Informação Tecnológica Online


Edição Nº 18 - Informativo Eletrônico Quinzenal - 12 de dezembro de 2008


Pesquisa avalia Projeto Minibibliotecas     
 Embrapa Informação Tecnológica coordena diagnóstico inédito sobre a realidade em 122 escolas, ouvindo depoimentos de professores e alunos 

   
Fotos: Cirlene Elias, Kátia Marsicano, Regina Teixeira e J.F. Cardozo
    Uma maratona pelo interior do Brasil: 122 municípios visitados em apenas um mês e cerca de quatro mil quilômetros percorridos em estradas de chão, areia e lama, atravessando os estados de Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, Maranhão, Piauí, Paraíba e Minas Gerais. Esse foi o resultado da primeira pesquisa, coordenada pela Embrapa Informação Tecnológica, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), com o objetivo de avaliar os resultados do Projeto Minibibliotecas, lançado em 2003, como uma ação de disseminação do conhecimento científico entre as comunidades rurais do País.
    Para realizar o trabalho, foram indicados seis pesquisadores da Unidade de Brasília, que -, com o apoio das Unidades Descentralizadas localizadas nas regiões -, conheceram de perto a realidade de escolas públicas estaduais, municipais e Escolas Família Agrícola (EFAs). A partir de centenas de fotos, depoimentos e imagens de vídeo, cada um deles apresentou, na quarta-feira, dia 10 de dezembro, a experiência que teve e vai subsidiar a formulação do primeiro documento de avaliação do projeto.
    Estiveram presentes ao encontro, realizado na Embrapa Informação Tecnológica, a assessora da Diretoria Executiva da Embrapa, Minelvina Freitas, o gerente-geral da Unidade, Fernando do Amaral Pereira, a gerente-adjunta, Patrícia Bertin, e a gerente de Produção, Mayara Carneiro. “Foi uma excelente oportunidade para ter uma visão de como estão sendo utilizadas as Minibibliotecas”, comentou Minelvina, destacando a emoção e o envolvimento dos técnicos que participaram do trabalho.
    De acordo com o gerente-geral da Unidade, Fernando do Amaral, a intenção agora é reunir os dados da pesquisa, que será apresentada ao MDS, com o objetivo de traçar estratégias de ação para o projeto em 2009. “Estamos trabalhando na busca de parcerias que possam reforçar o alcance das Minibibliotecas”, garantiu. Para que a pesquisa fosse realizada colaboraram as equipes da Embrapa Algodão (Campina Grande/PB), Embrapa Tabuleiros  Costeiros (Aracaju/SE), Embrapa Solos (unidade experimental Nordeste, Recife/PE), Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE)

   Minibibliotecas em Moçambique -
Jovens de 14 a 20 anos, estudantes de escolas de Moçambique, acabam de ser beneficiados com o projeto Minibibliotecas. Atendendo a pedido da assessoria dos Centros Familiares de Formação por Alternância (Ceffas), a Embrapa Informação Tecnológica, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), enviou o material, entregue oficialmente no dia 27 de outubro de 2008, em solenidade na Embaixada do Brasil, em Maputo.
    Estiveram presentes o embaixador do Brasil em Moçambique, Antônio José Maria de Souza e Silva, o ministro-conselheiro da embaixada, Francisco Luz, e representantes das Escolas Famílias Rurais (EFR) e da União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil (Unefab). Em correspondência enviada em 4 de novembro ao gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando do Amaral Pereira, o secretário-geral da Associação para Promoção das Escolas Profissionais Familiares Rurais de Moçambique, Enrique del Castillo, agradeceu a doação, que também foi parabenizada pelo diretor-presidente da Embrapa, Sílvio Crestana. 
    Com a iniciativa, cerca de 600 alunos de dez escolas terão acesso ao acervo, que será usado nas disciplinas de técnicas agropecuárias nas EFR de Magude (Província de Maputo), Magunze (Gaza), Panda e Homoínde (Inhambane), Barada e Mangunde (Sofala) e Nataleia (Nampula). Além das cinco Minibibliotecas, foram enviadas seis unidades do projeto Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).   

