Informação Tecnológica Online


Edição nº 05 - Informativo Eletrônico Quinzenal - 06 de maio de 2009


Abertas as inscrições para o IV Concurso das Minibibliotecas
Entre os dias 1º de maio e 1º de setembro, escolas integrantes da rede localizadas no Brasil e em Moçambique podem concorrer com trabalhos de alunos e professores

Francisco Martins

    O estudante Tatiel Venâncio Gonçalves (foto), 17 anos, frequenta as aulas na Escola Família Agrícola do pequeno município goiano de Orizona e foi justamente o que aprendeu, somado à realidade do pai agricultor, que o inspirou a participar do Concurso das Minibibliotecas, em 2008. Natural de uma região onde o acesso à água depende de uma cisterna, ele encontrou no acervo do projeto a orientação que precisava para melhorar a qualidade das hortaliças produzidas na pequena propriedade familiar. Resultado: Tatiel recebeu o prêmio de melhor redação, na categoria Ensino Médio.
    A partir do dia 1º de maio, alunos e professores das escolas integrantes da rede Minibibliotecas terão a mesma oportunidade de Tatiel, bastando para isso enviar redações e projetos para mais uma edição do Concurso das Minibibliotecas, promovido pela Embrapa Informação Tecnológica, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Mais de 1.200 escolas parceiras, localizadas em todo o Brasil, já começaram a receber material informativo com o regulamento e as fichas de inscrição. O prazo para envio dos trabalhos termina em 1º de setembro de 2009. O resultado será divulgado no dia 20 de setembro e a premiação, em 20 de outubro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília. 
    Pela primeira vez este ano, além das premiações já tradicionais, será concedida Menção Honrosa, em reconhecimento a ações e experiências individuais ou coletivas, desenvolvidas a partir do conteúdo do acervo e que comprovadamente tenham contribuído com a valorização e com a divulgação do conhecimento, em benefício do desenvolvimento local.
“Queremos estimular a leitura, democratizar o acesso à ciência, despertar a consciência socioeducativa e ambiental e, claro, aproximar a Embrapa das escolas parceiras do projeto”, diz o gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando do Amaral Pereira.
    Além das fronteiras do Brasil - Outra novidade importante este ano será a possibilidade de participação de estudantes das dez Escolas Familiares Rurais moçambicanas, localizadas em Magude (Maputo), Mangunze (Gaza), Panda e Homoíne (Inhambane), Barada e Mangunde (Sofala) e Nataleia (Nampula).
As instituições - onde estudam cerca de 600 jovens de 14 a 20 anos - foram atendidas com doação de acervos das Minibibliotecas. A iniciativa faz parte da estratégia de ampliação das parcerias da Embrapa com países estrangeiros de língua portuguesa e também conta com apoio do MDS.
    Para participar na modalidade Redação, serão aceitos trabalhos de alunos dos ensinos fundamental e médio. Os textos devem ter entre 20 e 30  linhas e abordar um dos quatro temas sugeridos. Na modalidade Projetos, é necessário enviar relatos, devidamente descritos a partir da identificação do problema e da iniciativa que resultou na adoção de ações comunitárias, com o envolvimento da escola e da comunidade. Cada instituição poderá inscrever apenas um projeto.
    Como Menção Honrosa, podem ser inscritas experiências desenvolvidas a partir do acervo da Embrapa, também com a participação de alunos, professores e comunidade. Dois projetos e duas redações vão ser premiadas de acordo com o nível de escolaridade (ensinos fundamental e médio) com viagem a Brasília, placa nominativa, entrevista aos programas Dia de Campo na TV e Prosa Rural e um microcomputador. O regulamento do concurso pode ser acessado no site
www.sct.embrapa.br/minibibliotecas 

Informação científica mais perto de produtores rurais e alunos 
de região cajueira do Ceará 


