Informação Tecnológica Online

Edição nº 09 - Informativo Eletrônico Quinzenal - 31 de julho de 2009


Publicações Embrapa são selecionadas para programa do MDA
Representações estaduais definem os títulos das Minibibliotecas que serão entregues a técnicos e agricultores familiares

foto:MDA

    Integrantes dos grupos gestores de assistência técnica e extensão rural estaduais estão trabalhando na escolha dos títulos que compõem o acervo das Minibibliotecas, que, a partir de agora, farão parte do programa Mais Alimentos, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Ao todo, serão selecionadas publicações para técnicos e agricultores familiares, consideradas mais adequadas às realidades regionais. O total será de mil exemplares para técnicos e dois mil para pequenos produtores.
    A iniciativa é resultado da parceria entre o MDA e a Embrapa, na qual está incluído o projeto Minibibliotecas, considerado pelo coordenador de Gestão do Sistema Brasileiro de Assistência Técnica e Extensão Rural (Sibrater), Hur Ben Corrêa da Silva, um importante instrumento de transferência de informação científica no ambiente rural. O Sibrater é coordenado pelo Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater), da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), do MDA, e é composto por entidades prestadoras de assistência técnica. Hur Ben participou de reunião com a equipe responsável pelo projeto, coordenado pela Embrapa Informação Tecnológica, no dia 10 de julho.
    O prazo para a indicação das publicações, de acordo com determinação do coordenador do Sibrater, terminou dia 30 de julho. Após análise do grupo gestor nacional, formado pela Embrapa e MDA, serão providenciadas a reprodução e a distribuição do material, até abril de 2010.


Escolas de município gaúcho adotam conteúdo das Minibibliotecas
Programa da Secretaria de Educação local de incentivo à leitura reconhece importância do acervo para agricultores familiares     
                           Prefeitura de Constantina/RS  

    A partir deste semestre, estudantes do 6° ao 9º ano de escolas públicas do município gaúcho de Constantina vão ter acesso ao acervo do projeto Minibibliotecas. O material, adquirido pela Secretaria de Educação local, vai ser usado como material de apoio para professores na disciplina Desenvolvimento Rural e Urbano (DRU), especialmente para atender aos filhos de agricultores familiares da região. Cerca de 40 por cento da população da cidade moram na zona rural, onde estão localizadas quatro das seis escolas, que hoje atendem a mais de mil alunos. Segundo o secretário de Educação, Gerri Sawaris, as Minibibliotecas, entregues este mês, já foram incluídas no projeto Viajando na Leitura, criado pelo governo local para estimular o interesse pelos livros. “O conteúdo das Minibibliotecas é muito bom e já pensamos em oferecê-lo também para crianças do 2º ao 5º ano”, diz ele, lembrando que o material já foi aprovado pelos técnicos da Emater que atendem às comunidades agrícolas. O município de Constantina faz parte do Território da Cidadania Médio Alto Uruguai.
    Projeto Bisaco - Até o mês de setembro, dez escolas, localizadas em sete municípios acreanos (
Rio Branco, Xapuri, Brasiléia, Epitciolância, Senador Guiomard, Plácido de Castro e Acrelândia) vão receber o acervo das Minibibliotecas. A iniciativa é uma das ações do projeto Bisaco – Ciência e Informação, coordenado pela Embrapa Acre, voltado à promoção do acesso à informação e à popularização do conhecimento produzido pela Embrapa. Segundo a líder do projeto, jornalista Diva Gonçalves, a entrega dos kits será articulada com outras ações, como a mostra itinerante de ciência e informação. “As Minibibliotecas vão contribuir com a disseminação do conhecimento no público jovem e seus familiares em comunidades rurais por meio da escola, localizadas em áreas isoladas e sem qualquer acervo bibliográfico”, explica ela.     
    
      Profissionais da Unidade recebem homenagem
Autoridades, parentes e amigos se reúnem na despedida
do editor da Revista PAB, Allert Suhet, e do gráfico Antônio Olímpio

             Carlos Eduardo Felice

    Emoção na despedida do editor-chefe da Revista Pesquisa Agropecuária Brasileira (PAB), Allert Rosa Suhet, e do assistente Antônio Olímpio dos Santos, da Gráfica da Embrapa Informação Tecnológica. Depois de 35 anos de serviço na Empresa, os dois se reuniram, dia 24 de julho, em um encontro organizado pelos colegas de trabalho.
    Ao evento, realizado no espaço Cantinho da Terra, na sede da Empresa, em Brasília, estiveram presentes o diretor-presidente da Embrapa, Pedro Arraes, a diretora-executiva da Empresa, Tatiana Deane de Sá, o gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando do Amaral Pereira, amigos, familiares e ex-companheiros de trabalho dos homenageados. “Bastou eu chegar aqui (na presidência da Embrapa) para você sair”, brincou o diretor da Empresa, Pedro Arraes, referindo-se à aposentadoria de Allert Suhet, que recebeu de suas mãos uma placa de agradecimento, semelhante à entregue pela diretora Tatiana Deane a Antônio Olímpio.
    Para o gerente-geral da Unidade, Fernando do  Amaral, os dois empregados representam os dois pólos da cadeia produtiva da Embrapa Informação Tecnológica. “Sem a colaboração de vocês não teria sido possível chegar onde chegamos”, completou. Ao final do encontro, Allert e Antônio Olímpio agradeceram o momento de confraternização.  

