Informação Tecnológica Online


Edição nº 02 - Informativo Eletrônico Quinzenal - 17 de março de 2009


Minibiliotecas chegam a mais 12 cidades de Mato Grosso do Sul       
Autoridades da Grande Dourados (MS) participam de solenidade de entrega simbólica dos kits do projeto, que vão beneficiar estudantes de doze escolas municipais 

Nilton Pires 
    A Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), a Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) entregaram, no dia 16 de março, o projeto Minibibliotecas a 12 municípios da Grande Dourados (MS). A partir de agora, são ao todo 44 escolas atendidas pelo acervo no Estado. A cerimônia, realizada no auditório da Unidade da Embrapa, em Dourados, ocorreu durante a reunião do Comitê Assessor Externo (CAE), que contou com a presença do chefe-geral Fernando Lamas e dos diretores-executivos da Embrapa, José Geraldo Eugênio de França e Kepler Euclides Filho, além de prefeitos e autoridades dos municípios de Caarapó, Deodápolis, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí, Juti, Rio Brilhante, Nova Alvorada do Sul e Vicentina.
    Na entrega, a gerente-adjunta de Organização e Difusão da Informação da Embrapa Informação Tecnológica, Patrícia Bertin, representou o gerente-geral do SCT, Fernando do Amaral Pereira. Segundo ela, a finalidade das Minibibliotecas é levar a informação e as tecnologias geradas pela Empresa à agricultura familiar e à juventude rural. “Nosso desejo, ao deixar esse acervo com os prefeitos, é que ele seja usado da melhor forma possível para o desenvolvimento local”, disse.
    “Esse é um dos programas mais importantes da Embrapa, por meio do qual já temos mais de 1,2 mil Minibibliotecas distribuídas no País. Ele pode ser considerado um sucesso, porque traduz textos técnicos da Empresa com o objetivo de informar este público específico”, acrescentou o diretor-executivo Geraldo Eugênio. (Kadijah  Jaghub, Embrapa Agropecuária Oeste)
.
Unidade participa de exposição que reúne obras do ilustrador
botânico Álvaro Nunes  
     
photoagência                   divulgação
    A sensibilidade dos traços que retratam a perfeição da natureza é o que o público de Brasília vai conferir de perto, entre os dias 17 de março e 26 de abril, na primeira mostra individual do ilustrador botânico Álvaro Nunes, autor de mais de cem aquarelas utilizadas em publicações editadas pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF). São flores, frutos e peixes que, com a experiência do artista, ganharam luz e cor, garantindo um toque de arte às páginas e capas de dezenas de livros técnico-científicos. A exposição, chamada Fauna e Flora Brasileira, será na Caixa Cultural, localizada Setor Bancário Sul.
    “A precisão e a fidelidade dos trabalhos são impressionantes”, comenta o curador da mostra Nando Cosac, do Instituto Terceiro Setor, responsável pela iniciativa. Cosac foi aluno de Álvaro Nunes, durante a oficina de desenho científico Frutos do Cerrado, durante a VI Exposição de Tecnologia Agropecuária Ciência para a Vida, na sede da Embrapa (Brasília/DF), em setembro de 2008.
    P
ara o evento, a Embrapa Informação Tecnológica cedeu 26 aquarelas que compõem o livro Peixes do Pantanal – Manual de Identificação, 43 produzidas para a coleção Plantar e 36 pertencentes à publicação Fruteiras da Amazônia, considerada um dos mais belos registros da flora regional.Todos os trabalhos foram encomendas especiais feitas pela Unidade, não apenas para garantir qualidade as edições, mas como reconhecimento ao talento do artista. “É um prazer colaborar com a divulgação da ilustração científica”, comenta o gerente-geral Fernando do Amaral Pereira. “E nessa arte, o Álvaro sem dúvida é um dos melhores”.    

Encontro no Rio de Janeiro discute consumo de frutas e hortaliças

    Incentivar o consumo de frutas e hortaliças, a partir de ações que integrem pesquisa, desenvolvimento, transferência de tecnologia e comunicação. Este foi o objetivo do workshop promovido dia 13 de março, no Rio de Janeiro, pela Embrapa Agroindústria de Alimentos. Do encontro, participaram pesquisadores, nutricionistas, governos, empresários do setor alimentício e os presidentes da Associação Brasileira de Horticultura (IBH) e da Câmara Setorial de Fruticultura, do Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf). Representando a Embrapa Informação Tecnológica, esteve presente a gerente de Produção da Unidade, Mayara Carneiro.
    “Foi um momento importante para discutir a urgência de estratégias voltadas à sensibilização das pessoas sobre a importância do consumo desse tipo de alimento e a inclusão dele no dia-a-dia de cada um",comentou ela. “Nos projetos Minibibliotecas e nos programas Prosa Rural e Dia de Campo na TV, coordenados pela Embrapa Informação Tecnológica, temos priorizado muito essa temática”, completou, lembrando o potencial da Unidade, como parceira no projeto da Embrapa Agroindústria de  Alimentos, principalmente pela capacidade de atingir os mais diversos públicos.  


