Informação Tecnológica Online


Edição nº 03 - Informativo Eletrônico Quinzenal - 3 de abril de 2009


Dia de Campo na TV amplia rede de parcerias
Emissora de Sete Lagoas inclui programa da Embrapa Informação Tecnológica entre
as principais atrações da semana   



    A partir do mês de maio, o programa Dia de Campo na TV será veiculado em mais uma emissora de televisão. Trata-se da TV Sete Lagoas, de Minas Gerais. O contrato firmado entre a Embrapa Informação Tecnológica e o veículo de comunicação foi publicado no Diário Oficial da União do dia 31 de março e já está valendo, inclusive com a confirmação dos dias e horários de transmissão semanalmente. Toda quinta-feira, às 22h, o público poderá acompanhar as reportagens e entrevistas com pesquisadores sobre as novas tecnologias desenvolvidas pela Embrapa.
    Segundo o diretor da TV Sete Lagoas, Wounei Santiago, os temas apresentados pelo programa vão interessar bastante a população local. “Somos uma cidade de 230 mil habitantes que tem uma importância econômica industrial significativa e ao mesmo tempo ocupa posição de destaque entre as maiores bacias leiteiras do Brasil”, explica. Santiago, que também faz parte da direção da Associação Brasileira dos Canais Comunitários, lembra que a TV Sete Lagoas foi criada em 2006 como TV Web e a partir do ano passado começou a transmitir também pela Net (tv a cabo), com a proposta de atender prioritariamente ao público da região.
    “A iniciativa faz parte da estratégia de ampliação da rede de emissoras parceiras do programa”, diz a supervisora de Mídia Eletrônica, Maria Luiza Brochado, antecipando que, em 2009, já estão sendo negociados novos espaços de veiculação. Além da nova emissora, o Dia de Campo na TV pode ser acompanhado às sextas-feiras (das 9h30 às 10h30, com reprise às 15h30) pelo Canal Rural (Sky/Net) e aos domingos, pela Empresa Brasileira de Comunicação.


Primeira obra em tinta e braile é lançada com festa em Belém do Pará
 

       Foto: Jonathas dos Santos
    Dizem que ao ler um livro você desperta sentimentos e sonhos e voa para um lugar distante. Mas, como transportar para este novo mundo as pessoas com deficiência visual? A opção é utilizar o sistema braile - uma técnica que permite a leitura por meio do tato. É um recurso ainda pouco utilizado pela maioria das pessoas e editoras de livros assim como nas mensagens de produtos comerciais, apesar de ser de grande utilidade para cegos que buscam informações.
    Foi pensando em conscientizar a sociedade sobre as necessidades das pessoas com deficiência visual que a Embrapa Informação Tecnológica, em parceria com a Embrapa Amazônia Oriental, apostou em sua primeira edição utilizando, ao mesmo tempo, a impressão em tinta e braile. A maior vantagem da utilização dos dois sistemas é que tanto pessoas com uma boa saúde visual quanto as com deficiência visual têm acesso ao conteúdo. 
    O resultado é a publicação Livro para pescaria com linha de horizonte, lançado dia 25 de março, em Belém (PA), como parte da programação do 138º. aniversário da Biblioteca Arthur Vianna. Estiveram presentes o autor da obra, o engenheiro florestal Paulo Vieira, o escritor paraense Benedito Nunes (vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura em 1987), o reitor do Centro Universitário do Pará (Cesupa), João Paulo do Valle Mendes, o ex-chefe-geral da Embrapa Amazônia Oriental Jorge Yared, estudantes e profissionais liberais. 
    A abertura do evento, que incluiu sessão de autógrafos e sarau poético, foi feita pelo gerente de Promoção Editorial da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (Centur), Salomão Habib, com a participação do chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Amazônia Oriental, Milton Kanashiro. (redação: Kátia Pimenta, Embrapa Amazônia Oriental)
  
 
Infância, meio ambiente e tecnologia são temas de novidade editorial
na Bienal do Livro da  Bahia
    Confirmado para o dia 24 de abril o lançamento oficial da publicação A menina e o espantalho – a história de dois amigos em defesa do meio ambiente, editada pela Embrapa Informação Tecnológica, em parceria com a Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral, CE). O evento será durante a  9ª. Bienal do Livro da Bahia, que acontece no Centro de Convenções, na capital do Estado, entre os dias 17 e 26 deste mês.
   De autoria de Francisco Martins e Ismar Maciel, o livro relata a história de determinação de Babi, uma menina do interior do Ceará, filha de agricultores familiares, e Sapeca, seu único brinquedo, que juntos revolucionam os hábitos da comunidade e a forma de conviver com o semiárido.
    A partir das orientações de pesquisadores entrevistados no programa de rádio Prosa Rural, a garota aprende e ensina a importância de conciliar agricultura com preservação ambiental. Com uma linguagem rica em expressões regionais e referências à cultura nordestina, a obra traz dezenas de ilustrações em aquarela, produzidas pelo artista plástico Sílvio Ferigato, além de glossário e caderno complementar com atividades lúdico-educativas, para uso como apoio pedagógico na escola ou na comunidade.

