redação e edição: Kátia Marsicano (3645 MTb/DF) Revisão: Maria Luiza Brochado (763-74 MTb/DF). Apoio: Guilherme Pereira Molina e José Ilton Soares Barbosa. Sugestões e críticas enviar para: katia@sct.embrapa.br.