Aprendizagem e divertimento dão o tom da programação de férias oferecida para o público infantil de Brasília 

                  Carlos Eduardo Felice

    Com direito a lápis de cor, luva, jaleco e pazinha, centenas de crianças brasilienses participaram entre os dias 17 de julho e primeiro de agosto das oficinas especiais de férias promovidas pela Embrapa Informação Tecnológica, em parceria com a Embrapa Hortaliças, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Embrapa Cerrados e com a Assessoria de Comunicação Social da Embrapa, em Brasília. 
    A programação, realizada no Boulevard Shopping, ofereceu à garotada da cidade muitas atividades educativas, com distribuição das cartilhas Brinque com Ciência, pintura, desenho e plantio de mudas de árvores e hortaliças. Totalmente gratuita, a programação foi organizada com o objetivo de estimular no público infantil o interesse pela leitura, pela informação científica e pela preservação do meio ambiente. Foram distribuídas cerca de dez mil sementes de fava de bolota e cinco mil de jatobá, produzidas pela organização não governamental Clube da Semente, parceira da Unidade.

Em tempo

  • A partir de agora, vai ser possível acessar parte do conteúdo das publicações à venda no site da Livraria Embrapa pela internet. A ideia é oferecer mais informações relacionadas aos temas, facilitando na hora da escolha do título. Os arquivos estão em PDF e podem ser visualizados, bastando para isso clicar no título do livro.
  • Quem quiser receber semanalmente o boletim eletrônico do programa Dia de Campo na TV pode se cadastrar na própria página do DCTV. O material será enviado automaticamente para o e-mail informado pelo telespectador. O endereço é www.sct.embrapa.br/diacampo
  • A Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) promoveu, no dia 14 de julho, o Fórum sobre Mídias Sociais para profissionais de comunicação de órgãos públicos. A programação do fórum incluiu a palestra A comunicação de governo na era das mídias sociais e o painel Casos do Governo Federal, com a apresentação das experiências dos Ministérios da Saúde e da Cultura e da Secom, sobre o Blog do Planalto, em fase de implantação. Estiveram presentes ao evento as jornalistas do Setor de Mídia Radiofônica, Juliana Miura, Maria Clara Guaraldo e Juliana Escobar, a revisora Ana Paula Leitão e a webdesigner Carolina Santa Cruz Lago, da Embrapa Informação Tecnológica. 
  • Durante os dias 28 e 29 de julho, a Unidade ofereceu aos empregados que trabalham com redação e gestão de conteúdo para internet, o curso de Webwritting, ministrado pelo jornalista Vicente Tardin, editor do site Webinsider, e pelo publicitário Bruno Rodrigues, pioneiro de webwritting no país e autor de dois livros considerados referência no assunto no Brasil. Participaram jornalistas, analistas de sistemas e webdesigners da Embrapa Informação Tecnológica, da Assessoria de Comunicação Social da Embrapa e do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI). O curso foi na sede da  Empresa, em Brasília.
  • Vinte e cinco gerentes, supervisores e empregados participaram no dia 30 de julho do curso Administração do Tempo:aumente sua produtividade com maior qualidade de vida, promovido pela Embrapa Informação Tecnológica,  resultado de projeto da Unidade aprovado e financiado pelo Departamento de Gestão de Pessoas, no Programa de Capacitação Corporativa. Com a duração de oito horas, o curso foi ministrado pela consultora Márcia Rizzi, da empresa Integração Escola de Negócios, de São Paulo.
Ecodica 
Despejar o óleo de cozinha usado dentro do ralinho da pia é uma atitude nada ecológica. Além de  entupir o encanamento e poluir rios e córregos, esse tipo de produto prejudica o tratamento da água, porque forma uma película que asfixia as bactérias removedoras de poluentes. O melhor é recolher o óleo e mandar para a reciclagem. A Companhia de Saneamento Ambiental do DF tem 16 postos de coleta em Brasília. Para saber qual é o endereço mais perto da sua casa, basta ligar 3213 7117.
Expediente: Informação Tecnológica On-Line é um informativo quinzenal de responsabilidade da Embrapa Informação Tecnológica. Gerente-Geral: Fernando do Amaral Pereira; Gerente-Adjunta de Organização e Difusão da Informação: Patrícia Bertin; Gerente-Adjunta de Produção: Mayara Rosa Carneiro; Gerente-Adjunta Administrativa: Marlene de Souza C. de França. Redação e edição: Kátia Marsicano (3645 MTb/DF) Revisão: Maria Luiza Brochado (763-74 MTb/DF). Colaborou: Juliana Escobar (Embrapa Informação Tecnológica) Apoio: José Ilton Soares Barbosa e Guilherme Molina. Para deixar de receber o Infotec, enviar sugestões e críticas, mensagens para:  katia@sct.embrapa.br.