Brasília,
DF 15 de setembro de 2010/ Edição 13 - Ano 4/ Informativo
Eletrônico Quinzenal - Embrapa Informação
Tecnológica |
![]() |
|
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() |
foto: katia
marsicano Dia de Campo na TV
chega à Venezuela
A partir deste mês, o programa Dia de Campo na TV, da Empresa
Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vai, mais uma vez,
ultrapassar as fronteiras do Brasil. Depois do acordo de
veiculação firmado entre a Embrapa
Informação Tecnológica (Brasília/DF) e o
canal argentino Sembrando Satelital, as reportagens serão
veiculadas também no programa educativo Agrotendencia TV, da
Venezuela, primeiro canal agropecuário daquele país.
A iniciativa faz parte do intercâmbio de programação entre os dois países sul-americanos, com o objetivo de oferecer informação de qualidade a agricultores e pesquisadores de regiões produtivas de ambos. A transmissão do Agrotendencia ocorre aos domingos, a partir das 9h30 da manhã, pela emissora Televen, de Caracas. Além da Agrotendencia TV, o grupo também divulga a informação agropecuária e agroindustrial por meio da Revista Agrotendencia (publicação bimensal) e da página na Internet www.agrotendencia.com. Na primeira etapa do intercâmbio, que começou dia 28 de agosto, está previsto o envio de mais de trinta programas argentinos para a Venezuela. A novidade, para o diretor-presidente da Embrapa, Pedro Arraes, significa avanços. "Primeiro, na Argentina. Agora, na Venezuela. Mais do que levar informação e contribuir para que agentes de extensão rural, técnicos e produtores venezuelanos tenham acesso à tecnologia, a presença do Dia de Campo na TV na Venezuela significa também o fortalecimento das relações com nossos irmãos, das relações entre países da América do Sul", comentou. Segundo o gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando do Amaral Pereira, a nova fase do programa Dia de Campo na TV, como fonte de disseminação da pesquisa científica agropecuária brasileira, representa não só o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Embrapa, como contribui com a meta da Empresa em levar a informação para também para fora do Brasil. “Nossas parcerias têm se consolidado e isso só reforça a imagem de credibilidade perante os mais diversos segmentos que de alguma forma necessitam do conhecimento que produzimos”, comenta. No Canal Sembrando Satelital, da Argentina, as reportagens do Dia de Campo na TV já estão sendo transmitidas às quintas-feiras, às 21h30 (hora de Brasília). Até o dia 21 de outubro, os temas são manejo de pragas da soja (produzida em parceria com a Embrapa Soja), produção de leite na propriedade familiar (Embrapa Pecuária Sudeste), plantio de milho intercalado com leucena (Embrapa Milho e Sorgo), rentabilidade de sistemas de produção sustentáveis (Embrapa Gado de Corte), e produção integrada de trigo (Embrapa Trigo). Para conferir o conteúdo do Dia de Campo na TV, dublado e legengado, basta acessar www.youtube.com/watch?v=xjhrE5Rqook. (Redação - Kátia Marsicano)
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||
Treze mil 435 foi o total de acessos registrados na página
eletrônica do programa de rádio Prosa Rural, no mês
de agosto. O levantamento, realizado pela ferramenta Google Analitics,
desde o ano passado, tem registrado o crescimento na quantidade de
visitas ao conteúdo do site, coordenado pela Embrapa
Informação Tecnológica (Brasília/DF). De
maio a agosto de 2010 o total atingiu 48.687 acessos, quase sete por
cento a mais que em qual período do ano anterior, quando os
acessos chegaram a 45.641, principalmente por meio dos mecanismos de
pesquisa e sites de referência.
Entre os assuntos mais procurados na página,
estão a tecnologia de produção do carneiro
hidráulico com garrafa pet para bombear água de rios e
outros mananciais hídricos, apresentada pela Embrapa Baiana de
Desenvolvimento Agrícola (EBDA), e a importância da
plantas medicinais, realizado em parceria com a Embrapa
Transferência de Tecnologia (Campinas/SP). “O crescimento do
número de acessos no site pode ser resultado de
ações, como as apresentações ao vivo
em feiras e mostras de tecnologias sociais”, diz o supervisor de
Mídia Radiofônica, Nilo Falcão. “São
oportunidades de o público conhecer o programa e a partir
daí buscar mais informações na página”.
Pesquisa de audiência – No dia 5 de setembro, foram apresentados pela jornalista Juliana Escobar, no Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), em Caxias do Sul (RS), os primeiros resultados da Pesquisa de Recepção e de Audiência do Prosa Rural. De acordo com os dados, a audiência do programa na Região Nordeste é de 4,5%, da qual 1% é fiel, porque liga o rádio especialmente para acompanhar o Prosa. Foram entrevistados dois mil ouvintes em 48 municípios da Região Nordeste. Ainda para este mês, está confirmada a apresentação do artigo “Prosa Rural - uma ferramenta da Embrapa para uma comunicação participativa com os agricultores familiares no Território do Sisal, Bahia” no X Congresso da Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (Grupo de Trabalho Comunicación Popular, Comunitaria y Ciudadanía), em Bogotá (Colômbia). O trabalho é de autoria da jornalista Selma Beltrão. |
||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() |
Divulgação Livraria
Embrapa homenageia |
|||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() |
Infotec é um
informativo quinzenal de responsabilidade da Embrapa
Informação Tecnológica. |
![]() |