Ações da Embrapa são apresentadas no Ministério da Educação

    O potencial de futuras parcerias entre o Ministério da Educação (MEC) e a Embrapa, a partir de ações já desenvolvidas na área científico-educacional foi o principal tema do encontro realizado dia 12 de dezembro, com a presença do chefe de gabinete do ministro da Educação, João Paulo Bachur, e o gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando do Amaral Pereira. “Temos ações que têm ou podem vir a ter interface com o MEC”, explicou ele, lembrando que a partir desse primeiro contato ficou a possibilidade de proposição/elaboração de um plano de trabalho conjunto.
    Entre as principais ações, Amaral apresentou o projeto Minibibliotecas, os programas Prosa Rural e Dia de Campo na TV e falou sobre as relações com a proposta do Banco Internacional de Objetos Educacionais, do MEC, o E-Proinfo e o programa Embrapa Escola, entre outros, cujos resultados possam somar resultados e ampliar o alcance das ações entre as duas instituições.    
   

Mensageiro instantâneo facilita comunicação na Unidade
Iniciativa pioneira, vai contribuir com economia de tempo e de despesas com telefone

  A partir de agora, os empregados da Embrapa Informação Tecnológica têm mais uma ferramenta de comunicação, além do telefone e do e-mail. Trata-se do Spark, um mensageiro instantâneo, semelhante ao MSN Web Messenger, que permite conversar on line e em tempo real com as pessoas, com a possibilidade de diálogos entre duas ou mais interlocutores. A iniciativa é pioneira na Empresa e representa o primeiro passo para a série de inovações que estão sendo planejadas para o ano de 2009.
    O sistema -, que utiliza o protocolo Jabber e funciona conectando-se a um servidor Openfire -, permite a organização de grupos a partir de temas e áreas comuns, assim como a busca de contatos no cadastro geral da Unidade e a sua inclusão nos catálogos individuais.
Segundo o supervisor de Informática, Flávio Cordeiro, a novidade vai trazer vários benefícios para a Unidade. “Será possível economizar tempo e reduzir despesas com telefone”, comenta.
   Mas, as vantagens não páram por aí. O Spark permite a conexão com outros sistemas de comunicação on line como o MSN e o Google Talk. Isso significa que é possível o empregado se conectar com pessoas de fora, a partir dessa integração, sem contar a possibilidade de se comunicar estando em casa, em viagem ou em outro terminal que não pertença à Unidade. Em 2009, as perspectivas de uso do Spark vão permitir ainda a conexão com as linhas telefônicas. “Assim que o novo sistema Voip for instalado, será possível, por exemplo, realizar chamadas ou deixar recados”, explica o supervisor da área. Entre os principais setores beneficiados com o mensageiro eletrônico, ele destaca a Livraria Embrapa, que vai poder manter contato em tempo real com os clientes.

Professores aprovam publicações  da Embrapa no Rio de Janeiro

foto: Natália Helena
    A partir do ano que vem, estudantes de 46 escolas públicas do Rio de Janeiro terão acesso à produção editorial infanto-juvenil da Embrapa. Este é o balanço preliminar da participação da Embrapa Informação Tecnológica, no II Salão do Livro das Escolas Estaduais, realizado entre os dias 10 e 12 de dezembro, na capital fluminense. “A nossa participação foi um sucesso”, comemorou a gerente de Administração da Unidade, Marlene Franca.         Segundo a coordenadora do Programa do Livro da Secretaria de Educação do Rio de Janeiro, Ester Monteiro, o acervo foi considerado de qualidade e adequado às propostas pedagógicas das escolas públicas estaduais. “Os livros em braille evidenciaram a preocupação em apresentar opções focadas na inclusão educacional e os técnicos e aqueles mais orientados às escolas do campo foram festejados pela sua oportunidade e pelo rigor técnico”, destacou.
    O evento foi promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e a Associação dos Representantes de Editoras do Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo do evento foi garantir aos professores a possibilidade de escolha e compra, segundo suas necessidades pedagógicas, de títulos que vão compor as bibliotecas escolares. 
Unidade encerra o ano com investimento na Livraria Embrapa



   O final do ano de 2008 chega com novidades na Embrapa Informação Tecnológica. A primeira é a mudança de nome da Livraria Virtual, que agora passa a se chamar Livraria Embrapa, reforçando a marca e a representatividade corporativa da Empresa no setor editorial brasileiro. E a segunda refere-se à reformulação no Processo de Administração de Vendas, que passa do Sistema de Gerenciamento de Vendas (SGV) para o Sistema Horus, que vai garantir mais segurança e facilidade no controle de vendas e emissão de relatórios para a equipe coordenadora do setor. Por meio do novo sistema, desenvolvido pela empresa FMZ, será possível administrar pedidos, expedição de compras e consignações, entre outros procedimentos da área. Mas, as novidades não páram por aí. Para o cliente, a mudança no site E-commerce, em linguagem Java JSP Struts, garante o conforto de, a partir de agora, encontrar, em arquivo PDF, todo o conteúdo da publicação Guia da Terra 2008, que reúne os principais produtos e lançamentos editoriais da Embrapa Informação Tecnológica. Além disso, está disponível mais uma facilidade para quem preferir realizar suas compras pessoalmente. No link “Onde comprar?”, o cidadão encontra a lista completa de endereços das livrarias e editoras consignatárias da Embrapa Informação Tecnológica em todo o Brasil, nas quais podem ser encontradas as publicações da Embrapa.