Teresa Ferreira

    A partir do dia 8 de maio, as comunidades rurais de Curimatã, Lagoa Seca e Cavalaria, além de todos os alunos e professores das escolas localizadas no entorno do município cearense de Pacajus, vão ter mais acesso ao conhecimento científico. Exatamente neste dia em que será comemorada a reinauguração do Campo Experimental, da Embrapa Agroindústria Tropical, o local vai abrir ao público o acervo das Minibibliotecas, doado pela Embrapa Informação Tecnológica e pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), responsáveis pelo projeto.
    Segundo o supervisor do Campo Experimental de Pacajus, Raimundo Martins, a região é potencialmente rica em plantações de caju, mas também sobrevive graças ao cultivo da mandioca e do feijão. ”O perfil das comunidades locais é prioritariamente agrícola, daí a importância das Minibibliotecas”, comenta ele, lembrando ser frequente a visitação de estudantes e produtores à Unidade, em busca de orientação de pesquisadores.
    A facilidade de acesso ao material disponível dentro de um campo experimental - na opinião do gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando do Amaral Pereira - será uma grande vantagem. “A localização da instituição é um dos principais argumentos que nos faz acreditar que o aproveitamento dos conteúdos será muito bom”, completa. No Campo Experimental de Pacajus está localizado o maior banco de germoplasma de cajueiro não precoce do mundo. 

Crianças se divertem com programação especial
na Bienal do Livro da Bahia

  
Léa Cunha

    O auditório do Centro de Convenções durante a 9ª edição da Bienal do Livro da Bahia, em Salvador, ficou pequeno no dia 24 de abril para as atrações levadas pela Embrapa Informação Tecnológica ao público infantil. Pela manhã, diversos grupos de escolas da Região Metropolitana da capital participaram da Oficina Brinque com Ciência, desenvolvida a partir da publicação de mesmo nome para que as crianças aprendam se divertindo sobre temas como meio ambiente e as pesquisas da  Embrapa. Os alunos tiveram a orientação de dois monitores graduados em pedagogia que lideraram diversas atividades lúdico-educativas propostas pela cartilha.
    À tarde, foi a hora do lançamento do livro A menina e o espantalho – a história de dois amigos em defesa do meio ambiente, de autoria de Francisco Martins e Ismar Maciel, editado pela Embrapa Informação Tecnológica, em parceria com a Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE). Um dos alunos que assistiram à peça de teatro de fantoches foi Uendel Carvalho Monteiro (foto), de 12 anos, estudante da 7ª série da Escola Estadual Cleto Araponga, em Periperi. Em 2008, Uendel foi o representante baiano da rede de ensino estadual nas Olimpíadas de Português em Recife, realizadas pelo Ministério da Educação.
    Para o jornalista Francisco Martins, a experiência foi riquíssima. “O livro foi criado para semear a esperança de que as crianças deem o primeiro passo em direção à defesa da natureza. É o meu primeiro livro e fiquei bastante estimulado com a receptividade delas durante o lançamento”, afirmou. Após a peça, Francisco interagiu com o público que, em seguida, ganhou um delicioso lanche com doces, salgados, sorvetes e refrigerantes. (Léa Cunha, Embrapa Mandioca e Fruticultura).

Mostra de ilustração científica encanta público de Brasília


Wamir Soares Ribeiro

A princípio, a visita às galerias de arte era apenas para cumprir uma tarefa da escola, mas as duas alunas do Centro de Ensino Médio 4, de Ceilândia Sul, Rayane dos Santos, 17, e Ângela Veras, 15, acabaram descobrindo, sem querer, a delicadeza dos trabalhos do ilustrador botânico Álvaro Nunes, um dos mais reconhecidos artistas na técnica de reproduzir os detalhes da natureza. “Nossa, parece foto”, comentou Rayane, referindo-se às aquarelas integrantes do livro Peixes do Pantanal – Manual de Identificação. “É um verdadeiro profissional e deve ter muita paciência para pintar assim”. A exposição Fauna e Flora Brasileira - primeira mostra individual do artista - foi realizada entre os dias 17 de março e 26 de abril, na Caixa Cultural, em Brasília, onde centenas de pessoas puderam conferir os trabalhos, entre os quais obras premiadas do autor, como Fruteiras da Amazônia, vencedora do Prêmio Jabuti. “Estou muito feliz com a repercussão”, resumiu Álvaro Nunes. A exposição foi promovida pelo Instituto Terceiro Setor, com a colaboração da Embrapa Informação Tecnológica, responsável pela cessão de 26 aquarelas do livro Peixes do Pantanal, 43 produzidas para a coleção Plantar e 36 pertencentes à publicação Fruteiras da Amazônia – todas realizadas sob encomenda para compor publicações científicas editadas em parceria com unidades de pesquisa da Embrapa. 

EcoDica                        

  Nunca é demais colaborar com os colegas de trabalho, disseminando dicas ecológicas. O e-mail é uma excelente forma de receber e divulgar informações que podem contribuir não só com a empresa em que você trabalha como também com o planeta em que vivemos.

