Informação Tecnológica Online


Edição Nº 10 - Informativo Eletrônico Quinzenal - 1o. de julho de 2008


V Fórum Ciência e Sociedade: 
Estudantes e pesquisadores unidos para debater o futuro
                                                                                                                                                
                                                      

    “Eu não sabia quase nada sobre o SUS”, comentou o estudante do Centro de Ensino Médio de Planaltina, Moisés Moura, 17 anos, estagiário da Embrapa Informação Tecnológica. “Sem dúvida, hoje tenho um olhar diferente a respeito do assunto”. Para Leonardo Barbosa, 17, aluno do Centro Educacional do Lago Norte e também estagiário da Unidade, a experiência foi uma oportunidade única de estar mais perto de quem faz ciência e de discutir temas que dizem respeito a toda sociedade brasileira. “Já posso orientar minha família e informar melhor os colegas da escola”, disse, animado.
    C
om o tema Saúde direito de todos e dever do Estado: vamos discutir?,o V Fórum Ciência e Sociedade aconteceu no auditório da sede da Embrapa, em Brasília, e teve a participação de representantes do Ministério da Saúde, de pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e da Embrapa Cerrados, da Embrapa Informação Tecnológica, além de autoridades da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Universidade Holística da Paz. 
   O Fórum Ciência e Sociedade, criado em 2002, é coordenado pela Embrapa Informação Tecnológica em parceria com a Fiocruz, como uma atividade educativa não-formal, com o objetivo de popularizar a ciência. Realizado anualmente, o encontro teve o apoio da Universidade de Brasília, da Associação Brasileira de Instituições de Pesquisa Tecnológica (ABIPTI), da Embaixada da França, da Prefeitura de Petrolina, do Museu da Vida, da Prefeitura de Macapá e do Governo da Guiana Francesa. Já foram realizadas cinco edições no Rio de Janeiro, três em Brasília e uma na França, das quais participaram cerca de 630 alunos, quarenta professores, quarenta pesquisadores e mais de vinte estagiários.
 

    “Uma experiência para ser escrita a caneta no caderno da vida, para que não possa ser apagada jamais” - foi como a estudante de jornalismo e ex-estagiária da Embrapa Informação Tecnológica, Ana Carla Rocha, resumiu o V Fórum Ciência e Sociedade, para os mais de cinqüenta estudantes de ensino médio que estiveram juntos, entre os dias 25 e 27 de junho, longe da escola e da rotina de sala de aula, trocando experiências e discutindo o futuro. Ao som da canção O caderno, de Toquinho e Mutinho, os alunos de seis escolas públicas do Distrito Federal e os estagiários da Embrapa Informação Tecnológica concluíram a agenda do último dia de palestras com pesquisadores da Embrapa e apresentaram o resultado do que aprenderam e das reflexões sobre o que para eles representa, a partir de agora, o Sistema Único de Saúde (SUS). 
Hora de soltar a imaginação
Projeto Minibibliotecas lança concurso de Redação e Projetos

    A partir desta terça-feira, 1o. de julho, professores e estudantes de 1.279 escolas públicas brasileiras beneficiadas pelo projeto Minibibliotecas da Embrapa estão convidados a liberar a criatividade e participar de mais uma edição do concurso promovido pela Embrapa Informação Tecnológica, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A iniciativa é premiar os melhores trabalhos nas categorias Projetos e Redações.
    No caso dos Projetos, poderão ser inscritas iniciativas que envolvam os alunos, comunidade, prefeitura e associações, desde que sejam desenvolvidas a partir das informações e tecnologias disseminadas pelo acervo das Minibibliotecas. Para concorrer na modalidade Redações, os estudantes devem escrever dissertações sobre o tema A Embrapa e a produção de alimentos para um mundo em crise. O regulamento pode ser encontrado na página das Minibibliotecas: www.sct.embrapa.br/minibibliotecas.  O prazo termina em 20 de agosto de 2008. 
    Agenda pelo Brasil – Depois da entrega simbólica das Minibibliotecas em Brasília, dia 20 de junho, continuam os lançamentos regionais do projeto. Representantes da Embrapa Informação Tecnológica, do MDS, dos Consórcios de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (Consad), dos
Centros Familiares de Formação por Alternância (Ceffas) e das chefias das Unidades Descentralizadas têm participado das entregas dos kits às escolas da região. No dia 4 de julho, já está confirmada a presença do gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando Amaral, na cerimônia marcada na sede da Embrapa Amazônia Oriental, em Belém (PA), quando seis escolas locais receberão as Minibibliotecas. "A repercussão do projeto, tanto na imprensa regional quanto nacional, tem sido bastante positiva", comenta Fernando Amaral, que teve a oportunidade de falar sobre a importância da parceria com o MDS na consolidação da iniciativa.

