Informação Tecnológica On-Line


Edição Nº 11 - Informativo Semanal Eletrônico - 21 de junho de 2007


Espécies Arbóreas Brasileiras é um dos finalistas ao Prêmio Jabuti 2007

    O livro Espécies Arbóreas Brasileiras, de Paulo Ernani Ramalho Carvalho, editado pela Embrapa Informação Tecnológica em parceria com a Embrapa Florestas e com o patrocínio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Paraná, está classificado entre os dez primeiros colocados para concorrer ao 49º Prêmio Jabuti, na categoria ciências naturais e ciências da saúde. O resultado foi apresentado no último dia 19, na sede da Câmara Brasileira do Livro, em São Paulo.
    A obra
traz informações descritivas sobre a ecologia, a silvicultura e a utilização de 60 espécies da flora brasileira, elaboradas com base em referências bibliográficas, informações técnicas inéditas e depoimentos das pessoas que vivem no meio rural – peões, mateiros e agricultores. Além das informações técnicas e científicas, o livro é ilustrado com fotografias que fornecem ao leitor uma idéia da coloração da madeira, flores, frutos e sementes, e ainda mapas de distribuição das espécies.
    A próxima etapa do prêmio - escolha dos três vencedores em cada categoria - está prevista para o dia 15 de agosto, e a cerimônia de entrega para o dia 15 de outubro. Nesta edição foram inscritas 2.052.
    O Prêmio Jabuti foi instituído em 1959 pela Câmara Brasileira do Livro, com a proposta de destacar o melhor da produção editorial do país e é considerado o grande prêmio da literatura brasileira. O Jabuti contempla todas as esferas envolvidas na produção de um livro, passando pela tradução, ilustração, capa e projeto editorial. Um corpo de jurados especializado, composto por profissionais com ampla bagagem em suas respectivas áreas de atuação, faz a análise das obras em 20 categorias. Entre os ganhadores, dois são posteriormente escolhidos por profissionais do mercado como o Livro do Ano (ficção) e Livro do Ano (não-ficção).

Unidade participa da elaboração do Plano de Ações para Ciência, Tecnologia e Inovação 2007-2010

    O Ministério da Ciência e Tecnologia convidou a Embrapa Informação Tecnológica para colaborar na elaboração do Plano de Ações para Ciência, Tecnologia e Inovação 2007-2010. No dia 13, o gerente-geral da Unidade, Fernando Amaral, participou da 1ª reunião realizada em Brasília pelo MCT, em conjunto com a Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (Abrapec). As propostas para elaborar o plano foram divididas em três eixos:
1 - princípios defendidos pela Abrapec - qualquer política que envolva as áreas de educação e divulgação da ciência deve considerar os resultados da produção científica; ações contínuas e duradouras para a divulgação e educação em ciência; divulgação e educação devem atingir os diversos públicos, mas no que se refere à educação, o principal foco deve ser a escola e o professor.
2 - Ações sugeridas – prioridade na formação inicial e continuada do professor; distribuição em larga escala para as redes de ensino de materiais didáticos produzidos e validados pelos grupos de pesquisa em ensino de ciências; desenvolver programas para baratear compra de livros para professores ou disponibilizá-los em maior quantidade nas bibliotecas escolares, entre outras.
3 - Meios para sua realização - elaborar editais que articulem MCT/MEC/CNPq/CAPES e que considerem, para além das ações voltadas para a popularização da ciência, a avaliação e acompanhamento na forma de pesquisa.

Prêmio recebido pelo Prosa Rural vai ser usado na construção de cisternas

    O prêmio recebido pelo Prosa Rural da Rede Internacional de Desenvolvimento Econômico Local e Comunitário (Ridelc) e repassado para o programa Fome Zero do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome vai ser usado para a construção de cisternas no Semi-Árido, segundo notícia divulgada no site do Ministério em http://www.mds.gov.br/noticias/


Assinatura de novo convênio com o MDS

 O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), por meio da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, está assinando um novo convênio com a Embrapa para garantir a produção dos programas do Prosa Rural Semi-Árido, Norte, Centro-Oeste/Sudeste e a implantação de mais 574 novas Minibibliotecas em municípios brasileiros onde existem os Conselhos de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Social (Consads).
    O convênio também vai patrocinar, junto com a Unicef, o
II Concurso de Redação das Minibibliotecas - Modalidade Poesia - com o tema “Embrapa: semeando ciência pela terra brasileira”. As inscrições poderão ser feitas até 30/8 na secretaria das escolas onde estão instaladas as Minibibliotecas da Embrapa.
 O primeiro concurso de redação das Minibibliotecas foi realizado em 2006 com o tema “Popularização da Ciência no Semi-Árido”. O convite para participar do concurso foi feito para mais de 400 escolas públicas de ensino fundamental e médio do Semi-Árido e Vale do Jequitinhonha-MG, integrantes do projeto das Minibibliotecas desde 2003.
  Os estudantes classificados em primeiro e segundo lugares, tanto do ensino médio como do fundamental, foram premiados com uma viagem a Brasília/DF, troféus e um microcomputador para sua escola, doado pela Fundação Banco do Brasil e entregues durante a V Exposição Ciência para a Vida em abril 2006. Para os alunos classificados em terceiro lugar foi enviado um troféu e todas as escolas participantes receberam certificados.
    A premiação da edição 2007 será realizada dia 5 de outubro, em Brasília, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Expediente: Informação Tecnológica On-Line é um informativo semanal de responsabilidade da Embrapa Informação Tecnológica. Gerente-Geral: Fernando do Amaral Pereira; Gerente-Adjunta de Organização e Difusão da Informação: Selma Beltrão; Gerente-Adjunta de Produção: Mayara Rosa Carneiro; Gerente-Adjunta Administrativa: Marlene de Souza C. de França. Redação, edição e revisão: Selma Beltrão (MTb 2490/13/11/DF), Cirlene Silva (7144 MTb/DF) e Maria Luiza Brochado (763-74 MTb/DF). Apoio: José Ilton Soares Barbosa. Sugestões e críticas enviar para:  selma@sct.embrapa.br  ou cirlene@sct.embrapa.br