Brasília, DF 31 de Outubro de 2009/ Edição: 15 / Informativo Eletrônico Quinzenal
infotec
fundo   table
pesquisa

 

 

 


Frutal Cone Sul

Entre os dias 3 e 7 de novembro, o público visitante do Frutal Cone Sul, realizada em Bento Gonçalves (RS) vai poder conferir alguns dos principais títulos produzidos pela Embrapa Informação Tecnológica e parceiros. Cerca de quinhentas publicações foram selecionadas para a mostra, destinada aos setores ligados à cadeia produtiva da fruticultura, floricultura e agroindústria. Mais de 15 mil pessoas deverão passar pelo local, onde 250 estandes estão montados, entre os quais o da Livraria Embrapa. O Frutal Cone Sul é uma promoção do Instituto Frutal, da Frente Parlamentar da Fruticultura do Congresso Nacional, da Prefeitura de Bento Gonçalves e Governo do Rio Grande do Sul.

-----------------------------------------------

Feira de Frankfurt

Um dos maiores encontros do setor editorial mundial, a Feira do Livro de Frankfurt, promovida pela Associação do Comércio do Livro Alemão), foi realizada entre os dias 14 e 18 de outubro. Dezenas de representantes brasileiros participaram, entre os quais a Embrapa Informação Tecnológica. Vinte e dois títulos editados pela Unidade foram enviados para a mostra no estande do Brasil, coordenado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). Flores Tropicais, Plantas do Pantanal, Espécies Arbóreas foram algumas das principais publicações apresentadas ao público estimado em mais de 290 mil pessoas. A presença no evento é organizada pela CBL, em conjunto com o projeto Brazilian Publishers, a Fundação Biblioteca Nacional e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros.



 
agenda
   

Pia que pinga - Uma única torneira com vazamento pode desperdiçar até 30 litros de água por semana - o suficiente para um bom banho... Já pensou??



 
 
  caderno  
lado

Foto: Kátia Marsicano
foto

Alunas e professores recebem premiação do Concurso das Minibibliotecas das mãos de autoridades, em Brasília
barra01
Elas não têm acesso à internet e convivem com uma realidade bem diferente das crianças e jovens da cidade grande. Os olhos brilham diante de uma tela de computador e do mundo de informações novas. Para Daniela Domingues, 10 anos, e Thaís Nunes, 15, vencedoras do IV Concurso das Minibibliotecas, autoras das melhores redações nas categorias Ensino Fundamental e Médio, a leitura tem um valor especial e o conhecimento é o mais importante na busca por um futuro melhor. Pois foi assim, escrevendo, que as duas deixaram suas casas nos pequenos municípios de Francisco Alves (PR) e Rubim (MG), respectivamente, para receber das mãos de autoridades de Brasília o reconhecimento do talento que talvez nem elas soubessem ter. A solenidade foi realizada na quinta-feira, 22 de outubro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, um dos maiores eventos de divulgação científica, promovidos pelo Governo Federal.

Além das meninas, alunas da Escola de Ensino Fundamental Maria Glória Xavier de Mendonça (PR) e da Escola Estadual Walmir Almeida Costa (MG), também receberam os prêmios os representantes das escolas que conquistaram a primeira e a segunda colocações e menção honrosa pelos projetos que desenvolveram regionalmente a partir do acervo das publicações da Embrapa. A Escola Estadual de Ensino Fundamental de Toldo Velho (Ipuaçu/SC) venceu com o projeto Embrapa x Escola x Comunidade Indígena – Integrando Culturas, seguida pela Escola Família Agrícola de Olivânia (Anchieta/ES), responsável pelo projeto Atividades de retorno da EFA a partir do uso das Minibibliotecas. Pela iniciativa Leitura e alimentação adequada: direito de todos, a Escola Municipal Filomena Cúrcio Cabral (Vera Cruz/RN) recebeu menção honrosa.