    Quer um exemplo?    
  O que acontece com os restinhos de lanche consumidos todos os dias pelos empregados? Provavelmente misturados com o papel, nas cestas de lixo. Como o papel sujo nem sempre pode ser reciclado, esses resíduos vão para o aterro sanitário, contribuindo com a produção de metano, um dos mais nocivos gases estufa. Se for adotado um esquema de descarte separado do lixo seco, vai ser muito melhor. Quando isso acontece, basta uma composteira simples para transformar cada quilograma de sanduíche, caroço de maçã e biscoitos velhos em cerca de 300 gramas de adubo, forragem perfeita para estimular plantas verdes a desintoxicar o ar. (fonte:1001 Maneiras de Salvar o Planeta)     
Emissora paulista começa a transmitir Dia de Campo na TV 

 
Arnaldo de Carvalho Jr.


O programa Dia de Campo na TV acaba de ganhar mais uma emissora parceira na divulgação do conhecimento científico. Trata-se da Fundação Educacional São Carlos (Fesc), responsável pela programação da TV Educativa São Carlos, localizada no município paulista considerado importante pólo nacional de desenvolvimento acadêmico, tecnológico e industrial. Na região estão sediados dois centros de pesquisa da Embrapa: Embrapa Pecuária Sudeste e Embrapa Instrumentação Agropecuária, além de dois campi da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). De acordo com o contrato firmado entre a Embrapa Informação Tecnológica, produtora do programa de tevê, e a Fesc - publicado no Diário Oficial da União do dia 14 de abril - as transmissões já estão autorizadas. Os programas serão transmitidos pelo canal 48, às quintas-feiras, a partir das 18h, com 47 minutos de duração. Desde o início do ano, este é o segundo contrato de retransmissão do Dia de Campo na TV. A partir de maio, a TV Sete Lagoas, de Minas Gerais também vai veicular os programas sempre às quintas-feiras, às 22h. Criada em 2006, como tevê web, atualmente transmite também pela NET (TV a cabo). Tradicionalmente, o Dia de Campo na TV  pode ser acompanhado às sextas-feiras (das 9h30 às 10h30, com reprise às 15h30) pelo Canal Rural (Sky/Net) e aos domingos, pela Empresa Brasileira de Comunicação. Produzido há dez anos pela Embrapa Informação Tecnológica, em Brasília, o programa conta uma equipe de profissionais e estúdio próprios. As entrevistas são gravadas e têm a participação de pesquisadores convidados, responsáveis por apresentar as mais recentes tecnologias desenvolvidas em cada uma das Unidades.     

Unidade se mobiliza para colaborar com estratégias do Plano Diretor

Jorge Macau
  
    Objetivos de futuro. Esses foram os pontos de partida que motivaram a primeira reunião dos empregados da Embrapa Informação Tecnológica, na tarde do dia 6 de maio, no auditório da sede da Empresa, em Brasília. Durante a tarde, antigos e novatos tiveram a oportunidade de participar e escolher a melhor maneira de colaborar com as estratégias e ações voltadas à concretização do III Plano Diretor da Unidade e, consequentemente, o Plano Diretor da Embrapa, para o período até 2011.
    Chamado de Oficina de Internalização, o encontro prossegue no dia 27 de maio, quando, reunidos mais uma vez, os empregados vão discutir e trocar experiências profissionais e de vida, em benefício das metas a serem cumpridas. Até a data da próxima reunião, as metas e ações gerenciais serão pensadas pelos dez grupos organizados, por livre escolha de cada um, de acordo com as áreas de maior interesse e possibilidade de contribuição.        

    
Expediente: Informação Tecnológica On-Line é um informativo quinzenal de responsabilidade da Embrapa Informação Tecnológica. Gerente-Geral: Fernando do Amaral Pereira; Gerente-Adjunta de Organização e Difusão da Informação: Patrícia Bertin; Gerente-Adjunta de Produção: Mayara Rosa Carneiro; Gerente-Adjunta Administrativa: Marlene de Souza C. de França. Redação e edição: Kátia Marsicano (3645 MTb/DF) Revisão: Maria Luiza Brochado (763-74 MTb/DF). Apoio: José Ilton Soares Barbosa e Guilherme Molina. Sugestões e críticas enviar para:  katia@sct.embrapa.br. Colaboraram nesta edição: Lea Cunha (Embrapa Mandioca e Fruticultura), Wamir Soares Ribeiro e Francisco Martins (Embrapa Informação Tecnológica).