Grupo gestor discute implantação do Acesso Aberto na Embrapa 



    Foi realizada no dia 19 de fevereiro, na Embrapa Informática Agropecuária, em Campinas, SP, a primeira reunião do grupo gestor do projeto Acesso Aberto na Embrapa. O objetivo do encontro -, que teve a participação dos empregados Rosângela Galon (Sistema Embrapa de Bibliotecas) e Fernando Leite (Gerência de Organização e Difusão da Informação), da Embrapa Informação Tecnológica – foi definir a estratégia de execução do novo modelo de gerenciamento e disseminação da informação científica produzida nas unidades de pesquisa, por meio de ferramentas web.
    A expectativa é de que até o final de 2009 estejam concluídas as primeiras versões do repositório institucional e do mecanismo de buscas. O projeto está sendo desenvolvido pela Embrapa Informação Tecnológica e a Embrapa Informática Agropecuária, com a participação da Comissão Permanente para o Ainfo (CP-Ainfo).


EcoDica



Quando for ao supermercado, lembre-se que:
Mãos são feitas para carregar - Quando a compra é pequena, dá pra levar na mão.
Leve a sua própria sacola - Você se lembra de quando seu avô ia para a feira com aquela sacola xadrez e voltava com toda a compra sem nenhuma sacolinha plástica? Se a velha bolsa de náilon é feia, use uma de lona, uma mochila, invente.
Diga "não"
- Em muitos lugares, o caixa já vai enfiando toda a compra dentro da sacolinha. Recuse: "Muito obrigado, mas eu não uso sacolas. É para poluir um pouco menos o mundo."
 
projetovivervida.blogspot.com
 
 
Obras da Unidade em ritmo acelerado

Leandro Aquino


    Contagem regressiva para a conclusão a obra dos dois novos módulos da Embrapa Informação Tecnológica. Até o próximo mês de abril, a Unidade terá 14 salas a mais, além de uma recepção e uma sala de reuniões, totalizando uma área de quinhentos metros quadrados.
    A construção, cujo investimento foi de R$ 463 mil, começou na primeira quinzena de outubro de 2008. Entre as vantagens do novo prédio, está a funcionalidade da nova entrada, rigorosamente adaptada aos padrões de acessibilidade para portadores de deficiência física.
    "Com o novo prédio, os empregados terão muito mais espaço e conforto e as nossas atividades poderão ficar muito melhor distribuídas nos diversos setores da Unidade", comenta o gerente-geral Fernando do Amaral Pereira.    
 

Amanhecendo com saúde


kátia marsicano


    A partir de agora, os empregados da Embrapa Informação Tecnológica têm encontro marcado com a saúde. Todas as manhãs, desde o dia 16 de março, antes de começar as atividades do dia, reservaram um tempinho para relaxar e cuidar do corpo. 
    Sob a orientação do programador visual Carlos Eduardo Felice, do Setor de Editoração da Unidade, são desenvolvidos exercícios voltados à prevenção de um dos problemas que atualmente mais atingem as pessoas que usam o computador diariamente e por muitas horas: as Lesões por Esforço Repetitivo (Ler) e os Dort (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).
    “A iniciativa atende a um pedido dos colegas”, explica o empregado, formado em Educação Física. “Realmente é muito importante preservar a qualidade de vida no trabalho e a prevenção desse tipo de patologia é fundamental”.  
   
Expediente: Informação Tecnológica On-Line é um informativo quinzenal de responsabilidade da Embrapa Informação Tecnológica. Gerente-Geral: Fernando do Amaral Pereira; Gerente-Adjunta de Organização e Difusão da Informação: Patrícia Bertin; Gerente-Adjunta de Produção: Mayara Rosa Carneiro; Gerente-Adjunta Administrativa: Marlene de Souza C. de França. Redação e edição: Kátia Marsicano (3645 MTb/DF) Revisão: Maria Luiza Brochado (763-74 MTb/DF). Apoio: José Ilton Soares Barbosa e Guilherme Molina. Sugestões e críticas enviar para:  katia@sct.embrapa.br .   Colaboraram nesta edição: Kadijah Jaghub e Nilton Pires (Embrapa Agropecuária Oeste) e Leandro Aquino (Embrapa Informação  Tecnológica)