Acesso aberto para a Embrapa é tema em evento internacional  

 A gerente-adjunta de Organização e Difusão da Informação (Godi), da Embrapa Informação Tecnológica,  Patrícia Bertin, participa, nesta terça-feira, dia 1o. de julho da II Conferência Internacional em Geração, Comunicação e Gestão do Conhecimento (KGCM 2008), no contexto da 12a. Multiconferência Mundial em Sistêmica, Cibernética e Informática, realizada no período de 29 de junho a 2 de julho, no estado norte-americano da Flórida.
 Patricia apresentará
o artigo/palestra Open Access to scientific knowledge: a methodological model for scientific information and knowledge management at the Brazilian Agricultural Research Corporation (Embrapa). O tema refere-se ao desenvolvimento de uma metodologia para gestão da informação científica na Embrapa, com base nos modelos de acesso aberto, que consistem na disposição livre e pública de conteúdos completos na Internet, para que qualquer usuário possa ler, fazer downloads, cópias e indexações, sem custos e dentro dos pressupostos legais.
   De autoria do bibliotecário e doutorando em Ciência da Informação, Fernando César Lima Leite, da gerente-adjunta de Organização e Difusão da Informação (Godi), Patrícia Bertin, e do gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando do Amaral Pereira, o artigo aborda um tema inovador na Empresa. O desafio para que a Embrapa Informação Tecnológica participasse do evento -, no qual estarão presentes pesquisadores, especialistas de vários países -, foi sugerido pelo diretor-presidente da Embrapa, Sílvio Crestana.
Representantes do Inta
visitam Embrapa 

  A Embrapa Informação Tecnológica recebe nesta terça-feira, 1o.de julho, a visita da comissão de representantes do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (Inta), da Argentina. O grupo  será recebido pelo gerente-geral Fernando do Amaral Pereira, que fará oficialmente a apresentação da Unidade. 
   À tarde, eles participam de palestra com a gerente de Produção, Mayara Carneiro,  e em seguida conhecerão os estúdios dos programas Dia de Campo na TV e Prosa Rural e o parque gráfico. 
    Na quarta-feira, dia 2, o grupo receberá informações a estrutura e o funcionamento do Sistema Embrapa de Bibliotecas e do Sistema Embrapa de Arquivos. Farão a apresentação os empregados Rosângela Galon e Rinaldo Oliveira, respectivamente, responsáveis pelas áreas. 
  No último dia da visita, dia 3, os representantes do Inta se encontram com a diretora-executiva da Embrapa, Tatiana Deane de Sá, e com a responsável pela Educação Corporativa da Empresa, Magali dos Santos Machado. O Inta é uma instituição de pesquisa argentina, criada em 1956, cuja missão é promover o desenvolvimento agropecuário, associando a competitividade do setor com a sustentabilidade ambiental, social e econômica. 


    Unidades discutem diagnóstico do Projeto Memória Embrapa
  
Representantes de dez Unidades da Embrapa participam, quarta-feira, dia 2 de julho, das 10h às 12h, de videoconferência promovida pela Embrapa Informação Tecnológica para dar início ao diagnóstico previsto no Projeto Memória sobre o acervo histórico existente em cada uma dessas Unidades.Entre os dias 4 de julho e 12 de setembro, essas Unidades receberão a visita técnica da equipe responsável pelo diagnóstico. São elas: Embrapa Cerrados (4/7), Embrapa Arroz e Feijão (11/7), Embrapa Amazônia Ocidental (18/7), Embrapa Amazônia Oriental (25/7), Embrapa Semi-Árido (1/8), Embrapa Algodão (8/8), Embrapa Trigo (15/8), Embrapa Solos (22/8), Embrapa Agroindústria de Alimentos (25/8) e Embrapa Uva e Vinho (12/9).A visita tem como objetivo testar o questionário preliminar que será disponibilizado on-line, posteriormente, por meio da intranet Embrapa, a todas as Unidades Centralizadas e Descentralizadas. Durante a videoconferência, que será transmitida do auditório da Sede, a equipe técnica da Embrapa Informação Tecnológica, em parceria com a Memória Ativa, empresa contratada para realizar o diagnóstico, irá ministrar palestra cujo objetivo é nivelar os conhecimentos e orientar os representantes sobre a aplicação do diagnóstico.

Novas rotinas de trabalho garantem mais eficiência 

    Com o objetivo de adequar e dar mais agilidade às atividades desenvolvidas na Embrapa Informação Tecnológica, alguns dos principais setores da Unidade estão passando por reestruturações em suas rotinas. 
   O Setor de Informática a partir de agora é subordinado à Gerência de Organização e Difusão da Informação (Godi) e não mais à Gerência Adjunta de Administração (GAA). O objetivo da medida é facilitar a comunicação entre os setores, antes separados física e estruturalmente, apesar de terem atividades relacionadas.   A outra mudança ocorreu na Gerência Adjunta de Produção, que passa a contar com três equipes editoriais, formadas por um editor, dois revisores e um designer gráfico. 
    Os editores auxiliares vão coordenar os trabalhos em equipe e duas bibliotecárias atenderão a todos. Segundo a gerente-adjunta da GAP, Mayara Carneiro, o novo formado está adequado aos princípios e características do novo Sistema de Avaliação (SAAD), que será implementado.

Expediente: Informação Tecnológica On-Line é um informativo quinzenal de responsabilidade da Embrapa Informação Tecnológica. Gerente-Geral: Fernando do Amaral Pereira; Gerente-Adjunta de Organização e Difusão da Informação: Patrícia Bertin; Gerente-Adjunta de Produção: Mayara Rosa Carneiro; Gerente-Adjunta Administrativa: Marlene de Souza C. de França. Redação, edição e revisão: Kátia Marsicano (3645 MTb/DF), Maria Luiza Brochado (763-74 MTb/DF) e Cirlene Silva (7144 MTb/DF). Apoio: José Ilton Soares Barbosa. Sugestões e críticas enviar para:  katia@sct.embrapa.br Colaborou nesta edição Maria Clara Guaraldo 5027 Mtb/MG; Fotos: Adão Lima.