Informação Tecnológica Online


Edição Nº 17 - Informativo Eletrônico Quinzenal - 2 de dezembro de 2008


  
Aumenta a rede do Projeto Minibibliotecas  
Novas entregas beneficiam escolas municipais dos Estados do Pará e de Pernambuco

                                        Thiago Araújo

    A cerimônia de entrega simbólica das Minibibliotecas da Embrapa a municípios da região nordeste paraense contou em Belém, na manhã do dia 28 de novembro, com a presença de representantes de escolas e autoridades de seis dos 11 municípios contemplados, localizados no território onde se desenvolvem as ações, no Pará, do projeto Agrofuturo - Programa de Apoio à Inovação Tecnológica e Novas Formas de Gestão na Pesquisa Agropecuária.
   A entrega ocorreu na sede da Embrapa Amazônia Oriental, com a presença do secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Onaur Ruano, do gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF), Fernando do Amaral Pereira, do chefe-geral da Unidade, Cláudio José Reis de Carvalho e do coordenador regional do Núcleo do Agrofuturo no Pará, Olinto Neto.
    O secretário Onaur Ruano foi enfático ao lembrar o valor das Minibibliotecas e a sintonia de motivos que tornam possível a parceria do MDS para levar adiante o projeto criado pela Embrapa em 2003 e que, até o final de 2008, terá entregue quase 260 mil volumes impressos, 45 mil DVDs e 12 mil CDs, a cerca de 1200 municípios em todo o País. “Sessenta a setenta por cento de todo alimento que chega à mesa dos brasileiros vêm de agricultores familiares. E este é o público prioritário beneficiado pelas Minibibliotecas da Embrapa, que -, a partir de obras, em linguagem acessível -, consegue ter acesso a tecnologias de fácil adoção que podem melhorar a sua qualidade de vida e renda familiar, além de proporcionar segurança alimentar à população”, ressaltou Ruano.
    O prefeito de Nova Esperança do Piriá, Antonio Nilton de Albuquerque, lembrou que a economia do município é 98% agrícola e que “tudo o que possa contribuir para o desenvolvimento da agricultura familiar é bem-vindo, especialmente uma parceria com a Embrapa como essa, que permite aos jovens rurais ter acesso a conhecimento tecnológico que pode ser adotado em família”. 
    Catende – No dia 26, outra solenidade do projeto Minibibliotecas foi realizada, desta vez na s
ede do Núcleo de Articulação e Fomento para o Desenvolvimento Sustentável da Zona da Mata (NAF), no Engenho Ouricuri, Catende-PE. Participaram, além de dezenas de agricultores, os secretários-executivos Antonio Barbosa (Secretaria de Planejamento e Gestão do Governo de Pernambuco) e Aloísio Lessa (Casa Civil), prefeitos e representantes das escolas de Palmares, Gameleira, Rio Formoso e Água Preta, contempladas pelo projeto. Segundo a gerente-adjunta de Produção da Embrapa Informação Tecnológica, Mayara Carneiro, em 2008 foram entregues 780 kits de Minibibliotecas em todo o Brasil, das mais 72 em escolas do Estado. Além da minibiblioteca que funcionará no NAF, em Catende, uma será implantada na Escola Estadual Agrícola de Palmares e outras três em comunidades rurais - Pedra Ima (Água Preta), Alegre I (Gameleira) e na comunidade quilombola Engenho Siqueira (Rio Formoso).(Redação: Izabel Drulla Brandão (MTb 1084/PR)/Embrapa Amazônia Oriental e José Gouveia de Figueiroa/Embrapa Tabuleiros Costeiros)  

Publicações da Embrapa são apresentadas em evento para
professores no Rio de Janeiro
No II Salão do Livro das Escolas Estaduais, obras são escolhidas de acordo com interesse pedagógico dos docentes para compor acervo das bibliotecas

