Informação Tecnológica Online


Edição Nº 14 - Informativo Eletrônico Quinzenal - 08 de outubro de 2008


  
Projeto Minibibliotecas recebe Menção Honrosa
do Prêmio VivaLeitura  2008

    O projeto Minibibliotecas acaba de ser confirmado com um dos quatro trabalhos agraciados com Menção Honrosa na edição 2008 do Prêmio VivaLeitura 2008, uma iniciativa dos ministérios da Educação (MEC) e da Cultura (Minc) e da Organização dos  Estados Ibero-Americanos para a Educação, como forma de reconhecimento às melhores iniciativas do Brasil destinadas ao estímulo à leitura e à formação de novos leitores.
    A festa de entrega do prêmio será no dia 12 de novembro, em São Paulo, com o anúncio dos vencedores nas categorias b
ibliotecas, escolas e experiências desenvolvidas por pessoas físicas, ONGs, universidades/faculdades e instituições. Ao todo, concorreram ao VivaLeitura cerca de dois mil projetos de todas as regiões do Brasil.Para a escolha dos melhores, a comissão julgadora – formada por representantes dos ministérios da Educação e da Cultura, da Organização dos Estados Ibero-Americanos e Fundação Santillana – foram considerados a originalidade do trabalho, o impacto na construção da cidadania, os recursos utilizados, a pertinência e a abrangência da ação na comunidade.
    “Receber a Menção Honrosa no Prêmio VivaLeitura 2008 enaltece o trabalho das Unidades da Embrapa que ajudaram na produção de conteúdos adequados à realidade do jovem e do agricultor familiar dos pequenos municípios brasileiros”, disse o gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando do Amaral Pereira. “Contribuir com o hábito da leitura, a partir dos conteúdos técnicos-científicos, reforça o papel da Embrapa no desenvolvimento do País, a partir da construção da cidadania”. A Unidade, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), é a coordenadora do projeto, que atualmente atende a mais de 1 mil 270 municípios de todas as regiões beneficiadas com os kits das Minibibliotecas. 


Reflexão e compromisso no lançamento da Agenda Ambiental da Embrapa Informação Tecnológica
                        Arnaldo de Carvalho Jr.     

Durante quase uma hora, dezenas de empregados da Embrapa Informação Tecnológica deixaram os seus locais de trabalho para atender a um compromisso especial, na manhã do dia 7 de outubro: pensar no futuro do planeta e na responsabilidade individual na construção de um presente ecologicamente justo. Conduzido pelo professor Genebaldo Freire Dias -, um dos mais reconhecidos especialistas em Educação Ambiental no Brasil, convidado para o lançamento da Agenda Ambiental da Unidade -, o momento foi de refletir e tomar a decisão de arregaçar as mangas em benefício de práticas simples, porém de extremo significado para a sustentabilidade da vida.
    A partir de imagens da realidade ambiental da China, cuja população hoje paga com o preço da falta de qualidade de vida, ele falou sobre a importância das mudanças de hábito.
“Caso contrário, é o que vai acontecer com a gente – será o nosso futuro também”, alertou, referindo-se à poluição, à contaminação da água, às doenças comuns à população chinesa. “Iniciativas como essa de vocês -, que começa com a substituição de copos descartáveis por canequinhas -, são o primeiro passo”, destacou.
    Atual diretor do Programa de Mestrado e Doutorado em Planejamento e Gestão Ambiental da Universidade Católica de Brasília (UCB), o pesquisador chamou a atenção sobre as conseqüências da omissão e do descaso com o consumo e com o descarte de produtos, que vão para o lixo sem qualquer cuidado. “Tudo o que a gente não quer é jogado fora, mas ao contrário do que se pode imaginar, pode ser aproveitado em benefício de muita gente”.
Com a experiência implantada no campus da UCB, em Taguatinga, onde adotou a reciclagem, o reuso e o aproveitamento dos recursos naturais em sua rotina, disse ter encontrado resistências, mas que, com o apoio dos alunos, muita coisa já mudou na universidade.“Tudo faz parte de um processo que não acontece de uma hora para outra – mas que deve ser contínuo e participativo”, completou. “Todos nós somos elementos de reconstrução, de reordenação e de transformação”.
    Símbolo de compromisso
– “Chegou a hora de pensarmos juntos no que podemos fazer pela nossa Unidade – ações, como a entrega das canequinhas que vão substituir os copinhos plásticos no nosso dia-a-dia, são singelas, mas significativas”, comentou o gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando do Amaral Pereira. Ele participou do encontro, com o assessor da Diretoria Executiva da Embrapa, pesquisador Felipe Ribeiro, que presenteou o palestrante com o livro Mudanças Climáticas: impactos sobre doenças de plantas no Brasil, editado em papel reciclado, em parceria com a Embrapa Meio Ambiente.

