Informação Tecnológica Online


Edição Nº 15 - Informativo Eletrônico Quinzenal - 23 de outubro de 2008


  
Minibibliotecas recebem mais uma premiação
Depois da Menção Honrosa no Prêmio VivaLeitura 2008, projeto se destaca entre as melhores iniciativas relacionadas à educação ambiental


Arnaldo de Carvalho Jr. /SCT
           
    O projeto Minibibliotecas está confirmado entre os vencedores da edição 2008 do Prêmio Fiema – Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente, na categoria Educacional, concedido às melhores iniciativas voltadas à redução dos impactos ambientais, a partir da adoção de práticas sustentáveis e do estímulo à consciência ambiental. O resultado foi divulgado no dia 14 de outubro. A premiação – cujo valor é de R$ 2.500,00 para cada categoria - será no dia 30 deste mês, no município gaúcho de Bento Gonçalves, sede da feira.
    Segundo o gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando do Amaral Pereira, com a quantia destinada ao projeto, serão implantadas mais duas Minibibliotecas em escolas da região que atendam alunos de comunidades rurais. Com o projeto Minibibliotecas, concorreram 74 trabalhos desenvolvidos por instituições de ensino, órgãos governamentais, ONGs e entidades de pesquisa responsáveis por programas das mais diversas áreas.

    Ainda este ano, as Minibibliotecas - coordenadas pela Embrapa Informação Tecnológica, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) – receberam Menção Honrosa  no Prêmio VivaLeitura 2008, promovido pelos ministérios da Educação (MEC) e da Cultura (Minc) e pela Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). E em março, foi selecionada como uma das dez melhores experiências brasileiras, no 12o. Concurso Inovação na Gestão Pública Federal, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
 

Começam os debates para elaboração da Agenda Ambiental  


Francisco das Chagas Martins/SCT

    Empregados da Embrapa Informação Tecnológica participaram na terça-feira, dia 14 de outubro, da primeira reunião para elaboração de propostas para Agenda Ambiental da Unidade, documento destinado a orientar ações sustentáveis para o dia-a-dia de cada setor. Quinze voluntários de diversas áreas discutiram as principais estratégias, consideradas prioritárias, como a redução do consumo, reutilização e reciclagem de material, além de iniciativas para melhoria dos ambientes de trabalho.
    Entre as principais preocupações, estão a necessidade de realização dos diagnósticos preliminares de atividades na Unidade, a partir das quais serão sugeridas à Gerência-Geral e às chefias práticas que possam contribuir com a economia e a racionalização dos gastos.
    Além da substituição dos copos plásticos pelas canequinhas de louça, entregues aos empregados da Unidade -, ação-símbolo do lançamento oficial da Agenda Ambiental, dia 7 de outubro -, foram criados um endereço eletrônico especial para facilitar a comunicação entre os voluntários, e um boletim semanal, chamado EcoDicas, como uma seção do Mural Acontece, destinada à divulgação de atitudes ecologicamente corretas, sobre temas que vão desde consumo doméstico até redução de combustível dos carros.

Rádios parceiras do Prosa Rural divulgam chamadas na programação  


    A Embrapa Informação Tecnológica colocou à disposição das rádios parceiras e do público do seu site mais um conteúdo do Prosa Rural: chamadas em áudio para os programas da semana. Cada chamada dura aproximadamente um minuto e pode ser baixada, gratuitamente, no site do programa (www.sct.embrapa.br/prosarural).O intuito é que as emissoras insiram as chamadas ao longo de suas programações como forma de anunciar o Prosa Rural daquela semana. Assim, sugere-se que cada rádio acrescente, ao final da chamada, o dia e o horário em que veicula o programa. As chamadas em áudio para os programas de cada semana estarão disponíveis às segundas-feiras.

