Informação Tecnológica On-Line


Edição Nº 07- Informativo Semanal Eletrônico - 24 de abril de 2007



Prosa Rural ganha prêmio internacional da Ridelc

O programa que é produzido pela Embrapa Informação Tecnológica em parceria com 36 Unidades, foi um dos 10 ganhadores do concurso da Rede Internacional de Desenvolvimento Econômico Local e Comunitário (Ridelc), instituição apoiada pelo Centro de Investigação e Desenvolvimento Internacional do Canadá (IDRC) e pelo Centro Boliviano de Estudos Multidisciplinares (Cebem). Participam da Ridelc como países-membros Brasil, Bolívia, Canadá, Chile, Costa Rica, El Salvador e Peru, que buscam a aprendizagem coletiva baseada na troca de experiências. O prêmio é concedido aos projetos considerados boas práticas de políticas públicas para o desenvolvimento econômico e melhoria das condições de vida das comunidades.
    A participação do Prosa no concurso foi uma excelente oportunidade para mostrar o programa para públicos internacionais. E com o resultado alcançado, numa seleção entre 151 propostas de diversos países, reforça que o programa é um meio produtivo para divulgar as tecnologias da Embrapa, atendendo sempre às necessidades do pequeno produtor rural e suas famílias, diz Fernando Amaral, gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica.

Histórico - O Prosa Rural foi lançado em 2004 para o Semi-Árido nordestino e Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Em 2005 incluiu a Região Norte, em 2006 passou a ser veiculado no Centro-Oeste. Este ano chegou à Região Sudeste. O programa tem o objetivo de levar informações de forma simples e clara para os jovens rurais e agricultores familiares, divulgar as tecnologias, além de apresentar a cultura regional com música, poesia ou radiodrama. O Prosa conta com uma vasta rede de parcerias que envolve as Unidades de Pesquisa da Embrapa, as Oepas, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome-MDS, a Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço), o Incra, a Abert e o Serviço Florestal Brasileiro.

    Hoje o Prosa Rural é transmitido por 576 rádios comerciais e comunitárias que têm contrato de parceria com a Embrapa e recebem o programa sem ônus. O programa pode ser ouvido também pela internet em http://www.sct.embrapa.br/radio/index.htm

Apresentação do Sistema Embrapa de Bibliotecas para novos pesquisadores

  Maria Helena Kurihara, coordenadora do Sistema Embrapa de Bibliotecas, gerenciado pela Embrapa Informação Tecnológica, apresentou para os novos pesquisadores contratados no dia 19/4, em Brasília, a convite do DGP, os serviços disponíveis nas bibliotecas da Embrapa voltados para ajudá-los no dia-a-dia.
    A apresentação foi dividida em quatro temas: aquisição de material bibliográfico, normas bibliográficas e citação, comutação bibliográfica e a disponibilização da informação nas Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) e pelo Portal Capes.

Novas instalações da Unidade serão inauguradas

    Na próxima semana será inaugurada a nova ala da Embrapa Informação Tecnológica. As obras de expansão da Unidade começaram no final do ano passado. O novo módulo tem 304m² de área e está acomodando os empregados da Gerência de Organização e Difusão da Informação (GODI), que antes era dispersa em três locais diferentes. 
  Agora, equipes de desenvolvimento de sistemas, Agência de Informação, Dia de Campo na TV, Portal Embrapa, Prosa Rural e Minibibliotecas da Embrapa estão ocupando salas distintas, mas próximas, que permitem organização e melhor desenvolvimento dos trabalhos. Nesta ala também será instalada a sala de reuniões da Unidade.

Expediente: Informação Tecnológica On-Line é um informativo semanal de responsabilidade da Embrapa Informação Tecnológica. Gerente-Geral: Fernando do Amaral Pereira; Gerente-Adjunta de Organização e Difusão da Informação: Selma Beltrão; Gerente-Adjunta de Produção: Mayara Rosa Carneiro; Gerente-Adjunta Administrativa: Marlene de Souza C. de França. Redação, edição e revisão: Selma Beltrão (MTb 2490/13/11/DF), Cirlene Silva (7144 MTb/DF) e Maria Luiza Brochado (763-74 MTb/DF). Apoio: José Ilton Soares Barbosa. Sugestões e críticas enviar para:  selma@sct.embrapa.br  ou cirlene@sct.embrapa.br