Em tempo:
  • A gerente de Organização e Difusão da Informação (Godi), Patrícia Bertin, participou, entre os dias 24 e 27 de março, em Campinas (SP), do Workshop de Inovação, promovido pela Assessoria de Inovação Tecnolólica (AIT). Estiveram presentes, cerca de 60 empregados das Unidades Descentralizadas da Empresa. O objetivo do encontro foi promover a cultura da inovação na Embrapa.
  •  Foi realizada no dia 31 de março, em Petrolina (PE), na Embrapa Semiárido, a primeira reunião para organização de um dos maiores eventos agropecuários da região, o Semiárido Show 2009, confirmado para os dias 8, 9 e 10 de outubro deste ano, no município pernambucano. Representando a Embrapa Informação Tecnológica, a gerente de Administração Marlene França apresentou os principais produtos da Unidade que farão parte da mostra, entre eles o programa de rádio Prosa Rural, o Dia de Campo na TV, o projeto Minibibliotecas e a Agência de Informação. Mais de 15 Unidades da Empresa estiveram reunidas.
Ações da Agenda Ambiental estão disponíveis na Web



 Acompanhar as ações da Agenda Ambiental da Embrapa Informação Tecnológica, trocar idéias, sugerir iniciativas, consultar documentos, resumos de reuniões e um completo álbum de fotos está mais fácil do que se imagina. Por meio da Comunidade de Aprendizagem, Trabalho e Inovação em Rede (Catir) -, um espaço virtual de interação na Web desenvolvido pela Embrapa -, é possível a comunicação e o encontro entre empregados participantes de um mesmo grupo, de interesse comum. Atualmente, mais de vinte pessoas – a maioria delas da Unidade – fazem parte da mesma rede colaborativa.
    Segundo a analista de sistemas D’Ávila Mendes, responsável pela criação da comunidade para a Agenda Ambiental, a ferramenta Catir também é uma excelente opção para registrar as ações adotadas pela Unidade. “Podemos ter uma memória de tudo o que já fizemos, de forma transparente e acessível a qualquer empregado que queira saber mais sobre o assunto”, completa, lembrando que também estão disponíveis as fotos das reuniões e de campanhas, como a das canequinhas, a da sisaleira e a da Papa-Pilhas.
   
Para acessar o conteúdo da comunidade, basta se cadastrar em www.catir.sede.embrapa.br.    



EcoDica

Arnaldo de Carvalho Jr.

Cúmplices das boas ações - Desde outubro do ano passado, os empregados da Embrapa Informação Tecnológica aderiram à campanha para reduzir o consumo de copinhos de plástico na Unidade. Canecas de louça, símbolo da Agenda Ambiental, passaram a fazer parte do dia-a-dia em todos os setores -, como na Gráfica, onde o “seu” José de Melo dá o exemplo, transformando o novo hábito em rotina. Para quem às vezes esquece a canequinha, fica o lembrete de que o sucesso da iniciativa depende da cumplicidade de cada um de nós...
Novas Árvores do Conhecimento começam a ser desenvolvidas


Google imagens


   Eucalipto, bracatinga e erva-mate serão os temas das três novas Árvores do Conhecimento, cujo conteúdo já está sendo elaborado pelos pesquisadores da Embrapa Florestas. As informações sobre as espécies serão incluídas na página eletrônica da Agência de Informação Embrapa, como um banco de dados destinado a atender não só produtores e estudiosos do assunto, como estudantes e o público interessado em obter - de maneira rápida – detalhes sobre cada uma delas.
   “Ainda não podemos definir prazos, mas a intenção é de que o trabalho esteja concluído em breve”, comenta a auditora das Árvores do Conhecimento da Agência da Informação, Cláudia Mattos. A primeira reunião técnica para tratar do tema foi realizada nos dias 10 e 11 de março, em Colombo (PR), na sede da Embrapa Florestas, sob a coordenação da equipe da Embrapa Informação Tecnológica, composta pela auditora e pela pedagoga Marluce Freire.     Entre os principais pontos da pauta, estavam a definição da estrutura das três novas árvores e a metodologia adotada para a construção dos conteúdos. Atualmente, podem ser acessadas na Web dez Árvores do Conhecimento.
    A previsão é de que até o final de 2009 mais de 50 possam ser consultadas. A iniciativa é uma parceria entre a Embrapa Informática Agropecuária e a Embrapa Informação Tecnológica. 
      


Publicações da Embrapa são apresentadas na Tecnoshow



    Entre os dias 31 de março e 4 de abril, a Embrapa Informação Tecnológica participa da feira Tecnoshow Comigo, um dos mais tradicionais eventos agropecuários da região, realizados no município de Rio Verde (GO), destinado à apresentação de inovações tecnológicas para produtores, extensionistas e empresários do setor.
  Catorze centros de pesquisa da Empresa estarão reunidos na Unidade de Referência Tecnológica de Integração Lavoura, Pecuária e Florestas e na Casa da Embrapa, uma área de 360m², onde foram instalados uma cozinha experimental e um auditório para palestras técnicas diárias.
  Centenas de títulos editados pela Embrapa Informação Tecnológica, relacionadas principalmente à agricultura familiar, foram selecionados especialmente para a mostra que este ano, segundo a organização do evento, deve reunir cerca de 60 mil pessoas, durante os cinco dias. 


Expediente: Informação Tecnológica On-Line é um informativo quinzenal de responsabilidade da Embrapa Informação Tecnológica. Gerente-Geral: Fernando do Amaral Pereira; Gerente-Adjunta de Organização e Difusão da Informação: Patrícia Bertin; Gerente-Adjunta de Produção: Mayara Rosa Carneiro; Gerente-Adjunta Administrativa: Marlene de Souza C. de França. Redação e edição: Kátia Marsicano (3645 MTb/DF) Revisão: Maria Luiza Brochado (763-74 MTb/DF). Apoio: José Ilton Soares Barbosa e Guilherme Molina. Sugestões e críticas enviar para:  katia@sct.embrapa.br. Colaboraram nesta edição Kátia Pimenta (1267 MTb DRT/PA - Embrapa Amazônia Oriental)e Jonathas dos Santos (foto).