Informação Tecnológica On-Line


Edição Nº 05 - Informativo Semanal Eletrônico - 26 de março de 2007


FAO indica o Prosa Rural ao Prêmio Príncipe de Astúrias

    O Prosa Rural foi indicado pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) para participar da 27ª edição dos Prêmios Príncipe de Astúrias concedidos para oito áreas - Artes, Ciências Sociais, Comunicação e Humanidades, Cooperação Internacional, Concórdia, Esportes, Investigação Científica e Técnica e Letras.
Nesta edição, foram realizadas mais de 200 candidaturas de 39 países dos cinco continentes até o dia 16.03.07, prazo final de inscrição, de acordo com informações divulgadas no site da Fundación Príncipe das Asturias, promotora do evento.
    Para Fernando Amaral, gerente da Embrapa Informação Tecnológica, a inscrição realizada por indicação da FAO já merece ser comemorada e agora é torcer para que o Prosa Rural seja um dos premiados na categoria Comunicação e Humanidades.

O Prêmio

  Os prêmios da Fundación Príncipe das Asturias foram estabelecidos em 1981, como um reconhecimento “ao trabalho científico, técnico, cultural, social e humano, realizado por pessoas, equipes de trabalho ou instituições no âmbito internacional”.
O Brasil já foi contemplado em edições anteriores com o prêmio de Cooperação Internacional, entregue ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em 2000 e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2003. A escritora Nélida Piñon recebeu o de Letras em 2005. O arquiteto Oscar Niemeyer ganhou o Prêmio Príncipe de Astúrias das Artes em 1989 e o fotógrafo Sebastião Salgado, em 1998. Em 1994, o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua foi agraciado com o prêmio da Concórdia. A Seleção Brasileira de Futebol ganhou o prêmio de Esportes em 2002 e o Grupo Globo foi reconhecido com o de Comunicação e Humanidades em 1986. 
    A entrega dos prêmios será realizada no primeiro semestre de 2008, na cidade de Oviedo, norte da Espanha, após seleção realizada por mais de 150 personalidades, integrantes dos oito júris (uma para cada prêmio).

CEF doa computadores às Minibibliotecas da Embrapa

 
Foto: Rebert Correia

    A Caixa Econômica Federal, atendendo a pedido da Embrapa Informação Tecnológica, doou em 2006 dez computadores para uso nas Minibibliotecas instaladas no estado de Pernambuco.
    Mas os computadores não puderem ser entregues no ano passado, por causa do período eleitoral, e agora, dia 22 de março, em solenidade realizada na Escola Municipal Arco-Iris, no município de Lagoa Grande-PE, com a presença do prefeito José Robson Ramos de Amorim, da secretária de Educação do município, Aurelena Bezerra Soares Gondin e Rebert Coelho Correira, chefe administrativo da Embrapa Semi-Árido, os equipamentos foram oficialmente entregues para a comunidade.

Gerentes da Unidade participam de treinamento

    As gerentes-adjuntas de Administração e de Organização e Difusão da Informação, respectivamente Marlene França e Selma Beltrão, participaram de 12 a 16 de março, em Nova Lima (MG) do I Módulo do curso de Aperfeiçoamento Gerencial, promovido pela Embrapa junto à Fundação Dom Cabral–MG. Elas participaram da 5ª turma no Programa de Desenvolvimento de Gestores, que é desenvolvido em três módulos. Neste primeiro foi apresentado conteúdo para discutir a “Gestão empreendedora focalizada em resultados” e a “Gestão empreendedora na gestão pública”.
    Para Selma a participação no curso é uma experiência enriquecedora, pois ele oferece conceitos teóricos e trabalhos práticos em grupo que permitem o entrosamento entre gestores das diversas unidades da Empresa para a elaboração de um projeto comum de desenvolvimento institucional, de forma a tornar a Embrapa uma empresa de referência na gestão empreendedora.
    Os próximos módulos serão realizados em junho e setembro. Na Embrapa Informação Tecnológica o gerente-geral já participou da primeira turma do programa e a gerente de produção, Mayara, falta concluir um módulo.


Assentados do Incra recebem as Minibibliotecas


Foto: Selma Beltrão

    No dia 23 de março, no auditório do Incra em Goiânia (GO) o gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando Amaral, fez a entrega oficial dos kits das Minibliotecas para o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). As Minibibliotecas da Embrapa são compostas por cartilhas, livros e cds do Prosa Rural e foram preparados para atender ao convênio realizado em 2005 pela Embrapa Arroz e Feijão com o Incra (GO). O objetivo é capacitar técnicos para atender 222 assentamentos, sindicatos rurais, associação de assentados de comunidades quilombolas, Sebrae e Fetaeg do Estado de Goiás.
    A solenidade contou com a presença da chefia de Comunicação e Negócios da Embrapa Arroz e Feijão, Agostinho Didonet, responsável pelo projeto, representantes do Sebrae-GO, Ibama-GO, empresa Campo, Agência Rural de Goiás, Fetaeg, Gerência Regional da Conab, Coordenação Estadual do MST e produtores dos assentamentos rurais de Goiás. Estavam presentes ainda a gerente de Organização da Informação, Selma Beltrão, e equipe de filmagens do Setor de Vídeo.

Expediente: Informação Tecnológica On-Line é um informativo semanal de responsabilidade da Embrapa Informação Tecnológica. Gerente-Geral: Fernando do Amaral Pereira; Gerente-Adjunta de Organização e Difusão da Informação: Selma Beltrão; Gerente-Adjunta de Produção: Mayara Rosa Carneiro; Gerente-Adjunta Administrativa: Marlene de Souza C. de França. Redação, edição e revisão: Selma Beltrão (MTb 2490/13/11/DF), Cirlene Silva (7144 MTb/DF) e Maria Luiza Brochado (763-74 MTb/DF).
Apoio: José Ilton Soares Barbosa. Sugestões e críticas enviar para:  selma@sct.embrapa.br  ou cirlene@sct.embrapa.br