Alcance social - A premiação foi entregue pela diretora-executiva da Embrapa, Tatiana Deane de Abreu Sá, pela representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Daniela Prado, pelo gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando do Amaral Pereira, e pelo secretário de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia, Joe Valle, que destacou a importância das Minibibliotecas. “Trata-se de uma iniciativa fundamental, porque gera uma coisa que ninguém pode tirar das pessoas: conhecimento”, destacou ele.

Segundo a diretora Tatiana Sá, as experiências reforçam a efetividade do projeto junto às comunidades. “A simplicidade e a objetividade são uma prova disso”, comentou, lembrando que a inspiração ao protagonismo, motivado pelas Minibibliotecas, é gratificante.

O prêmio, concedido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF) e que este ano teve o apoio da Fundação Banco do Brasil, faz parte do projeto Minibibliotecas, desenvolvido em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), com o objetivo de facilitar o acesso ao resultado das pesquisas para estudantes, em sua maioria filhos de agricultores familiares do interior do Brasil. Disponíveis em mais de 1370 escolas públicas das cinco regiões, as Minibibliotecas são usadas como instrumento de geração de emprego, renda e segurança alimentar para as comunidades.

 

 

Foto: Divulgação
foto

Amendoim e gergelim são novos títulos lançados na Bienal Internacional do Livro de Alagoas

barra02

Duas novas publicações editadas pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF) estão com lançamento confirmado para o dia 5 de novembro. Editadas em parceria com a Embrapa Algodão (Campina Grande/PB) os novos títulos fazem parte da coleção 500 Perguntas 500 Respostas, dedicadas ao cultivo do amendoim e do gergelim. Ambas destinam-se a tirar dúvidas e a oferecer de forma prática os principais resultados das pesquisas desenvolvidas pela Embrapa relacionadas às espécies. O evento faz parte da programação da IV Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que começou dia 30 de outubro, em Maceió (AL).

Organizadas a partir de conteúdos técnicos, traduzidos para uma linguagem simplificada, ambas tiveram a parceria da Embrapa Algodão (Campina Grande/PB), unidade descentralizada da Embrapa responsável pelos estudos das duas espécies. Sobre o amendoim, que já foi uma das mais expressivas do mercado nacional de oleaginosas, estão incluídos aspectos relacionados à ecofisiologia e manejo cultural, bem como mercado, transferência de tecnologia e organização da produção.

O potencial do óleo de amendoim como fonte de biodiesel, bem como a qualidade e a segurança de alimentos derivados, também são informações oferecidas em capítulos específicos da publicação.No título dedicado ao gergelim, o leitor tem acesso ao resultado das pesquisas realizadas pela Unidade ao longo de vinte anos, principalmente no que diz respeito às áreas de recursos genéticos, melhoramento de plantas, manejo cultural, fotossanidade e tecnologia de alimentos.

A importância das informações, principalmente para novos empresários e produtores brasileiros, representa a contribuição para a cultura da espécie, considerada nos últimos anos uma cultura alternativa para alimentação e exploração agrícola viável. Parte do conteúdo das obras está disponível e pode ser acessado gratuitamente no endereço eletrônico da Livraria Embrapa www.sct.embrapa.br/liv). A coleção 500 Perguntas 500 Respostas, criada em 1993 e considerada um dos sucessos editoriais da Embrapa.

Serviço: Os lançamentos serão a partir das 16h, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá - Maceió (AL).

expediente    
   

Infotec é um informativo quinzenal de responsabilidade da Embrapa Informação Tecnológica.
Gerente-Geral: Fernando do Amaral Pereira; Gerente-Adjunta de Organização e Difusão da Informação: Patrícia Bertin; Gerente-Adjunta de Produção: Mayara Rosa Carneiro; Gerente-Adjunta Administrativa: Marlene de Souza C. de França. Redação e edição: Kátia Marsicano (3645 MTb/DF) Revisão: Maria Luiza Brochado (763-74 MTb/DF). Apoio: José Ilton Soares Barbosa, Guilherme Pereira Molina e Carolina Lago.
Sugestões e críticas enviar para: katia@sct.embrapa.br.