Informação Tecnológica Online


Edição nº 04 - Informativo Eletrônico Quinzenal - 17 de abril de 2009


Encontro com novo secretário de Segurança Alimentar prevê ampliação de projetos desenvolvidos em parceria com a Embrapa  


    A importância do projeto Minibibliotecas e do programa de rádio Prosa Rural foram os principais temas da reunião realizada na sexta-feira, dia 3 de abril, entre o novo secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Crispim Moreira, o gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando do Amaral Pereira, e a coordenadora do projeto, Juliana Andréa Batista. Desenvolvidas pela Unidade, em parceria com o MDS, desde 2003, as duas iniciativas fazem parte da estratégia de disseminação do conhecimento científico e tecnológico em comunidades do interior do Brasil.
    “Fomos dar as boas-vindas ao novo secretário e manifestar nossa intenção de ampliar os dois projetos e, com isso, beneficiar cada vez mais pessoas em regiões onde o acesso à informação é limitado”, comentou Fernando Amaral. Até o final de 2008, o projeto Minibibliotecas havia atendido mais de 1.270 escolas públicas de todas as regiões brasileiras, com a distribuição de material de apoio pedagógico em forma de cartilhas, CDs e DVDs produzidos pela Embrapa Informação Tecnológica, e por meio do Prosa Rural, cerca de mil emissoras comunitárias tiveram acesso aos principais resultados das pesquisas desenvolvidas pela Empresa e pelas instituições parceiras.
 

        
Parceria entre projeto Minibibliotecas e escolas de Moçambique
é tema de encontro em Brasília
                foto: Unifab    
    A distância em quilômetros entre o Brasil e Moçambique pouco importa: a necessidade e o valor da informação em comunidades rurais são bastante semelhantes quando se pensa em produtividade, segurança alimentar e preservação ambiental. Para contribuir com a superação dessa dificuldade, cerca de 600 jovens de 14 a 20 anos, filhos de produtores e estudantes de dez Escolas Familiares Rurais (EFR) moçambicanas, estão sendo beneficiados pelo acervo do projeto Minibibliotecas, desde outubro de 2008. A intenção agora é ampliar esse atendimento a outras instituições de ensino das regiões com potencial para produção de alimentos.
    Durante encontro realizado na manhã do dia 15 de abril, na Embrapa Informação Tecnológica, representantes da União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil e do Instituto Solidariedade (ISO) discutiram o assunto com o gerente-geral da Unidade, Fernando do Amaral Pereira, e com a gerente-adjunta de Organização e Difusão da Informação, Patrícia Bertin. “Agradecemos a doação do acervo e gostaríamos de manifestar nosso interesse em atender mais 15 escolas moçambicanas com as Minibibliotecas”, disse o coordenador do Projeto das Escolas Familiares Rurais de Moçambique, engenheiro agrônomo Francisco da Cruz Fernandes.
    A concretização da parceria com o país, segundo Fernando Amaral,é muito importante para o projeto, principalmente no que diz respeito ao monitoramento e à avaliação do conteúdo do acervo. Trinta e uma unidades de pesquisa da Embrapa estiveram envolvidas na elaboração do material e com o rigor técnico-científico traduzido para uma linguagem simples e acessível ao público. “É fundamental saber se os beneficiários estão sendo atendidos adequadamente”, disse ele. “Por ser uma iniciativa nova, precisamos acompanhar a eficácia do processo de transmissão de conhecimento em todos os níveis".
    Concurso de Redação
– Como uma das primeiras estratégias de avaliação do conteúdo das Minibibliotecas no país estrangeiro de língua portuguesa, também foi analisada durante o encontro a participação dos alunos moçambicanos no Concurso de Redação, promovido pela Embrapa Informação Tecnológica em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à  Fome (MDS).
Em sua quarta edição, o concurso -, cujas inscrições serão abertas até o final do mês de abril -, premia os melhores textos produzidos pelos jovens, a partir do conteúdo do acervo e os projetos de maior impacto social, implementados pelas escolas nas comunidades locais.
Bibliotecários avaliam formação de núcleo de informação

