Brasília, DF 30 de Novembro de 2009/ Edição 17 / Informativo Eletrônico Quinzenal
painel
lado    
pesquisa

 

 

 


Após três dias, terminou na tarde de 27 de novembro a I Oficina da Rede de Potencialização das Minibibliotecas, promovida em Brasília pela Embrapa Informação Tecnológica. Entre as ações propostas por cerca de vinte representantes de Unidades de Pesquisa, estão o levantamento de novos conteúdos e temas que possam ser incluídos nos atuais kits do acervo e a definição de articulações regionais que fortaleçam as ações locais.Foi discutido o envolvimento da comunidade atendida pelas Minibibliotecas, como agentes de leitura, guardiões do livro e moradores, fundamentais não só no processo de divulgação como também nas contribuições com os saberes locais. O projeto Minibibliotecas tem o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e atende a mais de 1.300 escolas brasileiras, com o objetivo de estímular a leitura e a formação e informação de crianças e jovens de comunidades rurais.



 
agenda
   

Uma vida mais simples

Se deseja reduzir o impacto que causa no planeta, opte por reduzir o número de posses, mantendo apenas objetos que usa com frequência. É um desafio, mas vale a pena tentar...

 
 
  caderno  
lado

Foto: Kátia Marsicano foto

Embrapa reforça parcerias em benefício da transferência de tecnologia e da disseminação do conhecimento

barra01
Criar um espaço institucional para discutir ações e projetos que viabilizem iniciativas de apoio à transferência de tecnologias e ao uso de produtos de comunicação da Embrapa para setores relevantes ao desenvolvimento rural. Esta foi uma das conclusões do encontro que reuniu representantes do setor agrícola na Embrapa, dia 26 de novembro.

Estiveram presentes lideranças da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar no Brasil (Fetraf Brasil), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater/DF), do Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consepa) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Com o diretor-presidente da Empresa, Pedro Arraes Pereira, e sua assessoria técnica, com a diretora-executiva, Tatiana Sá, com o gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando do Amaral Pereira, e com o gerente-geral da Embrapa Transferência de Tecnologia, Ronaldo Pereira de Andrade, o grupo avaliou as possibilidades de melhor aproveitamento do acervo de comunicação da Embrapa Informação Tecnológica, incluindo programas de rádio, televisão, agência de informação na web, publicações, além do Projeto Minibibliotecas de divulgação das tecnologias da Embrapa para estudantes de escolas públicas e agricultores familiares, dentre outros.

Segundo o diretor-presidente Pedro Arraes o Brasil, hoje, é doador de tecnologias para o exterior. “Precisamos nos organizar nessa grande rede para construirmos estruturas mais consolidadas internamente”, destacou, referindo-se à necessidade de fortalecimento de estruturas que possibilitem a disseminação de tecnologias para apropriação dos produtores rurais brasileiros. (Redação: Maria Clara Guaraldo)

 

 
Pescadores artesanais são atendidos pelo projeto Minibibliotecas

barra02
Foto: Kátia Marsicano foto

A Embrapa Informação Tecnológica acaba de entrar na fase de produção dos 120 kits para o projeto Minibibliotecas. A encomenda, resultado de um convênio firmado com o Ministério da Pesca e Aqüicultura (MPA), vai atender às comunidades ribeirinhas pertencentes ao Projeto de Inclusão Digital para Pescadores e Pescadoras Artesanais (Telecentro da Pesca Maré), desenvolvido pelo Governo Federal, desde 2004.

Trinta e seis unidades já foram implantadas, mas a meta do MPA é concluir o total até o ano de 2010. Com a inclusão das publicações, CDs e DVDs das Minibibliotecas, a intenção do ministério é reforçar a proposta de transformar esses locais em centros de cultura e lazer. Além da Embrapa, também participa com publicações o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com o projeto Arca das Letras. A expectativa dos Telecentros é atender mais de duzentas mil pessoas, direta e indiretamente. “A vantagem das Minibibliotecas é o uso pelos pescadores que estão sendo alfabetizados agora”, explica a assessora da Coordenação da Pesca Artesanal Continental, do MPA, Ângela Maria Slongo, responsável pelos Telecentros. A estratégia é desenvolvida por meio do projeto Pescando Letras, em função de levantamento que indica que cerca de 48% dos pescadores e pescadoras profissionais são analfabetos. Os kits serão compostos por 128 publicações, CDs e DVS. “Além de temas relacionados à atividade pesqueira, incluímos livros sobre produção de hortaliças e frutas e pequenas agroindústrias”, explica Ângela. (Redação: Kátia Marsicano)

 

Foto: Kátia Marsicano
foto

Comunicadores recebem Manual do Prosa Rural

barra02 Radialistas de todo o Brasil, integrantes da rede de emissoras parceiras do programa Prosa Rural, a partir de agora terão à disposição uma série de orientações relacionadas à produção de roteiros, linguagem radiofônica, locução, gravação e edição, além de mais uma série de informações interessantes sobre a história do rádio e a concepção do projeto do Prosa.

Tudo isso faz parte do conteúdo da publicação intitulada Prosa Rural – Manual de Produção e Edição, que começa a ser distribuída para as mais de 1.300 rádios localizadas em todos os estados brasileiros. O objetivo da iniciativa, desenvolvida com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), é facilitar o trabalho de comunicadores, multiplicadores do conhecimento e profissionais da transferência de tecnologia da Embrapa e das Organizações Estaduais de Pesquisa (Oepas).

Além do conteúdo descritivo, o Manual traz ainda um CD com trechos selecionados de programas veiculados no Prosa Rural, sobre os mais variados temas, como demonstrações práticas do resultado. Cada quadro, apresentado teoricamente, pode ser acompanhado na mídia anexa, entre os quais o Favas Contadas, destinado à valorização da arte e da cultura do homem do campo, e o Ao pé do ouvido, que traz informações sobre programas sociais, hábitos saudáveis de alimentação e consumo consciente.

expediente    
   

Infotec é um informativo quinzenal de responsabilidade da Embrapa Informação Tecnológica.
Gerente-Geral: Fernando do Amaral Pereira; Gerente-Adjunta de Organização e Difusão da Informação: Patrícia Bertin; Gerente-Adjunta de Produção: Mayara Rosa Carneiro; Gerente-Adjunta Administrativa: Marlene de Souza C. de França.Redação e edição: Kátia Marsicano (3645 MTb/DF) Revisão: Maria Luiza Brochado (763-74 MTb/DF). Apoio: José Ilton Soares Barbosa, Guilherme Pereira Molina e Carolina Lago. Sugestões e críticas enviar para: katia@sct.embrapa.br.