                                photoagência
                       
    A Embrapa Informação Tecnológica participa nos dias 10, 11 e 12 de dezembro no Rio de Janeiro do II Salão do Livro das Escolas Estaduais, promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e da Associação dos Representantes de Editoras do Estado do Rio de Janeiro. O evento, uma novidade educacional lançada no Estado em 2007, permite que professores tenham autonomia para comprar, segundo suas necessidades pedagógicas, os títulos que vão compor as bibliotecas escolares. Os livros selecionados serão usados como apoio, uma vez que o material didático é fornecido pelo Governo Federal para todo o País.
   Segundo a gerente-adjunta de Administração da Embrapa Informação Tecnológica, Marlene França,“é uma oportunidade importante para que os professores conheçam a produção editorial da Embrapa, cujo conteúdo podem contribuir com a formação de crianças e jovens, além de despertar o interesse pela leitura e pela pesquisa científica”.
    A seleção dos títulos da Embrapa apresentados no evento seguiram o critério definido pelo próprio evento, a partir dos temas Literatura, Cultura Geral, Literatura Regional, Apoio docente e Cultura afro-indígena. Entre os principais, estão as Cartilhas dos Jogos Ambientais da Ema, a Série Educação e Cidadania, Biologia dos Solos do Cerrado e Cerrado: aproveitamento alimentar, totalizando cinquenta títulos. O II Salão do Livro das Escolas Estaduais acontece no Centro de Convenções Sulamérica, na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio de Janeiro, e será aberto à visitação das 9h às 17h.
                                       
Empregados participam de videoconferência e conhecem resultados iniciais do diagnóstico do Projeto Memória

    Durante cerca de duas horas, empregados das Unidades Centrais e Descentralizadas da Embrapa, localizadas em Brasília (DF), se reuniram na sede da Empresa para conhecer os resultados da primeira fase do diagnóstico do Projeto Memória Embrapa (PME). O encontro, realizado na manhã do dia 25 de novembro - e acompanhado por videoconferência nas demais Unidades do Brasil -, apresentou o resultado da primeira fase do diagnóstico do Projeto Memória Embrapa (PME), quando foi realizada visita a dez unidades-piloto e aplicado o questionário teste nos meses de junho a setembro. E, também da segunda fase, a realização das oficinas pelo sistema de videoconferências nos dias 11, 12 e 13 – com orientações para representantes quanto a conceitos e preenchimento do questionário on line.
    Segundo a gerente-adjunta de Produção da Embrapa Informação Tecnológica e coordenadora do projeto, Mayara Carneiro, as visitas presenciais foram importantes porque direcionaram o mapeamento dos acervos das Unidades, que inicialmente contemplaria apenas os acervos documentais arquivísticos, bibliográficos e museológicos, mas que agora vai abranger o acervo natural e o patrimônio arquitetônico que pertençam à Embrapa ou que estejam sob sua guarda.
    Com o objetivo de alinhar os conceitos do PME, a consultora Vânia Caldas tirou dúvidas e respondeu a perguntas, com o objetivo de orientar os representantes e colaboradores das Unidades no levantamento dos acervos documentais e no preenchimento do questionário online.As dúvidas sobre o Projeto Memória Embrapa podem ser encaminhadas para a lista de discussão memoria-l@sct.embrapa.br 

  Conteúdo do Proeta já pode ser acessado na web  
Organizado pelos técnicos da Embrapa Informação Tecnológica, informações sobre o programa estão disponíveis na internet

    A partir de agora, empregados da Embrapa já têm acesso às informações relacionadas ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Novas Empresas de Base Tecnológica e à Transferência de Tecnologia (Proeta), criado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento e o The Multilateral Investiment Fund (MIF). O objetivo do projeto – já disponível na página www.sct.embrapa.br/proeta - é transferir tecnologias, produtos e serviços gerados pela Empresa para a iniciativa privada, contribuindo com o desenvolvimento no setor agropecuário, com a geração de emprego e renda e com o apoio à disseminação de uma cultura de inovação e empreendedorismo.
    A coordenação técnica do projeto é da Assessoria de Inovação Tecnológica (AIT), em parceria com a Embrapa Amazônia Oriental, Embrapa Agroindústria Tropical, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Embrapa Gado de Leite e Embrapa Suínos e Aves, Unidades Descentralizadas, responsáveis pela coordenação em cada uma das cinco regiões brasileiras.
    O desenvolvimento do site e a organização do conteúdo na web, que a partir do dia 1º de dezembro está aberto também para o público externo, é da equipe técnica da Embrapa Informação Tecnológica, sob a supervisão das analistas de sistemas D'Avila Fernandes e Karla Corvino Silva. Pela página eletrônica, é possível conhecer as empresas encubadoras, encubadas e graduadas, além das tecnologias disponíveis, com as respectivas descrições de vantagens, desvantagens e oportunidades oferecidas aos empreendedores interessados.