    Ao final do evento, canecas de louça foram entregues aos empregados, como primeira ação da construção da Agenda Ambiental da Unidade, cujo objetivo é  definir estratégias ambientalmente responsáveis para as atividades de cada setor.
O próximo passo - já definido no encontro desta terça-feira - é a formação de uma equipe composta por voluntários, que, na próxima semana, se reúne pela primeira vez para discutir conjuntamente as medidas iniciais. 

      
    
   
 
   
Jornalistas da Unidade participam de encontro para discutir novos rumos da Comunicação
 

    Entre os dias 28 e 30 de agosto, os jornalistas Jorge Macau, Juliana Escobar, Kátia Marsicano e Selma Beltrão, da Embrapa Informação Tecnológica, participaram do V Colóquio Brasil-Espanha de Ciências da  Comunicação, realizado na Universidade de Brasília.
    Considerado um evento já tradicional no calendário acadêmico de oito instituições de ensino superior e pesquisa dos dois países, a oportunidade representou o debate entre especialistas em Comunicação, estudantes e profissionais da área, que se reuniram para conhecer os mais recentes estudos relacionados às novas tendências e desafios da área.
  O tema principal, Políticas de Comunicação e da Cultura: contribuições acadêmicas e intervenção social,  tratou da evolução dos recursos tecnológicos, da linguagem e do perfil dos atores envolvidos nos diferentes processos comunicacionais, neste início de século XXI.
    Mais de vinte especialistas estiveram em Brasília presentes ao colóquio, em mesas temáticas e em painéis de apresentação dos trabalhos selecionados para o evento, cujo objetivo foi nortear as discussões em torno da identificação do atual papel da Comunicação, no espaço público, a partir de análises desenvolvidas pela academia há cerca de dez anos, no Brasil e na Espanha.
  Vários trabalhos apresentados chamaram a atenção pela similaridade com os projetos desenvolvidos pela Embrapa Informação Tecnológica, principalmente os relacionados à disseminação do conhecimento científico e à preocupação com a inclusão social, a partir da democratização do acesso à informação.    
Mostra Informação da Pesquisa supera expectativa de vendas no Ciência para a Vida   

    Mais de 4 mil 100 livros, DVDs e CDs vendidos – um resultado que está sendo motivo de comemoração pela equipe da Embrapa Informação Tecnológica depois de nove dias de Ciência para a Vida. O movimento registrado na Mostra Informação da Pesquisa superou a última edição do evento, realizado em 2006, em Brasília.
    Segundo o gerente-geral da Unidade, Fernando do Amaral Pereira, responsável pela coordenação do espaço, a variedade de temas e a qualidade dos conteúdos são algumas das principais razões que motivaram o público a buscar as publicações da Embrapa. “Além disso, a linguagem é acessível a todas as pessoas”, explicou. “Temos que atender o pesquisador, o estudante, o produtor rural, o agricultor familiar, a dona-de-casa e as crianças”.
    Para garantir que o visitante teria à disposição opções de leitura – desde material científico, manuais e guias até histórias infanto-juvenis – foram selecionados mais de 550 títulos diferentes, sem contar os 16 lançamentos promovidos durante a exposição, na Praça da Criatividade. Entre os mais procurados, estavam os livros
Cerrado: Ecologia e Flora e A Pesquisa e os sabores do Brasil, uma coletânea de 35 receitas criadas por seis grandes chefs de Brasília, a partir de produtos nativos de cada um dos biomas brasileiros. Todas as publicações estavam à venda a preços promocionais, com 35% de desconto.
    Realizada em parceria com as Unidades Descentralizadas da Empresa ou com o apoio de instituições de pesquisa, organizações não-governamentais ou órgãos do Governo Federal, a produção editorial da Embrapa Informação Tecnológica já ultrapassou os 790 títulos publicados, desde 1991 até 2007. Foram mais de 7 milhões 244 mil 500 exemplares no mesmo período.


 

 


 

Expediente: Informação Tecnológica On-Line é um informativo quinzenal de responsabilidade da Embrapa Informação Tecnológica. Gerente-Geral: Fernando do Amaral Pereira; Gerente-Adjunta de Organização e Difusão da Informação: Patrícia Bertin; Gerente-Adjunta de Produção: Mayara Rosa Carneiro; Gerente-Adjunta Administrativa: Marlene de Souza C. de França. Redação, edição e revisão: Kátia Marsicano (3645 MTb/DF), Maria Luiza Brochado (763-74 MTb/DF) e Cirlene Silva (7144 MTb/DF). Apoio: José Ilton Soares Barbosa. Sugestões e críticas enviar para:  katia@sct.embrapa.br