katia marsicano
    O estímulo à interação dos Comitês Locais de Publicação das unidades e o desenvolvimento de ações voltadas ao fortalecimento das políticas editoriais da Embrapa deram o tom da pauta do primeiro encontro promovido pela coordenação do Sistema Embrapa de Bibliotecas (SEB), em Brasília, na segunda-feira, dia 6 de abril. Com a presença dos novos empregados do setor, foram discutidas as formas mais adequadas de integração entre os profissionais, na busca pela formação de um núcleo de informação e documentação, que contribua com a facilidade de acesso aos dados da Empresa.
    Segundo a gerente-adjunta da Embrapa Informação Tecnológica, Patrícia Bertin, é fundamental a interação de todos nessa fase da iniciativa. “Será um desafio, mas precisamos trabalhar para que as informações de que dispomos recebam o tratamento adequado e sejam organizadas de maneira padronizada em todas as unidades que trabalham com editoração”, explica. “Trata-se da memória da Empresa e de um acervo muito rico que deve ser preservado, pois está sendo continuamente produzido”.
Empregados se reúnem para comemorar a Páscoa

foto: Cirlene Elias

    Ovos grandes, pequenos, coloridos, dourados, prateados e de diversos sabores e recheios. Impossível não sair satisfeito. Os amigos estavam todos juntos e a mesa do café da manhã pronta para completar o clima de confraternização que contagiou gerentes, empregados e estagiários da Embrapa Informação Tecnológica na manhã de quinta-feira, 9 de abril. A iniciativa, que começou tímida, foi da assistente Regina Fiuza, da Gerência de Organização e Difusão da Informação (Godi), para comemorar a Páscoa.
    ”A idéia do AmigoLate cresceu e 90% dos empregados aceitaram participar”, diz satisfeita, referindo-se à brincadeira, espécie de Amigo Oculto para troca de ovos de chocolate. Uma semana antes, o Mural Acontece foi decorado com um espaço especial dedicado à festa, com direito à troca de mensagens secretas entre os participantes. A reflexão sobre a Páscoa foi conduzida pela teóloga Neusa Rocha, que destacou a importância de se preservar a essência da data. “O significado da ressurreição e a presença de Jesus devem estar sempre presentes”, concluiu.
Programas da Unidade são apresentados em
mostra agropecuária 




    Entre os dias 15 e 18 de abril, a Embrapa Informação Tecnológica participa de um dos maiores eventos destinados ao agronegócio realizados no Distrito Federal. Trata-se do Agrobrasília 2009, que acontece no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, na região do Programa de Assentamento Dirigido (PAD-DF).                Publicações e mostras especiais do projeto Minibibliotecas e dos programas de rádio Prosa Rural e de televisão Dia de Campo na TV estão sendo preparadas para apresentar ao público visitante que, segundo a organização, deve chegar a cerca de 30 mil pessoas.
    Além da Unidade, estarão presentes a Embrapa Cerrados, Embrapa Hortaliças, Embrapa Arroz e Feijão e Embrapa Milho e Sorgo, entre outros 150 expositores confirmados. A promoção do evento, organizado pela segunda vez, é da Cooperativa Agropecuária do Distrito Federal (Coopa-DF).
    “É uma oportunidade importante para divulgar os principais resultados da pesquisa desenvolvida na Embrapa”, comenta o gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando do Amaral Pereira. “Por meio de mídias diferentes, como o rádio, a tevê e impressos, colaboramos com esse processo.”
 




EcoDica                        

    As luzes da sua sala precisam mesmo estar acesas o dia todo? Que tal manter as persianas abertas e aproveitar a luz do sol?

   Sempre vale a pena experimentar novos hábitos, principalmente quando eles representam economia de energia. Além do mais, imagine que o ambiente de trabalho poderá ficar mais agradável, ainda mais se você trocar o ar condicionado pela brisa natural...
    Mas, se não for possível, tudo bem: tente ao mesmo se lembrar de apagá-las ao sair da sala. Converse com seus colegas. No final, tudo dá certo!

