|
 |
|
|
|
O periódico Agricultural Information Worldwide (AgInfo Worldwide) publicou no Volume 2, nº 1 de 2009, o artigo Embrapa Technological Information: a bridge between research and society.O texto aborda os projetos da Unidade e a trajetória da Embrapa, na produção do conhecimento científico. O AgInfo Worldwide é uma publicação da International Association of Agricultural Information Specialists (IAALD), destinada a especialistas em informação agrícola.
|
|
|
 |
|
|
A partir de agora, a Embrapa Informação Tecnológica, em parceria com o Departamento de Administração de Materiais e Serviços (DRM) e a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, fazem parte da Comissão para a Coleta Seletiva Solidária. A comissão é a responsável pela implantação e supervisão da separação dos resíduos recicláveis descartados e a sua destinação para associações e cooperativas de catadores.
A iniciativa, regulamentada no Decreto presidencial 5.940/2006, prevê a arrecadação de jornais, envelopes, revistas, materiais de reformas e de construção e plástico.
A Coleta Solidária faz parte dos princípios e metas estabelecidos pela A3P – Agenda Ambiental da Administração Pública Federal. Mais informações sobre a Coleta Seletiva Solidária, no endereço eletrônico:
www.coletasolidaria.gov.br
|
|
|
|
 |
|
|
 |
Publicações Embrapa são apresentadas na Bienal Internacional do Livro do Rio.
Meio Ambiente é tema de mais um lançamento infantojuvenil

Em uma iniciativa inédita, aAté o dia 20 de setembro, a Embrapa Informação Tecnológica participa de um dos principais acontecimentos editoriais do Brasil: a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, que este ano, em sua décima-quarta edição, vai reunir mais de quatrocentos expositores. A Bienal, que começou no último dia 10, está sendo realizada no Riocentro, maior pavilhão de eventos da América Latina, localizado na Barra da Tijuca. Cerca de quinhentos títulos estão em exposição no estande da Livraria Embrapa, entre coleções e séries técnico-científicas, além da linha educativa, culinária e infanto-juvenil. Para o dia 18, está confirmado o lançamento com sessão de autógrafos da publicação educativa De olho no ambiente, destinada a crianças entre 9 e 12 anos, em formato de cartilha interativa, com jogos e passatempos, de conteúdo ambiental. A obra apresenta a Via Láctea, o Planeta Azul, a biodiversidade brasileira e as riquezas e os modos de vida característicos da região do Cerrado,destaque para o produtor rural que depende dos recursos naturais do bioma e atua como guardião da sustentabilidade. A intenção é reforçar a percepção ambiental sobre o significado da produção de alimentos, fundamental em uma época em que o crescimento populacional, a pobreza, o excesso de lixo, sem contar fenômenos como o efeito estufa e o aquecimento global, ameaçam a sobrevivência saudável no planeta. A edição é uma parceria com a Embrapa Solos (Rio de Janeiro/RJ). Durante o evento, todas as publicações estarão à venda a preços promocionais, com trinta por cento de desconto.
|
|
Foto:Arnaldo de Carvalho Jr.

Cresce quantidade de acessos à página do
programa Dia de Campo na TV, na Internet

Entre os dias 1º e 31 de agosto de 2009, cerca de 8 mil 530 pessoas acessaram a página do programa Dia de Campo na TV, cerca de 7,5% a mais em comparação ao mês anterior. Desde total, 73, 62% dos registros foram de novas visitas, ou seja, de internautas que procuraram o site pela primeira vez em busca de informações relacionadas às pesquisas da Embrapa ou temas específicos apresentados pelas reportagens do programa.
Mais da metade dos usuários chegaram ao conteúdo por meio de sites de referência (56,92%), como o Portal Embrapa, seguidos pelos mecanismos de pesquisa (34,78%), a partir da busca por palavras-chave, com destaque para o nome Dia de Campo na TV e Videoteca Embrapa. Em relação ao mês de julho, a pesquisa por palavra-chave Videoteca Embrapa registrou aumento de quase 200%.
“As pessoas acessam os vídeos, encontram as reportagens que são apresentadas na televisão, podem ‘baixar’ e guardar os arquivos”, explica a supervisora de Mídia Eletrônica, Maria Luiza Brochado, da Embrapa Informação Tecnológica, unidade da Embrapa responsável pela produção do programa desde a primeira veiculação, em 1998. Os dados da pesquisa são da ferramenta Google Analitics, destinada à avaliação de websites.
Internautas do mundo - Outros dados sobre o perfil dos acessos à página do Dia de Campo na TV relacionam-se à origem dos usuários. Do total de 8.537 visitas, a maioria partiu de internautas de países como Brasil, Portugal, Estados Unidos, Paraguai, Japão, Venezuela, Espanha, Colômbia, Reino Unido e Moçambique, líderes da lista de sessenta registrados pelo levantamento do Google Analitics. Comparando-se a julho, as visitas originárias do Reino Unido tiveram aumento de 266% e da Colômbia, 175%. Além de informações sobre as reportagens apresentadas semanalmente, o site permite que o internauta assista às matérias e “salve” em seu computador os arquivos sobre os temas que mais lhe interessarem.
|
|

Equipe do Prosa Rural percorre Zona da Mata pernambucana, levando informação e ampliando parcerias
Entre os dias 14 e 18 de setembro, dez municípios da Zona da Mata de Pernambuco vão receber a visita das equipes do programa de rádio Prosa Rural da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju/SE) e da Unidade Estadual de Pesquisa Agropecuária (UEP) - Solos (Recife/PE). O objetivo é ampliar a rede de emissoras parceiras na região, que colaboram com a disseminação do conhecimento científico transmitido diretamente do pesquisador para o produtor rural, por meio de um dos mais eficientes veículos de comunicação: o rádio.
Durante o período, a caravana de comunicadores deverá percorrer cerca de mil quilômetros entre os municípios de Escada, Sirinhaém, Palmares, São José da Coroa Grande, Rio Formoso, Glória de Goitá, Feira Nova, Lagoa de Itaenga, Macaparana e São Vicente Férrer. Estão previstas entrevistas ao vivo nas emissoras, para falar sobre a experiência de divulgação dos resultados da pesquisa agropecuária pelo rádio e também do trabalho desenvolvido pela Embrapa. O recurso para a viagem é proveniente de projeto da UEP Solos, primeira unidade a investir financeiramente na iniciativa.
Segundo a coordenadora da equipe, Sayonara Marinho, “a experiência é uma grande oportunidade não só para divulgar o Prosa Rural como para estreitar os vínculos entre a Embrapa e as rádios parceiras, essenciais para o sucesso do projeto”. O programa Prosa Rural é produzido pela Embrapa Informação Tecnológica, em conjunto com unidades de pesquisa da empresa, e transmitido para mais de mil emissoras espalhadas em todo o Brasil. |