EcoDica
Reduzir o consumo é a melhor estratégia para evitar danos ambientais e contribuir com o combate ao desperdício.Água, papel, copinho plástico, energia elétrica, impressão, enfim, veja o que é possível fazer no seu local de trabalho para transformá-lo em modelo de consciência ecológica. Colabore e não deixe de divulgar o que fizer de bom...       
Especialista defende importância da preservação de acervos  


foto: Francisco Martins
 
   Preservar só faz sentido se a sociedade tiver acesso às informações, aos acervos e à memória da instituição. A afirmação é do consultor Millard Schisler, que, entre os dias 3 e 5 de dezembro, coordenou a oficina Como Acondicionar Fotografias Convencionais e Digitais, promovida pela Embrapa Informação Tecnológica, em Brasília (DF). Meste em Artes Visuais pelo Visual Studies Workshop in Rochester, New York (Estados Unidos), ele falou sobre a necessidade da valorização de dados - não só fotográficos, mas textos, pesquisas e publicações -, como essenciais à disseminação do conhecimento.
  “A Embrapa tem um acervo muito rico, porém ainda disperso ou concentrado nas mãos de pesquisadores”, comentou ele. “Esse material – cujo conteúdo não pode ser tratado como arquivo morto – pertence à empresa, que deve facilitar a consulta, para uso educacional, de referência científica e mesmo comercial”.
   Oferecido pela primeira vez aos empregados da Embrapa Informação Tecnológica e Unidades Descentralizadas do Distrito Federal, o curso foi transmitido por videoconferência, diretamente do auditório do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), na sede da Embrapa. O 
bjetivo foi oferecer capacitação às pessoas que lidam com registros fotográficos convencionais e digitais, que vão compor o futuro Banco de Imagens da Embrapa e atender às demandas do Projeto Memória da Empresa.   


Dia de Festa

foto: Malu Brochado
Depois de um ano inteiro de trabalho, os empregados da Unidade mostraram que ainda têm muita energia e disposição para se divertir. Na festa de confraternização promovida pela Embrapa Informação Tecnológica, dia 12 de dezembro, não faltou nada: churrasco, sorteio de brindes, música ao vivo e, claro, muita alegria. O endereço foi a Chácara Verde Perto, ideal para liberar as energias.

Acesso Livre
    A Embrapa Informação Tecnológica foi uma das vinte e duas instituições participantes do I Workshop sobre Acesso Livre, promovido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), dia 12 de dezembro, no Rio de Janeiro. Representando a Unidade, esteve presente ao evento o analista Fernando César Lima Leite, da Gerência de Organização e Difusão da Informação (Godi).
    Entre os principais resultados do workshop, está a assinatura da Carta Compromisso do Rio de Janeiro, na qual unidades de pesquisa – especialmente as vinculadas ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) – se comprometeram a desenvolver ações relacionadas ao movimento do acesso livre à literatura científica.


S.O.S Santa Catarina

                             foto:kátia marsicano
    Alimentos, fraldas, barras de cereais, enlatados e muitas roupas e cobertores. Esse foi o resultado da arrecadação que mobilizou empregados da Embrapa Informação Tecnológica, em Brasília, sensibilizados com a tragédia ocorrida em Santa Catarina. As doações foram entregues dia 8 de dezembro, no Batalhão do Corpo de Bombeiros, um dos postos de entrega de donativos destinados às vitimas das enchentes.   

   
Expediente: Informação Tecnológica On-Line é um informativo quinzenal de responsabilidade da Embrapa Informação Tecnológica. Gerente-Geral: Fernando do Amaral Pereira; Gerente-Adjunta de Organização e Difusão da Informação: Patrícia Bertin; Gerente-Adjunta de Produção: Mayara Rosa Carneiro; Gerente-Adjunta Administrativa: Marlene de Souza C. de França. Redação e edição: Kátia Marsicano (3645 MTb/DF) Revisão: Maria Luiza Brochado (763-74 MTb/DF) e Cirlene Silva (7144 MTb/DF). Apoio: José Ilton Soares Barbosa e Guilherme Pereira Molina. Sugestões e críticas enviar para:  katia@sct.embrapa.br .