Investimento melhora produtividade na Gráfica 


foto:Kátia Marsicano


    Até o final do mês de abril, entra em operação a mais nova aquisição da Embrapa Informação Tecnológica para a Gráfica da Unidade. Trata-se da máquina de alcear, que vai economizar tempo e mão de obra. Com cerca de 13 metros de comprimento, é capaz de organizar ao mesmo tempo 15 cadernos com até 32 páginas.
  Segundo o empregado Ivan Pereira Alves, o que antes era feito em um dia inteiro, com o trabalho contínuo de três pessoas, poderá ficar pronto em poucas horas. “O equipamento também é bastante silencioso”, explica ele, referindo-se a uma redução de 80 decibéis no nível de ruído produzido pela máquina, que utiliza bombas a vácuo em vez de compressores.
    O investimento na nova máquina foi de R$ 520 mil e faz parte da estratégia de modernização do parque gráfico da Unidade, hoje responsável pela produção editorial da Embrapa.     


Brincadeira garantida para crianças na Bienal da Bahia

   Muita diversão é o que está reservado para as crianças que forem à 9ª edição da Bienal do Livro da Bahia, na manhã do dia 24 de abril. Enquanto os pais dão um passeio pelos estandes, um personagem muito especial, o pesquisador-mirim da Embrapa Informação Tecnológica, estará à espera da meninada, das 10h ás 12h, na Oficina Brinque com Ciência, desenvolvida a partir da publicação de mesmo nome composta por muitas atividades lúdico-educativas, elaborada para que o pequeno público aprenda se divertindo sobre temas como meio ambiente e as pesquisas da  Embrapa. O local é o  auditório do Centro de Convenções, onde ocorre a bienal.
    Distribuída gratuitamente, a cartilha é uma viagem ao mundo mágico do conhecimento e da tecnologia, preparada para transformar a brincadeira em um gostoso aprendizado. São ao todo 12 páginas com caça-palavras, figuras para colorir, jogo dos Sete Erros Ecológicos, palavras cruzadas, criptograma e mais um espaço dedicado ao exercício de escrever. O material de apoio pedagógico foi elaborado pela equipe de especialistas da Embrapa Informação Tecnológica, formada por pedagogos, editores e revisores.  

Livraria comemora aniversário da Embrapa com desconto 

    Durante todo o mês de abril, quando é comemorado o aniversário da Embrapa, todas as publicações disponíveis na Livraria Embrapa estarão à venda com 30% de desconto. São cerca de dois mil títulos sobre os mais variados temas, incluindo obras técnico-científicas, manuais, guias, livros de receitas, exemplares das Coleção Plantar e ABC da Agroindústria Familiar e da coleção 500 Perguntas 500 Respostas, além de toda a linha dedicada ao público infanto-juvenil, entre os quais os lançamentos Livro para pescaria com linha de horizonte (edição em tinta e braile) e A menina e o espantalho – a história de dois amigos em defesa do meio ambiente.
    O desconto é válido para todas as publicações, exceto os pacotes promocionais. Edições anteriores da Revista Agropecuária Brasileira - PAB também estão sendo vendidas a preços especiais,  50% abaixo da tabela.
    Os pagamentos podem ser feitos nos cartões de crédito Visa e American Express e parcelados em até seis vezes. Para consultar a lista de publicações, basta acessar a página da Livraria Embrapa
www.livraria.sct.embrapa.br 
Expediente: Informação Tecnológica On-Line é um informativo quinzenal de responsabilidade da Embrapa Informação Tecnológica. Gerente-Geral: Fernando do Amaral Pereira; Gerente-Adjunta de Organização e Difusão da Informação: Patrícia Bertin; Gerente-Adjunta de Produção: Mayara Rosa Carneiro; Gerente-Adjunta Administrativa: Marlene de Souza C. de França. Redação e edição: Kátia Marsicano (3645 MTb/DF) Revisão: Maria Luiza Brochado (763-74 MTb/DF). Apoio: José Ilton Soares Barbosa e Guilherme Molina. Sugestões e críticas enviar para:  katia@sct.embrapa.br. Colaborou nesta edição Cirlene Elias (foto)