   
Unidade participa de ação para preservar mudas de sisaleira
 

foto:kátia marsicano

Os empregados da Embrapa Informação Tecnológica, a partir de agora, são parceiros em mais uma ação, voltada à construção da Agenda Ambiental da Unidade. Desde o dia 20 de novembro, estão sendo entregues mudinhas de sisal, recolhidas pouco antes da retirada da  planta-mãe, no jardim da Unidade. Os bulbilhos – como são chamados os “filhotes” da espécie – foram colocados em terra adubada, dentro de copinhos plásticos usados, para facilitar a preservação  até a escolha do local definitivo de plantio, que ficará a critério de cada um. Cerca de 130 plantas foram preparadas e entregues, acompanhadas por um folheto contendo orientações sobre o cultivo, origem da espécie e a sua importância econômica, principalmente para famílias do interior da Bahia, residentes no Território do Sisal. Após as campanhas de substituição dos copos descatáveis por canequinhas de louça e de arrecadação de pilhas e baterias usadas, esta é a terceira iniciativa da Agenda Ambiental.  

    EcoDica

Adotar a coleta seletiva no dia-a-dia do trabalho é bom começo para melhorar a rotina da Unidade. Representa economia e reforça a consciência de que desperdício é coisa do passado. Que tal adotar a "Caixa do Futuro" como depósito de folhas de papel usadas? Afinal, o que hoje é descartado por nós pode ser reciclado amanhã... Entre nessa você também. 
 
Nova máquina garante rapidez e economia na produção gráfica    


foto: kátia marsicano

    Depois de 12 anos de convivência com a máquina de corte, seu Antônio, da Gráfica da Embrapa Informação Tecnológica, certamente foi um dos empregados mais satisfeitos com a compra de um novo equipamento, que promete mudar a rotina do setor.
   Desde o dia 27 de novembro, é possível fazer em apenas três horas o que antes consumia dois longos dias de trabalho do empregado, que sempre esteve à frente da função de cortar, com precisão, todos os tipos de impressos do setor.
    Já está em operação a nova guilhotina trilateral, da marca Ricall, adquirida para dar mais agilidade ao serviço e, claro, reduzir o esforço físico necessários ao trabalho realizado manualmente.  “Vamos economizar energia, mão-de-obra e tempo”, explica o chefe do setor Asteir Batista.
    Para mais esta etapa de aquisições para o parque gráfico, o investimento foi de R$ 400 mil. Hoje, a produção média mensal da gráfica da Embrapa Informação Tecnológica é de cinco milhões de páginas impressas por mês.
    Segundo o gerente-geral da Unidade, Fernando do Amaral Pereira, que acompanhou a estréia do equipamento, a compra faz parte da meta de modernização definida para a Unidade. “Essa foi a segunda aquisição do ano e para 2009, estamos planejando novas compras, com o objetivo de dar mais agilidade ao trabalho e facilitar a rotina dos empregados”, garantiu.          

   

 

Expediente: Informação Tecnológica On-Line é um informativo quinzenal de responsabilidade da Embrapa Informação Tecnológica. Gerente-Geral: Fernando do Amaral Pereira; Gerente-Adjunta de Organização e Difusão da Informação: Patrícia Bertin; Gerente-Adjunta de Produção: Mayara Rosa Carneiro; Gerente-Adjunta Administrativa: Marlene de Souza C. de França. Redação e edição: Kátia Marsicano (3645 MTb/DF) Revisão: Maria Luiza Brochado (763-74 MTb/DF) e Cirlene Silva (7144 MTb/DF).Apoio: José Ilton Soares Barbosa. Sugestões e críticas enviar para:  katia@sct.embrapa.br .  Colaboraram nesta edição Izabel Drulla e José Gouveia de Figueiroa.