Embrapa Informação Tecnológica participa de
Semana de Ciência e Tecnologia


Arnaldo de Carvalho Jr.
    Até o dia 26 de outubro, a Embrapa Informação Tecnológica participa de um dos mais importantes eventos de divulgação científica do País, que está sendo realizado em Brasília - a Semana de Ciência e Tecnologia. Com um estande especial, o público - formado em sua maioria por estudantes das redes pública e privada da capital - tem a oportunidade de conhecer os principais produtos da Unidade, desenvolvidos para disseminar o conhecimento resultante das pesquisas da Embrapa: os programas Prosa Rural e Dia de Campo na TV, o projeto Minibibliotecas, a Agência de Informação e a Livraria Virtual.
    Por meio de um jukebox, equipamento de áudio especial, as pessoas podem escolher os temas e ouvir os programas de rádio. Desde o dia 20, início da exposição, também estão sendo distribuídas cartilhas Brinque com Ciência, para crianças, e sementes de espécies nativas do Cerrado, resultado da parceria com o Clube da Semente. A Semana é promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e pode ser visitada diariamente das 9h às 19h. 

Chefia da Unidade representa Embrapa em encontro de Comunicação


Rogério Fernandes Emater/RS

    O gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando do Amaral Pereira, participou, nos dias 14 e 15 de outubro, do 1o. Fórum de Comunicação Rural – Extensão e Pesquisa Região Sul, promovido em Florianópolis (Santa Catarina) pela Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Extensão Rural (Asbraer), em parceria com as regionais da Emater do Rio Grande do Sul e do Paraná e com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri), de Santa Catarina.                       Representando o presidente da Embrapa, Sílvio Crestana, o gerente da Unidade apresentou, no dia 14, o painel “O papel da comunicação das instituições de pesquisa agropecuária”, um dos temas do encontro.
  Destinado a profissionais, dirigentes, extensionistas e pesquisadores que trabalham com a comunicação rural, o evento teve como objetivo discutir as potencialidades e desafios das novas tecnologias de comunicação, frente às mudanças no mundo globalizado, nas
  quais a pesquisa e a extensão rural devem estar sintonizadas.
    Além do gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica e autoridades das instituições promotoras do Fórum, participaram representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e das universidades de São Paulo (USP) e Federal de Santa Catarina.
      

    
Final de ano de mudanças e investimento em obras
de ampliação 
   


Francisco das Chagas Martins/SCT

    Até março do ano que vem, a Embrapa Informação Tecnológica terá mais espaço para desenvolver suas atividades. A previsão é de que em no máximo 180 dias estejam prontos os dois novos módulos, cujas obras começaram na primeira quinzena de outubro.
    Segundo a Gerência de Administração, o módulo D, que terá aproximadamente 260 metros quadrados, abrigará a recepção da Unidade, a sala de reuniões, o Comitê Técnico e uma nova sala para a Gerência. No módulo E, estão previstas mais salas com divisórias, totalizando 250 metros quadrados. Com isso, a Unidade ganha uma entrada diferente, adaptada também aos padrões de acessibilidade para portadores de deficiência.
    Além das obras, outra novidade que já está ocorrendo na Embrapa Informação Tecnológica é a transferência do almoxarifado e do estoque gráfico do subsolo do edifício-sede da Embrapa para o galpão, localizado na área próxima à gráfica e ao hall da PAB.
    A transferência de todo o material deve estar concluída em 40 dias, até o início de dezembro. Entre as principais vantagens da mudança para o novo espaço de 600 m2 está a proximidade com a Unidade, que a partir de agora terá mais agilidade e rapidez no atendimento dos pedidos de material.

    
    


 


 

Expediente: Informação Tecnológica On-Line é um informativo quinzenal de responsabilidade da Embrapa Informação Tecnológica. Gerente-Geral: Fernando do Amaral Pereira; Gerente-Adjunta de Organização e Difusão da Informação: Patrícia Bertin; Gerente-Adjunta de Produção: Mayara Rosa Carneiro; Gerente-Adjunta Administrativa: Marlene de Souza C. de França. Redação e edição: Kátia Marsicano (3645 MTb/DF) Revisão: Maria Luiza Brochado (763-74 MTb/DF) e Cirlene Silva (7144 MTb/DF). Apoio: José Ilton Soares Barbosa. Sugestões e críticas enviar para:  katia@sct.embrapa.br . Colaborou nesta edição Juliana Escobar (06199 MTb MG)