Informação Tecnológica Online


Edição Nº 01 - Informativo Eletrônico Quinzenal - 22 de janeiro de 2008



Cresce número de acessos à versão eletrônica do Manual de Editoração da Embrapa


    Mais de duas mil e 100 pessoas consultaram a versão eletrônica do Manual de Editoração da  Embrapa  (http://manual.sct.embrapa.br/editorial/default.jsp,), entre os meses de agosto e dezembro de 2007. Do primeiro para o segundo mês, foi registrado um crescimento superior a 130% no total de acessos ao conteúdo da versão eletrônica da publicação, elaborada pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF) para profissionais cujas atividades estejam relacionadas à editoração para mídia impressa. 
   Os dados, coletados e analisados pela equipe técnica da Unidade gestora do conteúdo, revelam ainda que a freqüência das consultas ocorre em dias úteis e no início de cada semana, principalmente às segundas e terças-feiras, em horários que variam entre 7h e 17h. A maior concentração foi observada das 9h às 10h e das 11h ao meio-dia.    
  Quanto à duração das visitas, em mais de 50% das vezes os internautas permaneceram conectados por até dois minutos, contudo a média de tempo dos acessos foi mais alta, atingindo cerca de dez minutos. 
    O diagnóstico feito por meio da ferramenta eletrônica Advanced Web Statistics 6.7 identificou também que o Brasil é a principal procedência dos visitantes ao Manual de Editoração, seguido pelos Estados Unidos e Rússia. 
   Segundo a coordenadora editorial da versão eletrônica do manual, Mayara Rosa Carneiro, esse tipo de levantamento é importante para que seja avaliado não só o alcance, como o interesse pelo conteúdo disponibilizado pela Embrapa Informação Tecnológica, para quem precisa de orientações práticas para o dia-a-dia profissional. “Nosso objetivo é oferecer uma fonte de consulta atualizada, confiável e fácil de ser consultada ”, explica.

    Interatividade – Outra vantagem da versão eletrônica do Manual de Editoração é a possibilidade de o internauta enviar suas perguntas, tirar dúvidas e sugerir novos conteúdos para a página – as respostas vão para o endereço eletrônico ou são enviadas por e-mail.
    Na seção Dúvidas Freqüentes, podem ser encontrados assuntos como créditos de autoria, diferença entre literatura recomendada e referências, como proceder com a designação numérica e com o número de ISSN nos casos de Séries Embrapa publicadas na versão impressa, eletrônica, e traduzidas para outros idiomas, correta aplicação da unidade de medida em valores numéricos, tiragem de livros publicados pela Embrapa, tamanho e tipo de fonte a ser usado, conteúdo de Circular Técnica, tramitação de publicações, etc.
    Em Novidades, é possível consultar também esquemas gráficos das Séries Embrapa para auxiliar na editoração eletrônica em programas diversos, software livre ou proprietário, a Linha Memória Embrapa, com a descrição do projeto editorial da Coleção História das Unidades Embrapa, e dos Títulos Memorialísticos Avulsos, o projeto gráfico de capas e o rótulo de CDs e DVDs para títulos da Série Documentos em  modelos diferenciados. 

    

Pesquisa acompanha evolução da revista PAB na Internet 


    Discutir a evolução da comunicação científica formal, desde o surgimento da Internet, posicionar a revista Pesquisa Agropecuária Brasileira (PAB) e analisar o impacto da sua introdução no meio eletrônico. Estes foram os objetivos do estudo desenvolvido pelos pesquisadores Patrícia Bertin, Juliana Meireles e Allert Suhet, da Embrapa Informação Tecnológica, que resultou no artigo publicado na edição de setembro/dezembro de 2007, da revista Perspectivas em Ciência da Informação (http://www.eci.ufmg.br/pcionline/index.php/pci.), editada pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
    A pesquisa, intitulada “Paradigma atual da comunicação científica e introdução da revista Pesquisa Agropecuária Brasileira no canal eletrônico”, contabilizou as citações recebidas pela revista PAB, no período de 1997 a 2006, a partir de dados obtidos na biblioteca eletrônica SciELO. Entre 2001 e 2006, o total de acessos à página quadruplicou e os acessos diretos aos artigos aumentaram cerca de 50 vezes. 

  Observou-se ainda a duplicação do número de citações, atingindo um total de 934, em 2006. Também houve aumento da quantidade de manuscritos, o que representa uma evolução no que diz respeito à legitimação do periódico eletrônico para a disseminação da informação pela comunidade científica.
Tradição - A revista PAB é uma publicação da Embrapa Informação Tecnológica editada há 42 anos e reconhecida entre as mais importantes da área de pesquisa agropecuária. Tem registro nos indicadores ISI (Institute for Scientific Information), Scopus, CAB, AGRIS e SciELO. 
    A cada mês, recebe em média 80 textos científicos das áreas de Entomologia, Fisiocultura Vegetal, Fitopatologia, Fitotecnia, Fruticultura, Genética, Microbiologia, Nutrição Mineral, Solos e Zootecnia, entre outras, produzidos por pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

 


Quebrou a Língua: do campo para as salas de aula



    Entre os meses de março e julho deste ano, o vídeo “Quebrou a Língua – Gente, Cultura e Cidadania”, editado pela Embrapa Informação Tecnológica, vai estar nas salas de aula da Universidade de Campinas, em São Paulo. A pedido do professor e pesquisador Henrique Tahan Novaes, o trabalho será transformado em material didático do curso de Ciência, Tecnologia e Sociedade.
    “O tema tem tudo a ver com o conteúdo da disciplina”, explica ele, lembrando que já pensa em usar o material também no segundo semestre de 2008, tanto nas aulas quanto nos debates promovidos entre os estudantes.  
   O vídeo Quebrou a Língua -, resultado de uma parceria com a Embrapa Arroz e Feijão, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma  Agrária (Incra)/Goiás e a Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento (Faped) - tem 28 minutos de duração e retrata o trabalho desenvolvido em 222 assentamentos goianos.
  O objetivo foi mostrar a importância do conhecimento do homem do campo, como parte fundamental à pesquisa que concilia os saberes popular e científico de maneira participativa.
 O trabalho é ainda uma homenagem a José Porfírio de Souza, primeiro deputado camponês, destaque na luta pelas terras do meio-oeste goiano. “Profiro”, como era conhecido, liderou a Revolta de Formoso, por volta de 1950, foi cassado, preso pelo regime militar e até hoje integra a lista de desaparecidos políticos do Brasil.
    Em outubro de 2007, Quebrou a Língua foi exibido pela primeira vez na televisão brasileira, pelo Sistema Radiobras, após o lançamento, na IV Feira Nacional de Agricultura Familiar, em Brasília.

      

Expediente: Informação Tecnológica On-Line é um informativo semanal de responsabilidade da Embrapa Informação Tecnológica. Gerente-Geral: Fernando do Amaral Pereira; Gerente-Adjunta de Organização e Difusão da Informação: Selma Beltrão; Gerente-Adjunta de Produção: Mayara Rosa Carneiro; Gerente-Adjunta Administrativa: Marlene de Souza C. de França. Redação, edição e revisão: Cirlene Silva (7144 MTb/DF), Kátia Marsicano (3645 MTb/DF), Maria Luiza Brochado (763-74 MTb/DF) e Selma Beltrão (MTb 2490/13/11/DF). Apoio: José Ilton Soares Barbosa. Sugestões e críticas enviar para:  selma@sct.embrapa.br  ou cirlene@sct.embrapa.br